Chave de fenda: recursos, tipos e dicas de uso

Contente
  1. Especificações
  2. Onde eles são usados?
  3. Visualizações
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Acessórios
  6. Como escolher?
  7. Sutilezas de operação

Uma chave de fenda é a ferramenta que "todo mundo conhece". Mas, na realidade, essa adaptação é muito mais complicada do que parece. Lidar com esses recursos é importante para não cometer um erro acidental ao comprar a ferramenta certa.

Especificações

A hora exata da invenção da chave de fenda é desconhecida. Mas é claro que seu surgimento está associado à proliferação de armas de fogo. As chaves de fenda planas, inventadas no século 16, não sofreram quase nenhuma alteração até agora. Mas muitas outras espécies surgiram, cada uma das quais merece atenção.

Qualquer chave de fenda, independentemente do seu tamanho, tem uma alça na qual uma haste de aço fina é inserida.

Os fabricantes modernos abandonaram há muito tempo a produção de chaves de fenda com cabos de madeira. O plástico revelou-se muito mais seguro e conveniente. É usado pó ou plástico moldado por injeção. A primeira opção permite obter maior dureza, mas o produto acaba sendo frágil, sua confiabilidade diminui. A segunda versão do identificador é mais flexível. Muitas empresas preferem punhos emborrachados antiderrapantes.

Para entender melhor o que uma chave de fenda normal deve ser, é útil consultar as instruções do GOST. Deve-se ter em mente que as ferramentas para instalação e trabalho elétrico devem obedecer a diferentes normas. Os documentos regulamentares prescrevem padrões claros de dureza, que determinam a lista de qualidades de aço aceitáveis. O material do cabo é selecionado dependendo se o produto se destina ao contato com derivados de petróleo no estado líquido e gasoso ou não.

Os padrões se normalizam:

  • torque;
  • dureza da ponta;
  • tolerâncias para a perpendicularidade da extremidade e a simetria do sulco;
  • rugosidade de superfícies individuais;
  • tipo de revestimento protetor e decorativo e sua espessura.

Onde eles são usados?

Conforme declarado, as chaves de fenda eram originalmente usadas na fabricação e manutenção de armas de fogo. Em seguida, eles começaram a ser usados ​​em engenharia mecânica e manutenção de diversos mecanismos. Ainda mais tarde, esta ferramenta encontrou aplicação na construção e reparação de casas. Todas essas áreas de uso persistem até hoje. Mas as chaves de fenda podem ser usadas de maneira muito mais ampla.

Existem chaves de fenda especiais projetadas para locais de difícil acesso. Com a ajuda deles, você pode realizar trabalhos de reparo e instalação, mesmo nas condições mais restritas. Para consertar um smartphone, você precisa de um tipo diferente de chave de fenda especializada, que permite realizar os trabalhos mais "delicados". A mesma ferramenta é usada para trabalhar com outros eletrônicos, com um relógio. Esse dispositivo está equipado com uma picada especial e mais fina do que o normal. Para o mamilo, use chaves de fenda especiais (extratores). Eles ajudam a inserir ou remover carretéis. Esse dispositivo é usado na montagem de pneus. É desejável tê-lo para todos os proprietários de automóveis.

Visualizações

Plano

Este tipo de chave de fenda está marcado com as letras SL. Eles também são chamados de ranhura reta, ranhura reta e simplesmente reta - neles a ponta de trabalho é feita na forma de uma lâmina plana. Essa ferramenta pode ser aplicada com sucesso ao trabalhar com conexões roscadas. Mas a parte final não pode ser centralizada. Como resultado, muitas vezes ele escorregará.

Cruzar

Essa chave de fenda também é chamada de chave de fenda Phillips e está marcada com a abreviatura PH. Uma picada em forma de cruz é capaz de se encaixar nas ranhuras de fixadores de formato semelhante. Como resultado, você pode conectar e desmontar equipamentos técnicos, peças de automóveis. A conexão cruzada é considerada bastante confiável, pois o formato específico ajuda a aumentar a área de contato da ferramenta e do cabeçote.

No entanto, existe um alto risco de deformar as estrias helicoidais. Além disso, há também uma chave de fenda Phillips com elementos de guia.

Hexagonal

Esta ferramenta é marcada com símbolos hexadecimais. Ao usá-lo, você pode aumentar significativamente a força rotacional (em comparação com o uso de chaves de fenda Phillips). Na maioria dos casos, dispositivos com seis bordas são usados ​​por eletricistas. Se a saliência estiver no interior, as cabeças dos parafusos se quebrarão rapidamente. Com a localização externa da saliência, pode-se trabalhar com parafusos cujas cabeças não são rebaixadas. Também vale a pena mencionar as chaves de fenda anti-vibração, cuja ponta possui um orifício.

Em forma de estrela

Essas chaves de fenda são identificadas com os símbolos Torx. Uma ferramenta semelhante permite reparar muitos sistemas técnicos. Sua peculiaridade é um torque muito poderoso. A probabilidade das pontas escorregarem das cabeças dos parafusos é próxima de zero. A destruição das ranhuras também está excluída.

A variedade de chaves de fenda que podem ser usadas pelos instaladores não se limita aos quatro tipos listados. Os gabaritos quadrados (com um formato de ranhura correspondente) não são capazes de gerar rotação intensa. Essas chaves de fenda são usadas principalmente nos EUA. No espaço pós-soviético, eles são necessários principalmente para aqueles que trabalham com carros antigos. As chaves de fenda de eixo flexível são recomendadas para montagem de móveis e outros trabalhos em áreas de difícil acesso.

A ferramenta universal pode ser equipada com vários tipos de peças de mão. Eles são colocados dentro das alças e em caixas separadas. Esta decisão é tomada exclusivamente pelo fabricante. Quando você planeja trabalhar com estruturas energizadas, você precisará de chaves de fenda isoladas dielétricas. Uma característica especial dessa ferramenta é um revestimento especial da parte da haste e do cabo.

Importante: o cabo e os documentos que a acompanham devem conter informações sobre a tensão máxima permitida. Algumas chaves de fenda vêm com um mecanismo de catraca, que permite que o eixo de trabalho gire estritamente para um lado. Qual - determina a posição da alavanca especial. Como resultado, é possível apertar ou desapertar o parafuso sem remover a ferramenta de sua cabeça.

Dispositivos recarregáveis ​​merecem atenção especial. Eles estão próximos em organização a chaves de fenda. O dispositivo difere deles em massa e potência totais. A redução da potência em comparação com as chaves de fenda é justificada pelo fato de que não há necessidade de roteamento de orifícios. Mas você pode reduzir o tamanho da ferramenta.

Pequenas chaves de fenda, como já mencionamos, são necessárias para trabalhar com movimentos de relógio e eletrônica fina. Os acessórios com cantoneiras permitem que você trabalhe melhor onde o acesso é limitado. Produtos com acessórios excêntricos podem montar fixadores nas bordas, o que não é possível com outras ferramentas. A chave de fenda universal dupla costuma ser equipada com um cabo redondo. É usado quando é necessário aparafusar ou desparafusar vários tipos de conexões roscadas.

Na maioria das vezes, eles colocam uma picada reta e cruciforme. Em alguns casos, é aconselhável usar ferramentas profissionais em forma de T. Às vezes, eles são feitos com suportes que permitem a instalação de brocas padrão de 6 mm com hastes hexagonais.

Mais frequentemente, no entanto, os bits Torx são incluídos.Comparado com uma típica alça em T, a alça é um pouco maior, mas a perda de compactação é compensada por um aumento perceptível no torque.

Portanto, torna-se possível aparafusar parafusos e parafusos 100% com mínimo esforço. Também facilita a remoção de fixadores enferrujados. Outra vantagem da configuração em forma de T é o risco mínimo de cisalhamento da ranhura. As hastes curtas e alças de algumas dessas chaves de fenda expandem significativamente sua área de aplicação. Elimina uma situação desagradável como a necessidade de girar a ferramenta com a ponta dos dedos.

Durante a operação, a chave de fenda em forma de T é apoiada com uma mão e o cabo é atingido com a outra. Esta técnica permite aumentar significativamente a velocidade de trabalho. Algumas empresas chegam a fornecer anéis de plástico especiais para esse fim. Mas vale lembrar que os parafusos envoltos em madeira, assim como os parafusos auto-roscantes, não toleram esse manuseio. Se você tiver que trabalhar apenas com parafusos, essa desvantagem realmente não importa.

Também vale a pena usar chaves de fenda em forma de T na vida cotidiana devido ao seu baixo custo. Os produtos das oficinas de "galpões" asiáticos, junto com um conjunto de bits, são vendidos por cerca de 200 rublos. Importante: o formato da letra “T” reduz o conforto durante o trabalho. Essa ferramenta não é adequada se um torque estritamente limitado for necessário. E em outros casos, você precisa trabalhar com mais cuidado para não danificar os fixadores e o material.

Em casa, são frequentemente usados ​​conjuntos de chaves de fenda pré-fabricados com bicos. Vários cabeçotes de trabalho de várias formas e tamanhos são fornecidos para uma alça. Mesmo o aumento do custo desta opção é totalmente justificado.

Com a escolha certa e uso habilidoso, esses dispositivos podem substituir as caixas de ferramentas volumétricas completas. Além dos bits, algumas chaves de fenda de configuração são equipadas com cabeças de soquete que permitem que você trabalhe com porcas.

Dependendo do design, o elemento de trabalho muda de três maneiras:

  • em conjunto com a haste;
  • trocando bits;
  • substituindo a cabeça.

A chave de fenda curva é usada para trabalhos particularmente sofisticados, como manipular os parafusos da escala em certos tipos de guitarras. Um recurso dessa ferramenta é o mini-slot. Alguns artesãos o fazem com as próprias mãos. Às vezes, a ponta é levada a um dispositivo de moagem. Isso permite que ele seja precisamente ajustado à ranhura do parafuso.

É comum chamar chaves de fenda combinadas com alças de dois ou três componentes. Alguns deles se distinguem por um maior nível de ergonomia. E também alguns fabricantes oferecem proteção contra escorregões das mãos. O conjunto de entrega inclui conjuntos de bits ou picadas. Dependendo das necessidades dos clientes, todo esse esplendor é colocado em caixas ou colocado dentro do corpo da caneta.

A chave de fenda de dois pinos merece palavras especiais. Alguns tipos dessas chaves de fenda são produzidos com alta precisão. Os melhores designs são equipados com alças antideslizantes e cabeçotes bem giratórios. O dispositivo em forma de Y é usado apenas em casos raros, só é necessário por profissionais.

Produtos em forma de revólver só parecem incomuns, mas ao mesmo tempo cumprem com eficácia todas as tarefas que lhes são atribuídas. Essa ferramenta permite que você mostre sua originalidade. A chave de fenda em forma de arma pode ser fornecida com estojos que parecem um coldre giratório. Para aumentar o efeito, um tambor especial é reservado para o armazenamento de brocas. Se precisar de uma ferramenta mais prática, você pode optar por uma chave de fenda elétrica.

O dispositivo rotativo de choque permite que você converta totalmente a energia de impacto em energia rotacional. “Totalmente” significa não completamente (isso contradiz as leis da natureza), mas, portanto, transformar a energia de forma que os efeitos negativos e o desgaste acelerado possam ser eliminados.Uma chave de fenda de impacto funciona da mesma maneira que um parafuso. O aguilhão em tal ferramenta percorre todo o comprimento, desde a ranhura até o final do cabo. A lâmina da lâmina é um monólito, enquanto o uso de soldagem ou outros métodos de união é categoricamente inaceitável.

Importante: a peça de trabalho é feita estritamente de liga de aço de primeira classe.

Você pode maximizar o potencial do dispositivo dando à ponta uma forma hexagonal. Os especialistas recomendam trabalhar juntos. As peças estriadas são colocadas no parafuso a ser usinado, em seguida, o hexágono é coberto com uma chave, após o que começam a infligir golpes fracionários no lado posterior. Simultaneamente a esses golpes, eles tentam torcer o instrumento.

Atenção: por motivos técnicos, é inaceitável o uso de chaves de fenda de impacto como parafuso. Eles não são fortes e maciços o suficiente para isso. Além disso, essa técnica corre o risco de se ferir.

Em casa, as chaves de fenda magnéticas são amplamente utilizadas. Esta ferramenta ajuda a apertar os parafusos mesmo onde for inconveniente colocá-los e apoiá-los com os dedos. A parte final pode ser magnetizada mesmo em condições artesanais. É necessário apenas passar 2 ou 3 vezes o pólo do ímã permanente em uma direção. Se a necessidade de propriedades magnéticas desaparecer, você pode se livrar delas deslizando o mesmo pólo várias vezes na direção oposta. A chamada chave de fenda negativa é mais simples do que a maioria das opções já mencionadas. Este mecanismo plano é cada vez menos usado agora.

Em comparação com os designs que foram inventados há cerca de 400 anos, as chaves de fenda menos modernas são mais complicadas. Para a fabricação do slot, metal endurecido e às vezes endurecido é usado. É coberto com entalhes para reduzir a probabilidade de a peça útil escorregar para fora do canal. Além disso, um material magnético é depositado. As ranhuras das chaves de fenda não devem ser afiadas com alta nitidez - apenas uma extremidade romba permitirá que você mantenha as cabeças dos parafusos intactas.

É apropriado completar a revisão sobre chaves de fenda usadas em engenharia elétrica. O tipo de terminal é usado se você precisar remover ou reinstalar os terminais de vários dispositivos. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível instalar condutores em conectores e terminais. Uma chave de fenda isolada regular ajuda:

  • parafuse e remova os fios;
  • instalar e remover tomadas elétricas;
  • instale interruptores e outros dispositivos rigidamente fixos.

Importante: o nível mais alto de proteção é limitado a 1.000 volts. Se for necessário trabalhar com instalações sob alta tensão, é altamente recomendável usar uma ferramenta altamente especializada.

Não é permitido substituir uma chave de fenda isolada por uma chave de fenda convencional, mesmo que tenha um cabo revestido de borracha de qualidade impecável. Normalmente, o cabo é feito de polietileno ou policarbonato, e em ambos os casos é aplicada uma camada de formaldeído. Dispositivos impermeáveis ​​à corrente quase sempre são equipados com uma picada chata ou cruciforme; outras formas de pontas são extremamente raras.

Avaliação das melhores modelos

Para escolher a chave de fenda certa, é importante não apenas determinar o tipo apropriado, mas também levar em consideração as características de uma determinada marca, modelo. Entre os instrumentos fabricados na Alemanha, vale destacar Conjunto Bosch Ixo 5... Este produto foi projetado com uma série de inovações. A chave de fenda sem fio está equipada com uma bateria de íon de lítio. Os desenvolvedores prestaram atenção à iluminação constante da área de trabalho com lâmpadas LED.

Outras vantagens são:

  • bloqueio automático do fuso;
  • broca de canto de alta qualidade;
  • alça de maior ergonomia.

Outro dispositivo recarregável de última geração fabricado na Alemanha é Martelo ACD3.6LE... Os consumidores notam que é possível aparafusar e desapertar os parafusos com esta chave de fenda no menor tempo possível.Mesmo contaminação pesada ou uma quantidade significativa de ferrugem não fará mal. Os designers tiveram o cuidado de transferir a alça para a posição mais conveniente para espaços confinados. A bateria de níquel-cádmio é resistente ao gelo.

Entre as chaves de fenda japonesas, ela se destaca Navio megadora... A série 900 é considerada padrão, enquanto o 910 tem uma ponta relativamente fina. A ferramenta elétrica modelo 930 pode ter uma haste mais curta do que o normal. O produto 970 é um híbrido de uma chave de fenda simples e um cinzel. Vale a pena considerar que a abordagem japonesa implica uma preferência por splines desatualizados em relação às opções modernas.

Acessórios

Na prática, os acessórios especiais são de grande importância. Bits mutáveis ​​permitem que você ajuste a ferramenta de forma flexível a certos parâmetros operacionais. Portanto, com a ajuda de brocas feitas de aço cromo vanádio, você pode lidar com os fixadores mais apertados. Os suportes ajudam a fixar e funcionar com segurança, mesmo onde não consiga segurar uma chave de fenda com as mãos. Capas e organizadores simplificam muito o armazenamento e a movimentação do dispositivo em quaisquer condições.

Como escolher?

Tendo familiarizado com o instrumento, não é difícil entender que sua escolha deve ser muito criteriosa. Um conjunto, que inclui uma haste, uma extremidade e uma alça, é muito mais prático e conveniente do que um produto monolítico. A capacidade de alterar bits permite um ajuste flexível a certas manipulações. Recomenda-se prestar atenção ao material de que é feito o cabo. As inserções de borracha ajudam a prevenir calosidades.

A haste ideal da ferramenta é feita de tipos de aço resistentes que contêm muitos aditivos de liga. Esta parte é a mais resistente aos processos de corrosão. Mesmo o contato com óleos técnicos e a exposição à alta umidade não afetam de forma alguma o seu estado.

Na composição de um conjunto de chaves de fenda, deve-se levar em consideração também a resistência mecânica das pontas, sua geometria, comprimento e seção externa. Uma lâmina muito fraca ou muito dura pode ser danificada com muita facilidade.

Quando você planeja trabalhar constantemente, deve dar preferência às chaves de fenda sem fio. Basicamente, esses modelos são necessários para serviços de automóveis e oficinas de móveis. As operações de montagem são melhor realizadas com dispositivos dinamométricos. Esta chave de fenda ajuda a alcançar a mais alta precisão. Versões com eixos flexíveis são recomendadas para apertar parafusos auto-roscantes em áreas de difícil acesso.

Sutilezas de operação

Uma chave de fenda para qualquer trabalho deve ter um perfil que corresponda ao perfil do fixador. Mesmo que sejam externamente semelhantes, mas não intercambiáveis, essa circunstância deve ser estritamente levada em consideração. Deve-se prestar atenção também à consistência no tamanho. Geralmente é útil magnetizar a ponta de uma chave de fenda. É categoricamente inaceitável usá-lo como outras ferramentas.

Um cinzel, uma alavanca, uma cunha, uma faca e assim por diante - para todas essas funções, ferramentas especializadas devem ser usadas. A haste da chave de fenda não deve ser inclinada em relação ao eixo do parafuso. Não use a ferramenta se a ponta estiver desgastada, o cabo estiver deformado. E também o uso de chaves de fenda elétricas com isolamento quebrado é proibido. É proibido aquecer a haste e o manuseio a mais de 70 graus.

A operação da ferramenta em temperaturas negativas acima de 40 graus é indesejável. Guarde-o apenas em locais secos. Após terminar o trabalho, certifique-se de remover toda a sujeira e aparas. Para desapertar um parafuso com bordas rasgadas, você não precisa usar uma chave de fenda comum, mas uma chave de fenda elétrica. Tentar simplesmente pressionar com mais força a ferramenta manual pode destruir a estrutura.

Para obter informações sobre como escolher a chave de fenda certa, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário