Características das máquinas para tubos em forma de rolo
Tubos de perfil laminado - um procedimento especial através do qual é possível obter um perfil longitudinal de aço de alta qualidade. A operação tecnológica é realizada principalmente em máquinas destinadas a laminar tubos de diferentes espessuras e de diversos materiais.
Descrição e escopo
Tubo de perfil - um tipo especial de metal laminado, a partir do qual é posteriormente possível montar estruturas metálicas duráveis para uso nos setores industrial e de construção durante a construção de várias estruturas. Entre as diferenças nos produtos laminados, destaca-se a presença de um perfil multifacetado ou oval na seção transversal do elemento. As estruturas de aço são laminadas com equipamentos especiais.
Dobradores de perfil - ou dobradores de tubos - são projetados para executar várias operações tecnológicas, incluindo:
- dobragem de barras de aço e acessórios;
- arqueamento decorativo de perfis de aço;
- a formação de cotovelos ou flexão no ângulo exigido de tubos de diferentes espessuras e seções transversais;
- arredondamento de peças de qualquer comprimento.
Os fabricantes produzem diferentes tipos de dobradeiras e laminadoras. A maioria dos modelos reduz a quantidade de esforço que deve ser aplicada para obter o resultado final. Algumas das máquinas realizam a laminagem de tubos moldados por meio de rolos especiais.
Visualizações
A montagem de estruturas de aço requer o uso de uma variedade de blanks metálicos, que podem ser obtidos com o uso de máquinas especiais. Todos os equipamentos fabricados pelos fabricantes podem ser divididos em vários tipos.
- Máquina de dobra de rolo... Objetivo - alterar a forma da chapa de metal. Nessas instalações, não será possível processar tubos devido ao pequeno vão que é fornecido entre os componentes da estrutura. Basicamente, as máquinas são utilizadas para a fabricação de peças moldadas com paredes finas.
- Máquinas de três rolos. Permite a deformação de chapas e tubos. E também com a ajuda das instalações será possível processar os elementos do aluguel do perfil. O projeto do equipamento inclui um gerador de pressão dos roletes, que regula o desempenho do mecanismo alterando a potência.
- Máquinas com quatro rolos. Uma das máquinas laminadoras de tubos mais potentes. Com sua ajuda, resultará em fazer um perfil de qualquer seção. O projeto é baseado em um acionamento mecânico, que prevê a possibilidade de rolar com as próprias mãos. O aumento de potência é obtido alterando o design do dispositivo.
Além disso, as máquinas são classificadas de acordo com o tipo de acionamento. Nesta categoria, o equipamento é dividido em vários tipos.
- Máquinas-ferramentas com sistema hidráulico. Os modelos mais caros, mas poderosos. Os equipamentos para uso industrial caracterizam-se pelo aumento de potência, adequados exclusivamente para instalação estacionária. Os agregados são usados quando é necessário organizar a liberação dos mesmos elementos em grandes quantidades. Entre as vantagens de tais equipamentos estão a alta velocidade de operação, automação das operações, facilidade de uso e capacidade de dobrar grandes seções. A desvantagem do mecanismo é o preço muito alto.
- Instalações elétricas... Os rolos são equipados com acionamento elétrico e acionamento por parafuso e possuem uma ampla gama de funções.A concepção das dobradeiras também se baseia em motores elétricos, cujo funcionamento depende da ligação da instalação à rede. Máquinas deste tipo são instaladas em pequenas empresas ou em oficinas privadas, onde não há necessidade de processar grandes volumes de peças. Entre as vantagens: baixo preço, alta velocidade de laminação, simplicidade de design, alta precisão de dobra. A desvantagem da máquina é a falta de mobilidade.
- Máquinas manuais. A opção mais simples, econômica e ao mesmo tempo móvel para laminação a frio de produtos tubulares, que atrai pelo seu design descomplicado e dimensões compactas. A presença de roletes de acionamento e roletes móveis permite que uma pessoa trabalhe na instalação sem qualquer qualificação. A máquina pode ser facilmente transportada para o local de instalação, o que torna a unidade tão popular. Outras vantagens do produto: facilidade de uso, design atraente, uso doméstico. A desvantagem é o aumento do tempo de processamento das peças.
Os artesãos preferem as máquinas manuais devido ao seu tamanho compacto e portabilidade. As médias e grandes empresas preferem as duas primeiras opções, pois as fábricas são capazes de processar grandes volumes de peças.
Como fazer isso sozinho?
Nem sempre é possível adquirir instalações caras e até manuais. Nesse caso, você mesmo pode tentar fazer uma máquina para enrolar tubos em forma. Em primeiro lugar, você deve começar com os desenhos. Os especialistas recomendam o uso de um projeto de máquina simples padrão que inclui eixos e um rolo de curvatura de tubo. É melhor usar um acionamento manual como base sobre a qual os elementos da futura máquina serão instalados. Se necessário, não será difícil substituí-lo por um elétrico.
Preparação
São inúmeros os desenhos, com os quais será possível montar uma máquina manual para reforçar um tubo profissional ou alterar a sua forma. Vale a pena encontrar a opção mais adequada e adquirir os materiais exigidos pela especificação. Se desejar, você também pode desenvolver um desenho, mas é necessário levar em consideração todas as nuances da futura instalação. Quando os desenhos estiverem prontos e o material e as ferramentas forem adquiridos, você pode começar a montar uma máquina artesanal.
conjunto
A criação de seu próprio equipamento de laminação ocorre em algumas etapas simples.
- Fabricação de acionamento e instalação de rolo. Aqui, se não houver experiência na realização desse trabalho, é melhor confiá-los a um torneiro. Recomenda-se endurecer os elementos acabados no final do processo. Os rolos podem ser cilíndricos e sem ranhuras, o que é perfeito para dobrar tubos em forma. Além disso, você precisará fazer duas extremidades limitadoras, que funcionarão como bicos e serão capazes de fixar as peças de trabalho.
- Montagem de rolamentos. É necessário instalar os elementos nos clipes. Se não houver peças de fábrica disponíveis, os rolamentos podem ser girados em um torno você mesmo ou com a ajuda de um especialista.
- Estrelas adequadas... Ao mesmo tempo, recomenda-se determinar a localização dos futuros rasgos de chaveta, a fim de prever as ranhuras para sua instalação. As próprias ranhuras são cortadas com uma broca ou lima.
- Perfuração de furos. Os parafusos de fixação serão posteriormente instalados neles. Além disso, é necessário cortar a linha para os fixadores.
- Montagem da plataforma onde o rolo de pressão ficará... Para fazer isso, leve uma placa de aço de grande espessura. E também um canal é adequado. Dois pares de furos são feitos na peça de trabalho, onde serão instaladas as pistas de rolamento, fixadas com fixadores. No verso da plataforma, há um local para a montagem de um macaco. Em alguns casos, pode ser necessário cortar um dos flanges do canal.
- Instalando o rolo de pressão... O elemento é aparafusado e fixado por soldagem no local.Além disso, os terminais das porcas são soldados para proteger as molas.
- Fabricação de pés de apoio e cama. O processo é realizado por soldagem, portanto recomenda-se confiar o trabalho a um profissional, pois ele poderá dar atenção especial ao corpo, onde haverá uma plataforma de apoio para o rolo superior. Os cantos são os responsáveis pela formação do canteiro, por isso é importante levar em consideração a geometria da soldagem para que sejam uniformes.
- Suspensão da plataforma. O produto acabado deve ser suspenso por meio de molas na travessa superior da cama. Um rolo já deve estar instalado no local. As molas são necessárias para trazer o macaco à sua posição original no final do trabalho.
- Fazer furos na estrutura de base. Com a ajuda deles, será possível ajustar a distância necessária entre os eixos para tubos de rolamento. Durante o trabalho, é necessário manter as distâncias e não permitir que os conjuntos de rolamentos se movam, caso contrário, a peça de trabalho será pressionada.
- Instalação de eixos de suporte... Dois asteriscos são instalados no equipamento: acionado e acionado. A interação dos elementos é fornecida pela corrente de transmissão.
- Ranhuras de entalhe. Realiza-se na estrutura de suporte, necessária para a instalação do rolo tensor. O tensor evita que a corrente se curve e prolonga a vida útil da máquina.
- Fabricação da manopla de acionamento. Para isso, uma haste de metal com diâmetro de 20 mm é adequada para que você possa segurá-la confortavelmente com a mão. Além disso, um grande pedaço de tubo de aço é instalado na parte onde a mão do operador estará localizada para que a alça não esfregue.
- Instalação Jack... O dispositivo é instalado na plataforma superior da máquina, a posição é fixada por meio de fechos potentes: parafusos e porcas.
- Equipamento de teste... Para fazer isso, pegue uma seção de um tubo de perfil e role-o pela distância prevista entre os rolos, aplicando a força necessária manualmente. A rotação do cabo aciona o equipamento, ajustando a força de pressão, é possível atingir o raio de arredondamento desejado da peça.
Ao final dos testes, a laminadora é limpa de ferrugem e revestida com compostos que evitam o desenvolvimento de corrosão. Isso estenderá a vida útil do equipamento e aumentará a eficiência de dobra.
Além disso, o processamento oportuno protegerá o aço da umidade e permitirá que você obtenha a aparência estética de tubos laminados. Ao final, a máquina ficará coberta com esmalte de qualquer cor.
Para obter informações sobre como fazer uma máquina para fortalecer um tubo de perfil com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.