Características e finalidade do scherhebel

Contente
  1. O que é isso
  2. Com que instrumento parece
  3. Qual é a diferença entre uma faca de avião e uma faca de scherhebel
  4. Como a lâmina é instalada
  5. Como afiar

A madeira é um material de fácil processamento, utilizado em muitas indústrias na fabricação de diversos produtos. No curso de seu processamento, uma gama bastante ampla de ferramentas é usada. No momento, muitos estão interessados ​​no propósito e nas características de operação scherhebel. Esta ferramenta tem sido parte integrante do arsenal de linhas de produção e oficinas domésticas por muitos anos.

O que é isso

É muito difícil imaginar realizar até mesmo o trabalho de marcenaria mais simples relacionado à marcenaria sem o uso de ferramentas especializadas. Entre outras coisas, os conjuntos de dispositivos correspondentes incluem várias modificações de plainas, sherhebel e também plainas. Apesar de certas semelhanças, vale a pena descobrir no que cada um deles consiste e para que se destinam.

Em particular, o scherhebel é uma espécie de artilharia pesada no arsenal dos carpinteiros. É necessário para o processamento de madeira em bruto (primário).

É importante levar em conta que como resultado desse aplainamento, você só pode dar uma determinada forma e tamanho. Por definição, não será possível atingir um plano plano com esse processamento.

Você pode ver o Sherhebel em ação no próximo vídeo.

Scherhebel permite um processamento extremamente bruto. Ao contrário de suas contrapartes, ele fornece aplainamento de profundidade máxima. Esta ferramenta lida facilmente até com irregularidades significativas. Aliás, externamente, o scherhebel é muito parecido com um plano comum, e uma pessoa inexperiente pode facilmente confundi-lo, sem conhecer as características de cada uma das ferramentas.

Um dos pontos mais importantes é desenho, localização e afiação de uma peça de ferro scherhebel. Possui uma lâmina arredondada posicionada em um ângulo de 45 graus com a sola. Dependendo das condições de operação e, em particular, da dureza da madeira tratada, pode variar ângulo de afiação da faca. Portanto, ao trabalhar com rochas moles, este indicador varia de +25 a +30 graus, e em situações com material mais denso - +35 graus.

Design clássico o tipo de ferramenta descrito prevê a instalação de uma faca com largura de lâmina de 35 mm. Este parâmetro pode variar para diferentes modificações. mas bloquear será sempre cerca de 15 mm mais largo que a faca.

Se compararmos o scherhebel com um avião, então é preciso atentar para o fato de que o primeiro furo para os cavacos retirados é alguns milímetros maior. Isso se deve à profundidade do aplainamento e, consequentemente, à espessura da camada de madeira removida. E é importante lembrar que após o uso desta ferramenta, traços em forma de ranhuras permanecem na superfície.

Nos arsenais dos mestres modernos, existem Sherhebelles com almofadas, feito de madeira e metal. Considerando este ponto, o design dos modelos pode ser diferente. Deve-se notar que as imagens de madeira são produzidas de acordo com os requisitos do GOST atual.

De acordo com os regulamentos atuais, tais projetos incluem o seguinte:

  • corpo retangular;
  • alças para segurar convenientemente o dispositivo durante sua operação, também conhecidas como "chifres";
  • elemento de corte;
  • cunha de fixação;
  • a chamada sola de scherhebel.

Além de tudo isso, alguns Sherhebel têm pare para o elemento de corte. Também é importante considerar que todas as partes de madeira são revestidas com verniz de alta qualidade. Isso fornece proteção bastante eficaz contra danos e resistência ao desgaste, e também estende significativamente a vida útil da ferramenta.

Os padrões GOST fornecem os seguintes materiais para a fabricação de peças individuais do scherhebel:

  • sola - acácia, carpa, faia, freixo ou bordo;
  • bloco - madeira maciça;
  • pad pad - os tipos de madeira listados acima, bem como a lista de espécies inclui bétula e olmo;
  • a lâmina da faca é feita de aço de duas camadas - as matérias-primas para a camada principal são os graus 30, U8, U8A ou U9, e na fabricação do revestimento são usados ​​os graus 9ХС, 9ХФ, 9Х5Ф e também Х6ВФ ; além disso, as normas atuais permitem a utilização de aço de outros graus, desde que os indicadores de resistência sejam consistentes.

Os modelos de metal têm um corpo fundido com uma estrutura rígida punho (chifre)... A faca em tal sherkhebel é fixada com um especial conjunto de parafuso, localizado entre o elemento de fixação e a base. Em comparação com suas contrapartes de madeira, os dispositivos de metal são caracterizados pela durabilidade máxima.

No entanto, muitos artesãos experientes preferem sherhebel de madeira. Isso se deve em grande parte ao nível de qualidade do processamento da madeira.

Com que instrumento parece

Hoje, os fabricantes de ferramentas para marcenaria apresentam no mercado mais do que uma ampla gama de seus produtos. Ao mesmo tempo, os artesãos novatos costumam ter dúvidas sobre a aparência do scherhebel e como ele difere de instrumentos semelhantes.

Em primeiro lugar, isso se aplica aos planadores, já que é com ele que o Sherhebel se parece mais.

Outro representante desta família é jointer. Em geral, estamos falando de uma plaina manual, cuja principal característica de design é a presença de uma faca dupla. É importante lembrar que esta ferramenta é utilizada exclusivamente para acabamento. O bloco alongado permite nivelar as superfícies de uma área razoavelmente grande com a mais alta qualidade.

Este elemento estrutural é várias vezes superior aos parâmetros semelhantes do Scherhebel. Entre outras coisas, a faca de jointer tem um chamado removedor de aparas.

Qual é a diferença entre uma faca de avião e uma faca de scherhebel

Levando em consideração a semelhança externa e a identidade de uma série de elementos estruturais, Sherhebel pode ser descrito como um avião usado exclusivamente para desbaste.

A principal diferença entre essas duas variedades é características dos incisivos. Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o tipo de ferramenta de carpintaria descrito possui facas com lâmina semicircular. E também as facas se diferenciam na sua largura. Isso significa que elementos mais amplos são instalados no avião. É igualmente importante que o Sherhebel a faca se projeta 2-3 mm em relação ao bloco... A forma arredondada e a largura reduzida proporcionam maior produtividade e o avanço mais profundo possível.

Como a lâmina é instalada

Inicialmente, é necessário focar no fato de que As facas de carpintaria geralmente funcionam com cargas máximas. Neste caso, estamos falando sobre a tensão de cisalhamento máxima. Um dos pontos-chave nisso será características do material processado.

Se este parâmetro não for levado em consideração, então a estabilidade da faca de scherhebel durante a operação é determinada diretamente pelas dimensões da passagem. Isso se refere ao comprimento máximo das partes quebráveis ​​dos cavacos removidos. Com uma diminuição neste vão e uma diminuição paralela na profundidade de aplainamento, a superfície da peça a ser processada é gradualmente nivelada.Ao mesmo tempo, há um enfraquecimento significativo da carga de cisalhamento no metal com o qual a lâmina é feita.

Para entender como ajustar corretamente a faca de scherhebel, você deve prestar atenção a alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, estamos falando sobre características de design deste item. Inclui peças de suporte e de trabalho. Na configuração deste último, distinguem-se os seguintes:

  • um chanfro formado na parte traseira e fornece uma diminuição na força de corte da lâmina na madeira sendo processada; isto se deve ao fato de que o atrito deste mesmo plano posterior na superfície a ser tratada é eliminado;
  • ângulo de ataque - parâmetro, via de regra, idêntico à inclinação do elemento de corte em relação ao corpo de Scherhebel;
  • ângulo traseiro;
  • ângulo de trabalho - neste caso, estamos falando sobre a diferença entre os ângulos de inclinação e chanfro.

Deve-se observar que a vida útil da ferramenta é amplamente determinada pelo ângulo de saída. Não só a qualidade da superfície da peça de trabalho, mas também o processo de remoção dos cavacos removidos e a carga na própria faca dependem diretamente dela.

Escolhendo o valor ideal deste ângulo, você precisa prestar atenção especial a vários pontos:

  1. Características físicas e características individuais da madeira processada. Em particular, o ponto é que o ângulo aumenta com o aumento da dureza do material. Se o trabalho for feito com lariço, pinho, choupo ou tília, recomenda-se posicionar a lâmina em um ângulo de 45 graus (± 5). Ao processar espécies mais duras (carvalho, carpa, pera e outros), este parâmetro é 60 graus (± 5). Se a densidade do material for ainda maior, o ângulo é aumentado para 80 graus.
  2. Tipo de aplainamento. Via de regra, para cada tipo de madeira, existe um ângulo ótimo de inclinação da lâmina e da própria ferramenta em relação ao plano da peça. Portanto, para o pinho será de 40–45 graus. A mudança neste indicador determina a qualidade do planejamento. Porém, é importante levar em consideração que neste caso o metal aquecerá mais intensamente, portanto, ficará embotado muito mais rápido.
  3. O material a partir do qual a própria faca é feita e suas principais características... Em primeiro lugar, a atenção está voltada para a dureza do aço. Na maioria das vezes, na produção de lâminas, as classes de alta velocidade P12 e P18 são usadas. A propósito, alguns artesãos, ao fazerem facas por conta própria, usam com bastante sucesso elementos de discos de serra de fricção como peças em branco.

Na fase preparatória, antes de cada utilização da ferramenta, seu ajuste é feito levando-se em consideração as normas e regras existentes. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:

  • posicione a ferramenta de forma que sua planta fique voltada para cima;
  • determine visualmente o quanto a borda da lâmina se projeta - em uma situação com uma scherhebel, esse valor deve ser de 3 milímetros; uma régua pode ser usada para medir a altura da faca;
  • certifique-se de que não haja distorções mínimas; a lâmina deve ser posicionada estritamente paralela à sola.

Para fixar corretamente a faca no corpo da ferramenta, ela precisará ser desmontada. Em situações com modelos de madeira que possuem cunha de fixação, o algoritmo de ações contempla os seguintes pontos:

  • o arado é colocado na mão esquerda, segurando-o pelo bloco;
  • com a outra mão, com um martelo ou malho, golpes leves são aplicados na parte de trás da ferramenta até que a cunha esteja completamente solta;
  • a lâmina é exposta na posição e cunhas adequadas;
  • com um martelo, a cunha é cravada até o fim; como resultado de tais manipulações, a peça é mantida imóvel;
  • a instalação correta do elemento de corte é verificada.

Importante! Ao ajustar o scherhebel, deve-se lembrar que a faca se moverá ligeiramente durante o processo de atolamento. Com base nisso, ele é exibido com uma pequena margem. Eles se livram das distorções com golpes de martelo nas laterais da lâmina.

Em situações com modelos de metal, todo o procedimento descrito é o mais simples possível. Conforme observado acima, a lâmina de tal sherhebel é fixada usando um mecanismo de parafuso. A propósito, este nó também executa as funções quebra-cavacos ou quebra-cavacos. Este nó evita o lascamento das camadas de madeira removidas durante o processo de aplainamento.

Como afiar

Infelizmente, mesmo o aço para ferramentas da mais alta qualidade usado na fabricação de elementos de corte Scherhebel não pode fornecer resistência ao desgaste suficiente. Com o uso ativo da ferramenta, a lâmina "senta" rapidamente, o que afeta negativamente a qualidade do processamento. Com base nisso, segue-se afie e endireite a aresta de corte em tempo hábil, prestando atenção especial ao ângulo de afiação.

Este procedimento possui os seguintes recursos importantes:

  • o elemento de corte deve ser posicionado no ângulo correto;
  • afie a parte cortante apenas com o auxílio de pedras especiais; é importante lembrar que a parte inferior da aresta de corte é desenhada ao longo da superfície da barra de afiação;
  • é constantemente necessário garantir que o ângulo de nitidez seja o mesmo;
  • no processamento do metal aparecem rebarbas, que devem ser eliminadas, visto que tais facas não podem ser utilizadas; livrar-se de tais defeitos é muito fácil - você precisará processar o lado reverso com vários movimentos;
  • no estágio final, a lâmina é endireitada com uma pedra de amolar ricamente umedecida (pedra de amolar); Especialistas experientes recomendam fazer isso em movimentos circulares, o que evita a formação de defeitos.

É importante lembrar que durante o ajuste de nitidez, distorções não devem ser permitidas. Essas falhas levarão inevitavelmente a uma diminuição da qualidade do aplainamento, bem como ao entupimento do espaço entre a lâmina e o bloco.

É necessário eliminar distorções mesmo aparentemente insignificantes, o que prolongará significativamente a vida útil do elemento de corte.

Uma visão geral clara e detalhada do dispositivo e da finalidade do Scherhebel é apresentada no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário