Tudo sobre detonação suave
A detonação é uma salvação real e universal das superfícies sujas. Ele pode ser usado para resolver problemas como ferrugem, sujeira, depósitos estranhos ou tinta. O próprio material, do qual a camada é removida, permanece intacto. Com a ajuda dessa moderna tecnologia, as fachadas também podem ser limpas, o que permitirá que o edifício permaneça por muito tempo limpo, bem cuidado e bonito.
O que é isso?
O jateamento suave é um método versátil de limpeza de superfícies duras com base no uso de abrasivos finos. Este equipamento é projetado para se livrar de qualquer contaminação (manchas de gordura, resíduos de vários organismos, ferrugem, mofo, eflorescência de fachadas, verniz ou tinta, vestígios de combustão, depósitos de fungos), mas sem prejudicar uma ampla variedade de materiais. O jateamento suave é adequado até mesmo para o processamento de superfícies frágeis como alumínio, metal, vidro, plástico.
Um blaster cria um jato de ar comprimido contendo água e algumas partículas abrasivas minúsculas. A mistura colide com um objeto em alta velocidade, a água amolece a camada removida e as partículas abrasivas a removem.
A diferença entre o jateamento suave e outros tipos de limpeza abrasiva é que, ao contrário do jato de areia, são utilizados reagentes com baixo grau de abrasividade, que não têm um forte efeito negativo no objeto a ser processado. Este método requer pouca ou nenhuma água. Tem uma velocidade de limpeza mais rápida do que outros métodos, ao mesmo tempo que requer custos operacionais mais baixos.
Uma das principais vantagens do jateamento suave é, obviamente, seu respeito ao meio ambiente (não requer medidas especiais de descarte). Nenhum produto químico prejudicial está envolvido no processo de limpeza, nenhuma retificadora é usada. Além disso, o jateamento suave pode salvar o usuário da necessidade de desengordurar as superfícies antes de pintar. E, por fim, não apresenta risco de incêndio, ou seja, pode ser utilizado em ambientes com presença de equipamentos elétricos.
Este método é aplicável a produtos de qualquer formato e complexidade. Com ele, você pode limpar até os locais mais inacessíveis.
O método foi chamado de "detonação" por causa do blaster, um dispositivo especial que é a principal peça do equipamento. Existem dois tipos de jateamento: seco e úmido. No primeiro caso, o reagente interage apenas com uma corrente de ar e, no segundo, é fornecido junto com a água. A escolha do método depende do grau de contaminação e das propriedades do revestimento.
Geralmente, O jateamento em si é de três tipos: jato de areia (jato de areia), jateamento criogênico (COLDJET), jateamento suave, que é discutido neste artigo. O último tipo também é chamado de jateamento de refrigerante.
Como eles fazem isso?
A tecnologia de jateamento envolve ação abrasiva e química em uma superfície dura. Este efeito é seguro, pois a composição química não é prejudicial e, no caso de jateamento suave, a limpeza é extremamente suave. Os reagentes são aplicados na superfície sob alta pressão e, portanto, é limpo.
Se considerarmos todo o processo com mais detalhes, então uma ferramenta pneumática com uma unidade de compressor sopra um abrasivo de seu bico em alta pressão. O operador tem a capacidade de variar a taxa de fluxo, controlando assim o quão fortemente a mistura afeta o material e quão largo o cobre.
A funcionalidade conveniente permite que você controle o processamento, quase sem esforço durante a limpeza. A última etapa desse processo é o descarte do abrasivo usado. Uma vez que a coleta de material residual é difícil, o aparelho de jateamento geralmente é equipado com um dispositivo de vácuo especial que coleta sujeira e resíduos abrasivos.
A tecnologia de jateamento suave é absolutamente segura, pois o refrigerante comum é fornecido com a ajuda da máquina. O método tem sido amplamente utilizado para trabalhar com materiais facilmente danificados e com superfícies que requerem processamento regular.
O efeito de limpeza é alcançado não tanto por ação mecânica quanto por microexplosões, que proporcionam o desprendimento de partículas nocivas da superfície a ser limpa.
Embora o jateamento seja considerado o melhor método de limpeza, frequentemente usado para processamento em grande escala de objetos grandes e também para trabalhos de “joias” com objetos de importância histórica, o jateamento com refrigerante ainda é considerado o método mais suave de limpeza de superfícies.
O jato de areia, por exemplo, pode causar danos devido ao uso de um abrasivo forte que pode arranhar o objeto que está sendo limpo durante o processo de limpeza. Isso pode resultar em rugosidade indesejada e outros defeitos de superfície. É por isso que não é usado em materiais frágeis ou superfícies que requerem limpeza regular. Para minimizar os danos, deve-se considerar a seleção das configurações fornecidas para o dispositivo, o nível de habilidade do operador, as características do equipamento e o tipo de abrasivo usado.
Áreas de uso
A abrangência desse método é muito ampla, pois é utilizado não só na produção e em diversas indústrias, mas também no dia a dia.
A detonação foi dominada em muitas áreas de atividade. É ideal para tratar monumentos e monumentos, fachadas de casas, bem como para eliminar as consequências de um incêndio. Até pichações, que geralmente são difíceis de limpar, podem ser removidas com essa tecnologia. A detonação permite que você arrume as casas rapidamente - remova mofo ou vestígios de precipitação atmosférica. Após o procedimento, o prédio sempre parece quase como novo.
O jateamento suave é amplamente utilizado na manutenção de embarcações. A chave aqui é evitar o afinamento do material e, portanto, é o jato de soda que é usado, e não o jato de areia ou criogênio. Usando o método, conchas e outros depósitos são removidos do fundo e do casco da embarcação.
No campo de serviço automotivo, você também pode encontrar o método de jateamento suave. Permite uma limpeza rápida e eficiente do corpo de sujeira comum, vestígios de combustíveis e lubrificantes, óleos e ferrugem. Usando esse método, você também pode preparar o carro para a pintura sem danificar nenhum dos outros elementos.
A limpeza do equipamento de troca de calor pelo método de jateamento é amplamente utilizada na produção.
É produzido como parte da manutenção preventiva de equipamentos. As máquinas de jateamento fazem um excelente trabalho com incrustações, ferrugem e outras sujeiras sem destruir a superfície a ser limpa.
Embora os canhões de água e os produtos químicos agressivos não sejam considerados métodos inteiramente adequados de limpeza de equipamentos, o criojateamento é mais frequentemente usado para esse tipo de trabalho. A limpeza do equipamento de troca de calor usando o método de jateamento é realizada em uma base regular e programada, uma vez que a remoção prematura de depósitos pode levar a uma diminuição na eficiência e, no futuro - à falha do equipamento.
O comentário foi enviado com sucesso.