Recursos e dicas para usar mini serras
A mini-serra é uma ferramenta popular e muito fácil de usar, que faz parte do arsenal dos artesãos domésticos e profissionais. Com a ajuda de tal dispositivo, você pode executar de maneira simples e fácil muitos trabalhos complexos. As mini-serras são produzidas por várias empresas, sendo os nomes de muitas delas conhecidos em todo o mundo.
Hoje vamos considerar em detalhes como usar essas ferramentas corretamente, levando em consideração suas características.
Peculiaridades
Hoje em dia, a variedade de várias ferramentas é simplesmente enorme. Você pode escolher o dispositivo certo para qualquer trabalho. As ferramentas são oferecidas tanto para artesãos domésticos com pouca experiência quanto para profissionais mais experientes.
No kit de ferramentas, muitas pessoas hoje têm uma pequena serra manual ou um tipo estacionário. Este dispositivo é bom porque pode realizar muitas tarefas, mas ocupa muito pouco espaço. Para ela, você não precisa alocar uma zona em um terreno ou em um apartamento.
A versão manual compacta não exige espaço livre, o que a torna muito relevante e procurada.
A principal tarefa de uma ferramenta tão conveniente e simples é o processamento de blocos de madeira. Essas partes não devem ser muito grossas. No entanto, este está longe de ser o único trabalho com o qual tal técnica pode lidar sem problemas.
Ela também realiza as seguintes tarefas:
- você pode cortar facilmente metal fino de estrutura macia;
- existe a oportunidade de se dedicar ao corte de vários produtos, não só de madeira natural, mas também de materiais como aglomerado, MDF, contraplacado ou laminado;
- é permitido serrar madeira tanto transversalmente quanto ao longo de suas fibras naturais.
Como você pode ver, a ferramenta especificada lida perfeitamente com muitas tarefas que os artesãos geralmente enfrentam durante os trabalhos de construção e instalação.
As principais características de uma mini-serra moderna incluem o seguinte:
- ele foi projetado apenas para uma profundidade de corte relativamente pequena, o que é extremamente importante considerar se você estiver planejando adquirir esta ferramenta;
- as mini-serras são equipadas com discos de tamanho pequeno;
- o peso desses dispositivos populares também é modesto - geralmente não mais do que 2 kg (é claro, muito depende do modelo específico escolhido e do fabricante que o produz - também existem produtos mais pesados);
- as dimensões deste dispositivo são geralmente modestas, portanto, as mini-serras podem ser seguradas mesmo em condições bastante escuras.
Hoje você pode encontrar à venda uma grande variedade de pequenas serras de diversos fabricantes.
Os compradores têm a oportunidade de escolher um modelo que atenda a todos os requisitos. Você pode encontrar serras baratas e muito caras - a escolha é sempre do consumidor.
Projeto
Antes de comprar e operar uma pequena serra moderna, você precisa entender em que consiste. Sabendo disso, será mais fácil para você escolher a opção mais produtiva, e ela vai durar mais, porque você saberá quais nós são os principais dela.
Devemos levar em conta o fato de que o dispositivo deste instrumento é bastante complicado. A parte principal é um disco de serra com pequenos dentes, que inicia seu movimento com o acionamento de um motor elétrico.Basicamente, os discos nesses dispositivos são instalados pela frente.
Os fabricantes modernos fazem mini-serras com discos de diferentes graus de aço. A forma dos dentes é feita levando-se em consideração o material para o qual a ferramenta foi projetada para serrar.
Para que com a ajuda de uma pequena serra fosse possível cortar matérias-primas duras, soldas especiais de liga dura são aplicadas em seus dentes.... Graças a eles, todos os procedimentos de corte são realizados de forma mais fácil e rápida. mas a própria tira de corte acaba sendo um pouco irregular.
Para que o mestre seja protegido de ferimentos acidentais, mas perigosos durante todo o trabalho, a lâmina de serra está equipada com uma parte importante como uma cobertura. Como regra, a metade superior da caixa está firmemente fixada e a inferior sobe quando as peças são cortadas.
O motor está localizado em um corpo compacto, girando suavemente na alça. Pequenos instrumentos no design clássico são feitos com caixas de plástico com vários elementos emborrachados.
Os aparelhos possuem um botão para ligar o motor elétrico. Geralmente está localizado diretamente na alça. Os dispositivos mais impressionantes têm a alça na parte superior e as minicirculares - na parte traseira. Esta posição do cabo tem um efeito positivo na manobrabilidade da ferramenta e torna-se muito mais conveniente transportá-la de um lugar para outro.
Em algumas variantes de pequenas serras, há um acréscimo na forma de uma área de suporte conveniente. Se o dispositivo tiver uma peça semelhante, o mestre não precisa segurar a serra constantemente sobre o peso, e seu posicionamento durante o trabalho torna-se mais preciso e correto.
O que eles são?
Existem várias variedades de pequenas circulares. Eles diferem em sua aplicação principal e na espessura do material que podem cortar. Vamos examinar mais de perto os diferentes tipos de tecnologia.
Disco elétrico
Essa ferramenta é um dos tipos mais populares. É utilizado para cortar materiais de pequena espessura. Isso pode ser feito movendo-se ao longo e através das matérias-primas necessárias.
Usando essa minicircular, será possível cortar com sucesso materiais como madeira compensada, metal fino e semelhantes.
Neste caso, não haverá problemas no processo de execução da obra. Essa serra também é boa porque é bastante compacta e fácil de usar.
Você não precisa despender muito tempo e esforço para trabalhar com ele - e este é um fator decisivo para muitos artesãos.
Na maioria das vezes, esses dispositivos são adquiridos para uso em condições domésticas simples. Os profissionais geralmente não compram esses dispositivos para trabalhos em grande escala.
Por madeira
Este é outro pequeno padrão circular popular. É baseado em uma serra elétrica do tipo corrente. Em termos de funcionalidade, esse modelo, é claro, é inferior às opções padrão, mas não é menos popular e procurado.
Na sua categoria, a mini serra para madeira ocupa o seu devido lugar. Existem unidades com capacidade de até 1 kW. Essa ferramenta útil tornará possível resolver muitas tarefas de carpintaria de pequena escala. Muitos usuários usam uma pequena serra de madeira para cortar árvores de jardim.
Os dispositivos de carpintaria para uso doméstico são produzidos por muitas marcas conhecidas, como Bosch ou Makita.
Os dispositivos dessas empresas diferem em potência impressionante, atingindo 1,8 kW. Graças a essa característica, esses modelos podem lidar facilmente com trabalhos mais complexos e demorados.
É importante notar que as serras modernas para madeira consomem muito menos óleo do que suas contrapartes maiores padrão. Eles trabalham mais silenciosamente, sem criar vibrações fortes.
Estacionário
Existem também versões para desktop de pequenas circulares. Esses modelos lidam com muitas tarefas. Eles são muito convenientes de usar, o que é notado pelos consumidores que compraram dispositivos semelhantes para eles.
Além do mais, uma unidade estacionária pode ser feita por nossa conta... Muitos artesãos inexperientes que entendem de tais dispositivos recorrem a isso. Claro, é preciso ter em mente o fato de que uma mini-máquina estacionária ocupará mais espaço disponível do que um manual totalmente compacto e leve... Mas em termos de propriedades, será mais eficaz. É muito mais cómodo trabalhar com ele - as suas mãos não se cansam porque dificilmente as carrega.
Universal
Para uma casa de verão, uma serra elétrica universal será uma excelente solução. A principal vantagem deste dispositivo é que ele pode facilmente lidar com o corte de uma variedade de materiais.
Assim, esta unidade pode ser utilizada para o corte de ladrilhos, madeira, drywall, ardósia e até aço 12 mm. A ferramenta especificada economizará significativamente seu tempo livre. É muito conveniente para eles cortar este ou aquele material, seguindo o arco.
Quanto às desvantagens deste dispositivo, elas incluem o fato de que esta serra elétrica é mais cara do que outras opções.
Modelos populares
Vamos dar uma olhada em algumas das conhecidas serras compactas de diferentes fabricantes.
Worx (Rockwell)
Worx WX424 é um modelo de serra muito popular que apareceu no mercado de ferramentas em 2009-2010. Ela rapidamente superou todos os seus concorrentes. Este modelo é o verdadeiro ideal de alta qualidade, mas não a ferramenta mais poderosa. O Worx WX424 tem dimensões fora do padrão, mas tem um bom pacote de pacotes. Este acessório vem com adaptador para aspirador, sola removível e apontador laser.
Sturm
Outro modelo de serra pequena popular é a Sturm CS5060MS. Este dispositivo se distingue por um peso impressionante (cerca de 2 kg), bem como uma potência bastante alta - 600 watts. Além disso, o dispositivo especificado se distingue pela boa desenvoltura.
O Sturm CS5060MS vem com 3 discos e uma mangueira adaptadora que pode ser conectada a um aspirador. Os compradores modernos deixam mais críticas positivas sobre este modelo do que negativas. Ninguém identificou nenhuma desvantagem séria para si, mas todos apreciaram a eficácia do Sturm CS5060MS.
Habilidade
O Skil 5330 é um modelo econômico com alta eficiência. Mais frequentemente, não é usado nas condições do dia-a-dia, mas durante trabalhos mais sérios, que são feitos por artesãos experientes. Skil 5330 pode facilmente lidar com cargas pesadas.
Muitos consumidores escolheram este modelo específico, observando suas excelentes características funcionais e qualidade de resistência ao desgaste. Este modelo de serra é caracterizado por peso pesado e ergonomia pobre. E por uma coisa de marca, você terá que pagar bem.
Makita HS300DWE
Este modelo difere de muitas maneiras de todas as opções listadas acima. É um acessório da Série Profissional Makita. É feito na base de uma serra grande padrão, mas em formato miniatura.
Esta ferramenta é notável por sua leveza, facilidade de uso, média, mas potência suficiente.
Makita HS300DWE é adequado para cortes relativamente pequenos.
Critérios de escolha
Escolha a mini-serra certa. Se você quiser, para que a ferramenta atenda às suas expectativas e dê conta de todas as tarefas atribuídas a ela, você precisará levar em consideração os seguintes critérios importantes ao selecioná-la.
- Número de dentes... É do número de dentes que a qualidade de corte de uma determinada peça, bem como a velocidade de corte em si, dependerão diretamente. Quanto menos esses elementos, mais tempo você cortará o material selecionado.
- Propriedades do materialque você vai ver. Se você deseja cortar uma base bastante densa e rígida, é melhor usar uma placa com ponta de carboneto. Esses modelos custarão mais, mas você pode usá-los por mais tempo com melhor desempenho.
- Tipo de disco... Depende da potência do motor. Se quiser usar a ferramenta no modo "emergência", é melhor pegar um disco de ângulo negativo com grande número de dentes.
- Marca... Compre apenas mini-serras de marca - esses modelos geralmente são de boa qualidade e duram mais, pois vêm com garantia.
Dicas de uso
Sempre use óculos e luvas de segurança antes de iniciar qualquer trabalho. No momento em que a unidade está sob uma carga impressionante, em nenhum caso ela deve ser ligada e desligada. O primeiro passo é remover o disco do material que você está processando.
Considerando que a rotação do disco é feita no sentido de baixo, é necessário monitorar o processo de corte em todos os casos exclusivamente pelo topo.
Para que a lâmina de serra seja posicionada da maneira mais precisa e correta possível, é aconselhável usar uma ranhura especial na plataforma. Ele é projetado para esses fins.
Uma visão geral da mini serra circular OMAX 50101 está no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.