Espátula (espátula): tipos e aplicações
A questão do que é uma espátula (espátula), qual a aparência de uma ferramenta, muitas vezes surge entre as pessoas que planejam iniciar trabalhos de construção ou reparo de forma independente. Sem esse dispositivo, é impossível colocar tijolos e blocos de concreto corretamente e lidar com a distribuição de gesso. Como fazer a escolha certa de uma ferramenta de construção para um pedreiro e um operário de concreto, para um papel de parede líquido e outros materiais, vale a pena contar com mais detalhes.
O que é isso?
Uma espátula é uma ferramenta de construção que se parece com uma espátula plana presa a um cabo. O nome coloquial "espátula" é usado na vida cotidiana com bastante frequência, substituindo o nome tradicional. Uma espátula é usada para criar pedra, tijolo e outras alvenarias de construção, usando-a para distribuir soluções de colagem ao longo de superfícies horizontais e verticais... No uso doméstico, também é usado para pequenas reparações, reboco, trabalho com papel de parede líquido.
As diferenças entre os diferentes tipos de espátulas são determinadas pela sua finalidade. Os principais elementos estruturais permanecem em comum:
- peça de trabalho em forma de lâmina plana;
- um pescoço conectando-o ao suporte;
- alavanca;
- bunda
Externamente, a espátula assemelha-se a uma escápula com plataforma de formato retangular, arredondado ou cônico. Seus parâmetros são determinados pelo tipo de tarefa que está sendo resolvida. A peça de trabalho é feita de chapa de aço durável com revestimento inoxidável ou galvanizado. O pescoço não desempenha apenas a função de fixação, mas também espalha a plataforma com a alça em diferentes planos. É assim que a espátula difere de uma espátula de finalidade semelhante.
Além de determinar o ângulo de curvatura, o pescoço da espátula também desempenha outro papel importante. Determina como a mão será agarrada ao trabalhar com a ferramenta. A alça, que fica presa ao pescoço, geralmente é feita de materiais com superfície rugosa. Pode ser madeira, plástico, borracha ou uma combinação de diferentes materiais.
Aço pesado e cabos de chumbo são raros, mas apresentam uma vantagem significativa - resistência ao impacto.
A ponta no desenho da espátula também desempenha um papel bastante sério. É feito de materiais duráveis e está localizado na extremidade da alça. Este elemento é batido na pedra de alvenaria para garantir que está corretamente posicionado. A coronha deve estar firmemente no lugar, seu deslocamento durante a operação pode fazer com que a alça se parta..
O alcance da espátula é bastante estreito. A espátula é considerada uma ferramenta especializada para o trabalho de alvenaria. com argamassas de concreto, outras misturas de construção. Mesmo com uma plataforma plana e lisa, é conveniente distribuir adesivos para azulejos e gesso. Com golpes da parte funcional da ferramenta, você pode criar lascas originais na superfície da pedra e dos ladrilhos de cerâmica. E uma espátula às vezes é usada como raspador.
Variedades do instrumento
Como ferramenta profissional para alvenaria, a espátula possui um padrão GOST correspondente que determina seus parâmetros principais. Este documento contém as dimensões, características e finalidade das espátulas. É muito importante considerar todos esses fatores ao escolher a ferramenta certa para tipos específicos de trabalho.
Para um trabalhador de concreto
A espátula metálica, com que o mestre trabalha neste caso, assemelha-se ligeiramente a um balde devido à parte frontal arredondada. Eu mesmo a ferramenta tem uma plataforma de trabalho triangular com 120-180 mm de comprimento... O objetivo principal das espátulas de concreto é nivelar a argamassa da mesa, mexendo a composição preparada.
Não os confunda com uma ferramenta para blocos de espuma: a cola é aplicada a eles com outros tipos de espátulas.
O trabalho com argamassa de concreto com espátula está frequentemente associado ao uso de ferramentas mecanizadas. Ao usar misturadores especiais, é com esta ferramenta que você pode limpar facilmente e rapidamente o excesso de mistura das paredes. As características distintivas desse tipo de espátula podem ser chamadas de solidez, assim como a superfície lisa de aço inoxidável da plataforma de trabalho.
Para concreto aerado, uma espátula de caçamba especial com uma borda entalhada é mais frequentemente usada.assemelhando-se a uma caçamba de escavadeira. A largura da lâmina varia na faixa de 100-400 mm. A principal diferença entre a ferramenta é a versatilidade. Esta talocha pode captar simultaneamente a mistura, participar na sua aplicação e formar um relevo.
Para um pedreiro
As espátulas utilizadas para alvenaria são a versão clássica da ferramenta.
A espátula de pedreiro, fogareiro tem as seguintes características:
- formato triangular (mais próximo do trapézio);
- cantos arredondados;
- dimensões 120-180 mm;
- ângulo de curvatura indireta do pescoço.
Essas espátulas são utilizadas para o assentamento de várias argamassas à base de minerais ou de cimento.
Na construção civil, são utilizados para a instalação de blocos de gás, tijolos, espuma de concreto, pedras naturais e artificiais. Acredita-se que a ferramenta do pedreiro e do operário do concreto seja totalmente intercambiável, mas a prática mostra que ainda existem diferenças.... É muito mais conveniente trabalhar com aparelhos especializados, além disso, a diferença na posição do cabo pode causar certo desconforto a um artesão experiente.
Para o ladrilhador
A espátula para azulejos está disponível em uma ampla variedade de tamanhos e a plataforma de trabalho pode ter até 17,4 cm de comprimento. Todos eles diferem em forma de lágrima com um nariz arredondado. Para juntas e outros tipos de trabalho que não requerem uma grande quantidade de adesivo, são usados modelos especiais. Uma pequena espátula para enchimento de juntas é muito melhor do que uma espátula, é perfeitamente possível escolher uma ferramenta universal que é conveniente para o assentamento com diferentes tamanhos de fendas.
O objetivo clássico de uma espátula ao executar trabalhos de ladrilho também é bastante óbvio. Com a ajuda dele, a solução preparada ou o adesivo é jogado no ladrilho. Normalmente, essas ferramentas têm um acabamento de pintura ligeiramente áspero para garantir uma boa adesão. A solução lançada com espátula é espalhada sobre o ladrilho com um pente.
Para trabalhos de acabamento
Também é utilizada uma espátula trapezoidal com cantos vivos. Ele é indispensável no trabalho de um finalizador. Com a ajuda desta ferramenta, as composições de gesso são recolhidas e rabiscadas... O trabalho com eles é feito com espátula de superfície lisa, que permite que a mistura saia facilmente da escápula. Este tipo de produto não é usado para alisamento e alisamento.
Para gesso
A espátula de base larga em gota e ponta pontiaguda também faz parte do grupo das ferramentas de acabamento, não as de alvenaria. Sua forma é selecionada levando-se em consideração as peculiaridades do trabalho realizado. A espátula de gesso é usada para nivelar misturas na superfície das paredes... Esta opção é adequada para composições clássicas, revestimentos venezianos, mas espátulas especiais são muito mais adequadas para o besouro da casca.
Em geral, hoje em dia as espátulas raramente são utilizadas no trabalho de reboco. Foram substituídas por várias opções de espátulas, permitindo não só nivelar a superfície, mas também conferir-lhe um certo efeito decorativo.As espátulas são usadas com menos frequência, mas fornecem uma cobertura de superfície mais ampla, o que pode ser importante ao trabalhar com misturas de presa rápida.
Para a etapa inicial do trabalho de reboco, é utilizada uma espátula semelhante a uma concha de banho. - com fundo e paredes cônicas. Ele borrifa uma solução líquida na superfície. Esta ferramenta praticamente não tem pescoço - a alça é fixada diretamente na base.
Espátula
Se a superfície dentada da espátula for considerada ideal ao trabalhar com estuques decorativos, então onde é necessário para trazer lisura perfeita, é a espátula que permanece indispensável... A espátula apresenta diferenças perceptíveis em relação à espátula clássica. Sua plataforma de trabalho é quadrada ou retangular, e o pescoço e a alça não estão localizados na parte traseira, mas no centro. Esta combinação permite tornar a "espátula de alisamento" conveniente para o acabamento da superfície.
As espátulas são usadas para acabamento de superfícies de teto e parede... São convenientes para a aplicação de gesso veneziano e outros compostos que requeiram a lisura perfeita do revestimento acabado. Também é impossível passar ao engomar sem utilizar uma talocha. O tratamento de superfície com tal ferramenta permite compactar o revestimento decorativo, torná-lo brilhante.
Espátula com pente
Em contraste com a "espátula" clássica, a espátula com pente apresenta saliências serrilhadas em ambos os lados. O comprimento de seus lados varia, podendo chegar a 8 mm. Esses dentes quadrados são projetados para trabalhar com adesivos, que devem ser aplicados não em uma camada contínua, mas em faixas.... As espátulas com pente são consideradas uma ferramenta especial para ladrilhadores. Eles substituem facilmente as espátulas e também são adequados para passar superfícies.
Espátula articulada
A colher de pedreiro estreita e comprida também tem a sua especialização. É utilizado no preenchimento de juntas em alvenaria entre blocos de construção, pedra natural... A largura de uma plataforma plana com extremidade arredondada é determinada pelo tipo de material a ser trabalhado. As espátulas são uma alternativa à espátula, pois permitem preencher com precisão e rapidez os vazios e lacunas nas costuras de alvenaria. Eles também são chamados de rusticados.
Para cantos internos e externos
As espátulas utilizadas em trabalhos de reboco podem ter uma especialização estreita. Sua variedade angular é utilizada nos casos em que é necessário garantir um acabamento correto e preciso em locais de difícil acesso.... A forma especial do “livro” com um ângulo de 90 graus permite aplicar a solução, distribuindo-a uniformemente.
As espátulas de canto são divididas em externas e internas.
Para papel de parede líquido
Ao trabalhar com composições de acabamento modernas, as ferramentas devem ser selecionadas de forma adequada. A espátula para papel de parede líquido é desenhada levando em consideração as características desse material.
Ele permite que você:
- ajustar o revestimento sem danificá-lo;
- veja o resultado (espátula transparente);
- reduzir a pressão exercida na superfície.
Ferramentas deste tipo podem ser feitas de materiais poliméricos em vez de metal.
Na maioria das vezes, as espátulas de acrílico são levadas, sólidas ou combinadas. Você pode levar as espátulas apropriadas no kit. É melhor pegar espátulas metálicas de aço inoxidável, passar a ferro e cantos... Os modelos de acrílico geralmente possuem uma alça ergonômica de plástico para uma experiência de trabalho mais confortável.
As espátulas transparentes para papel de parede líquido comprovaram sua eficácia especialmente no trabalho com revestimentos decorativos. Eles não só permitem ver o resultado do trabalho, mas também permitem controlar a espessura da camada, detectar defeitos imediatamente.
As espátulas de plástico são mais seguras, não danificam o revestimento de assentamento. Eles não aderem à composição, como contrapartes de metal, eles deslizam bem.
Para inclinações, cantos, áreas ao redor de saídas, uma espátula trapezoidal é útil... No processamento de nichos, arcos, elementos arredondados, uma espátula em forma de ferro será absolutamente indispensável. Ao preparar tudo o que você precisa para aplicar papel de parede líquido nas paredes, certifique-se de que a ferramenta certa está disponível.
Como escolher?
Os principais critérios para escolher a espátula certa não estão apenas na sua funcionalidade ou finalidade. Muito mais atenção deve ser dada aos materiais de que a parte de trabalho da espátula é feita.
- Aço inoxidável... Este é o tipo de base mais durável, resistente à corrosão, cargas de choque, danos mecânicos. De uma superfície polida e brilhante, as soluções saem tão facilmente quanto possível. As ferramentas feitas com este material podem ser facilmente limpas, mas durante o trabalho requerem mais cuidado e precisão.
- Aço preto... Como no caso do aço inoxidável, esse material é cortado por estampagem em peças do tamanho desejado. Para proteção contra a corrosão, a superfície é pintada ou coberta com uma camada galvanizada. A argamassa adere muito bem à superfície de uma espátula de aço comum, o que deixa mais espaço para manobras ao lançar, mirar. Ferramentas de metal preto são mais difíceis de limpar, mas muito mais adequadas para aqueles que são novos na alvenaria.
Vale a pena prestar atenção às características de design do cabo. A melhor solução é considerada uma versão combinada de plástico com um revestimento emborrachado. Ele atinge um equilíbrio entre leveza e facilidade de uso.
Alças compostas são bem equilibradas e confortáveis para segurar na palma da sua mão.
Como usar corretamente?
O trabalho com espátula no assentamento de pedras, no rejuntamento ou no alisamento da superfície tem sempre características próprias. Dominar as sutilezas da arte de possuir uma espátula será útil para absolutamente todos. Além disso, até mesmo um artesão doméstico tem de realizar periodicamente trabalhos de reparação ou reboco.
Aqui estão as regras básicas ao trabalhar com uma espátula.
-
Técnica... No trabalho com argamassas de cimento, o lançamento da mistura na superfície da alvenaria é feito exclusivamente com a mão. Você não precisa usar o cotovelo ou o ombro, ou a fadiga virá muito rápido. Vale a pena considerar que cada conjunto de material acrescenta peso à própria massa da espátula de 400-600 g.
A mão não deve sentir a carga muito rapidamente, caso contrário, é improvável que seja possível concluir o trabalho rapidamente.
- Aceleração... Este ponto é muito importante ao trabalhar com compostos de gesso. No momento do lançamento, é necessário recolher a mistura sobre uma espátula e, em seguida, realizar um movimento brusco de si mesmo com parada. Nesse caso, a solução sairá facilmente da plataforma de trabalho da espátula, ficando na superfície a ser aparada devido à força de inércia.
- Adaptação individual... A curvatura do pescoço da ferramenta determina o conforto de trabalhar com uma espátula ao realizar uma determinada gama de tarefas. Mas também deve corresponder às características anatômicas de uma pessoa em particular. Se sentir desconforto ao derramar ou distribuir a solução na mão, vale a pena experimentar com o ângulo do pescoço. Uma espátula ajustada corretamente fornecerá velocidade máxima e facilidade de uso.
- Trabalhando com papel de parede líquido... Este tipo de composição é radicalmente diferente do gesso clássico. A mesma espátula pode ser usada para rascunhar e alisar. Nesse caso, a mistura é aplicada na superfície da ferramenta, depois é aplicada na parede, esfregando o material em movimentos circulares.
Não é necessário observar uma única direção de movimento da espátula - ela pode se mover aleatoriamente.
- Aplicação ao colocar... Sobre uma pedra de construção, tijolo, a argamassa é aplicada com uma espátula a partir da borda de topo. Existe também uma técnica em que uma camada da mistura de montagem é aplicada em excesso sobre a base, de forma que, no assentamento, parte dela fique na lateral. O excesso de cimento deve ser removido imediatamente com a mesma espátula. No final da alvenaria, é retirada uma espátula estreita e realizada a junção.
Atendendo a todas estas recomendações, é possível proporcionar comodidade na utilização da talocha na realização de trabalhos de construção e reparação.
Esta ferramenta ainda é procurada e relevante. A capacidade de possuí-lo permitirá que você passe sem ajuda externa ao executar tipos simples de alvenaria, colar azulejos ou rebocar paredes.
O comentário foi enviado com sucesso.