Ferramentas de pintura: recursos, tipos e dicas para escolher
Ferramentas de pintura são um componente necessário ao trabalhar com composições para acabamento e reparo de instalações. Na maioria dos casos, profissionais e autodidatas usam quase os mesmos conjuntos de dispositivos para transformar o interior. Mas também existem diferenças, principalmente relacionadas à abrangência e complexidade das tarefas a serem resolvidas. Por exemplo, um amador não precisa de uma pistola de pulverização potente, mas para um especialista pode facilitar muito o trabalho em grandes áreas de superfície.
Peculiaridades
É bastante difícil cobrir todos os tipos existentes de ferramentas de pintor profissional. Com efeito, para obter um resultado óptimo, um especialista tem de realizar várias manipulações: nivelar, limpar, alisar o revestimento. Dependendo da operação, a finalidade das ferramentas de construção e pintura e pintura e gesso, e até mesmo seus tamanhos, também mudam. Entre as características distintivas das ferramentas para trabalhos de pintura está a presença obrigatória de uma superfície de contato com a qual o trabalho é executado. E também vale atentar para o fato de que além dos aparelhos básicos, existem os auxiliares.
- Banhos... Com a ajuda deles, o excesso de tinta é removido do rolo de pintura. Essa cubeta é feita de materiais poliméricos e tem um fundo ondulado. O uso de bandejas ajuda a garantir uma aplicação mais uniforme do revestimento, evitando respingos de compostos de tinta.
- Escovas de metal. Com sua ajuda, eles limpam superfícies que podem estar sujeitas a ações abrasivas severas. Por exemplo, ao pintar metal ou remover revestimentos antigos de concreto. A ferrugem é removida precisamente com escovas de cerdas de metal.
- Cuvetes para soluções. Eles são usados na mistura de compostos de gesso, tingimento manual de tinta. A capacidade do acessório depende de sua finalidade e tipo de trabalho.
- Pincéis de papel de parede. Destinam-se a remover dobras e áreas inchadas: bolhas de ar. É importante levar em consideração que a ferramenta deve ter uma pegada confortável para fixação na palma da mão, caso contrário será inconveniente trabalhar com ela por muito tempo.
Cada tipo de material de pintura possui as características principais. A primeira coisa a que você deve prestar atenção é a geometria e a forma. É bastante variado em pincéis, que podem ser:
- quadrado;
- volta;
- retangular;
- oval.
Também é comum considerar as características das cerdas separadamente. Pode ser artificial: universal, mas limitado ao contato com solventes particularmente corrosivos. Essas escovas são especialmente úteis ao trabalhar com vernizes.
Os pincéis universais combinam áreas com diferentes tipos de vilosidades, seguram bem tintas e vernizes com diferentes densidades de frações, não soltam.
As cerdas naturais são mais flexíveis e macias, sendo conveniente trabalhar com óleo de linhaça, tintas à base de óleo e alquídicas.
Os rolos também apresentam algumas diferenças. Existem modelos desmontáveis ou reutilizáveis, nos quais existe uma parte móvel substituível, e estruturas monolíticas (descartáveis). Dentre as opções de estacas, as mais populares são as diversas soluções.
- À base de poliamida. São considerados universais, possuem alta absorção.
- Baseado em poliacrílico. Eles podem se dissolver ou interagir com ligantes de tintas e vernizes.
- Fabricado em poliéster com estrutura de fibra característica. Eles são caracterizados pela baixa resistência ao desgaste.
- De espuma de borracha. Adequado apenas para trabalhar com materiais à base de água: componentes de óleo e alquídicos corroem o material.
- Pele natural... São práticos, versáteis e resistentes ao desgaste.
- De veludo... São utilizados para acabamento, possuem cochilo curto e estrutura superficial uniforme.
O comprimento da pilha também é importante. Quanto mais gofrado for o revestimento, mais difícil será pintá-lo. Assim, os modelos de veludo de pêlo curto são adequados apenas para paredes lisas e tetos sem relevo.
Requisitos
As ferramentas de pintura possuem normas próprias, sujeitas aos requisitos de determinados regulamentos. A norma para pincéis e pincéis é especificada em GOST 10597-87. Ele define as características e tipologia dos produtos. Em particular, de acordo com a marcação estabelecida para o trabalho manual na pintura e aplicação de primer, os produtos KRS, KRO, KR são considerados adequados.
Variedades planas de escovas utilizadas na limpeza de superfícies, caiação - KP. Os produtos marcados com KMA são adequados apenas para trabalhar com materiais à base de água. KF - pincéis de flauta especializados que permitem alisar as marcas deixadas na superfície durante a pintura. As opções de acabamento marcadas com KFK ou KT, dependendo da finalidade, são usadas ao aparar ou processar painéis.
Os tamanhos variam na faixa de 20–100 mm (para KMA a faixa de 135, 165 e 195 mm é usada, para KF de 8 a 18 mm). As peças de madeira utilizadas não devem ter nós com diâmetro superior a 5 mm. O teor de umidade do produto não deve ultrapassar 12%, um revestimento à base de óleo secante ou verniz (para coníferas) é obrigatório.
Para rolos, GOST 10831-87 é relevante. Marcado pelo tipo de cobertura:
- VM - pele, destinado ao trabalho com vernizes e tintas (VPM - para pisos, VMU - angular);
- VP - para trabalhos com adesivos base água, possui revestimento de poliuretano.
Tamanhos padrão para produtos de pele - 100, 200, 250 mm. Altura do pêlo na faixa de 8–25 mm, uniforme em toda a superfície. É permitido fabricar produtos costurados a partir de peças. Os produtos de poliuretano devem ser produzidos em uma única peça, sem cola ou costuras soldadas. Um fecho típico (alça e base) do rolo substituível tem um diâmetro de 8 mm. Os indicadores de seu design não são regulamentados pelos requisitos da norma estadual.
Quais ferramentas são usadas?
As opções básicas para trabalhos profissionais de construção ou pintura e gesso incluem ferramentas manuais, pneumáticas e elétricas. A descrição dos tipos mais comumente usados deve ser considerada em mais detalhes.
Espátula
Ferramenta manual com cabo emborrachado ou de madeira, utilizada para aplicar cargas e superfícies lisas. Possui uma superfície de trabalho ampla e plana. Para acabamento, pode ser em metal.
As opções de ferramentas são feitas de madeira para a aplicação de compostos de massa em bases de gesso ou madeira.
A espátula de borracha tem formato trapezoidal, permite fechar as costuras sem danificar a camada de base, geralmente não possui cabo.
Escovar
Em termos de funções, duplica o pincel, mas é grande. Permite cobrir rapidamente uma área de superfície significativa com um adesivo ou um primer. Às vezes usado em vez de uma pistola de pulverização.
Escovar
Existem alguns tipos de pincéis. Para adesivos, são usadas opções de felpo volumétrico, que são montadas em uma alça longa. Uma opção um pouco menos produtiva em termos de rapidez de cobertura de grandes áreas é uma escova de cal de fibra sintética. Com comprimento de pilha de até 10 cm, têm largura de 200 mm, adequadas para a caiação interna e externa de edifícios.
A cerda redonda ou retangular é um produto com cabo removível ou permanente, feito de cerdas naturais. Também pode ser usado para trabalhar com compostos de cal. Para trabalhos menores, um travão de mão clássico é usado: uma escova com um diâmetro de até 54 mm. Em uma estrutura de metal, esses produtos são considerados universais. Quando colado, não deve ser usado para calagem.
As escovas de flange têm formato plano, com largura de 25 a 200 mm, feitas profissionalmente de cabelo de texugo com armação de metal. Com essa ferramenta, os traços irregulares deixados por pincéis de outros tipos são suavizados e os defeitos são removidos.
Os pincéis para os mais delicados trabalhos de pintura estão disponíveis nas versões redonda e plana. As cerdas são sempre brancas e duras.
Os pincéis de meia-esquadria são semelhantes aos pincéis, mas diferem em tamanho. Um produto retangular com uma plataforma de trabalho de 15x76 mm pode criar um efeito áspero na superfície. Requisitos especiais são impostos às cerdas: deve ser o mais rígido possível.
Roller
Os mais produtivos são a borracha esponjosa, assim como os produtos de pele (naturais e sintéticos). Existem tipos de produtos especiais: para trabalhar em escadas ou com estantes metálicas estreitas. Esses produtos são feitos com dois rolos, que permitem um processamento de alta qualidade do plano pintado.
Os modelos universais geralmente possuem um rolo de espuma, mas estão disponíveis apenas na versão descartável. Os rolos em miniatura de até 100 mm de tamanho e 30 mm de diâmetro são adequados para trabalhos de teto, pintura de áreas estreitas e decoração de ambientes. Os modelos de fachada têm um revestimento felpudo que pinta bem quaisquer irregularidades. Variedades de agulha são usadas para perfurar drywall ou nivelar misturas a granel.
Acessórios mecânicos
Esta categoria inclui 2 tipos de ferramentas.
- Pistola de pulverização manual... Permite obter uniformidade de coloração, sensível à pureza e espessura da tinta.
- Pistola elétrica ou manual. Pulveriza o composto sob pressão, fornece velocidade máxima.
Recomendações de seleção
Não economize na qualidade de suas ferramentas de pintura. Quanto mais confiáveis e seguros eles forem, melhor será o trabalho. Além disso, os produtos feitos de materiais naturais e artificiais requerem cuidado cuidadoso e armazenamento adequado. Então sua vida útil será tão longa quanto possível.
Na hora de escolher os pincéis, é importante atentar para a composição do material. Cerdas naturais são melhores do que crinas, construção mista é permitida. A presença de uma estrutura metálica aumenta significativamente a durabilidade do produto, evita a perda intensiva de fiapos.
Versões coladas são muito menos duráveis, não sendo adequadas para trabalhar com cal.
Se houver dúvidas ao adquirir materiais e ferramentas para uso independente, é melhor primeiro verificar a compatibilidade do produto selecionado e o tipo de tinta e verniz. Além disso, deve-se seguir as recomendações de aplicação e as proporções de preparo das composições para acabamento. Assim, erros no uso de materiais de pintura podem ser evitados.
Uma visão geral das ferramentas de pintura é fornecida no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.