Como fazer uma dobradeira do tipo "faça você mesmo"?
A dobradeira, junto com a dobradeira de tubos e hastes, é um dispositivo útil na vida cotidiana e nos serviços de construção. Freqüentemente, em depósitos de metal, eles oferecem um serviço para dobrar chapas de metal - mediante o pagamento de uma taxa. Você pode pagar para dobrar uma ou mais chapas - mas, ao construir uma casa, você precisa de sua própria dobradeira.
Dispositivo de dobradeira
Antes de fazer um listogib, decida qual espessura e estrutura, assim como quantas folhas você precisa dobrar, exatamente como elas irão dobrar. Isso permitirá que você selecione o esquema de acordo com o qual o dispositivo será produzido. O mecanismo mais simples permite dobrar chapas de aço por meio de uma travessa... Este dispositivo pode dobrar facilmente uma folha com largura não superior a meio metro, 90 graus, usando apenas a força das mãos do mestre. A chapa é fixada na máquina por meio de uma braçadeira ou um pequeno torno. A dobra no local selecionado é realizada pressionando a travessa sobre ela.
Para obter um ângulo de curvatura correto, você precisa de um inserto especial na forma de uma tira de metal ou liga, que adiciona elasticidade à folha dobrável.
Dispositivo complicado - prensa freio com malha e punção como um atuador. Uma folha de metal ou liga é colocada em uma matriz curva ou endireitada e um punção (cunha de dobra) é pressionado contra a folha sendo dobrada, dando-lhe o padrão de dobra desejado. Essa máquina é mais frequentemente usada na indústria metalúrgica, onde o dobramento de chapas de metal é colocado em operação.
Máquinas de dobrar caseiras em casa, eles também podem trabalhar com um mecanismo hidráulico, cuja função é desempenhada, por exemplo, por um macaco.
Para tal máquina, são necessários pelo menos dois conectores idênticos.
Além disso, seu trabalho deve ser sincronizado, o que é uma complexidade adicional em comparação, por exemplo, com vergalhões e dobradores de tubos.
Máquinas profissionais de dobra são feitos com base em um mecanismo de três eixos. Nestes, uma folha de metal passa por eixos direcionáveis. Como resultado, o raio de curvatura da folha assume valores diferentes para diferentes abordagens.
Um lugar especial é ocupado por máquinas de dobra eletromagnética... Mas é difícil fazer sozinho essa máquina de dobra. Suas qualidades positivas são as pequenas dimensões, o processo silencioso de dobragem das folhas, a alta velocidade. Essa máquina de dobra funciona devido ao campo eletromagnético criado entre a superfície de dobra e a matriz. O flexor é frouxamente fixado com uma mola, e a própria matriz é colocada embaixo. O mecanismo se ajusta à forma da folha dobrada. Um eletroímã é colocado sob o flexor (ou nele), ao qual é fornecida uma tensão de rede retificada.
A matriz é atraída pelo flexor e isso dobra instantaneamente a peça inserida. Esse dispositivo também pode ter uma máquina de dobrar setorial, o que torna possível fazer flanges multiníveis (compostos).
Máquina de dobra de eixo é utilizado, por exemplo, na fabricação de chaminés de parede única, onde um tubo de seção transversal redonda ou oval tem dimensões ideais. Se o mecanismo de poço tem um determinado perfil, ele é bom para a fabricação de calhas de telhado localizadas em torno do perímetro.
Se necessário, a dobradeira de eixo é equipada com rolos de dobra adicionais, permitindo, por exemplo, obter ferro escalonado ou ondulado a partir de uma folha plana.
As máquinas de eixo são frequentemente equipadas com uma faca, o que torna possível cortar a folha perto do ponto de dobra.
Para uma máquina de dobra manual, o recurso de trabalho é mais frequentemente escolhido dentro dos seguintes limites:
- número de folhas - não inferior a 1400;
- largura da folha - não mais de 2 m;
- ângulo de dobra - até 130 graus.
Um recurso maior é usado não para o trabalho doméstico, mas para o trabalho personalizado.
Preparação de materiais e ferramentas
Para a fabricação de um listogib, você não pode prescindir das seguintes ferramentas e consumíveis para eles:
- furadeira elétrica e um conjunto de brocas de vários diâmetros;
- búlgaro, bem como discos de corte e moagem para ele;
- máquina de solda e um conjunto de eletrodos;
- vício para uma bancada de trabalho, um conjunto de grampos;
- conjunto de ferramentas manuais (martelo, marreta, alicate, punção central, lima de cinzel).
Para conectar a ferramenta, se não houver saída localizada próximo ao canteiro de obras no pátio, é necessário um carretel de extensão do comprimento necessário.
Como consumíveis, você precisa:
- perfil de canto feito de aço de paredes espessas;
- parafusos, porcas e arruelas (você pode usar produtores);
- canal (Perfil em forma de U com bordas parcialmente afiadas);
- a regra (se for usado como um elemento de gatilho);
- barra de reforço (o reforço com uma superfície lisa é aceitável);
- conjunto de rolamentos de esferas (se o mecanismo permitir seu uso).
Depois de preparar os aparelhos elétricos, consumíveis e materiais necessários, você pode começar a fazer uma máquina de listogib.
Instruções de fabricação passo a passo
Três tipos de dobradeiras - manuais, de eixo e hidráulicas - implicam em diversos desenhos específicos. Vamos começar com um canto (em forma de T).
Da esquina
Um ou dois cantos como base é o design mais comum. Isso requer uma grande área plana (bancada). Idealmente, se o tampo da mesa for estofado com uma folha de metal mais espessa.do que aquele cuja folha você deseja dobrar.
A largura do canto deve ser de pelo menos 4,5 cm, a espessura deve ser de pelo menos 3 mm... Ao dobrar chapas mais longas (um metro ou mais), serão necessários cantos mais grossos e mais largos; metal ferroso em forma de T (em forma de T, canto duplo) também servirá.
Prepare duas dobradiças de porta de aço, parafusos e porcas de 10-20 mm e molas. É aconselhável usar dobradiças borboleta, nas quais é fornecida uma cabeça de parafuso escareada - seu design é reforçado e suporta uma sobrecarga significativa.
Faça o seguinte.
- Dobre os dois perfis em T juntos. Em ambas as extremidades, corte as reentrâncias para as dobradiças. Corte a borda de cada entalhe em um ângulo de 45 graus.
- Lime o terceiro perfil em T da mesma maneira, deixando o entalhe mais recuado. Esse entalhe é necessário para pressionar as folhas dobradas e move-se sem esforço.
- Solde as dobradiças em ambos os lados - da frente e de trás. Certifique-se de que as soldas estão retas e sólidas - o laço não deve se soltar.
- Em uma das marcas que está longe de você no momento, solde dois chanfros de cada lado. Isso ajudará a fixar o parafuso de retenção no lugar.
- Solde as porcas dos parafusos nos chanfros.
- Trave a barra de fixação (barra em T com lado cortado).
- Solde as placas de aço no topo com um orifício no meio de cada uma. O parafuso deve se encaixar facilmente no orifício.
- Alinhe os orifícios para que se alinhem com a porca. Solde nessas placas.
- Corte uma seção da mola de forma que sua força seja suficiente para elevar a barra de fixação em 6 mm em média.
- Enrosque o parafuso na barra de fixação, coloque a mola e aperte a porca. Instale a mesma peça de mola na parte traseira. A placa de pressão deve se levantar sozinha quando o parafuso é afrouxado.
- Solde duas peças de vergalhão na cabeça do parafuso - elas servirão como uma alça para apertar.
- Coloque almofadas de plástico ou em forma de tubo de madeira nas alças resultantes.Também podem ser usados punhos de bicicleta antigos.
A dobradeira está pronta para funcionar. O dispositivo também pode ser feito de vigas I. A viga em I superior - pressionando - é fixada na extremidade inferior com uma dobradiça.
A segunda extremidade da viga I é mantida por meio de uma cunha ou excêntrico.
Do canal
Se você substituir o ângulo ou perfil em T por um canal em forma de U, a vida útil da dobradeira aumentará significativamente. As peças principais instaladas no canal permanecem inalteradas.
A trave cruzada ao usar o canal não dobrará prematuramente. O ângulo, por sua vez, é menos resistente a sobrecargas - a menor dobra reduzirá drasticamente a qualidade do trabalho, razão pela qual a chapa de aço terá que se curvar após endireitar e ajustar a máquina.
Da regra
O dispositivo para dobrar chapas de aço com base na régua difere do angulado porque ao invés do ângulo ou "Tavra", a régua usual de alumínio é utilizada como grampo, utilizado em trabalhos de reboco e para nivelamento de pisos de concreto em betonilha. Praticamente não se deforma ao dobrar chapas de até 0,7 mm de espessura, no entanto, se você ultrapassar esse limite e também dobrar um pedaço muito curto de chapa, a lâmina fica sem brilho. É substituível - é fácil substituir uma lâmina desgastada por uma nova.
Uma viga é usada como transversal de dobra, dobrando a chapa de aço em torno do eixo de fixação, deformando a chapa de aço até que ela dobre em um determinado ângulo.
Feito de madeira
As peças de madeira da máquina de dobrar irão salvá-lo do peso excessivo do dispositivo. O fato é que uma dobradeira clássica em ângulo ou canal pesa 100 kg ou mais, o que torna impossível movê-la. Se um trilho for usado como estrutura principal, a massa aumentará em mais de 200 kg e exigirá uma seção do piso sob uma cobertura com revestimento de concreto armado.
Máquina de dobra de madeira dobra aço e alumínio até 1 mm de espessura.
Você vai precisar de madeira dura; ao usar pinho e abeto, as peças de madeira ficarão imediatamente embotadas e deformadas. Vantagens de uma estrutura de madeira - sem necessidade de soldagem - todas as conexões são aparafusadas. Uma máquina de madeira é mais fácil de fazer. É adequado para dobrar telhas e para trabalhos em estanho puro.
Freqüentemente, eles aumentam o peso de uma máquina de aço usando uma placa de madeira como travesseiro.
Fora do trilho
A dobradeira manual de chapas com trilho é projetada para dobrar aços com espessura superior a 2 mm. Grosso modo, eles podem dobrar chapas grossas com as quais as garagens de aço foram construídas anteriormente. A chapa de metal é fixada com um trilho. A profundidade de alimentação das folhas pode ser ilimitada - tal máquina dobrará a folha em qualquer lugar, não importa o comprimento. A produtividade das dobradeiras manuais sobre trilhos é de dezenas de metros corridos de folha por hora, o que torna possível colocar a dobra de metal em operação.
O comprimento do trilho pode ser de até 2,5 m.
De rolamentos
A máquina de dobra de rolo, em contraste com a dobra em loop, tem maior precisão. Se os rolamentos forem adequados ao tamanho da carga que cai sobre as chapas dobradas e forem bem lubrificados, a unidade de três rolos funcionará por pelo menos vários anos, mesmo com o uso diário.
A descrição do processo de fabricação de tal máquina é a seguinte.
- Faça alguns furos em um pedaço de perfil tubular quadrado. Eles são necessários para hastes de aço de até 8 mm de diâmetro.
- Solde essas hastes ao tubo e encaixe os plugues de plástico. A parte funcional da máquina está pronta.
- Corte cortes retangulares em duas peças de cantoneiras de aço.
- Coloque os cantos em uma morsa em uma bancada com arruelas espaçadoras entre eles. As arruelas são usadas para expor uma fenda na qual a folha de aço ou alumínio dobrável é colocada.
- Solde 2 pinos lisos e perfeitamente redondos nos cantos.
- Deslize os kits de rolamento de esferas nos pinos.
- Perfure no centro dos cantos ao longo do buraco.
- Insira nestes orifícios o componente constituído por um tubo perfilado e 2 hastes, soldadas anteriormente.
- Prenda as buchas nas hastes e solde-as nos cantos.
- Deslize os rolamentos de esferas nas extremidades das hastes.
Monte a estrutura e lubrifique os mancais preenchendo-os com litol, graxa ou graxa de grafite. Esta unidade é excelente para aplicações em folha de flandres.
Dicas úteis
Recomenda-se pintar toda a estrutura, pois será utilizada no quintal e não em casa. A pintura oportuna evitará que enferruje.
Não use uma máquina de dobra de madeira para dobrar folhas com espessura superior a 1 mm. - isso levará ao seu rápido colapso. Não foi projetado para esse tipo de esforço.
Por outro lado, não use uma máquina dobradeira que seja muito potente para aço fino. Dobrar muito rápido quebrará a folha, o resultado é uma rachadura. Principalmente as rachaduras destroem as chapas galvanizadas comuns com o tempo. Cada dispositivo é projetado para uma carga específica.
Às vezes, um trabalhador não pode dobrar aço com espessura de mais de 2 mm em uma máquina de dobra de chapa potente.... Mesmo quando a máquina de dobra tem alavancas longas, a ajuda de outros trabalhadores pode ser necessária. Em máquinas de dobrar manuais profissionais, os trabalhadores dobram chapas de aço em duas, três, ou usam um dispositivo mecânico com um motor de 12 quilowatts. A última opção é aplicável em uma fábrica onde, por exemplo, telhas onduladas, cantos de cumeeira, caixas, tiras em forma de L para soleiras e vários outros tipos de produtos são feitos de tiras de chapa de aço acabada.
Um listogib bem feito não risca nem mesmo tinta ou chapa de aço galvanizada, entortando-a. Para evitar arranhões e abrasões em tal revestimento, insira as folhas na máquina de dobrar com muito cuidado.
Qualquer listogib está sujeito a um desgaste gradual, mesmo que seja super resistente e de alta qualidade. As peças giratórias em movimento e atrito (dobradiças, rolamentos) devem ser lubrificadas pelo menos uma vez por ano - com trabalho raro e ocasional. A operação frequente e de longo prazo pode exigir lubrificação uma vez por mês, trimestralmente - essas peças sofrem sobrecarga aumentada e não são completamente desprovidas de atrito. Verifique as bordas das guias - com o tempo, elas também podem ficar cegas e serrilhadas, e a folha de metal dobra mais e mais grosseira, com irregularidades e áreas amassadas.
Não use chapas de aço inoxidável como material... A tenacidade significativa desta liga torna essas chapas difíceis de processar.
Ao fazer uma dobradeira de chapa, evite juntas soldadas que são danificadas por cargas que mudam constantemente de direção para o oposto.
Tente manter a máquina o mais simples possível, sem adicionar detalhes desnecessários.... Simplicidade é amiga da confiabilidade. Peças extras podem adicionar peso extra.
A dobradeira de chapa não é adequada para dobrar peças de trabalho, que são então utilizadas no forjamento artístico - sua faca não foi projetada para cortar peças de aço a partir de 2 mm. A faca de dobra basicamente corta apenas em linha reta. Use máquinas metalúrgicas especializadas de um nível diferente que resolvam este problema.
Use luvas, óculos de proteção e roupas de proteção ao trabalhar com ferramentas elétricas, incluindo ferramentas elétricas. Isso reduzirá a probabilidade de ferimentos causados por direção descuidada. A munição do trabalhador não deve grudar no próprio dispositivo durante o trabalho.
Conclusão
Se a fabricação de uma dobradeira manual estiver além de sua força e conhecimento, você deve usar um dispositivo pronto. Custa cerca de 60 mil rublos. Mas esse método é bom apenas para aqueles que não querem perder lucros colocando o trabalho de dobra em operação.
Como fazer uma dobradeira do tipo "faça você mesmo" - veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.