Alicate de bico redondo: características e características dos modelos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Para que servem?
  4. Modelos e suas características
  5. Sutilezas de escolha
  6. Dicas de uso

O alicate de bico redondo é um membro típico da família dos alicates e é usado em vários campos da atividade humana. Os produtos têm uma especialização bastante restrita, pelo que não podem ser utilizados em trabalhos de reparação, construção e montagem, como alicates.

O que é isso?

O alicate de bico redondo é um alicate clássico, equipado com bordas arredondadas alongadas, conectadas entre si por meio de uma dobradiça móvel. Eles são chamados de ferramentas de montagem e acessórios manuais e, se houver material isolante nas alças, também são chamados de ferramentas de instalação elétrica. Os alicates de ponta redonda estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, com diferentes comprimentos e diâmetros de lábio. Isso permite que eles sejam usados ​​para formar curvas do diâmetro necessário por torção mecânica em relação aos lábios. O alicate de bico semicircular também pertence à categoria dos alicates de bico redondo - pinça, em que a parte interna dos lábios tem uma forma achatada.

De acordo com GOST, ranhuras especiais devem ser entalhadas no interior das superfícies de trabalho, em locais de contato entre si. São projetados para melhor agarrar a ferramenta com fios e núcleos, garantindo sua fixação segura e evitando escorregões. As únicas exceções são os alicates de bico redondo para joalheiros. Por razões técnicas, tal ferramenta deve ser absolutamente lisa, uma vez que a presença de ranhuras durante a execução de trabalhos especialmente delicados pode interferir muito.

Variedades

Os alicates de bico redondo são classificados de acordo com três critérios.

Objetivo da ferramenta

Com base nisso, os alicates são divididos em duas categorias: modelos de montador e elétricos. Os primeiros não possuem revestimento isolante especial nos cabos, portanto, podem ser utilizados exclusivamente para trabalhos não relacionados à eletricidade.

As amostras de instalações elétricas são equipadas com esse tipo de isolamento e são a principal ferramenta dos eletricistas.

Forma das peças de trabalho

De acordo com a configuração da peça de trabalho, os alicates de bico redondo são divididos em dois tipos.

  • Primeira vista representado por instrumentos com lábios afilados afilando em direção às pontas. A vantagem dos modelos cônicos é uma ampla gama de aplicações, e a desvantagem é a impossibilidade de se formar uma mola com bobinas do mesmo diâmetro, pois a cada bobina subsequente seu diâmetro diminuirá.
  • Segundo tipo representado por modelos com rebordos cilíndricos com a mesma seção transversal ao longo de todo o comprimento. A desvantagem dos modelos cilíndricos é sua especialização muito estreita, em comparação com o tipo cônico, e a capacidade de enrolar voltas de apenas um tamanho. Mas ao formar uma mola com a forma cilíndrica correta, essa ferramenta é simplesmente insubstituível.

    As pontas dos lábios do primeiro e do segundo tipo podem ser retas ou curvas. Isso permite que você trabalhe em locais de difícil acesso, onde é fisicamente impossível chegar perto com uma ferramenta com lábios retos. Esses modelos são frequentemente usados ​​por joalheiros, realizando um trabalho especialmente delicado com eles. As mandíbulas da ferramenta podem ter o mesmo diâmetro ou diferir visivelmente em tamanho.

    A ferramenta com lábios de diferentes tamanhos é muito fácil de usar e permite formar curvas de diferentes diâmetros.

    O tamanho

    As dimensões da seção dos lábios de trabalho são claramente definidas no padrão estadual e são medidas em milímetros. O diâmetro das mandíbulas em várias combinações pode ser 180, 160, 140 e 125 mm. Modelos estrangeiros podem ser produzidos com um diâmetro de 135 mm.

    Para que servem?

    O escopo de uso do alicate de bico redondo é bastante amplo. Com a ajuda deles, é possível realizar a captura pontual de fios, fios e hastes metálicas, bem como realizar sua dobra uniforme. A ferramenta é amplamente utilizada para remover anéis de retenção, dobrar placas de metal estreitas e trabalhar com fios elétricos. O trabalho com redes de alta tensão é realizado com um alicate dotado de cabo dielétrico capaz de suportar até 1000 V. Para o trabalho com rede de baixa tensão, basta um alicate de bico redondo dotado de enrolamento isolante.

    O alicate de bico redondo é freqüentemente usado em sapadores e joias, e também para enrolar molas. E também com a ajuda deles, você poderá fazer diversas decorações para o interior e joias exclusivas.

    Modelos e suas características

    O mercado moderno de chaveiros e ferramentas manuais elétricas representa uma grande variedade de produtos, tanto nacionais quanto estrangeiros. Abaixo estão os mais populares deles, que têm um grande número de resenhas aprovadas, o que significa que estão em alta demanda por parte dos consumidores.

    • Marca sueca Bahco modelo 2521G-140fabricado na França, equipado com mandíbulas cônicas e adequado para todos os tipos de trabalho com fios e fios. Para a fabricação de lábios, utiliza-se aço-liga de alta qualidade, oxidado. Graças a este revestimento, o risco de corrosão é totalmente excluído. A ferramenta está equipada com cabos Ergo de dois componentes em polipropileno e revestidos com almofadas termoplásticas antideslizantes. O desenho do modelo inclui uma mola de retorno, equipada com opção liga / desliga, o que facilita muito o uso da ferramenta. Graças à sua ação de expansão, as mandíbulas são automaticamente retraídas para a posição oposta, o que às vezes é extremamente necessário ao realizar trabalhos particularmente delicados. O produto não possui revestimento dielétrico, portanto não se destina a trabalhos elétricos. O peso do modelo é de 120 g, o comprimento chega a 15 cm, a largura é de 5 cm e o custo do produto é de 1.785 rublos.
    • Alicate de bico redondo da marca mexicana Truper PM-PR4 17370made in China têm mandíbulas alongadas em forma de cone, para a fabricação das quais é usada uma liga de cromo-vanádio. Isso garante alta resistência das superfícies de trabalho e permite que você trabalhe com metal fino. O produto é equipado com cabo bicomponente sem isolamento dielétrico, tem comprimento de 120 mm e custa 424 rublos.
    • Modelo da marca alemã Sturm 1030-04-4-125 produzido na China. Destina-se a agarrar, enrolar e cortar fios, fios e núcleos. As mandíbulas com extremidades curvas têm um revestimento de cromo-níquel, graças ao qual não enferrujam e podem ser utilizadas em condições de alta umidade. O comprimento do produto é de 125 mm, o custo é de 170 rublos.

    A ferramenta da marca nacional "Zubr", o modelo "Elétrico" é feito de aço durável de alta qualidade e é projetado para trabalhos de alta tensão com tensões de até 1000 V. As arestas de corte das mandíbulas longas são adicionalmente endurecidas pela corrente de alta frequência e têm uma vida útil muito longa. O lábio tem um revestimento fosfatado e o cabo é feito de material dielétrico e está equipado com terminais de proteção escalonados. Este design oferece segurança completa e protege a mão de fios de alta tensão de forma confiável. O comprimento do produto é de 160 mm, o custo é de 370 rublos. O modelo é produzido de acordo com GOST 11516-94 e possui o artigo 2214-8-16 z02.

    Além das amostras apresentadas, os produtos da empresa alemã Gross e da polonesa NEO são muito procurados.As empresas têm se especializado na produção de alicates há muitos anos e produzem alicates de ponta redonda clássicos e amostras planas. O custo dos modelos dessas marcas varia de 700 a 1.800 rublos.

    Sutilezas de escolha

    Ao escolher um modelo de alicate de bico redondo, você deve prestar atenção a uma série de fatores importantes, afetando direta ou indiretamente a conveniência e segurança do uso da ferramenta.

    • Em primeiro lugar, você precisa determinar para que tipo de trabalho o produto está sendo adquirido. Portanto, para uso em uma oficina de joalheria, você deve escolher modelos com lábios finos e longos, de formato reto ou curvo.

    Para um trabalho particularmente preciso, os modelos em forma de cone com uma superfície absolutamente lisa e sem entalhes são adequados.

    • Atenção especial deve ser dada à presença de uma camada isolante, lembrando que ao trabalhar com fios de alta tensão, o cabo deve ser totalmente dielétrico, enquanto para trabalhar com redes de baixa tensão, uma trança isolante será suficiente. Além disso, os cabos das ferramentas elétricas devem necessariamente ter batentes especiais que limitem o deslizamento da mão até as mandíbulas em contato com a eletricidade.
    • E você também deve prestar atenção à qualidade dos principais elementos da ferramenta. É necessário certificar-se de que as mandíbulas se encaixam bem, bem como de que suas dimensões são idênticas, com exceção dos modelos combinados. Além disso, você deve se certificar de que ambas as mandíbulas abram no mesmo plano, sem movimento ou distorção.
    • O próximo critério de seleção é ergonomia. Antes de comprar, você precisa segurar o instrumento na mão e avaliar com que precisão ele repete o formato anatômico da palma. Isso é especialmente verdadeiro para modelos adquiridos para trabalhos particularmente precisos e delicados, por exemplo, sapadores ou joias.
    • Será útil prestar atenção à presença de um mecanismo de retorno por mola. A sua presença é especialmente necessária quando se trabalha com uma das mãos, quando a outra apóia a peça ou simplesmente não cabe no espaço confinado.

    Para uso profissional, é recomendável adquirir kits de ferramentas, que, além dos modelos combinados de alicates de bico redondo, incluem alicates de bico longo e alicate de bico longo.

    Dicas de uso

    Para trabalhar com a ferramenta de forma confortável e segura, as seguintes regras simples devem ser seguidas:

    • antes de utilizar ferramentas não equipadas com proteção dielétrica, deve-se verificar se o fio está desenergizado;
    • ao trabalhar com um alicate de bico redondo, o cabo deve ser agarrado por cima, caso contrário, haverá o risco de prender os dedos;
    • se não houver modelos elétricos disponíveis, mas ainda for preciso consertar a fiação, pode-se usar fita isolante, envolvendo as duas alças com ela em várias camadas; mas você só pode usar uma ferramenta com esse isolamento em linhas de baixa tensão;
    • é estritamente proibido usar um alicate de bico redondo para os fins a que se destina - é estritamente proibido arrancar pregos das paredes com a ajuda deles, porque isso pode causar ferimentos nas mãos e quebrar as peças de trabalho da ferramenta.

    Para saber como usar o alicate de bico redondo, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário