As sutilezas de escolher e usar chaves de fenda Phillips
Toda pessoa moderna, pelo menos uma vez na vida, encontrou uma ferramenta como uma chave de fenda. Na maioria dos casos, para necessidades domésticas, para desapertar ou apertar os parafusos. Mas, mesmo segurando esse dispositivo universal, ninguém pensou em todos os seus recursos.
Peculiaridades
As chaves de fenda Phillips são muito procuradas por seus colegas com outros tipos de pontas. É ela quem pode desparafusar e apertar uma variedade de fechos de vários tipos. É simplesmente impossível desmontar muitos eletrodomésticos, eletrônicos e outros dispositivos sem a ajuda de uma chave de fenda Phillips.
A principal característica desta ferramenta é o formato especial da ponta, feito em forma de sinal "+". Consequentemente, os fechos com uma ranhura semelhante ajudarão a remover o assistente transversal.
O cabo das chaves de fenda Phillips é feito de diferentes materiais, ao mesmo tempo que não escorrega na mão, fica convenientemente localizado ao ser agarrado pela palma, sem causar desconforto durante o uso prolongado.
Especificações
A grande demanda por modelos cruciformes se deve ao fato de que suas pontas auxiliam na instalação de um número considerável de parafusos de fixação e parafusos auto-roscantes. Esses produtos são especialmente marcados com uma cruz e as letras PH. Essas designações indicam o tamanho dos produtos. O menor tamanho é marcado com 000, o que significa 1,5 mm. Esses pequenos fechos podem ser vistos em câmeras e telefones celulares. Para não se confundir com os tamanhos ao ver apenas as marcações dos produtos, você deve saber sua proporção aproximada:
- 00 - 1,5-1,9 mm;
- 0 - 2 mm;
- 1 - 2,1-3 mm;
- 2 - 3,1-5 mm;
- 3 - 5,1-7 mm;
- 4 - acima de 7,1 mm.
Na indústria da construção, as chaves de fenda de segundo tamanho com ponta magnética e comprimento de ponta de 200 mm são muito populares. Quanto à maior marcação, encontra-se principalmente nas grandes indústrias, nos postos de automóveis ou nas oficinas de produção de peças sobressalentes de grande porte.
As marcas da chave de fenda Phillips indicam não apenas o tamanho da ponta, mas também a espessura da haste. Mas sua duração é escolhida levando-se em consideração o próximo trabalho. Chaves de fenda com alças pequenas são indispensáveis em espaços apertados, e modelos longos com ponta de 300 mm são usados quando o acesso aos fechos é difícil.
Agora você pode ir para a designação PH que está presente em todas as chaves de fenda Phillips. As letras latinas apresentadas representam Philips, ou seja, o nome da empresa que detém as patentes dos parafusos com reentrâncias em cruz e chaves de fenda para os mesmos.
Os modelos modificados de cruzetas são dotados de entalhes especiais, responsáveis por uma fixação mais firme na cabeça dos parafusos, sem que o cabo não escorregue das mãos.
Além da abreviatura PH, as chaves de fenda Phillips possuem as letras PZ, ou seja, Pozidriv. Neste tipo de cruzeta, existem raios adicionais que são responsáveis por uma fixação mais forte no fixador. Esta modificação é utilizada principalmente para a montagem de móveis de gabinete, gesso cartonado e a instalação de perfis de alumínio.
Ao fazer uma escolha a favor de um determinado fabricante, deve-se atentar para a qualidade do produto oferecido. É melhor não levar em consideração os fabricantes chineses neste assunto.As chaves de fenda japonesas e europeias têm uma série de vantagens inegáveis que atendem aos clientes mais exigentes. Ao escolher uma ferramenta doméstica, você precisa se certificar de que há uma marcação GOST, que indica cem por cento de qualidade.
Uma característica importante a ser observada é a força do núcleo. Seu padrão é calculado a partir de indicadores de 47-52 unidades. Se o indicador for menor que 47, então, com um leve impacto físico, a chave de fenda irá dobrar e mais de 52 unidades - ela irá quebrar.
Na maioria dos casos, o indicador do padrão de resistência é indicado na forma das letras latinas Cr-V.
O que eles são?
O trabalho diário de qualquer artesão envolve o uso de diferentes tipos de chaves de fenda. Isso se aplica não apenas ao formato da ponta, mas também às características técnicas do instrumento. Além disso, as chaves de fenda curvas são classificadas de acordo com suas áreas de aplicação. Por exemplo, é estritamente proibido desmontar telefones celulares com modificação de choque. Para adquirir um conhecimento mais profundo, você deve se familiarizar com cada tipo de chave de fenda separadamente, após o qual poderá selecionar com segurança o modelo necessário.
- Chave de fenda dielétrica Concebido e desenhado especificamente para trabalhos de reparação na rede eléctrica e quaisquer instalações eléctricas em tensão constante. É importante notar que a tolerância máxima deste modelo de ferramenta é 1000 V. Acima - você deve usar outros meios para trabalhar e é melhor desligar temporariamente a energia.
- Chave de fenda de impacto equipado com uma função especial que ajuda a desparafusar parafusos presos e enferrujados. O princípio de funcionamento é bastante simples, com algum impacto físico, a broca gira 2-3 mm na direção certa, destorcendo assim o parafuso aderente, sem cortar a rosca.
- Chave de fenda em forma de L na vida cotidiana, ela tem um segundo nome - a chave em forma de L. O design do modelo está equipado com uma ranhura hexagonal. Pontas de bola adicionais podem ser usadas para enfrentar trabalhos desafiadores em ângulos de acesso específicos. Usa esses modelos de chave de fenda para fácil acesso em espaços confinados.
- Chave de fenda angular sua estrutura se assemelha a uma catraca de uma caixa de ferramentas automotiva. É usado em muitos tipos de trabalho, pois pode ser pequeno ou grande. O design curvo permite o trabalho em locais de difícil acesso, onde a posição vertical da ferramenta não é adequada para afrouxar parafusos de uma superfície horizontal.
- Chave de fenda elétrica foi desenvolvido com uma tecnologia especial que permite aumentar o torque da ferramenta atuando sobre ela com uma haste hexagonal. Em termos simples, a modificação de potência de uma chave de fenda Phillips é usada principalmente em grandes indústrias, onde a energia humana é freqüentemente necessária. Ao fixar uma chave especial, o torque da chave de fenda é aumentado, devido ao qual o processo de montagem e desmontagem é reduzido várias vezes.
- Modelo cruciforme PH2 usado principalmente para pequenas obras, bem como na vida cotidiana. A peculiaridade deste produto reside na capacidade de aparafusar parafusos em uma superfície macia e fina, por exemplo, soleiras em quartos.
- Chave de fenda magnética é considerado um desenho universal. Qualquer uma das modificações acima pode ser magnetizada durante a produção ou em casa após a compra. Esses modelos podem ser apresentados de formas completamente diferentes. A barra fina é ideal para montar e desmontar pequenas peças de fixação cruzada.
Levando em consideração as nuances adicionais do trabalho à frente, você pode determinar qual chave de fenda se encaixa no tamanho: longa ou curta, com cabo de plástico ou com massa de silicone.
Aparelhos
Os modelos modernos de chaves de fenda Phillips modificadas são apresentados na forma de uma haste sólida com pontas substituíveis, que são armazenadas no cabo da ferramenta. Claro, é conveniente ter um conjunto grande com diferentes tamanhos de chaves de fenda, mas uma opção semelhante serve para uso doméstico.
Além disso, cada broca possui uma ponta magnetizada e, se necessário, pode ser usada em conjunto com uma chave de fenda, especialmente durante a instalação inicial.
Outra vantagem indiscutível é a alta interação com as modernas âncoras de metal.
O acoplamento conveniente e durável permite uma instalação fácil.
Como é diferente de um plano?
No mundo moderno, os tipos mais comuns de chaves de fenda são os modelos chatos e cruzados. A diferença entre eles é bastante óbvia. A lâmina de uma chave de fenda plana é apresentada na forma de uma ponta reta feita de uma placa estreita. No passado recente, quase todos os fixadores tinham uma linha de ponta reta e era necessário selecionar apenas o tamanho de ponta necessário. Hoje em dia, esses fechos são usados muito raramente, mas se forem instalados, apenas com uma chave de fenda.
Os modelos transversais, por sua vez, são projetados para montagem e desmontagem de montagens figuradas. Devido ao maior número de projeções na picada, possuem uma pegada mais firme com elementos desenroscados.
Ao contrário das chaves de fenda planas com pontas em cruz, você pode trabalhar não apenas com utensílios domésticos, mas também trabalhar em madeira e metal.
Por sua vez, as chaves de fenda planas são adequadas apenas para a instalação de maçanetas, soquetes e itens semelhantes.
Dicas de Seleção
Para começar, deve-se observar que não é lucrativo comprar apenas uma chave de fenda para os fins exigidos no momento. Depois de alguns dias ou mesmo um mês, pode ser necessário usar um modelo de tamanho diferente. Portanto, sua atenção deve ser dada a um conjunto especial, que inclui chaves de fenda de todos os tamanhos e bits adicionais. Cada mestre confirmará que não é possível iniciar o processo de reparo sem uma chave de fenda, ou melhor, várias peças.
Para realizar pequenos reparos em eletrodomésticos, você não deve prestar atenção a conjuntos enormes. Basta ter dois ou três modelos, muitas vezes usados ao nível do agregado familiar. Seu preço também não deveria cair no bolso, porque para desatarraxar um parafuso em um moedor de café, você não precisa usar força bruta.
Para os construtores, os conjuntos de chaves de fenda Phillips devem ser escolhidos com um aperto firme que possa suportar cargas e pressões pesadas.
Para eletricistas, uma chave de fenda comum não funciona de forma alguma. Neste caso, é necessário utilizar um modelo especial feito de material isolante. Assim, o especialista recebe proteção contra choque elétrico.
Para consertar laptops, relógios, telefones celulares e qualquer equipamento de rádio, use modelos de chave de fenda Phillipsprojetado para trabalhos de precisão. Sua característica distintiva reside no poderoso ímã da ponta e no eixo fino. Além disso, as chaves de fenda de precisão são equipadas com uma catraca especial que permite desparafusar pequenos fechos sem remover a haste.
Para trabalhos complexos com tipos poderosos de fixadores, você deve usar o modelo de impacto de uma chave de fenda Phillips.
Também possuem uma espécie de catraca que gira os fechos em cerca de 3 mm, sem arrancar os fios da base e não danificar o entalhe da picada.
Sutilezas de operação
A engenhosidade de uma pessoa moderna muitas vezes excede todas as expectativas. Itens e ferramentas projetados para o mesmo propósito são usados em um perfil completamente oposto. Por exemplo, com a ajuda de uma chave de fenda, muitas pessoas raspam vários tipos de sujeira de diferentes superfícies, separam as peças presas e até as usam junto com um cinzel.
Todas essas ações são contrárias ao funcionamento natural de uma chave de fenda, respectivamente, a ferramenta se deteriora rapidamente. Resta apenas escolher entre comprar um novo e arrumar um instrumento antigo.
Todos podem consertar o cabo de uma chave de fenda, mas nem todos podem afiar uma picada danificada. Muitos tentam realizar o trabalho de resgate corretamente, mas o resultado nem sempre é coroado de sucesso.
Afiar uma chave de fenda não é uma tarefa fácil, muito parecido com o princípio de processar uma lâmina em patins. Somente com modelos cruzados você deve ser extremamente cuidadoso. Inicialmente, o metal aquece até ficar vermelho, depois é mergulhado no fluido lubrificante, depois esfria um pouco e começa a afiar. A complexidade deste procedimento reside no pequeno tamanho das vigas da peça de mão e no inconveniente de abordá-las.
Após afiar, a ferramenta acabada deve ser magnetizada. Para fazer isso, coloque uma chave de fenda ao lado do ímã e aguarde um pouco.
Para evitar esses problemas, é melhor usar chaves de fenda para o fim a que se destinam.
Como afiar uma chave de fenda Phillips, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.