Como escolher uma pistola para pintar sua casa?
Muitos provavelmente enfrentaram o problema de manchar várias superfícies. Este procedimento pode ser difícil em uma grande área. Embora o trabalho possa ser feito à mão com pincéis, este método não é muito eficaz quando se trata de grandes volumes - casas ou todos os tipos de estruturas. É mais fácil fazer um trabalho tão complexo com uma pistola de pulverização. Hoje vamos falar sobre as características dessas ferramentas, sobre a escolha, sobre a tecnologia de pintura.
Peculiaridades
É melhor pintar uma grande superfície usando um equipamento especializado, que é uma pistola de pulverização.
A pistola de pulverização é usada por pintores profissionais em uma variedade de setores - de montagem de pneus a trabalhos de restauração e outros serviços de pintura.
Você pode usar isso:
-
para pintar o teto, paredes;
-
para cal e priming;
-
aplicação de verniz;
-
uma ferramenta para pintar uma parede ou cerca é adequada;
-
removendo papel de parede antigo;
-
utilizado no fabrico de mobiliário de jardim ou rústico, outras estruturas em madeira;
-
para pulverizar plantas ou arbustos com fertilizantes ou inseticidas.
Externamente, o dispositivo parece uma pistola com gatilho, além de cabo e recipientes de tinta. A velocidade do trabalho dependerá diretamente do volume do tanque. É mais conveniente com um tanque grande, pois não haverá necessidade de adicionar tinta com frequência, o que afetará a velocidade de trabalho.
Uma pistola de pulverização pneumática permite garantir uma aplicação de alta qualidade devido ao esmagamento dispersivo da composição da tinta. Normalmente, essa tecnologia é usada para pequenos espaços ou produtos. Sobreposições e sobreposições excessivas podem ocorrer quando a tinta é aplicada em grandes áreas.
Ao trabalhar com pistola, é importante que a distância entre esta e a superfície a tratar seja a mesma, não se deve esquecer também da mesma velocidade de movimento da ferramenta.
As pistolas pulverizadoras podem ser utilizadas para diferentes superfícies. Podem ser estruturas metálicas, produtos de madeira. A coloração de madeira possui características próprias. Antes de realizar o procedimento, é necessário lembrar sobre a absorção desigual da tinta em diferentes áreas. Assim, em camadas macias, após a aplicação da tinta, ela ficará fosca, e nas camadas mais grossas, ela brilhará.
Este efeito pode ser potencializado tratando a textura com uma proteção contra manchas ou verniz. Você pode usar um verniz de tingimento, devido ao qual a textura se manifesta e sua cor. Tonificá-lo permite recriar a estrutura de espécies de árvores mais valiosas.
Seleção de ferramentas
Ao escolher uma ferramenta, a quantidade aproximada de trabalho que precisa ser feito é levada em consideração. O princípio de funcionamento dos modelos de vários tipos é idêntico, permitindo criar um aerossol e aplicá-lo na superfície a tratar. Cada modelo possui uma cabeça de pulverização, bico e válvulas para ajustar a tinta e o fluxo de ar e um gancho de gatilho. Alguns modelos podem ter um manômetro.
Os dispositivos podem ser subdivididos em certos tipos.
-
Modelos manuais. Essa pistola de pulverização é um dispositivo primitivo na forma de um cilindro com uma bomba, uma mangueira de saída e, consequentemente, uma pistola de pulverização. O ar, quando bombeado para dentro, cria pressão, que diminui à medida que o trabalho é realizado.Esse agregado pode ser adequado para pintar quaisquer superfícies, se não houver requisitos especiais de qualidade. Os pulverizadores de tinta manuais são baratos, embora seu trabalho não dependa diretamente da disponibilidade de eletricidade.
- Pneumático. Esses são dispositivos bastante poderosos com desempenho considerável. Se você precisar pintar paredes, superfícies de madeira ou produtos de metal, preste atenção a esses modelos. Eles podem variar dependendo da pressão e do volume de ar. Essas ferramentas são mais adequadas para trabalhar em superfícies que absorvem bem a umidade. A desvantagem de tais produtos é a aplicação de uma camada de tinta na superfície mais espessa do que o necessário. Ao trabalhar com superfícies de madeira, esta desvantagem pode ser ignorada.
- Elétrico. Essas pistolas de pulverização têm muitas vantagens. Eles são bastante poderosos e têm alto desempenho. A qualidade da coloração com tal dispositivo será ligeiramente inferior à de um modelo pneumático. Esse dispositivo é mais adequado para o trabalho doméstico.
Uma pistola elétrica é considerada uma ferramenta doméstica, enquanto os profissionais costumam escolher uma pneumática.
Esses modelos podem ser com ou sem ar. Sua peculiaridade pode ser determinada por parâmetros externos.
Se a necessidade do aparelho não surgir com tanta frequência, você pode adquirir uma ferramenta airless de baixo custo. O principal é não se esquecer de enxaguar bem depois de trabalhar. A principal vantagem dos modelos sem ar é o bom desempenho com baixo consumo de energia e baixo custo.
Se o aparelho for usado com bastante frequência, mas o volume de pintura for pequeno, vale a pena escolher um aparelho de ar com potência média.
Os profissionais devem procurar pulverizadores de tinta potentes e de alto desempenho, adequados para grandes áreas.
Ao adquirir um modelo, certifique-se de que existe no kit um viscosímetro que permite diluir a tinta até a consistência desejada. Um pequeno orifício copo ajudará a determinar o nível de viscosidade recomendado para operação normal.
Se o trabalho for realizado com tintas em pó, é necessário instalar a pistola em um aparelho especial por meio de um computador. Normalmente, esses dispositivos são usados por artesãos profissionais. Ao trabalhar com tintas de dispersão, escolha uma ferramenta adequada para trabalhar com substâncias de diferentes densidades.
Ao escolher um dispositivo para pintar diferentes tipos de superfícies, deve-se prestar atenção a alguns pontos.
-
Como ferramentas para a pintura de superfícies metálicas, podem ser utilizados dispositivos pneumáticos e elétricos. Ao trabalhar com diferentes tipos de tintas, é necessário selecionar a tinta adequada para um determinado tipo de tinta.
-
Para pintar superfícies de madeira, um dispositivo elétrico é mais adequado na ausência de equipamento pneumático. Escolher a tinta certa e diluí-la até a consistência desejada é uma tarefa importante neste caso.
-
Ao pintar paredes, ou seja, ao aplicar tinta em uma superfície vertical, pode-se usar qualquer pistola. Ao mesmo tempo, é muito importante escolher os parâmetros certos para o trabalho.
Para pintar uma mesa ou cadeira, basta usar um modelo de baixo consumo de até 500 watts. Para grandes superfícies, por exemplo, para paredes, escolha um aparelho com um motor potente acima de 500 W.
Tecnologia de pintura
Pintar qualquer superfície é um momento crítico. Para obter uma boa cor da tinta, ela deve ser bem mexida no frasco. Os especialistas recomendam pinturas preliminares e ver o resultado do trabalho. Quando seca, a cor da tinta pode ser muito diferente de quando está úmida. A coloração é recomendada em dias calmos, é desejável que o sol também aparecesse pouco neste dia. Na ausência de vento, poeira e detritos não cairão na superfície tratada e, na ausência de sol, a tinta secará mais rápido.
Para pintar uma casa a partir de um bar ou forro interior e exterior com as próprias mãos, é aconselhável o uso de uma pistola.
A tecnologia de seu trabalho consiste em vários pontos.
-
Para ajustar o fluxo de ar e o movimento da tinta, pendure a pistola pulverizadora verticalmente, segurando-a a uma curta distância de uma folha de papel ou jornal.
-
Depois de puxar o gatilho, ele não deve ser liberado até que comecem a se formar gotas.
-
Ajuste as configurações, se necessário.
-
Em seguida, gire o bico até que uma tocha em forma de leque seja formada. É aconselhável praticar e conseguir faixas de pulverização com uma sobreposição em diferentes direções.
-
Para criar um revestimento uniforme, a ferramenta se move uniformemente, na mesma velocidade, pintando em um determinado intervalo.
-
Depois de ganhar experiência, você pode começar seu trabalho principal. Inicialmente, deve-se determinar a ordem de trabalho, dividindo a fachada em zonas e destacando a zona principal. O processamento é executado a partir da última zona.
-
É necessário puxar o gatilho não no início da parede, mas em sua borda. O pulverizador não é inclinado durante a operação ou movido em um movimento ondulatório.
-
O gatilho deve ser liberado ao segurar a borda oposta da superfície de trabalho.
Usar este método permitirá que você pinte uma casa de madeira de um bar no campo, uma parede, uma cerca, móveis de jardim ou outro edifício.
O principal é não usar formulações translúcidas. Neste caso, é utilizada a tecnologia de revestimento de cobertura, pintando a parede com compostos opacos para excluir a visibilidade das sobreposições.
O comentário foi enviado com sucesso.