Alicate combinado: características de seleção e operação

Contente
  1. Como escolher?
  2. Peculiaridades
  3. Testando

Reparos raros em qualquer área não são completos sem uma ferramenta tão difundida e versátil como o alicate. O objetivo do alicate é agarrar, manipular e cortar cabos, cabos de vários tipos, fios.

Como escolher?

O alicate é uma ferramenta de montagem e chaveiro multifuncional, projetada para prender e prender várias peças de trabalho e produtos de formatos diferentes.

Parâmetros importantes a serem considerados ao escolher tal ferramenta são os itens listados abaixo.

  • A escolha da finalidade do aplicativo. Se alicates combinados são planejados para serem usados ​​como uma ferramenta manual de trabalho, então você precisa prestar atenção aos modelos projetados para uso profissional.
  • O uso de variedades caseiras não corresponderá a tarefas profissionais, uma vez que tais modelos não têm margem de segurança suficiente durante a operação com cargas aumentadas.
  • Escolha do fabricante. Ferramentas de alta qualidade, que são usadas corretamente mesmo sob cargas elevadas, podem durar muitos anos.
  • Como eles são produtivos e funcionais. Para eletricistas, por exemplo, o isolamento elétrico confiável é um critério importante.
  • Alças de alicate deve ser ergonômico, repetindo as formas anatômicas da mão. Esta abordagem terá um efeito positivo com um trabalho monótono prolongado - os músculos das mãos não ficarão tão cansados.
  • Qual será a cor do alicate - com pouca luz, um instrumento brilhante é mais fácil de localizar entre outros instrumentos. Como opção - a escolha de um modelo, ao pintar as canetas em que foi utilizada tinta fluorescente, que brilha na ausência de luz.
  • Você precisa escolher o alicate apertando a alça. Se não houver uma coincidência apertada e uniforme dos entalhes nas mandíbulas de trabalho, você não deve comprar essa ferramenta.
  • Produtos não originais têm um custo menor, mas a qualidade de tais alicates provavelmente deixará muito a desejar, portanto, eles não durarão muito. Além disso, podem falhar no momento mais inoportuno e ferir o funcionário.

Dos parâmetros de seleção secundária, vários outros parâmetros podem ser observados.

  • A aparência da ferramenta. Não importa com quais substâncias decorativas o instrumento é acabado: cromo, níquel ou qualquer outra coisa. Isso não tem nada a ver com funcionalidade ou ergonomia.
  • Você também não deve prestar atenção a funções adicionais. modelos altamente especializados - é improvável que sejam usados ​​com frequência e afetam significativamente o preço.

Um breve vídeo de revisão do alicate de combinação Gross.

Peculiaridades

Os alicates mais solicitados são modelos com dimensões de 150 mm, 160 mm, 180 mm e 200 mm de comprimento.

Alicates para uso em equipamentos elétricos com tensões acima de 1000 VCA e acima de 1500 VCC devem estar em conformidade com IEC60900.

Via de regra, essa ferramenta é feita de aço carbono 8HF de alta qualidade. de acordo com GOST 5950-2000 ou U7A de acordo com GOST 1435-99 usando tecnologias especiais de endurecimento, tratamento térmico e acabamento, o que é uma garantia de sua alta resistência, resistência ao desgaste e durabilidade.O processamento adicional das arestas de corte de trabalho com corrente de alta frequência confere-lhes maior resistência.

A dobradiça que conecta as metades móveis do alicate permite que eles se movam sem folga significativa, mesmo quando experimentando altas cargas específicas, uma vez que a ferramenta usa uma conexão de precisão confiável. O design ergonômico das alças, que geralmente são confeccionadas com elastômeros termoplásticos, garante uma pegada confortável e segura. O revestimento protetor e decorativo das alças do alicate pode ser esmalte de óxido químico de várias cores ou verniz.

Se alças decorativas forem usadas no produto, essa ferramenta deve ser testada de acordo com as recomendações do padrão GOST 11516-94., enquanto no processo de sua fabricação é necessário usar uma substância isolante resistente a vincos, umidade e óleo, não inflamável e durável. Conchas, lascas, rachaduras, protuberâncias e outros defeitos no material isolante dos cabos dos alicates são inaceitáveis, pois reduzem a proteção mecânica e elétrica da ferramenta.

A faixa de temperatura para usar esses modelos de alicate é de -40 a +40 graus.

O período de garantia para o uso do alicate é de 9 meses a partir da data de venda ou a partir do momento em que o comprador recebeu a ferramenta no caso de sua pré-encomenda.

Essa ferramenta é feita em duas versões:

  • Alicates com mandíbulas alongadas para uso industrial;
  • alicate com mandíbulas Linnemann encurtadas.

Os planos das superfícies de fixação do alicate são ondulados de acordo com GOST 21474-75.

Não é permitida uma folga de mais de 0,1 mm entre os elementos de corte do alicate.

As folgas do pivô da ferramenta para um lado de mais de 0,3 mm não são permitidas no modelo de alicate de 125 mm. Para outras opções, a folga máxima permitida é de 0,4 mm.

Ao fazer o alicate, o fabricante deve afixar nele marcações bem legíveis. Outros sinais e marcações são permitidos a pedido do cliente.

Testando

Quando fabricada de acordo com as normas, a ferramenta passa por uma série de testes.

Teste de resistência de cabos aplicando uma carga com medições subsequentes das deformações ocorridas com a ferramenta.

Teste de lanche. O estado dos elementos de corte e o corte de amostras de arame de diferentes metais são avaliados com a aplicação de uma determinada força. No final do teste, os elementos de corte não devem apresentar rebarbas ou quaisquer deformações que afetem adversamente o desempenho.

Testes de torção. A placa presa no alicate é submetida a um torque de uma certa força e o grau de deformação do material da estrutura é medido.

Testes de resistência à corrente elétrica. Os cabos das ferramentas isolados são imersos em água de forma que o nível fique 25 mm abaixo das bordas isoladas, ou seja, as partes condutoras do alicate não devem ficar na água. Em seguida, uma tensão de 10 kV / 50 Hz é aplicada por 180 segundos e a corrente de fuga é medida (a norma é menos de 1 mA por 200 mm de cabos de alicate isolados).

      Concluindo, podemos afirmar que a escolha dos alicates deve ser feita de acordo com a forma de utilização dos mesmos, sendo que suas características e padrões de produção em nosso país e no exterior são mais frequentemente observados por empresas fabricantes que valorizam sua reputação. Por esse motivo, comprar esses produtos deles é, em última análise, considerado um evento mais lucrativo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário