Kolovoroty: o que é e como usar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Dispositivo e princípio de operação
  4. Onde é aplicado?
  5. Como é diferente de uma furadeira manual?

O trabalho de perfuração é um companheiro necessário para qualquer projeto de construção. Por muito tempo, uma broca foi usada para obter furos regulares e vários dispositivos foram inventados para facilitar o uso. Um deles é uma braçadeira - a ferramenta mais simples que se parece com uma alça dobrada em forma de braçadeira com um mandril para fixar a broca. O dispositivo de perfuração mais antigo é o protótipo de uma furadeira mecânica.

O que é isso?

O nome do instrumento vem das antigas palavras eslavas "kolo", que significa "círculo" e "portão", traduzido para a linguagem moderna - "girar", descrevendo o princípio da cinta: rotação em torno de um eixo em um círculo. Um trado de terra ou um trado de gelo funcionam de acordo com o princípio de um balanço, que os pescadores usam para fazer buracos para pesca no gelo. Mas, embora na linguagem comum essas ferramentas sejam chamadas de cinta, na verdade, apenas uma broca pode ser chamada assim.

Os primeiros exercícios com um protótipo de cinta eram conhecidos no Egito Antigo, 3.000 anos aC. O instrumento, próximo dos contornos modernos, foi inventado no século XV. Vários artesãos inventaram diferentes tipos de suspensórios, a maioria dos quais nunca encontrou aplicação prática, pois se mostraram inconvenientes e ineficazes de usar.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer instrumento, a cinta tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem deste dispositivo é sua simplicidade de design, devido à qual sua confiabilidade e durabilidade são criadas.

A independência de fontes de energia e um mínimo de peças permitem o uso da ferramenta em qualquer lugar e em qualquer temperatura ambiente, já que não há nada para superaquecer ou congelar.

A baixa velocidade de rotação permite que você trabalhe com muita precisão e exatidão, para obter indentações da profundidade necessária com precisão milimétrica e para alterar o ângulo de perfuração. Também torna mais fácil trabalhar com brocas muito finas, que em modelos de alta velocidade quebram rapidamente devido à vibração lateral.

    Outra vantagem da cinta é o preço, muito inferior ao preço de uma furadeira e de uma ferramenta elétrica.

    No contexto dessas vantagens, existem muito poucas desvantagens e são insignificantes:

    • dispositivo elétrico pesadamente desatualizado e de baixa velocidade;
    • nem sempre é possível trocar o mandril para fixação de uma peça com haste não padronizada - para isso, é necessário ter várias ferramentas com diferentes tipos de grampos ou dispositivos de fixação intercambiáveis ​​para um determinado tipo de haste.

    Dispositivo e princípio de operação

    A braçadeira mais simples é uma haste de metal dobrada de uma só peça com uma rosca em uma das bordas para fazer orifícios. Nos modelos mais complicados, pode-se trocar a broca, pois é possível fixar a haste da peça cortante no furo do tubo oco do qual é feita a ferramenta por meio de um parafuso lateral. Nos modelos melhorados, a fixação do dispositivo de trabalho é realizada por meio de um mandril, uma sapata especial com cavidade interna de seção quadrada ou retangular ou um cone Morse.

    A cinta moderna consiste em:

    • uma alavanca em forma de cogumelo montada em um rolamento especial para que permaneça estacionário durante a operação;
    • um virabrequim com uma alça em uma parte curva para facilitar a rotação;
    • catracas para melhor distribuição de forças e capacidade de trabalhar o rotor em locais onde é impossível fazer uma rotação completa do eixo;
    • mandril para fixação da ferramenta de corte.

      O mandril usado para prender a peça de corte pode ser uma mandíbula autocentrante de duas ou três mandíbulas e, às vezes, uma pinça é instalada. Todos esses grampos são adequados para hastes cilíndricas redondas, quadradas e hexagonais. A montagem cônica Morse é usada para prender hastes cônicas. É importante lembrar que, se uma pinça for usada para fixação, usar peças de corte com um grande diâmetro de haste não funcionará. Além disso, diferentes tamanhos de pinças são necessários para diferentes diâmetros de haste.

      Os rotores estão disponíveis com cabeçotes não substituíveis e cartuchos substituíveis. Para ferramentas com cabeçotes substituíveis, existe um GOST especial - 25602-83.

      O círculo feito pela alça giratória em torno de seu eixo é chamado de saliência ou balanço. O diâmetro desse balanço determina o tamanho da cinta. Estão disponíveis ferramentas com 25 cm de envergadura, as mais procuradas pelos artesãos, mas também pode encontrar um dispositivo com uma saliência de 14,7 cm ou 30 cm.

      Se a faixa de giro não permitir uma rotação completa, a catraca instalada na frente do mandril ajudará. Tendo feito uma rotação tanto quanto possível, o punho é retornado à sua posição original e o movimento é repetido continuamente, e a catraca impede a broca de fazer um movimento reverso durante o movimento de retorno do punho. No caso de um curso reverso da ferramenta ser necessário, a catraca tem um anel de interruptor de direção de deslocamento.

      O princípio de operação da cinta é simples: uma ponta de broca é fixada no ponto de perfuração selecionado e fixada por meio de uma cabeça de pressão localizada em uma linha reta com a peça de corte. Depois disso, eles começam a girar o virabrequim em torno do eixo formado, pressionando constantemente a alavanca de empurrar. Devido aos esforços físicos do trabalho, a broca penetra mais profundamente na superfície de trabalho durante a perfuração. A velocidade de trabalho depende da velocidade do eixo. Durante o trabalho, é importante garantir que o eixo de giro seja uma continuação da direção de perfuração, para que o canal perfurado não vá para o lado.

      Se for necessário obter um furo passante em uma peça de grande espessura, é melhor furar dos dois lados, marcando cuidadosamente a entrada e a saída da broca. Ao furar uma peça de um lado, antes de terminar o trabalho, vale a pena aliviar a pressão no cabo para evitar a delaminação e o rompimento das bordas do furo na saída da broca. Você também pode colocar uma placa sob a peça de trabalho para obter uma borda uniforme do furo.

      Para um trabalho seguro, é importante usar apenas brocas de alta qualidade e sem rachaduras. Se forem utilizadas brocas rombas e mal afiadas, a superfície do orifício é irregular. Uma broca montada incorretamente resultará em um diâmetro de furo diferente devido ao desvio do cortador.

      Além disso, por razões de segurança, você não pode segurar a cinta com uma furadeira na direção do trabalhador, e pressionar a alavanca de empurrar é feito apenas com as mãos.

      Ao trabalhar com a ferramenta, não há problemas com movimento direto e reverso devido à simplicidade do design, não depende da disponibilidade de fontes de alimentação. Devido à baixa velocidade de movimento, o dispositivo é conveniente para um trabalho preciso.

      Onde é aplicado?

      Inicialmente, a braçadeira era usada para furar apenas em madeira, mas com o progresso técnico, tornou-se necessária a obtenção de furos mesmo em produtos de metal e plástico ou peças feitas de outros materiais modernos. Agora, com a ajuda de uma ferramenta de baixa velocidade, você pode perfurar metal ou plástico, obtendo furos perfeitos sem lascas ou amassados ​​ao longo da borda, o que às vezes leva ao uso de furadeiras elétricas de alta velocidade.Além disso, usando uma braçadeira, você pode obter até furos de grande diâmetro em produtos feitos de chapa de aço fina sem alterar o formato da peça de trabalho.

        Dependendo do acessório usado, o seguinte trabalho pode ser executado usando a cinta:

        • perfuração de superfície, para a qual são utilizadas brocas do diâmetro necessário;
        • aparafusar e desapertar parafusos, parafusos auto-roscantes ou parafusos com brocas da configuração pretendida;
        • corte de fios internos com torneira;
        • obter uma rosca externa em peças de pequeno diâmetro por meio de uma matriz;
        • fazer furos para um parafuso escareado (escarear) ou aumentar um furo em uma peça (escarear);
        • o uso de cabeças de chaveiro completas com adaptador - cardan;
        • dobrando as válvulas para os assentos nos cabeçotes do motor do carro.

        Esta é uma lista das principais funções de uma cinta moderna, mas com uma certa abordagem, você pode pegar mais algumas idéias para usar essa ferramenta na vida cotidiana na ausência de eletricidade.

        Como é diferente de uma furadeira manual?

        Embora a cinta seja o "progenitor" da furadeira e a função principal dessas ferramentas seja a mesma, elas diferem significativamente umas das outras.

        Como uma braçadeira, uma broca de mão é uma ferramenta simples no projeto e uso, e é bastante confiável na operação.

        A primeira diferença entre uma cinta e uma broca é sua aparência. Se o rotor for um virabrequim com um limitador de manivela e um mandril para fixar a peça de corte, então uma broca manual consiste em um trem de engrenagens montado em um eixo de transmissão com um mandril na extremidade, uma alça para girar a engrenagem, um ombro descanso e uma alça para suporte de ferramenta adicional.

        A próxima diferença entre as ferramentas é o número de velocidades. O rotor possui apenas uma velocidade de rotação, dependendo dos esforços do mestre, e uma furadeira manual pode ser de uma ou duas velocidades (dependendo da ausência ou presença de um multiplicador de dois estágios). Este dispositivo é uma caixa de engrenagens mecânica composta por um conjunto de engrenagens dispostas em eixos diferentes em uma carcaça, serve para mudar a velocidade de operação alterando o número de revoluções da engrenagem.

        Não há diferenças especiais no número de tipos de trabalho realizados entre a broca e a braçadeira: o que uma ferramenta pode fazer está disponível para outra.

        Apesar do avanço tecnológico, ferramentas simples e confiáveis ​​servirão por muito tempo aos seus proprietários, garantindo um desempenho de alta qualidade nas obras necessárias.

        Para obter informações sobre como perfurar uma árvore com uma braçadeira, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário