Que tipo de cortadores de pedra existem e como escolhê-los corretamente?
Hoje em dia, diferentes tipos de pedra natural e suas contrapartes artificiais desfrutam de popularidade recorde como materiais de construção e acabamento. Além disso, materiais como mármore e granito também são amplamente utilizados por escultores. Deve-se ter em mente que o processamento da pedra requer equipamentos especiais com características de desempenho adequadas. Por isso, vale a pena analisar o que são os lapidários industriais, domésticos e profissionais e como escolhê-los corretamente.
O que é isso?
Todas as máquinas de corte de pedra modernas, independentemente do seu tipo e finalidade, são equipamentos tecnológicos projetados para processar materiais duros com a máxima precisão.
Essas máquinas permitem cortar pedras de forma que, em alguns casos, as juntas entre os elementos individuais sejam praticamente invisíveis.
A obtenção de tais resultados excepcionais deve-se principalmente ao design rígido das máquinas, que no design clássico consistem nos seguintes elementos-chave.
- Quadro - a base de todos os equipamentos, cuja qualidade e geometria dependem em grande parte da precisão do trabalho. É este parâmetro que é um dos fatores determinantes na escolha de um modelo de máquina de corte de pedra. Especialistas experientes no processo de inspeção de máquinas se concentram na rigidez da estrutura, verificando se há deflexões sob a influência de diferentes forças.
- Power Point. Na esmagadora maioria dos casos, trata-se de motores elétricos ligados a uma rede com tensão de 220 ou 380 V, dependendo do tipo de equipamento de lapidação. Uma característica previsivelmente importante de qualquer modelo será a potência do motor instalado nele. E nesta situação, tudo é extremamente simples - quanto maior o indicador, mais eficientemente o equipamento funcionará e maiores as pedras podem ser processadas nele.
- Transmissão... Nesta situação, estamos falando de uma unidade que é responsável pela transferência de torque da unidade de potência (motor elétrico) para a ferramenta de trabalho (discos de corte). É importante notar que as máquinas com um acionamento mais baixo e rigidamente montado são equipadas com uma transmissão completa. Como regra, esta unidade é uma transmissão por correia, mas as máquinas de alta precisão são equipadas com mecanismos de corrente e engrenagem.
- Item de trabalho. A cabeça de corte, chamada por muitos profissionais de corte, aqui é um eixo para o qual, de diferentes maneiras, dependendo da modificação, é transmitida a rotação do motor. É equipado com uma porca de aperto especial projetada para fixar os discos de corte de acordo com o princípio do moedor. A propósito, com base em esmerilhadeiras angulares (esmerilhadeiras), cortadores de pedra artesanais de alta qualidade e produtivos são feitos. Além disso, podem ser encontrados à venda dispositivos para a fixação de tais dispositivos, com a ajuda dos quais são transformados na técnica descrita para a realização de trabalhos de alta precisão com materiais duros.
- Equipamento auxiliar na forma de uma bomba, fornecer o fornecimento de refrigerante para o elemento de corte durante a operação da máquina. Além disso, podemos falar de todo um arsenal de dispositivos adicionais, que, via de regra, são adquiridos separadamente conforme a necessidade e levando em consideração as peculiaridades do trabalho realizado.
Deve-se prestar atenção especial à maneira como o motor é montado nas máquinas de corte de pedra.... Existem duas opções, uma das quais é localizar a unidade debaixo da cama. Neste caso, a própria unidade de força e o corte são estáticos, e o material a ser processado é empurrado para a lâmina de corte. A segunda opção é posicionar o motor sobre a cama. Nesse caso, junto com a cabeça de corte, ela se move ao longo das guias. Este tipo de equipamento é considerado mais seguro.
Além de tudo isso, os modelos modernos de equipamentos de processamento de pedra podem ter outros elementos estruturais. Freqüentemente, eles são equipados com mecanismos que fornecem alimentação automatizada da peça de trabalho ou da peça de trabalho para modificações com um acionamento superior e inferior, respectivamente.
Tais sistemas maximizam a segurança de operação do equipamento, pois basta uma pessoa configurar e ativar a instalação. Esta última fará todo o trabalho sozinha.
Visualizações
Neste momento, os fabricantes apresentam no mercado uma gama bastante vasta de máquinas de corte de pedra. Levando em consideração os recursos de design, todos os modelos disponíveis podem ser divididos nas seguintes categorias.
- Manual, que pode ser móvel (pertencente à miniclula) e estacionário. Neste caso, estamos falando de máquinas de escrever de mesa.
- Com acionamento estático inferior e móvel superior.
- Com alimentação orientada verticalmente e horizontalmente, bem como versões combinadas (universais).
- Rodas dentadas com componente diamantado, fita e equipadas com discos diamantados.
Dependendo da configuração, equipamento e finalidade, as máquinas são divididas em:
- divisores de pedrautilizado na produção de materiais de revestimento, bem como lajes de pavimentação e outros produtos com estrutura lascada;
- medidorusado no nivelamento de lajes de pedra;
- destacável, que receberam a distribuição mais ampla.
Doméstico
Como tal, não existem máquinas de corte de pedra para fins domésticos. Isso se deve ao fato de estarmos falando principalmente de equipamentos profissionais. Ao mesmo tempo, os cortadores elétricos para azulejos podem ser atribuídos a esta categoria de ferramentas modernas. Dispositivos desta classe são amplamente e com sucesso usados em trabalhos de acabamento de complexidade variada.
Nesse caso, um dos pontos-chave será a precisão de corte do material, levando em consideração os desvios permitidos. Nas situações com ladrilhos cerâmicos e grés porcelânico, esse valor é de 0,5 a 1 e não mais que 0,5 mm, respectivamente. Ao usar tais mini-máquinas, deve-se lembrar que a qualidade do trabalho se refletirá nos resultados do trabalho e, em particular, no estado das arestas de corte:
- retificação de eixo;
- a superfície da porca de aperto;
- disco de corte incluído no conjunto de entrega do equipamento básico.
Evitar cavacos e maximizar a qualidade dos cortes permitirá um monitoramento constante da posição e do aperto do elemento de trabalho, bem como das configurações da máquina. Um ponto igualmente importante é a seleção correta dos discos.
Profissional
Como já notado, a execução de um corte no processamento do Grés Porcelânico permite desvios da dimensão linear em 0,5 mm. Essa precisão é fornecida por modelos profissionais de cortadores de pedra. Um parâmetro igualmente importante é a potência do equipamento, graças ao qual é fornecida uma estabilidade de 2800-3000 rpm quando a máquina está operando sob carga. Esse desempenho elimina a necessidade de processar materiais, incluindo tijolos de revestimento, após o corte.
Muitos fabricantes não incluem discos no conjunto básico de cortadores de pedra profissionais. Isso se deve ao fato de que especialistas experientes selecionam independentemente as peças de trabalho mais adequadas para o equipamento que utilizam em seu trabalho.
Manufatura
A principal característica da tecnologia industrial para o processamento de materiais duros é, obviamente, a máxima precisão. Neste caso, o corte é executado perpendicularmente e em um ângulo definido pelo operador. Vale ressaltar que, durante a operação de máquinas de grande porte, o erro é de centésimos de milímetro e, portanto, é considerado zero. A elevada qualidade do corte deve-se, entre outras coisas, à inadmissibilidade das folgas entre as placas de revestimento em pedra natural.
Modelos de oficinas de máquinas são usados com igual sucesso na produção de materiais de acabamento e de construção. Neste caso, é importante levar em consideração a largura do próprio corte, determinada pelas características dos elementos de trabalho. Previsivelmente, este indicador será maior para máquinas industriais, em comparação com cortes ao realizar trabalhos com amostras mais simples de equipamentos. Por outro lado, a máquina de produção permite que grandes placas e aglomerados prensados sejam cortados com rapidez e precisão em peças de trabalho do tamanho necessário, independentemente do enchimento.
Modelos populares
Como já notado, equipamentos de corte de pedra de várias classes são amplamente representados no mercado moderno da Rússia e de outros países. Ao mesmo tempo, em paralelo com as linhas de modelos dos principais fabricantes nacionais e estrangeiros, as listas dos modelos mais populares são constantemente atualizadas.
Tendo em conta as inúmeras críticas, um dos líderes nas classificações pode ser denominado os produtos da marca russa "Prática"... De acordo com as estatísticas atuais, o modelo 2380 tem uma demanda bem merecida.Esta unidade pode lidar com qualquer pedra com uma potência de 800 watts. A máquina está equipada com um disco de trabalho com um diâmetro de 2300 mm, que permite realizar cortes diagonais e oblíquos com boa precisão. Os valores máximos para a profundidade, comprimento e espessura de corte são 25, 500 e 43 mm, respectivamente. A unidade pesa 30 kg e difere dos concorrentes na compactação.
O próximo campeão de vendas é o cortador de pedras alemão Fubag Master Line 6 Star 660. Neste caso, estamos falando da relação ótima entre o custo do equipamento e sua qualidade. Por um preço relativamente baixo, o fabricante oferece uma máquina de 800 watts pesando pouco menos de 30 kg. Ao mesmo tempo, a profundidade de corte chega a 50 mm, e seu comprimento é de 0,6 M. Uma das características importantes do modelo é o equipamento do equipamento com um potente ventilador, o que aumenta significativamente a produtividade.
Outra máquina de processamento de pedra muito interessante é oferecida por uma empresa dos Estados Unidos. Martelo... Refiro-me ao modelo PLR 1200 HammerFlex, uma das claras vantagens competitivas de que é o seu preço acessível. Ao mesmo tempo, por relativamente pouco dinheiro, você pode comprar um dispositivo com capacidade de 1,2 kW (3.000 rpm). Um disco de corte de diamante com diâmetro de 230 mm é utilizado como ferramenta de trabalho, proporcionando uma profundidade de corte de até 36 mm.
Naturalmente, no segmento considerado do mercado de ferramentas e equipamentos especializados, estão representados os produtos de empresas do Reino do Meio. E neste contexto, vale a pena prestar atenção ao modelo DIAM PLK-400 / 2.2... Este dispositivo profissional tem uma potência de 2200 W. O diâmetro máximo do disco que pode ser usado é de 400 mm, resultando em uma profundidade de corte de 135 mm.
Como escolher?
Basicamente, ao escolher uma máquina para cortar pedra e outros materiais duros, vários dos critérios mais importantes serão os principais. Por outro lado, é fortemente desencorajado ignorar as principais características de desempenho dos veículos em questão. Isso é mais relevante quando se trata da seleção de uma ferramenta profissional.
Atenção especial deve ser dada aos seguintes pontos.
- O propósito da máquina e as tarefas potenciais que serão resolvidas com sua ajuda... Vale lembrar que nem todos os modelos dos equipamentos descritos são universais. Assim, algumas máquinas têm uma especialização estreita e destinam-se, por exemplo, a preparar uma pedra antes de seu processamento posterior.Neste caso, uma aresta maximamente uniforme é simplesmente formada, a partir da qual a serração (corte) é realizada no futuro.
- As características básicas de desempenho da planta desempenham um papel fundamental. Sua lista inclui a profundidade e o comprimento do corte, dos quais depende diretamente o tamanho máximo das peças a serem processadas.
- Carga máxima para a qual o equipamento foi projetado... Ressalta-se que mesmo os modelos semiprofissionais de equipamentos, neste caso, devem ter alto desempenho, levando-se em consideração os materiais com os quais se concentram em trabalhar. Além disso, um dispositivo de alta qualidade deve funcionar de forma estável em condições adversas por um tempo suficientemente longo, inclusive em modo contínuo.
- Precisão no corte e outras operações... Normalmente, esse parâmetro é exibido na documentação técnica.
- Configurações de hardware. A funcionalidade do modelo de lapidador é determinada pela capacidade de alterar parâmetros importantes como a profundidade e o ângulo de corte, bem como as dimensões das peças de trabalho na saída, etc.
- Disponibilidade e qualidade de vários elementos de proteção.
Além de tudo isso, vale a pena focar nas condições da superfície de trabalho da máquina, bem como na qualidade das guias, se houver. Outro ponto importante é o volume do tanque do refrigerante. Este parâmetro determina em grande parte o desempenho do equipamento.
Também é recomendado no processo de escolha de um modelo de cortador de pedra realizar uma análise comparativa do desempenho de todos os candidatos.
O comentário foi enviado com sucesso.