Como escolher uma plaina macho e fêmea?
Existem muitas ferramentas disponíveis para carpintaria e marcenaria. Todas as ferramentas são diferenciadas por finalidade. A plaina macho e fêmea é uma ferramenta para cortar estacas macho e fêmea. Devido ao seu design, a ferramenta é fácil de usar. O que é um plano macho e fêmea, qual sua finalidade, como escolhê-lo - isso será discutido a seguir.
O que é isso?
Um plano macho e fêmea é um plano para cortar ranhuras ou ranhuras de até 1 cm de largura paralelas à borda do produto. A ferramenta possui várias guias, devido às quais permite manter a distância de ponta a ponta da língua. Graças à saliência do batente, que está localizada sob a faca, é possível selecionar uma ranhura fina a uma grande profundidade. Ao mesmo tempo, a faca não se curva nem treme.
A base da ferramenta é feita de aço. Via de regra, facas de várias larguras estão incluídas no kit.
Ferramenta de carpintaria refere-se aos dispositivos de aplainamento figurado e é considerado um dos aplainadores complexos. Ao trabalhar com lingueta e ranhura, a ranhura é aplainada a uma certa distância da borda da peça de madeira. O plano é dividido em esquerda e direita. Isso depende de como a ranhura é cortada no lado direito ou esquerdo da peça de trabalho.
Existe Estacas-pranchas universais. Sua peculiaridade está no uso de afiamentos retangulares, trapezoidais, semicirculares e crespos. Se você usar uma ferramenta com lâmina retangular, o avião atua como um falzgebel comum... Usando lâminas encaracoladas, a língua se transforma em um molde.
A plaina macho e fêmea também é dividida em 3 tipos. A diferença entre as variedades do dispositivo está no desenho das guias da régua limite e na finalidade.
Visualizações
- O primeiro tipo - uma ferramenta com uma guia equipada com uma forma transversal complexa. Por um lado, a forma é arredondada, por outro - plana. Este projeto é fornecido para uma fixação conveniente na ranhura. O dispositivo possui um mecanismo de fixação em cunha. A profundidade da ranhura é ajustada com um parafuso de aperto manual.
- Segunda vista. Uma plaina com uma régua de limite que se move ao longo de guias circulares. A fixação é feita com parafusos de dedo.
- O terceiro tipo de estacas-prancha tem uma vedação de guia que se move ao longo de guias de parafuso. A profundidade das ranhuras é ajustada usando uma régua de limite da outra borda da peça de trabalho.
Usando uma plaina, você pode dar a uma superfície de madeira o formato desejado com linhas retas. O uso da ferramenta é comum entre marceneiros e carpinteiros que trabalham com pisos ou tetos.
Além disso, o dispositivo é usado em móveis para peças móveis. Mas o uso mais comum da plaina é na marcenaria.
Critério de seleção
Antes de escolher uma ferramenta, vale saber que existem plainas manuais e elétricas.
Na fabricação do primeiro tipo, utiliza-se plástico, madeira ou metal.... Esses modelos praticamente não diferem entre si, mas cada dispositivo tem sua função no processamento da madeira. Plaina de ranhura elétrica usado para processamento rápido de peças de trabalho. Também é usado para um grande volume de trabalho quando você precisa economizar tempo.
Ao comprar um produto artesanal, você precisa considerar os seguintes aspectos.
- Facas... É melhor escolher produtos de aço. Eles são duráveis e seguram perfeitamente o ângulo de afiação. É necessário atentar para a fixação da faca na sola. Tem que ser difícil.Uma ferramenta de qualidade possui uma lâmina uniforme, sem nenhuma deformação superficial. A largura da faca também é um fator importante na escolha. A área da superfície processada depende do valor.
- Alavanca. A alça da plaina deve ter um encaixe seguro no corpo. Isso leva em consideração os sentimentos individuais. O cabo da ferramenta deve ser confortável para as mãos. Caso contrário, a operação prolongada pode causar desconforto.
- Único. Um dispositivo com sola plana proporcionará um excelente resultado final do trabalho.
- Peso da ferramenta. Ao usar uma plaina para trabalhos volumétricos, é melhor adquirir um produto de baixo peso. Para uso não frequente, você pode escolher uma lingueta e uma ranhura mais pesadas. O acessório mais pesado reduz a carga.
- Funcionalidade. Plainas universais são escolhidas para trabalhos leves de carpintaria. Para criar uma superfície complexa com ranhuras e processar estacas-pranchas, é necessária uma ferramenta especializada.
Se você planeja comprar uma estaca-prancha elétrica, deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- potência ideal - 600-900 W;
- o número ideal de rotações é 1000 rpm;
- profundidade de aplainamento - o valor varia na faixa de 2,5-4 mm, o alto desempenho da plaina tem o maior valor de profundidade;
- a presença de várias alças para um trabalho conveniente;
- uma ferramenta com um batente lateral permitirá que você faça um quarto da amostra, ela é usada com bastante frequência.
Como fazer isso sozinho?
Para a fabricação de uma estaca-prancha em casa, apenas madeiras duras são utilizadas: carpa, bordo, faia, freixo... O bloco de madeira por último deve estar perfeitamente seco, sem manchas de podridão, rachaduras e nós. Para colar as peças, utiliza-se cola impermeável. As lâminas são recomendadas para compra em lojas especializadas. Eles são baratos. As facas plainas devem estar perfeitamente afiadas e ter o ângulo de afiação necessário.
A seqüência de ações para fazer uma ferramenta com suas próprias mãos será a seguinte.
- As linhas são desenhadas nas bordas laterais da peça de trabalho e estendidas para os outros lados. As linhas devem ser oblíquas e verticais.
- É feito um furo na parte central do produto (diâmetro 6 mm). Furos com diâmetro de 4 mm são formados nos cantos de ambos os lados.
- "Bochechas" são serradas do bloco futuro.
- O ponto de corte é marcado com uma linha.
- Ao cortar o "calcanhar" e a "ponta", a passagem da serra deve ser próxima às marcações marcadas.
- Em seguida, o bloco é montado por colagem.
- O "dedo do pé", "calcanhar" e "bochechas" são colados. Espere até que a cola esteja completamente seca. Em seguida, a parte inferior do produto é lixada.
- Use um lápis para marcar a espessura da almofada. O excesso é serrado.
- Corte as pontas, que devem ficar no mesmo nível das "bochechas".
- As marcações oblíquas estendem-se até a parte inferior da superfície da sola. Um furo é formado com uma broca.
- Crie cópias do gabarito lateral do produto e seus fechos em uma das “bochechas”.
- Um orifício é criado para que a nitidez passe.
- Uma haste é colada no orifício. Normalmente, uma haste de latão é usada. Em seguida, a forma do sapato é ajustada e a superfície é lixada.
- Uma cunha é feita de um pedaço de madeira e inserida entre o núcleo e o amolar. A cunha deve se encaixar bem entre as peças.
- Um martelo de madeira ajusta o alcance da lâmina. Para ajustar este parâmetro, você precisa tocar levemente no "calcanhar". O ângulo da lâmina deve ser de 30 graus quando inclinado em 45 graus. Isso permitirá que você trabalhe com madeira macia e dura.
Ao tirar uma conclusão, deve-se notar que fazer uma plaina macho e fêmea com suas próprias mãos requer atenção aos detalhes... Também é necessário observar precauções de segurança ao trabalhar com serras e ferramentas de perfuração... Observando todas as regras e seguindo as instruções, você pode criar um avião que atenderá a todos os requisitos do mestre.
Plaina de ranhura - um dispositivo de carpintaria complexo... A escolha da ferramenta depende diretamente da finalidade e do tipo de trabalho.
Hoje, existem muitos dispositivos com parâmetros diferentes, valores diferentes de ângulo de afiação e largura da lâmina. Essas recomendações o ajudarão a escolher um produto para processamento de madeira de alta qualidade.
Uma demonstração da lingueta e sulco é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.