Como fazer uma bancada de trabalho com as próprias mãos?

Contente
  1. Características de design
  2. Tipos de mesas
  3. Seleção de material
  4. Que ferramentas você precisa?
  5. Instrução de manufatura
  6. conjunto
  7. Quadro
  8. dicas e truques

Numa garagem ou oficina, a bancada é sempre o protagonista, dá o tom para o resto da área de trabalho. Você pode comprar uma bancada, mas nós nós sugerimos fazer você mesmo - isso não só ajudará você a economizar muito, mas também a obter uma área de trabalho com os parâmetros e funcionalidades de que precisa.

Características de design

Uma bancada de trabalho é uma mesa multifuncional na qual são realizados vários trabalhos de fabricação, reparo de qualquer metal, madeira ou outros produtos. É complementado por várias gavetas e prateleiras para ferramentas elétricas, peças de reposição, peças pequenas, fechos e materiais de construção. A mesa universal é útil tanto para o soldador quanto para o motorista e, graças ao seu design simples, é muito fácil de montar.

Parâmetros de uma bancada de trabalho padrão para um local de trabalho: largura 80 cm, altura - de 70 cm a 90 cm, comprimento - até 150 cm.

Você pode fazer uma bancada faça-você-mesmo em outros tamanhos, levando em consideração suas características individuais. Fazer uma bancada não é difícil, para isso são adequados materiais que podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens, no campo ou na garagem. Você pode organizar uma área de trabalho em um apartamento em uma varanda ou loggia, em uma casa particular no porão (na ausência de garagem ou oficina separada) ou sob um dossel (versão de rua). O design despretensioso permite que você coloque bancadas de trabalho não só para a casa, mas também para um serviço de carro doméstico.

Você precisa escolher não apenas um modelo de bancada de trabalho adequado, mas também é necessário levar em consideração sua localização na sala... A mesa deve estar perto de uma janela ou outra fonte de luz e ser equipada com iluminação adicional. O sorteio deve ser feito levando em consideração se você é destro ou canhoto.

Você precisa pensar sobre o design nos mínimos detalhes: quais serão os materiais de base, haverá uma mesa roll-out ou estacionária, o número de pontos de venda que podem ser necessários e muito mais. Quanto mais detalhado você conseguir imaginar seu local de trabalho ideal, mais fácil será dar vida à ideia. Não há necessidade de se tomar bancadas de trabalho industriais como base, é um trabalho intensivo e exigirá muito dinheiro.

Tipos de mesas

Na maioria das vezes, as bancadas de trabalho são subdivididas para serralharia, para serralharia, marcenaria e carpintaria, para marcenaria e universal, combinando duas superfícies de trabalho.

Mesa de chaveiro é necessária uma resistência especial, uma vez que nele são realizados trabalhos de ranhura, retificação, corte, coleta e desmontagem de várias peças e estruturas metálicas. A base da mesa é de metal, forrada com proteção anticorrosiva. Para amortecer a vibração, uma caixa de celular é instalada na cama. O tampo da mesa deve ser espesso o suficiente - de 2,5 a 5 cm. Normalmente é feito de chapas de aglomerado, placas secas ou MDF, de cima fazem a proteção de uma chapa de aço. A proteção é necessária contra danos ao trabalhar com ferramentas manuais e elétricas ou vários produtos químicos. Para agilizar o trabalho, a mesa está equipada com um avental para ferramentas, um local para vários equipamentos, por exemplo, para vários tornos ou máquina de soldar, pedestais com gavetas.

O manuseio de peças pesadas requer uma bancada de trabalho reforçada que pode suportar muito peso.

Mesa de marceneiro Concebido para trabalhar com blocos de madeira e criar vários objectos e móveis de madeira. É feito principalmente de madeiras nobres... Não necessita de proteção, base reforçada e longa superfície de trabalho. As dimensões ideais da superfície de trabalho são de 100 por 300 cm, sobre ela é colocado um torno, vários batentes para fixação com grampos de madeira verticais e horizontais projetados para trabalhar com peças de trabalho. Além disso, na mesa, equipam adicionalmente um local para uma ferramenta auxiliar, por exemplo, para uma serra de vaivém ou para uma fresadora.

Bancada de carpinteiro praticamente não difere da carpintaria, exceto que é reforçada e as dimensões do tampo da mesa vão até 150 por 600 cm.O reforço e o aumento do comprimento da mesa estão associados ao fato de o trabalho ser realizado em madeira maciça. O projeto inclui adições na forma de um avental para ferramentas manuais e um local para equipamentos.

Bancada de trabalho universal representa algo entre os dois desktops - carpintaria e serralharia. Está equipado com todo o tipo de fixações e o tampo da mesa é protegido por uma chapa de aço. Atrás desta bancada, o trabalho é realizado com qualquer material.

Além do fato de que todas as bancadas de trabalho são subdivididas em tipos, elas podem ser divididas em tipos:

  • com um ou dois pedestais,
  • dobrar ou dobrar com fixação na parede.

Além do mais, as mesas podem ter tamanhos diferentespor exemplo, mini bancada de trabalho; têm rodas em formato de carrinho para mover uma mesa portátil; a bancada de trabalho pode ser de joalheria, portátil ou um grande espaço de trabalho de canto com painéis removíveis, uma estação de trabalho separada para soldagem. Para casa, o melhor é fazer uma mesa universal caseira.

Seleção de material

Tendo decidido um lugar para uma bancada e feito um desenho, a questão surge logicamente seleção de materiais para o produto... Muito aqui vai depender do que é mais acessível para você - metal ou madeira. Como base, você pode usar uma viga de madeira ou uma placa de 40 mm, ou você pode fazer uma moldura de um canto de metal, de um tubo de perfil ou de um perfil de alumínio. Para a bancada, você pode usar aglomerado, MDF, mas também pode construí-la com materiais de sucata, por exemplo, a partir dos mesmos paletes ou paletes.

Você também precisará de uma chapa de aço para o dispositivo de canto para o trabalho de chaveiro.

O trabalho em metal muitas vezes envolve processamento com óleos ou outros líquidos químicos que sejam bem absorvidos pela madeira, portanto, para evitar a impregnação da bancada e um possível incêndio, é necessário equipar um cantinho de chaveiro. Madeira compensada ou tiras de metal perfuradas são ótimas para um avental. Também precisamos de parafusos auto-roscantes, parafusos, pinos, cola e outros pequenos consumíveis.

Base

A base da estrutura com uma colocação estacionária, é melhor fazê-lo a partir de uma barra de madeira com um tamanho de pelo menos 150 * 50, para que a bancada possa suportar facilmente uma carga estática de até 200 kg / cm e em dinâmica de até 750 kg / cm . Entre outras coisas, a madeira é mais dúctil do que o metal e amortece perfeitamente as vibrações. Obviamente, essas pernas devem ser feitas de madeira dura ou macia e tratadas com impregnação.

Se por algum motivo você não quiser fazer uma base de madeira, você pode solde-o de metal. Isso tem seus prós e contras, por exemplo, você pode fazer suportes ajustáveis ​​- isso é uma vantagem. É impossível, sem perder a capacidade de manter uma carga dinâmica, fazer uma abertura para as pernas no quadro - isso já é um sinal de menos. As caixas para tal base são feitas de metal galvanizado.

Do que fazer uma mesa?

O tampo da mesa para a bancada deve ser resistente. A melhor opção seria painel de tábua seca colada espessura não inferior a 25 mm. No entanto, placas de aglomerado ou MDF cobertas com chapa de aço ou placa dura também são adequadas. Em vez de uma placa comprada, você também pode usar Sucata de lixo, como barra de palete (palete). A mesa pode ser dividida da mesma forma em duas seções: um feito de madeira e outro feito de um tubo de metal retangular (em vez de uma placa de metal grossa).As placas precisarão ser tratadas com óleo de linhaça e retardante de fogo para evitar incêndios.

Escudo protetor

É muito fácil fazer um protetor de tela de desktop - basta martelar toda a mesa ou parte dela com metal.

Para aumentar a funcionalidade da bancada, um avental feito de madeira compensada com orifícios perfurados ou uma tira de metal perfurada é instalado adicionalmente na borda traseira da mesa.

Tal tela permite aumentar significativamente a área útil de uso, pois devido aos furos, pode-se fazer um bom sistema de arrumação para ferramentas ou várias coisinhas, deixando prateleiras e caixas para coisas mais volumosas.

Equipamento opcional

A bancada de trabalho universal deve ser equipada com não só com um torno, mas também com pinças e várias pinças. Além disso, vários equipamentos são instalados adicionalmente, por exemplo, uma serra de vaivém, uma fresadora, pontos adicionais de energia e iluminação, equipamento de moagem e um sistema de extração de pó.

Que ferramentas você precisa?

Para fazer uma bancada de trabalho com suas próprias mãos nenhuma ferramenta especial necessária, quase todos os proprietários têm tudo o que você precisa. Você vai precisar de:

  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • serra circular (circular) ou você pode usar uma serra manual;
  • chave de fenda ou chaves de fenda;
  • quadrado;
  • furadeira elétrica;
  • vários grampos;
  • lixadeira excêntrica;
  • cinzéis;
  • roleta.

Você pode ter que complementar a lista com mais algumas ferramentas que você terá que usar de acordo com seu desenho, mas o equipamento mais básico está listado acima.

Instrução de manufatura

Os materiais adquiridos devem ser preparados de acordo com os parâmetros do seu esquema.

  1. Para base de metal. Usando uma retificadora, cortamos um tubo de perfil 50 * 50 mm para o dispositivo de postes de canto, um tubo de 30 * 30 mm para uma amarração entre os suportes e um canto de 30 * 30 * 3 mm para uma moldura e guias para prateleiras e caixas. O comprimento das peças é calculado de acordo com as suas próprias necessidades. Todo o metal deve ser limpo de ferrugem.
  2. Para subestação de madeira. Para fazer isso, precisamos de uma barra com um tamanho de pelo menos 90 * 90 mm. A quantidade exata de material dependerá do projeto e do tamanho da bancada. Vimos a madeira de acordo com os parâmetros marcados.
  3. Cortamos o tampo da mesa de aglomerado, folhas de MDF ou serramos as placas. Para aumentar a resistência do tampo da mesa, as placas para ele não são montadas ao longo da estrutura, mas transversalmente, respectivamente, e precisam ser cortadas com isso em mente. As placas precisarão ser tratadas adequadamente com um composto anti-séptico para evitar a formação de podridão e fungos sob a folha de metal.
  4. Cortamos uma prateleira de uma folha de aço com espessura de 1 mm ou mais, ou cortamos um tubo de metal retangular ao longo do comprimento da placa.
  5. Para amortecer a vibração da estrutura metálica sob o tampo da mesa, é necessário fazer uma caixa celular a partir de uma placa de 40 mm. O tamanho da célula é de 40x40 a 70x70 mm, correlacionamos de acordo com a largura e comprimento da base de acordo com o plano.
  6. Preparamos peças para caixas e prateleiras em aglomerado, MDF ou uma pequena folha de contraplacado. Além disso, uma pequena folha de madeira compensada irá para o avental se não for possível comprar uma tira de metal perfurada.

Todas as peças devem ser dimensionadas de acordo com o desenho, caso contrário a bancada pode ficar inclinada.

conjunto

Começamos a montar nosso desktop da base. Primeiramente soldamos a moldura e os postes de apoio, depois soldamos o resto das peças, ou conectamos os blocos de madeira com parafusos auto-roscantes, reforçamos adicionalmente os apoios intermediários com um canto de aço. Não se esqueça que a bancada não é apenas uma mesa, portanto, para evitar a deflexão do tampo da mesa, os suportes metálicos devem ser de 4 a 6, e as pernas de madeira são reforçadas com batentes. Trituramos o leito nos pontos de soldagem.

Em uma cama de metal fazemos uma caixa de madeira e fixamos com uma almofada de tábuas com parafusos auto-roscantes. Os cantos da superfície de trabalho devem ser fixados com parafusos de construção longos para aumentar a rigidez da estrutura.Colocamos a prateleira em parafusos auto-roscantes (algumas peças em cada placa), ao longo das últimas placas a cada 6-7 cm. A segunda opção de montagem envolve não uma prateleira, mas um tubo de metal - é colocado em uma caixa e também fixada com parafusos auto-roscantes.

Recolhemos caixas de contraplacado e inserimos prateleiras. Fixamos uma tela de compensado ou metal perfurado na parede posterior da bancada. Instalamos o equipamento de que necessitamos.

Quadro

Parcialmente, nossa bancada é pintada antes da montagem, por exemplo, placas que são processadas óleo secante ou líquidos anti-sépticos e retardadores de fogo. A estrutura de metal é coberta tinta anticorrosiva imediatamente após o término de todos os trabalhos de soldagem.

É mais barato cobrir a prateleira ou parte metálica da bancada com verniz betuminoso para metal em ambos os lados. Saturamos as caixas com óleo de linhaça ou verniz.

dicas e truques

Para uma oficina em casa, uma bancada de trabalho é simplesmente uma coisa necessária, mas por toda a sua simplicidade de fabricação, ela ainda possui alguns truques.

  1. Algumas fontes aconselham não soldar a base, mas conectá-la com parafusos. O conselho não é apenas irracional, caro e trabalhoso, mas também simplesmente prejudicial - a estrutura soldada é muito mais confiável em termos de características.
  2. Deve haver um pedestal ou moldura na mesa - isso ajuda não apenas a distribuir a carga na mesa, mas também dá estabilidade adicional a toda a estrutura.
  3. Se você planeja trabalhar com peças pequenas, parafusos, porcas e outras bagatelas, é necessário fazer um pequeno lado em uma das bordas da mesa e cobrir a superfície de trabalho com um tapete de linóleo recortado em sua área.
  4. Iluminação adicional, assim como soquetes, pode ser integrada na tela. Muitas pessoas usam fita LED para iluminação de fundo.
  5. Alguns artesãos colocam uma tarja magnética em um avental. É muito conveniente "pendurar" chaves de fenda, chaves inglesas e outras pequenas coisas nele. Tudo está à mão e diante de nossos olhos.

    Faça sua própria área de trabalho confortável muito melhor do que comprá-lo, e nem por isso é pelo dinheiro. Você pode fazer um “produto caseiro” do que está na garagem ou no campo, levando em consideração suas próprias necessidades, capacidades e tamanho do local de trabalho.

    Como fazer uma bancada com as próprias mãos, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário