Como fazer uma bancada de madeira com as próprias mãos?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais de trabalho
  3. Instrução de manufatura

Bancada de madeira faça você mesmo - um desenho universal que permite realizar uma gama completa de trabalhos de carpintaria, serralharia e elétrica. Dá liberdade de ação - com exceção do conjunto de estruturas maciças com mais de alguns metros de comprimento e largura, que não requerem mais uma bancada, mas sim um canteiro de obras de produção com várias bancadas.

Peculiaridades

Uma bancada de madeira, que não possui tampo de mesa em aço, é adequada para todos os tipos de trabalho, onde está excluída a ocorrência de cargas de choque e vibração de alta intensidade com momentos de força superiores a 200-300 kg. É proibido realizar trabalhos de soldagem em bancadas de madeira. - O aço derretido por um arco elétrico pode inflamar a madeira. Cozinhe em um local especialmente designado - onde a área do piso de concreto e outros suportes de metal estejam presentes. Se a soldagem for acompanhada por gotejamento frequente de estanho fundido, chumbo e alumínio, então uma folha de metal é usada para evitar deterioração.

A sua superfície de trabalho requer cuidados especiais - é proibido trabalhar nela, por exemplo, com produtos cáusticos sem o uso de uma lâmina de vidro que proteja o tampo da mesa de madeira da corrosão por ácidos minerais.

Como todas as bancadas de trabalho, totalmente em madeira é realizada na forma de uma mesa estacionária (não móvel), transformadora, dobrável ou retrátil. Versões móveis a bancada de carpintaria ou serralheria tem um número muito menor de caixas - de uma a várias, do que seu "irmão" imóvel. Dobrando e recuando as bancadas de trabalho são geralmente feitas no tamanho de 100x100 cm (de acordo com as dimensões do tampo da mesa). No entanto, uma boa mesa de tamanho normal é mais frequentemente montada nas dimensões 200x100 - idealmente, você pode não apenas trabalhar nela, mas também dormir esticado em toda a sua altura.

Materiais de trabalho

  1. Folhas de contraplacado. Eles são usados ​​principalmente para bancadas e paredes laterais. Não é recomendado o uso de aglomerado ou de fibra - eles quebram facilmente, não suportando até 100 quilos de peso adicional.
  2. Madeira natural - uma barra de secção quadrada, serve para toras debaixo do chão ou como estrutura de suporte para um tecto de madeira e ao mesmo tempo serve de chão para sótão. Uma tábua comum com uma espessura de pelo menos 4 cm também pode ser usada - estas são usadas para o chão e vigas (colocadas na borda) ou ripas (colocadas planas) do telhado. Esse pedaço de madeira é a base para a estrutura de suporte da bancada de trabalho.
  3. Cantos de móveis... Você também pode usar um canto simples de parede grossa, de onde são montados tetos de cerca, uma estrutura para bancos, prateleiras, aquários, etc. - é serrado em pequenos pedaços (até vários centímetros de comprimento) ao longo do comprimento, polido e perfurado nos lugares certos para parafusos e / ou parafusos auto-roscantes. Quanto maior o ângulo, mais espesso é o aço. Adequado, por exemplo, 40 * 40 mm - a espessura do aço é de apenas 3 mm. Não importa que tipo de aço laminado foi usado na fábrica - frio ou quente, ambas as opções são bastante duráveis. Em pequena quantidade (poda até 2 m), pode ser levado em qualquer armazém de metal - será mais barato, uma peça de perfil será suficiente para 35-50 segmentos.
  4. Parafusos ou pino tamanho M8, M10, M12 - e arruelas reforçadas, bem como arruelas de pressão com porcas das mesmas dimensões.
  5. Parafusos auto-roscantes com diâmetro de pelo menos 0,5 cm ("cinco"). O comprimento é selecionado de forma que a ponta afiada do parafuso auto-roscante não saia e não seja sentida ao toque na parte de trás da placa de transporte ou da madeira.

A caixa de ferramentas do montador-montador, cujo trabalho é colocado em operação, é a seguinte.

  1. Furar (ou furadeira, trabalhando no modo furadeira, completa com um adaptador para brocas para metal) com um conjunto de brocas. Alternativamente, uma furadeira totalmente manual funcionaria - mas uma raridade nos dias de hoje.
  2. Discos amoladores e cortantes para metal e madeira de diversos diâmetros. Um disco de lixa adicional pode ser necessário - se as placas não forem novas, mas, digamos, foram encontradas perto de um prédio de apartamentos de construção soviética. Como mostra a prática do "self-made", nas molduras das portas não foi utilizado um perfil de MDF em forma de caixa, mas sim madeira de lei de alta qualidade.
  3. Serra de vaivém - ajudará a cortar placas não padronizadas com uma seção ondulada ao longo do comprimento (se não houver placas simples).
  4. Plaina elétrica... É mais prático alisar uma placa não cortada em 2-5 minutos do que pagar a mais por uma "lingueta" perfeitamente plana, cujo sulco e ponta são simplesmente cortados. Em casos especiais, os artesãos darão uma segunda vida a uma tábua ainda com 4 cm de espessura, que ficou por alguns anos sob chuvas torrenciais frequentes: a uma profundidade de 3-4 mm, camadas de madeira fresca estão escondidas sob a camada enegrecida . Mesmo depois de costurar, você acabará com uma prancha de 32 mm totalmente nova.
  5. Chave de fenda e bits.
  6. Martelo e alicate.

Você também vai precisar marcador (ou um simples lápis), construção nível (ou um fio de prumo caseiro), quadrado (ângulo certo), régua fita métrica para 2, 3 ou 5 M. Se você está perfurando aço com paredes espessas nos cantos, um núcleo também será útil. Pode ser necessário um torno para alterar o ângulo dos cantos.

Instrução de manufatura

A bancada de trabalho mais simples, não inferior em resistência às suas contrapartes mais funcionais, é feita da seguinte maneira.

  1. Marque (conforme desenho) e corte folhas de compensado e uma viga (ou tábua) para as peças necessárias.
  2. Monte a caixa principal (por exemplo, tamanho 190 * 95 cm) - encaixe e conecte suas partes usando cantos e cola de madeira. O resultado é uma moldura de quatro lados.
  3. Reforce a estrutura com espaçadores angulares nos cantos. Nesse caso, o ângulo reto e o espaçador formam um triângulo isósceles - dos quatro lados. O comprimento da base de tal triângulo (o próprio espaçador), por exemplo, é selecionado por 30 cm (a linha do meio ao longo da espessura da placa da qual é feito). Para proteger os espaçadores, alguns cantos são dobrados de 90 a 135 graus, a exatidão do ângulo é verificada com um transferidor escolar comum.
  4. Fixe as pernas da futura bancada de trabalho à estrutura e também reforce-as com "triângulos", como a própria estrutura, em todos os oito lugares. O comprimento (altura) das pernas, por exemplo, para uma altura de mestre de 1,8 m, pode ser exatamente um metro. Tente encontrar a altura da sua bancada de forma que seja confortável para você trabalhar sem se curvar.
  5. Sob os "triângulos", perto deles ou a uma curta distância, fixe as travessas inferiores - as chamadas. tema. Se o tampo da mesa estiver a uma altura de, por exemplo, 105 cm, a altura da prateleira para gavetas é de 75 cm.O perímetro do lado inferior é igual ao perímetro da moldura superior. Reforce-o no centro com vigas verticais ligando a horizontal (barras laterais) ao tabuleiro da moldura superior. Instale e fixe os espaçadores oblíquos no plano que coincide com as vigas verticais.

A estrutura de suporte está pronta, agora é forte e confiável, não se solta. Siga as etapas abaixo para concluir a montagem.

  1. Recolher as caixas. Se uma barra transversal divide o subgupo ao meio, quatro gavetas são necessárias - duas de cada lado. Uma divisão de três setores exigirá seis caixas, etc. Por exemplo, com as dimensões internas da estrutura (caixa) da bancada de 195 * 95 cm, a largura da caixa com duas partições verticais internas da sub-bancada será pouco mais de 60 cm, 45 cm. Conecte as laterais, fundo e frente das gavetas com cola e cantos montados pelo lado de dentro. Portas e guarda-roupas são adequados para puxadores.
  2. Instale a parte inferior por baixo. Verifique o funcionamento das gavetas - devem deslizar para fora e para dentro livremente, sem esforço perceptível.
  3. Instale a bancada. Verifique se todos os fixadores estão instalados corretamente.

A bancada está montada e pronta para funcionar. Para prolongar a vida útil, a madeira é impregnada com reagentes sintéticos que evitam a formação de bolor, e para prevenir incêndios - composição "Firebiozaschita" (ou um produto químico não inflamável semelhante).

Se, em vez da tinta doméstica comum (por exemplo, óleo), você usar verniz de parquete (cola epóxi), a bancada de trabalho resistirá a trabalhos em ambientes úmidos, por exemplo, quando houver condensação nas paredes da despensa no inverno .

Uma bancada devidamente montada pode durar mais de uma década. Alguns cuidados também são necessários. Não será possível usar um transportador de produção completo, mas para uma pequena oficina, o design é bastante adequado.

No vídeo abaixo você pode observe o processo de construção de uma bancada de madeira com suas próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário