Como fazer um moedor faça-você-mesmo com o motor de uma máquina de lavar?
Será sempre utilizada uma máquina de lavar automática que cumpra o seu propósito e não seja adequada para reparações. Depois de desmontar a unidade, o usuário tem muitas peças úteis. De maior valor é o motor, a partir do qual um grande número de dispositivos práticos, como um moedor, pode ser feito.
O que é um moedor e para que é usado
O moedor é uma máquina de amolar e afiar equipada com uma cinta abrasiva. Este projeto é indispensável em oficinas domésticas, e em qualquer garagem há uma aplicação válida para ele. O moedor caseiro supera os moedores em sua funcionalidade. A principal característica é a capacidade de processar as pontas dos produtos e a grande comodidade de trabalhar com peças pequenas.
Uma retificadora é necessária para o acabamento das superfícies das peças, quando é necessário remover vários tipos de rugosidade e pequenos defeitos. Essa preparação é realizada antes de pintar ou envernizar a peça.
O moedor pode ser usado com correias de diferentes tamanhos de grãos, o que amplia significativamente o escopo de sua aplicação. Ao trocar a correia na máquina, você pode trabalhar com madeira, aço e metais não ferrosos.
Recursos de design e funcionais Esta máquina de fabricação própria permite processar facilmente superfícies de vários formatos. Você não conseguirá fazer esse tipo de trabalho com uma ferramenta manual.
Características de design
Moedor caseiro caracterizado por um design especialque usará a sola de uma lixadeira de cinta velha. Esta solução torna a operação da máquina conveniente e econômica. Isso se deve à possibilidade de utilização de cintas de lixa prontas e à ausência da necessidade de autoadesivo.
É conveniente usar correias e roletes retirados dos sistemas de tração dos carros como mecanismo de transmissão.
A área de trabalho é tomada como base. Seu design pode ser alterado a pedido do usuário, que se orientará pelos objetivos traçados e pelo resultado desejado. Moedores pode ser aparafusado ao chão, o que torna a máquina mais estável, embora a prive de uma qualidade tão importante como a mobilidade. Mas, neste caso, o moedor não se moverá e vibrará durante a operação. Também rodas podem ser adicionadas à mesa, tornando mais fácil mover-se pela oficina.
A beleza de um moedor caseiro é a capacidade de alterar o design a seu próprio critério, adicionar elementos estruturais ou remover o que não é útil em um trabalho posterior. Qualquer forma antes de começar a trabalhar na criação de uma retificadora, é necessário pensar nos desenhos da futura máquina... Será muito mais fácil fazer correções no papel do que no processo de criação de uma configuração.
Ferramentas de artesanato
Você não deve se apressar para começar a trabalhar na criação de um moedor - ele sempre terá sucesso, e a pressa ajudará mal. Primeiro, você precisa pensar em uma lista das ferramentas e peças necessárias. Fornecemos uma lista geral, que pode variar a critério de cada mestre:
- o elemento principal do projeto futuro é um motor de uma máquina de lavar automática;
- capacitor de partida do motor;
- guarnição e dois pares de pernas da máquina;
- madeira compensada com características resistentes à umidade;
- um tubo de parede espessa com um comprimento de cerca de 5 cm e um diâmetro interno de cerca de 14 mm;
- um par de rolamentos com o mesmo diâmetro;
- selante;
- uma folha de metal espesso com uma seção transversal de 8 mm;
- canto com dimensões 63x63 mm;
- dois tubos de perfil (40x40 e 30x30 mm);
- noz longa;
- uma tira de aço com uma seção transversal de cerca de 10 mm;
- amortecedor a gás usado na montagem de móveis;
- botão para ligar / desligar;
- plugues, parafusos, porcas, chaves de fenda e outras pequenas coisas.
Quando todas as peças e ferramentas estiverem disponíveis, você poderá criar uma trituradora com suas próprias mãos a partir de um motor de alta velocidade de uma máquina de lavar.
Um guia prático
O trabalho não é fácil, mas todos podem lidar com ele. Você só precisa seguir as instruções e seguir algumas regras.
- O processo começa criando rolos tensores de madeira compensada, que é altamente resistente à umidade. Nesse caso, a espessura não importa muito. Utilizando uma broca com coroa para o beneficiamento da madeira, fazemos 9 panquecas de contraplacado de 10,2 cm de diâmetro, que serão utilizadas para o rolo de acionamento. O número de círculos de madeira compensada pode ser alterado com base na espessura da madeira compensada e na largura da fita.
- Os círculos resultantes são lixados, untados com cola (pode-se usar PVA) e colados uns aos outros. Isso cria um cordão largo e multicamadas. Para obter uma conexão forte, a peça de trabalho é colocada sob a prensa. Da mesma forma, é criado um cordão cravado, mas a coroa muda 6,4 cm.
- Para evitar a delaminação das peças após a secagem da cola, é necessário fazer 2 furos nas laterais e apertar com parafusos.
- Num torno, equilibramos os rolos, removemos as irregularidades e tornamos as superfícies perfeitamente lisas.
- Para confeccionar um adaptador de fixação do rolete de acionamento, utilizamos um pedaço de tubo, cujo diâmetro interno deve ser de 1,4 cm. Para pressionar o tubo no eixo do motor é necessário fazer um furo e roscar M do lado oposto do tubo, soldamos um parafuso M12.
- O orifício no cilindro de acionamento precisa ser alargado até a metade para instalar o tubo. O resto do tubo com a parte estreita é retraído sob a rosca do parafuso M12.
- Pegamos o rolo acionado e colocamos um rolamento em ambos os lados. Seu tamanho deve corresponder ao diâmetro interno. Os assentos dos rolamentos devem ser feitos em um torno.
- Revestimos os detalhes com cola de vidro, o que permitirá obter uma boa lisura.
- Para posicionar o moedor, você precisa fazer uma base de folha de metal cortando uma placa retangular dela.
- Para proteger o motor, você precisa de um par de cantos e uma placa. Colocamos a placa de aço, o canto e o motor, marcamos os futuros orifícios para os fixadores. Usando quatro porcas M6, consertamos os cantos do motor. Montamos a unidade de potência com cantos em uma folha de metal, marcamos e, por meio de solda, fixamos os cantos com base na futura máquina.
- A partir de perfis (40x40 e 30x30 mm) fazemos blanks com comprimento de 30 cm.
Nesta fase, você pode lidar com a criação de um mecanismo de ajuste para a fita. Este trabalho é executado de acordo com o seguinte esquema.
- Retificamos as arestas da porca alongada e depois soldamos na tira de aço. Na tira fazemos um furo com rosca M10, que servirá para um parafuso com rolo acionado. A partir de um tubo quadrado 30x30 mm, fazemos uma peça em forma de L, soldada nas porcas que fixam a tira de aço.
- Selecionamos o lado perpendicular do quadrado, soldamos a porca com o parafuso de forma que ela fique em frente ao parafuso com um rolo acionado. Soldamos um tubo de perfil de 40x40 mm na base na posição vertical.
- Para um alongamento suave da fita, um amortecedor a gás é instalado entre o perfil de 40x40 mm e a parte em forma de L. Recolhemos o apoio de um perfil e de um canto.
Uma visão geral mais detalhada e visual da criação de um moedor faça-você-mesmo a partir do motor de uma máquina de lavar é apresentada no seguinte vídeo:
O comentário foi enviado com sucesso.