Como usar uma caixa de esquadria?
As pessoas que estão longe da carpintaria muitas vezes expressam perplexidade com a palavra "caixa de mitra", você pode até ouvir risos e piadas sobre esta palavra incomum. No entanto, os especialistas podem explicar facilmente o significado desta palavra simples.
O que é isso?
Esta palavra vem de várias fundações antigas incluídas em muitas línguas europeias. "St" - traduzido significa "aprovar, colocar", "sl" - "dobrar", a terminação "o" indica o que ajuda a dobrar e conectar. Pegue algumas palavras como exemplo. Por exemplo, um cinzel é algo que ajuda a cinzelar, uma broca é algo que pode ser perfurado.
Como você pode ver, o próprio significado da palavra "caixa de esquadria" criptografa seu uso. Ele pode ser usado para fazer peças que se dobram. Existe também um conceito antigo: "conectar em um bigode" (sem falhas) - alguns mestres traduzem o nome do instrumento desta forma. O mesmo significado é criptografado na palavra mais compreensível para muitos - encontrar-se, unir-se, reunir-se.
Uma caixa de esquadria é uma ferramenta auxiliar de carpintaria, inventada para serrar materiais em um ângulo estritamente especificado... O ângulo correto, bem como um corte preciso, é especialmente importante ao instalar materiais de acabamento, como rodapés de teto ou piso, molduras de baguete ou platibandas.
Este dispositivo prático é preso a uma bancada ou outra superfície usando parafusos, grampos ou parafusos auto-roscantes - somente uma fixação confiável pode garantir a qualidade do corte produzido.
Tendo dominado a caixa de esquadria, qualquer mestre reduzirá significativamente o número de rejeições, portanto, com rapidez suficiente para recuperar essa ferramenta simples, mas necessária.
Para que é necessário?
Inicialmente, a caixa de esquadria foi utilizada como dispositivo de corte das tábuas em ângulos de 45 e 90 graus. Ferramentas modernas permitem que você corte a peça em diferentes ângulos fixos. A caixa de esquadria giratória permite o ajuste de qualquer ângulo de corte.
A necessidade de cortar em ângulo surge durante muitos trabalhos de carpintaria, por exemplo, ao cortar a moldura de uma porta, porque um erro pode custar caro literalmente: terá de adquirir uma caixa nova. Mas mesmo trabalhos relativamente menores, como a fabricação de esquadrias, material para platibandas e rodapés, não permitem distorções e inconsistências.
Uma serra especial é necessária para o trabalho. Ele difere da versão usual pelos dentes pequenos e uma pequena inserção, permitindo que você faça um corte estreito e preciso.
O cabo dessa serra é fixado no topo da lâmina, de modo que é possível usar a serra para metal em todo o seu comprimento.
Variedades
O design da caixa de esquadria foi desenvolvido há muito tempo. Seu formato se assemelha a uma bandeja ou caixa sem paredes de extremidade, que tem uma seção em forma de U. As ranhuras são feitas nas paredes laterais em um determinado ângulo. Inicialmente, o dispositivo era feito de madeira.
Para alguns trabalhos, uma ferramenta feita com suas próprias mãos com restos de barras e tábuas com cantos bem ajustados é bastante adequada.
Você precisa trabalhar com essa caixa de esquadria com muito cuidado, pois pode cortar facilmente a própria ferramenta junto com a peça de trabalho.
A fabricação passo a passo da cadeira de madeira mais simples pode ser representada da seguinte forma:
- Em primeiro lugar, é necessário escolher um corte uniforme da tábua de até 50 cm de comprimento e 10 cm de largura;
- aparafuse as placas laterais do mesmo tamanho da base;
- usando um transferidor, marque as paredes laterais para as fendas, faça ângulos de 90 e 45 graus;
- serrar cuidadosamente as ranhuras-guia em ambas as paredes laterais.
Os produtos modernos tornaram-se mais baratos à medida que são fabricados em massa de plástico ou poliuretano. Eles pesam um pouco e são adequados para equipes de reparos móveis.
A caixa de esquadria de plástico tem uma desvantagem, mas bastante séria - desgaste rápido... As ranhuras alargam-se gradualmente e torna-se impossível trabalhar com tal ferramenta. No entanto, devido ao baixo preço, existe sempre a possibilidade de substituir um aparelho gasto por um novo.
Produtos de metal (alumínio) - os mais confiáveis e duráveis... Muitos profissionais usam apenas essas ferramentas. A única desvantagem desse tipo de produto é o preço.
No entanto, com o uso constante, a caixa de esquadria de metal compensará rapidamente.
Estruturalmente, as ferramentas também podem ser divididas em vários grupos.
- Simples... Esse dispositivo fixa a peça de trabalho para serrar em um ângulo reto e um ângulo de 45 graus. Pode ser usado com sucesso para serrar rodapés, sarrafos, platibandas, molduras e outros detalhes. Para este tipo de ferramenta, uma serra especial é produzida com uma pequena dentição.
- Opção giratória torna possível virar a serra para quase qualquer ângulo: de 15 a 135 graus. Este tipo de ferramenta é de pouca utilidade para pequenos trabalhos domésticos, mas é muito conveniente nas oficinas, como uma ferramenta fixa que funciona de forma constante. Algum inconveniente é a configuração bastante trabalhosa do ângulo necessário. Mas se as peças de trabalho forem cortadas em várias peças, esse fator não será relevante.
- Caixa de esquadria elétrica é uma serra circular montada em uma máquina especial com uma mesa giratória.
Os dois últimos tipos de ferramentas serão úteis para grandes volumes de trabalho - eles podem cortar vários produtos de uma vez. Uma braçadeira especial ajuda a cortar, por exemplo, várias peças em bruto de rodapés ou tectos, produtos para molduras.
Alguns modelos permitem que você corte nos cantos da peça de trabalho para uma conexão em cauda de andorinha.
Como usar?
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias: uma caixa de esquadria, uma serra de metal especial com dentes finos (às vezes vendida completa com uma caixa de esquadria), um lápis, uma fita métrica, uma lixa.
Usar uma caixa de esquadria requer alguma habilidade.
Um erro comum é a fixação insuficiente da peça de trabalho ou da própria ferramenta, o que geralmente leva ao deslocamento do material durante o processo de serração. Além disso, peças e elementos soltos são um caminho direto para lesões.
Precauções de segurança ao trabalhar com esta ferramenta requerem atenção especial - isso se aplica a peças fixas e uma serra móvel.
A peça de trabalho é colocada no dispositivo de forma que se encaixe perfeitamente no fundo e em uma das faixas laterais. A posição correta deve ser observada de acordo com o ângulo de corte exigido. Você precisa cortar com uma serra até o fim, caso contrário, no processo de quebrar a peça de trabalho, a ponta pode se partir.
É muito conveniente cortar a baguete usando uma caixa de esquadria para o acabamento das molduras ou uma moldura de teto especial feita de materiais poliméricos. Uma vez que muitas vezes existem filetes decorativos na superfície externa, os requisitos de qualidade de corte são sempre muito elevados.
Para um ajuste mais completo, você deve estocar uma faca de escritório - a baguete pode ser facilmente processada com esta ferramenta.
O princípio de corte é um.
É descrito a seguir.
- Antes de cortar, é necessário marcar cuidadosamente a peça de trabalho para não confundir os cantos.
- Coloque a peça de trabalho na caixa de esquadria de forma que a linha marcada coincida com a ranhura correspondente na ferramenta.
- Em seguida, você precisa pressionar a peça de trabalho e cortá-la com uma serra estritamente de acordo com a marca.
- Ao cortar a segunda peça de trabalho, você precisa entender claramente como ela deve ser encaixada na primeira - é importante posicionar corretamente a baguete em relação às ranhuras da ferramenta, caso contrário, o trabalho terá que ser refeito.Depois de se certificar de que tudo está instalado corretamente, as operações devem ser repetidas na mesma ordem.
Para serrar os cantos do pedestal, a caixa de esquadria é instalada sobre uma bancada ou mesa. Ambos os rodapés ajustáveis são colocados na caixa de esquadria ao mesmo tempo - é importante garantir que eles se encaixem perfeitamente nas paredes opostas do dispositivo.
Uma excelente caixa de esquadria lida com a preparação de canais a cabo... Este elemento do interior pode ser difícil de esconder, e todos os defeitos de sua colocação e instalação estão à vista. Não é difícil usar uma caixa de esquadria neste caso, e o efeito será incrível.
Nuances
Serrar a peça no ângulo desejado usando uma caixa de esquadria, à primeira vista, não é difícil - ela, na verdade, foi inventada para isso.
No entanto, requisitos especiais se aplicam à serra para hacks. Uma ferramenta normal não funciona para um trabalho fino - uma configuração ampla e dentes grandes não darão o efeito esperado... Os cortes serão ásperos, e a ranhura da caixa de esquadria será gradualmente alargada de modo que a lâmina da serra comece a "andar" nela, após o que você terá que comprar um novo dispositivo.
A regra mais importante ao trabalhar com esta ferramenta está no ditado - “medir sete vezes, cortar uma vez”.
Erros na marcação e medições levarão a um grande número de rejeições.
As paredes dos quartos nem sempre estão conectadas em ângulos retos, portanto, você precisa monitorar isso cuidadosamente - um corte perfeito pode não parecer perfeito durante a instalação. Nesse caso, você pode fazer um gabarito e usá-lo para montar um dispositivo caseiro com ranhuras no ângulo desejado.
Se as paredes não são perfeitas, e ajustar o pedestal do teto parece ser uma tarefa bastante difícil, então, neste caso, os elementos decorativos de canto podem ser salvos - neste caso, você pode cortar o pedestal em um ângulo reto, sem se preocupar muito sobre a precisão da junta.
Ao trabalhar com uma serra, não se apresse - você precisa monitorar cuidadosamente a posição da lâmina. As caixas de esquadria de plástico se deterioram com mais facilidade e as opções de metal podem embotar os dentes de uma serra.
Uma visão geral da caixa de esquadria e as regras de uso são apresentadas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.