Espátulas de gesso
Existem muitas ferramentas de construção para a aplicação de gesso nas paredes e seu posterior nivelamento. A mais comumente usada é a espátula de parede ou a espátula veneziana.
Para que serve?
Para que o gesso fique plano sobre as paredes, sua superfície deve ser alisada. Para isso, são utilizados dispositivos especiais - espátulas e espátulas. Isso é especialmente verdadeiro quando o gesso é uma camada de acabamento, cuja diferença de relevo é permitida em até 1 mm.
Uma espátula de alisamento, também conhecida como espátula veneziana, permite obter uma superfície lisa e uniforme. É mais cómodo trabalhar com ele do que com espátula, permite trabalhar mais rápido devido à circunferência de uma área maior, ao mesmo tempo que reduz o consumo de material. Isso é especialmente importante ao trabalhar com gesso veneziano, cujo padrão imita o mármore. Depende da qualidade do trabalho, as paredes ficarão esteticamente lindas.
A ferramenta é útil para formulações problemáticas que requerem menos tempo de cura devido à cura rápida. A espátula sela perfeitamente as costuras do drywall. Lida perfeitamente com o alinhamento de composições no teto, onde até as mais leves irregularidades deixam sombras feias.
Além da função principal, a espátula pode ser utilizada em vez da espátula para a aplicação de cola para ladrilhos ou massa.
O que acontece?
A espátula de gesso tem uma forma predominantemente retangular, por ser a mais conveniente. Mas há também escápula triangular do tipo espátula, além de gota, oval, romboide e trapezoidal. Os tamanhos podem variar, em média, largura - 12-27 cm, comprimento - 20-48 cm. O tamanho padrão de uma espátula veneziana é 13 * 27 cm.
De acordo com o tipo de material da superfície de trabalho, a espátula é:
- metal, em especial aço;
- plástico;
- borracha.
A superfície de trabalho deve ser plana e polida. A lisura da parede depende disso, pois todas as recortadas ficarão imediatamente visíveis. O próprio material de acabamento adere menos a uma ferramenta lisa. Portanto, na maioria das vezes você pode encontrar dispositivos de metal à venda. A folha de metal deve ser rígida - se dobrar facilmente, a ferramenta irá falhar rapidamente. Ligas que não corroem são comumente usadas. E para não danificar a camada de acabamento, as bordas devem ser arredondadas.
Uma espátula de plástico é mais barata, mas se deteriora mais rapidamente. É fácil de arranhar, mas mais leve. Mas a espátula de plástico transparente é perfeita para aplicar papel de parede líquido.
Muito menos comum à venda é uma espátula de borracha para gesso. É macio e adequado para alisar uma camada já nivelada. Por exemplo, esta ferramenta é perfeita para gesso veneziano, para o qual uma superfície perfeitamente lisa é importante.
Ela também lida bem com pequenos defeitos, pois atua com mais delicadeza.
A espátula de reboco pode ser serrilhada. Eles permitem que você faça ondas. Quanto maior o ângulo de adesão da espátula à parede, mais forte é o relevo das ondas. São necessários para criar uma maior aderência, permitir que os materiais colocados por cima tenham uma melhor aderência - por exemplo, na aplicação de cola para azulejos. Além disso, os pinos permitem criar um padrão nas paredes para acabamento decorativo. A altura do pino é geralmente de 4 a 6 mm.
Além da versão clássica, pode haver espátulas especiais para rejuntamento, juntas de canto, processamento de taludes. Essas já são ferramentas profissionais.Para reparos do tipo "faça você mesmo", é preferível adquirir espátulas comuns, mas em diversos tamanhos, para escolher a mais adequada durante o processo de nivelamento. E para pequenos trabalhos, por exemplo, consertar fissuras, compre espátulas.
Você precisa escolher uma espátula de reboco sob a mão do trabalhador. Deve caber bem na palma da sua mão para que a ferramenta seja confortável de segurar. O peso também é importante, caso contrário, a mão se cansará rapidamente. Basicamente, a ferramenta tem uma massa de 300-400 G. A curvatura do cabo em si depende do trabalho a que se destina, pode ser lisa ou nervurada para evitar escorregões. Na hora de comprar, preste atenção à superfície para que não haja recortes e dobras, ela deve estar perfeitamente lisa e uniforme nas bordas.
Como usar?
Uma solução preparada é aplicada à espátula e, em seguida, a ferramenta é pressionada firmemente contra a parede em um ângulo agudo. Em seguida, a espátula é conduzida de uma direção para o lado ou de baixo para cima, distribuindo uniformemente a solução - aparar. É necessário alisar a superfície após a aplicação da camada principal de gesso, que é de 3 a 5 mm. A ferramenta deve ser conduzida em uma direção, em movimentos regulares, sem círculos. A talocha pode ser utilizada não só para reboco, mas também para betumar preliminar das paredes.
Se o teto estiver nivelado, você deve trabalhar na direção da janela com a luz do sol e, em seguida, alisá-la. Isso eliminará sombras superficiais, que serão necessariamente vistas à luz do dia, uma vez que a luz cairá de um lado.
Não pressione a espátula com força, pois você pode danificar a superfície ao empurrá-la. Você precisa pressionar a ferramenta com força, mas sem pressão. Recomenda-se alisar uma área de no máximo 1 metro quadrado de cada vez. m. Não adianta capturar mais, pois o trabalho se torna demorado. É melhor começar pelo canto da sala. A direção depende da mão líder do mestre: para destros - da direita para a esquerda, para canhotos - vice-versa.
Ao eliminar as fissuras, é necessário preenchê-las com uma quantidade suficiente de solução e, a seguir, retirar de cima com uma espátula ou espátula. Retire o excesso da parede da mesma forma.
Com uma espátula, você pode criar o efeito de uma textura pronunciada, por exemplo, uma pedra veneziana. Para isso, esfregaços com uma solução são feitos sobre a camada nivelada com uma espátula em diferentes direções. Após a secagem parcial, é necessário triturá-los levemente com a mesma ferramenta. Em seguida, uma fina camada de gesso é aplicada em uma tonalidade diferente. Após a secagem completa, as paredes são polidas. Quanto mais contrastantes forem as cores, mais expressivo será o relevo.
Técnica "Gruta"
Este tipo de decoração parece caro, especialmente em tons escuros de gesso. Para isso, a espátula é mergulhada na solução e aplicada sobre a superfície preparada (rebocada) para que sejam obtidos pequenos burgos, "montanhas". Devem ser toques leves e pontuais. Depois é necessário deixar o material secar um pouco - quando pressionado com o dedo, ele deve ceder. Após secagem parcial com espátula, é necessário alisar as saliências. Os movimentos devem ser leves, sem pressão.
Você não deve se mover em uma direção, de canto a canto, é melhor fazer os movimentos caóticos. Então não haverá linhas claras na parede. Após a secagem completa, as paredes são polidas.
Técnica "Ottochento"
Na camada nivelada, o gesso é aplicado com espátula em movimentos circulares, repetindo os oitos reclinados ou o sinal do infinito. Após a secagem parcial, a superfície é triturada. Além disso, assim que a camada anterior secar, é necessário aplicar uma nova, mas de cor diferente, com uma camada fina e uniforme. Em seguida, seque completamente e dê um polimento.
Trabalhar com uma espátula não é difícil, mas requer alguma habilidade. O principal é que todos os movimentos devem ser rápidos para que a composição não tenha tempo de agarrar.
O comentário foi enviado com sucesso.