Escovas de flange: características e variedades
O trabalho de pintura moderno é frequentemente executado com um rolo ou pistola de pulverização - essas ferramentas ajudam a aplicar a composição de forma rápida e uniforme em uma grande superfície. Mas os pincéis usuais não abrem mão de suas posições, e sua variedade de flautas é especialmente popular e procurada.
O que é isso?
Um pincel de flauta é um pincel plano que pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas de pintura e pintura:
- pintura de superfícies planas e gofradas (cercas, portões, grades, elementos estruturais, paredes, folhas de portas, caixilhos de janelas, peitoris e taludes, rodapés e cornijas, móveis);
- acabamento - alisando as marcas do pelo dos pincéis "mais grossos";
- colar papel de parede com cola, embora haja um pincel especial para isso;
- na pintura (óleo, acrílico, aquarela) - aplicar traços coloridos largos em uma tela de grande escala, preenchendo o fundo, criando gradientes suaves, esmaltes.
Essa escova consiste em um cabo de madeira ou plástico e um denso feixe de pêlos em forma de pá, envolto em um suporte de metal achatado. Sob o clipe, as cerdas são fixadas com adesivo com resina epóxi. A colagem deve ser de alta qualidade, para que as cerdas não caiam. A pega é ergonómica, adapta-se muito bem à mão. Em modelos largos, é reduzido.
Flutz segura uma grande quantidade de tinta que não pinga do pincel. Os traços são uniformes, sem riscos e sem sulcos. A camada da composição aplicada (verniz, impregnação, primer, tinta, cola) acaba sendo uniforme e lisa, sem manchas. O próprio conceito de "estrias" refere-se ao tratamento de nivelamento de uma superfície recém-pintada.
Existem produtos semelhantes nos catálogos de muitos fabricantes nacionais e estrangeiros: Krafor (Rússia), Matrix (Alemanha), Harris (Reino Unido), Anza (Suécia)... Doméstico Marca Stayer, que produz pincéis em várias linhas: desde Standart e Euro até os mais caros Profi e Lux.
Um tipo de instrumento de flauta é uma escova de radiador. Seu cabo alongado tem um ângulo de inclinação de 30-45 graus em relação ao suporte com feixe de pilha, o que permite que ele penetre nas partes internas de difícil alcance de radiadores de aquecimento e outras estruturas seccionais. A largura costuma ser pequena, de 15 a 30 mm, mas há opções de até 75 mm.
O cabo longo irá ajudá-lo a alcançar as juntas do teto e paredes, cantos internos de móveis.
Materiais (editar)
A qualidade das cerdas deste tipo de pincel plano deve ser alta, pois a saída deve ser um revestimento perfeitamente uniforme. De acordo com as matérias-primas utilizadas, os produtos são classificados em naturais, sintéticos e combinados.
Natural
Tradicionalmente, desde os tempos antigos, o cabelo de porco tem sido usado para fazer todos os tipos de escovas e pincéis. É extremamente elástico, durável, resistente a várias fórmulas de solventes, absorve bem e "cede" uniformemente a tinta. Isso se deve ao fato das cerdas possuírem uma estrutura rugosa com microescalas e ponta cônica fendida. Para flautas, é retirada uma cerda repuxada processada, obtida puxando os fios de cabelo até um comprimento de pelo menos 57 mm. Às vezes, cerdas desenhadas e cerdas de estoque são combinadas. Cores de cabelo naturais: branco, amarelo, preto, cinza. Cabelo preto é o mais apreciado. Matérias-primas de alta qualidade - fervidas, branqueadas.
O pacote deve ser de cor uniforme, existem certos padrões GOST para a densidade da embalagem e a porcentagem de umidade, gordura e impurezas. As cerdas estão dispostas em várias filas, separadas por inserções em cunha, que criam uma espécie de cavidade-bolsos para segurar a tinta. A composição natural do pincel funciona melhor com tintas à base de óleo, óleos secantes e vernizes. Ao trabalhar com tintas e vernizes solúveis em água, essa ferramenta irá gradualmente inchar e perder elasticidade.
A crina natural não é usada para ferramentas de pintura na forma de 100% de enchimento - é muito mole, desgasta-se mais rápido e mantém a tinta pior. Mas, como é mais barato, costuma ser combinado com carne de porco.
As escovas de cabelo de texugo são produzidas para artistas. São produtos exclusivos em uma bela cor preta acinzentada. O cabelo do texugo tem várias categorias, dependendo da parte da pele de onde é coletado.
Sintético
A pilha artificial é feita de poliéster e matérias-primas de poliéster. Esses pincéis são recomendados para trabalhar com tintas à base de água, uma vez que o cabelo sintético não incha ao entrar em contato com a água, retendo sua forma. Nessas cerdas, canais ocos e uma forma cônica bifurcada na ponta são criados artificialmente. Mas a ausência de flocos na estrutura ainda diminui o nível de entrada de tinta. Fibras sintéticas também são combinadas, por exemplo, escovas feitas de uma mistura de náilon e poliéster têm excelente desempenho.
Combinado
Muitos finalizadores profissionais preferem esse tipo. Combina as vantagens das matérias-primas naturais e artificiais. Excelente absorção, alto rendimento da tinta, elasticidade, resistência ao desgaste - características técnicas que o pincel adquire devido à relação harmoniosa das diferentes fibras. Excelentes resultados são obtidos com ferramentas com um teor de cerdas naturais de pelo menos 25%.
O cabo da flange pode ser feito de madeira (natural, pintada ou envernizada) ou de diversos plásticos e polímeros. As opções mais confortáveis são com uma alça emborrachada de dois componentes.
O clipe é uma tira de metal ondulada. A chapa laminada a frio estanhada ou aço inoxidável é mais comumente usada. O aço pode ter latão, cromo, cobre, revestimento de níquel.
Freqüentemente, essa é a diferença entre modelos importados caros, por exemplo, o Softip Wooster Q3108 (EUA).
Dimensões (editar)
A largura das estrias varia de 25 a 120 mm. Espessura do pêlo - 10-20 mm. O comprimento das cerdas é geralmente de 40 a 70 mm. De acordo com GOST, essas escovas são marcadas com as letras KF (escovas de flange) ou KP (planas). Os números indicam a largura do pincel. A marcação moderna de pincéis no formato euro pode ser indicada em polegadas e afixada com números de tamanho de 1 a 5. A ingestão de tinta ideal e o rendimento da tinta são influenciados não apenas pela matéria-prima da pilha, mas também pelo equilíbrio de suas dimensões - largura e comprimento.
Um parâmetro importante é a proporção das cerdas com o comprimento máximo, os chamados TOPS, que determinam a densidade do pincel.
- Os tamanhos mínimos de escova são ¾ "(20 mm) e 1" (25 mm). Esses produtos destinam-se à pintura de rodapés, grades diversas, tubos finos.
- As escovas de 35-38-40 mm são ideais para pintar rodapés mais largos, varões para cortinas e tubagens standard.
- Um flange de duas polegadas KF-50, padrão KP-50 mm é um tamanho muito popular. É utilizado para trabalhar móveis, pintar guarda-corpos, janelas, impregnar e envernizar escadas de madeira.
- As escovas de 63 a 75 mm são mais utilizadas para folhas de portas, paredes, cercas e muito mais.
- A largura de 4 "ou 100-120 mm é indispensável para pintar pisos, partes da fachada e outras grandes superfícies planas.
Como escolher?
A comodidade do trabalho, o tempo gasto e, o mais importante, a qualidade do resultado dependem da escolha correta do pincel. Em primeiro lugar, é importante calcular corretamente o tamanho da ferramenta necessária. Uma grande área será difícil de pintar perfeitamente, sem listras, usando um pincel estreito. E isso exigirá uma quantidade excessiva de esforço e tempo. Uma flauta muito larga tornará difícil pintar com precisão, sem ultrapassar as bordas da área limitada.
Ao comprar uma escova, certifique-se de prestar atenção à confiabilidade do acessório de cerdas: o corte deve ser uniforme, não deve haver cabelos saindo do feixe geral e caindo. Teste isso puxando ligeiramente as cerdas. E também não devem quebrar quando dobrados, isso acontece quando o material está sobresecado. Em um bom pincel, o pelo é sedoso, resistente, não solto, bem acolchoado e elástico. Não deve cheirar e deixar marcas de gordura.
Se você usar as estrias em superfícies ásperas (em tijolos não tratados, concreto, placas não aplainadas), as cerdas naturais se desgastarão rapidamente e a escova ficará “careca”. Mas tal superfície ajudará a "desbastar" e alinhar o cabelo do instrumento. Se necessário, faça algumas oscilações ao longo da parede de concreto e as cerdas salientes desaparecerão.
Verifique os fixadores do próprio aro de metal: os pinos de fixação não devem estar soltos, manchas de ferrugem e amassados, bordas afiadas e irregulares são inaceitáveis no metal.
O conforto do cabo é muito importante, especialmente se o trabalho de pintura em grande escala estiver chegando: segure o modelo na mão, escolha aquele que for confortável para o seu pincel. Os dedos não devem escorregar, garantindo uma boa pegada na ferramenta. Opte por plásticos duráveis de qualidade, polímeros ou madeiras nobres lixadas lisas. Madeira macia e não tratada absorverá água, o que pode fazer com que o clipe se abra e os fiapos caiam. Acredita-se que é mais fácil limpar as manchas de tinta com um cabo de polímero.
Escovas suspensas muito convenientes, permitindo que você conserte a ferramenta na margem em minutos após uma pausa no trabalho. Muitos mestres pintores fazem de forma independente esse dispositivo com arame, mas, é claro, é mais agradável quando o fabricante dos produtos pensa em tal nuance.
Antes do uso, recomenda-se que a escova seja lavada em água com sabão, enxaguada e seca. Isso removerá possíveis graxas e poeira da pilha, endireitará, a pintura ficará mais uniforme.
Depois de usar o pincel, aperte-o contra a borda da lata, limpe bem o restante da tinta e seque-o. A tinta solúvel em água será removida com água e sabão, e a tinta a óleo será removida com solvente. Para produtos feitos de cabelo sintético, você não pode usar um solvente nitro, pois irá corroer as cerdas.
Guarde o pincel na posição horizontal para que não se deforme.
Veja abaixo uma visão geral das escovas de flauta.
O comentário foi enviado com sucesso.