Cinzel: o que é, tipos e características

Cinzel: o que é, tipos e características
  1. O que é isso?
  2. Tipos e características
  3. Comparação com outras ferramentas
  4. Características de escolha

Cinzel é um termo que combina uma ferramenta de entalhe amplamente utilizada na prática de marcenaria e carpintaria, bem como na perfuração de poços para a produção de gás, óleo e água artesiana.

O que é isso?

Durante a escavação de cidades e túmulos antigos, os arqueólogos costumam encontrar os restos de pratos de madeira antigos, o que indica diretamente que nossos ancestrais eram fluentes na arte da madeira. Na Rússia, todos os edifícios e todo o arsenal de utensílios domésticos, desde os móveis mais simples às ferramentas, eram originalmente feitos de madeira. Com o desenvolvimento da tecnologia, os objetos manufaturados do trabalho e da vida cotidiana foram atualizados cada vez com mais elegância, e tudo porque os artesãos puderam criar várias ferramentas eficazes, entre as quais o cinzel desempenhou o papel mais importante. Essa ferramenta é relevante em nosso tempo, inclusive aquela que praticamente se manteve em sua forma original.

O cinzel é um dispositivo simples e indispensável para fazer pequenos furos, pontas e encaixes durante o processamento da madeira bruta, bem como para cortar os pedaços de madeira no formato desejado. Esta é uma barra de aço quadrada ou retangular, estreitando-se ligeiramente em direção à extremidade afiada. A afiação da ferramenta é geralmente unilateral.

O cinzel distingue-se por uma fixação bastante apertada da haste da peça de corte no cabo. A força de tal fixação é devido à tampa com um pescoço selado, que permite que uma força bastante grande seja transmitida. No processamento da madeira, o cinzel fica exposto a cargas elevadas, uma vez que a goivagem das ranhuras nas bases duras é acompanhada por golpes bruscos da marreta no cabo, razão pela qual o cabo é fabricado quer em madeira dura quer em polímeros de elevada dureza. Se o cabo for de madeira, ele é adicionalmente reforçado com um anel de metal, o que aumenta a resistência da peça e evita que o material se rache.

Menos comum é um cinzel de base semicircular - ferramenta indispensável para o corte de ranhuras, bem como para a limpeza dos cantos da peça. E também estão à venda lonas em forma de U, ideais para a formação de reentrâncias para dobradiças de portas.

Tipos e características

Dependendo do tamanho da ferramenta e do formato da lâmina de corte, o cinzel pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas de marcenaria. A lâmina do cinzel pode ser quadrada, semicircular com diâmetros diferentes, pontiaguda, afiada e até semelhante a uma broca. De acordo com as características de operação, a classificação inclui modelos de fresagem, elétricos, pneumáticos e manuais utilizados na construção e carpintaria.

Assim, um cinzel chanfrado tem uma lâmina trapezoidal, uma lâmina alongada e uma borda chanfrada. Essa ferramenta é indispensável para abrir ranhuras com ângulos retos e bordas lisas, é usada para processar peças de canto. A lâmina possui um chanfro longo, de modo que a ferramenta pode penetrar nos locais mais difíceis de alcançar, onde nenhum outro tipo de ferramenta pode passar. Com a ajuda de um cinzel semicircular, as fibras são amostradas de dentro da tora; tais ferramentas em aparência e funcionalidade são muito semelhantes a um cinzel.

Um cinzel cônico é diferente de qualquer outro - sua lâmina é mais longa e fina e a lâmina de corte é muito mais chanfrada. A forma é geralmente retangular, essas ferramentas são ideais para limpeza após o cinzelamento. O mini cinzel, como o nome sugere, é o menor modelo adequado para trabalhos delicados e delicados. O cinzel em forma de L é muito difundido - ele é usado para abrir ranhuras, bem como orifícios quadrados para montar acessórios e formar bordas retas em peças de madeira.

O cinzel longo encontrou aplicação na realização de trabalhos relacionados com a necessidade de penetração no material., sua característica distintiva é sua lâmina flexível e longa. A mancha pertence às ferramentas do tipo manual - trata-se de um cinzel bastante grande, cuja lâmina chega a 60 cm de comprimento e a largura aproxima-se de 10 cm. Esses modelos são bastante pesados, portanto, são necessários esforços físicos para trabalhar com ele. Slik é usado em carpintaria e construção naval.

A ferramenta de lâmina larga é boa para construção geral e trabalhos de renovação, é utilizado para remover placas de parquete, desmontar contrapisos e revestimentos de pintura. Variedades de brocas chanfradas têm uma borda oblíqua afiada, geralmente afiada em um ângulo de 45-60 graus, enquanto a lâmina pode ser afiada em qualquer direção. Os tipos mais populares de cinzéis são considerados carpintaria e marcenaria.

Plotnitskoe

A carpintaria também é chamada de chata e espessa, e se difundiu entre os artesãos cujas atividades estão relacionadas ao processamento da madeira. Essa ferramenta tem uma lâmina de trabalho bastante densa e a lâmina tem um perfil retangular ou quadrado. A lâmina é caracterizada por maior resistência, portanto, são populares na realização de trabalhos que requeiram a aplicação de esforço físico significativo.

Marceneiro

O cinzel de carpinteiro é uma ferramenta manual. É realizado com cabos de plástico ou madeira, sendo que os suportes podem ser removíveis e não removíveis - a troca geralmente é feita para mudar a natureza do golpe - com maço, martelo, mão. O cortador na maioria dos modelos é retangular - é bastante conveniente para eles realizarem as manipulações mais simples para criar sulcos e pequenos ninhos em uma árvore. Um pouco menos comuns são os modelos com um pano semicírculo - eles são adequados para fazer pequenas ranhuras e limpar cantos.

A aresta de trabalho possui um afiamento especial, através do qual é determinado o grau de tensão mecânica. A lâmina é feita de aço ferramenta, os modelos mais caros são adicionalmente endurecidos e anticorrosivos.

A broca merece atenção especial, que difere bastante da marcenaria. Comecemos com o fato de que a lança do furo é um engaxetamento bastante complicado, que se completa com um conjunto de segmentos esféricos e cilíndricos feitos de ligas de alta resistência. Os modelos mais avançados tecnologicamente incluem mecanismos de apoio, devido aos quais, ao colidir com as rochas, os segmentos continuam a mover-se. Esse dispositivo é compatível com sondas de perfuração, máquinas de percussão rotativas e unidades para o desenvolvimento vertical do solo. A ferramenta de perfuração tem um dispositivo bastante complexo e de grandes dimensões do que a ferramenta de carpintaria - é usada para quebrar pedras duras e moles, bem como solo denso.

Comparação com outras ferramentas

Muitos artesãos novatos confundem um cinzel com algumas outras ferramentas - na maioria das vezes, um cinzel. O produto é um dispositivo portátil com uma lâmina de corte ranhurada ou plana. O comprimento da lâmina varia de 4 a 40 mm, na maioria das vezes em marceneiros e carpinteiros de trabalho usam vários cinzéis por vez.

O cinzel e o cinzel são semelhantes, mas a principal diferença aqui é o aço utilizado - um mais fino é escolhido para o cinzel, já que essa ferramenta é projetada para realizar operações delicadas. Enquanto o cinzel é usado para operações de entalhe. O aço nos cinzéis é mais denso - esta é a única maneira de garantir um corte preciso do material. Se a ferramenta ficar cega, ela rasgará as fibras de madeira e a superfície da peça ficará áspera e irregular, exigindo melhorias.

A alça do cinzel possui uma forma de cúpula fácil de pressionar. Não pode ser usado para golpear - caso contrário, a alça simplesmente voará em pequenos pedaços.

A broca funciona como resultado da aplicação de uma força mecânica do tipo percussão - ou seja, batem com um martelo ou um macete, por isso o cabo vem equipado com um anel de crimpagem. O cinzel é usado exclusivamente à mão. O cinzel se parece muito com um cinzel, o princípio de operação é semelhante, mas o cinzel é usado para trabalhar madeira, e com a ajuda de um cinzel eles trabalham com concreto, metal e pedra - isso causa algumas diferenças de design entre as ferramentas.

Características de escolha

O cinzel é uma ferramenta indispensável para o corte de cantos, bem como para a criação de uma grande variedade de ranhuras. E uma vez que esforços físicos são aplicados a ela, o design de uma ferramenta de qualidade deve ser apropriado - a largura da lâmina não deve ser inferior a 35–40 mm.

Lembre-se que o cinzel é uma ferramenta com cabo de madeira, uma grande força de impacto é aplicada a ele, portanto, apesar da presença de um anel, o cabo muitas vezes tem tendência a rachar e conforme o material se desgasta, o risco de a alça rachando e ferindo o trabalhador aumenta. Por isso é melhor dar preferência às ferramentas em que esta peça seja feita dos tipos de madeira mais duráveis ​​- carvalho, carpa ou bordo.

Preste atenção especial ao metal de que a lâmina é feita. O aço deve ser aço ferramenta que tenha sofrido endurecimento adicional, bem como revestido com compostos anticorrosivos. Caso contrário, a ferramenta rapidamente se torna opaca e quebra. Se possível, experimente o instrumento no momento da compra. Por exemplo, escolha aquele que está "na mão" - lembre-se de que você terá que segurá-lo sob uma saraivada de pancadas, por isso deve ser bem fixado em sua mão.

Certifique-se de descobrir como a lâmina está presa ao cabo. Os modelos mais baratos são baseados na haste - são confortáveis ​​de segurar, mas a haste do cabo age como uma cunha, que afrouxa os fixadores. Com o tempo, o cabo pode rachar ou voar para fora da haste durante o trabalho. Além disso, adquira a ferramenta em um revendedor confiável e certifique-se de que o cinzel atenda a todos os requisitos GOST.

Para obter informações sobre como o cinzel difere do cinzel, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário