Escolhendo ferramentas para XLPE
Devido às suas características de desempenho, o polietileno reticulado está ganhando popularidade. Em particular, muitas comunicações podem ser realizadas a partir dele. Mas, apesar do grande número de vantagens deste material, será muito difícil realizar uma instalação de alta qualidade sem uma ferramenta confiável. Mas se for, então qualquer um, mesmo um iniciante, artesão doméstico será capaz de instalar o duto com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa estudar algumas das nuances do uso de materiais e equipamentos.
Visão geral da espécie
Os tubos XLPE são amplamente utilizados devido às suas propriedades notáveis:
- a capacidade de suportar temperaturas de até 120 graus Celsius;
- leves, os tubos feitos desse material pesam quase 8 vezes menos que o aço;
- resistência a produtos químicos;
- superfície lisa no interior dos tubos, que não permite a formação de incrustações;
- longa vida útil, cerca de 50 anos, o material não apodrece e não oxida, se a instalação foi realizada corretamente e sem violações;
- o polietileno reticulado resiste bem ao estresse mecânico, alta pressão - os tubos são capazes de suportar pressões de 15 atmosferas e tolerar bem as mudanças de temperatura;
- feitos de materiais atóxicos, o que permite sua utilização na instalação de canos de água.
A qualidade da instalação dos sistemas de aquecimento ou dutos XLPE depende da ferramenta que será utilizada para o efeito. Pode ser dividido em dois grupos.
- Profissional, usado diariamente e para grandes volumes de trabalho. Suas principais diferenças são o alto preço, durabilidade de operação e várias funções adicionais.
- Amador usado para tarefas domésticas. Sua vantagem - baixo custo, desvantagens - quebra rapidamente e não há opções auxiliares.
Para funcionar, você precisa do seguinte:
- cortador de tubos (podador) - tesouras especiais, sua finalidade é cortar tubos em ângulos retos;
- expansor (expansor) - este dispositivo expande (alarga) as extremidades dos tubos até o tamanho necessário, criando um soquete para fixação confiável do encaixe;
- a prensa é utilizada para crimpagem (compressão uniforme da manga) no local de instalação do acoplamento, sendo utilizados principalmente três tipos de prensas - manual, semelhante a um alicate, hidráulica e elétrica;
- um conjunto de bicos para um expansor e uma prensa, que serão necessários para trabalhar com tubos de vários diâmetros;
- o calibrador é usado para preparar o corte para encaixe, chanfrando cuidadosamente o interior do tubo;
- chaves inglesas;
- a máquina de solda é projetada para conectar tubos com conexões de eletrofusão (existem dispositivos com configurações manuais, mas também existem dispositivos automáticos modernos que podem ler as informações das conexões e desligar por conta própria após o término da soldagem).
Uma faca, um secador de cabelo e um lubrificante especial também podem ser úteis, para que a embreagem se encaixe mais facilmente no lugar. Você pode comprar a ferramenta inteira no varejo, mas uma solução melhor seria comprar um kit de montagem que conterá tudo o que você precisa.
Existem kits para uso doméstico e profissional de diversos preços e qualidade.
Regras de seleção
O principal fator que influencia a seleção das ferramentas de instalação XLPE é a pressão máxima do fluido no sistema. O método de conexão depende disso, e com base no tipo de instalação, você precisa selecionar equipamentos e ferramentas:
- se a pressão na tubulação for 12 MPa, então é melhor usar o método soldado;
- a uma pressão nas paredes do tubo de 5–6 MPa - pressão;
- cerca de 2,5 MPa - método de crimpagem.
Nos dois primeiros métodos, a conexão será indissociável, e no terceiro, se necessário, será possível desmontar o sistema sem muito esforço. O método soldado é usado para grandes volumes e é improvável que você o use em casa devido ao alto custo dos equipamentos e componentes.
As melhores opções são o segundo e o terceiro métodos. Com base nisso, e você precisa escolher um kit. Se você precisar dele uma vez, não deverá gastar dinheiro. A melhor forma neste caso é alugar, agora muitas organizações alugam este equipamento. Os especialistas aconselham alugar ou comprar equipamentos de fabricantes de tubos. Todas as empresas conhecidas produzem ferramentas adequadas para instalação, o que facilitará muito a busca e seleção.
O resultado do trabalho depende muito de qual ferramenta você usa. Mais da metade do sucesso depende de habilidades, mas você também não deve se esquecer dos equipamentos.
No caso de trabalhar com ferramentas confiáveis, a instalação dos tubos XLPE será rápida, durável e não o deixará na mão durante a operação.
Instruções de uso
Independentemente do tipo de instalação e equipamento que você escolher, existe um procedimento geral para o trabalho preparatório. Essas regras facilitarão o arranjo do duto e são desejáveis para execução:
- você precisa traçar um plano de layout do tubo, isso ajudará a calcular a quantidade de material e acoplamentos;
- os locais de trabalho devem ser cuidadosamente limpos para evitar que poeira e sujeira entrem nos pontos de conexão, a fim de evitar vazamentos no futuro;
- se você precisa se conectar a um sistema existente, você precisa verificar sua integridade e preparar o site de conexão;
- os tubos devem ser cortados de forma que o corte seja exatamente 90 graus em relação ao eixo longitudinal do tubo, isso é necessário para garantir a confiabilidade e a estanqueidade;
- guiado pelo diagrama, expanda todos os tubos e acoplamentos para verificar o corte e a quantidade de todos os elementos de conexão necessários.
Conforme mencionado acima, existem três opções principais para ingressar no XLPE. A seleção de equipamentos e ferramentas depende da escolha do método. Para todos os métodos, bicos de diâmetro de tubo e tesouras de poda serão necessários.
O primeiro método é o mais fácil de executar. Além de tubos e tesouras de podar, são necessários apenas acoplamentos de compressão e um par de chaves. Essas ferramentas são necessárias para apertar as porcas após a inserção na junta. É importante lembrar: é preciso controlar o processo de aperto das porcas para não danificar as roscas. Aperte com força, mas não aperte demais. O segundo método é pressionar. Você precisará de um calibrador, tesoura, expansor e prensa.
Não haverá dificuldades com a tesoura, seu propósito é simples - cortar o tubo nos tamanhos que precisamos. Com um calibrador, processamos suas bordas, removendo o chanfro de dentro. Esta ferramenta é necessária para arredondar o tubo após o corte.
Em seguida, pegamos um expansor (expansor) do tipo manual, que é muito fácil de usar. Aprofundamos as bordas de trabalho do dispositivo dentro do tubo e o expandimos para o tamanho desejado. Isso não deve ser feito de uma só vez, pois pode danificar o material. Fazemos isso gradualmente, girando o expansor em um círculo. As vantagens desse aparelho são o preço e a facilidade de uso. Este é um instrumento amador.
Se ele for profissional, a expansão é feita de uma só vez sem danificar os materiais.
O expansor elétrico é equipado com uma bateria recarregável, projetada para agilizar o trabalho do instalador. Isso economiza significativamente os esforços do trabalhador e o tempo gasto na instalação de sistemas. Naturalmente, este dispositivo é muitas vezes mais caro, mas se for necessário muito trabalho, ele caberá perfeitamente e justificará os custos.Existem expansores hidráulicos. Depois de preparar o tubo, você precisa instalar uma conexão nele. Para isso, precisamos de um torno de imprensa. Eles também são hidráulicos e mecânicos. Antes do uso, eles devem ser removidos da caixa de armazenamento e montados em uma posição de trabalho.
Depois de montar a ferramenta e instalar o acoplamento no tubo, a conexão é montada com uma prensa. Ou seja, a conexão entra no lugar e a crimpagem ocorre por cima com uma luva de montagem. As prensas manuais são recomendadas para tubos de pequeno diâmetro e baixa demanda.
As prensas hidráulicas exigem pouco ou nenhum esforço de crimpagem. As conexões e a luva são simplesmente instaladas na ranhura do dispositivo e, em seguida, encaixam-se de maneira fácil e suave no lugar. Esta ferramenta pode ser utilizada mesmo em locais inconvenientes para a instalação, pois possui uma cabeça giratória. E a última opção para unir polietileno reticulado é a soldagem. Como mencionado anteriormente, é o mais caro e raramente usado, mas o mais confiável. Para ele, além das já conhecidas tesouras, expansores, também serão necessários acoplamentos especiais. Os acessórios de eletrofusão têm condutores de aquecimento especiais.
Após a preparação dos equipamentos e componentes, procedemos à soldagem. Para isso, instalamos um acoplamento eletrossoldado na extremidade do tubo. Possui terminais especiais aos quais conectamos a máquina de solda. Ligamos, neste momento todos os elementos aquecem até o ponto de fusão do polietileno, cerca de 170 graus Celsius. O material da luva preenche todos os vazios e a soldagem ocorre.
Se o dispositivo não estiver equipado com um temporizador e um dispositivo que possa ler as informações dos acessórios, é necessário monitorar as leituras dos dispositivos para desligar tudo a tempo. Desligamos o equipamento, ou ele desliga sozinho, esperamos até que a unidade esfrie. Os tubos geralmente são entregues em bobinas e podem perder sua forma durante o armazenamento. Para isso, é necessário um secador de cabelo de construção. Com sua ajuda, é possível eliminar essa desvantagem simplesmente aquecendo a seção deformada com ar quente.
Durante todos os tipos de instalação, não nos esquecemos das precauções de segurança.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral das ferramentas para instalar sistemas de aquecimento e abastecimento de água XLPE.
O comentário foi enviado com sucesso.