Características das serras circulares sem fio
Uma serra circular é uma ferramenta útil para qualquer pessoa que muitas vezes se depara com a tarefa de cortar madeira durante o processamento manual, embora alguns modelos sejam capazes de cortar outros materiais em folha. Se ainda preferir cortar madeira à mão, talvez seja necessário dar uma olhada mais de perto neste segmento da ferramenta.
Características e princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento de uma serra circular sem fio praticamente não difere da tradicional serra circular de rede, apenas funciona com bateria. Este fato determina as principais diferenças: a ferramenta sem fio pesa um pouco mais, mas é móvel - pode ser usada fora da oficina e mesmo onde, por algum motivo, não há acesso a uma tomada em funcionamento. Os indicadores de autonomia da ferramenta dependem da bateria, que geralmente produz uma tensão na faixa de 10-28 V. A frequência das revoluções, muitas vezes na faixa de 1400-4000 rotações a cada minuto, depende muito da tensão de saída.
Ao trabalhar em material denso e duro, aumentar o número de revoluções pode melhorar significativamente a produtividade e acelerar o corte, mas o material frágil deste pode desmoronar, portanto aqueles modelos que permitem a possibilidade de regular este momento são especialmente bem-sucedidos.
Ao mesmo tempo, uma capacidade mais alta da bateria indica sua capacidade de ficar mais tempo sem carregar, mas um aumento na tensão e no número de revoluções usa uma carga em um modo avançado.
A grande maioria dos modelos modernos são equipados com baterias de íon de lítio, mas às vezes você pode encontrar uma solução desatualizada na forma de uma bateria de níquel e cádmio. Este último perdeu sua popularidade por uma série de razões: pesa muito, é perigoso para o meio ambiente e, o mais importante, ao longo do tempo, reduz rapidamente o indicador de carga máxima, mas é muito barato e praticamente não reage ao baixa temperatura circundante. O bom da solução de íon-lítio é que essa bateria pesa muito pouco, não tem "efeito memória" (pode ser carregada a qualquer momento, mesmo sem estar totalmente descarregada, ela praticamente não descarrega durante um longo período de inatividade período) e geralmente tem uma capacidade maior. Porém, seu preço é em média mais alto, e no frio pode ser descarregado muito rapidamente.
Uma serra sem fio, como uma serra de rede, assume a capacidade de instalar lâminas de corte de diâmetros diferentes, mas devido apenas à energia da bateria, os especialistas geralmente desaconselham o uso de discos grandes. Este fato limita muito a espessura máxima do material cortado. Portanto, a prancha a ser cortada normalmente não deve ter mais de 7 cm de espessura, além disso, a maioria dos modelos vem equipada com sola giratória. No entanto, mesmo assim, a principal desvantagem da ferramenta é que ela não foi projetada para um corte rotativo.
Variedades
Uma mini-serra manual não implica nenhum tipo de classificação em várias etapas, por isso não é tão difícil considerar suas variedades. O primeiro critério que deve desempenhar um papel na seleção é o foco em um determinado material. A parte predominante dessa ferramenta é destinada ao trabalho em madeira, mas, nos últimos anos, muitos fabricantes líderes começaram a se concentrar na produção de modificações para metais macios - principalmente alumínio. Não existe uma gradação clara quanto à autonomia - a dependência do tempo de operação independente da bateria e suas várias características, bem como as condições de operação, já foram descritas acima.
Mas deve-se notar que alguns modelos, devido às características de design, implicam em alguma limitação do diâmetro máximo do disco, o que no futuro afetará a capacidade de processar materiais em folhas grossas.
Muitos modelos de serras circulares sem fio são equipados adicionalmente com um trilho-guia, o que aumenta a facilidade de uso e permite um corte mais preciso sem desviar do pretendido.
Avaliação de fabricantes
A análise dos fabricantes de serras circulares sem fio geralmente não é totalmente honesta, já que cada um deles tem modelos muito bons e não os mais bem-sucedidos. Além disso, a programação de cada uma das marcas líderes é atualizada anualmente, por isso não faz sentido definir um local para cada um dos fabricantes. As empresas descritas a seguir são apresentadas em ordem aleatória, é possível que sua experiência pessoal com a serra de qualquer uma delas não coincida com o julgamento geral da maioria dos mestres. Além disso, consideramos apenas marcas top que se encontram em qualquer loja e são bem conhecidas dos profissionais, mas pode ser que você encontre uma boa amostra lançada por outra empresa pouco conhecida.
- Makita É uma popular marca japonesa de ferramentas elétricas que dispensa apresentações especiais. A maioria dos consumidores concorda que os diferentes modelos desta empresa podem ser um bom começo para um novato, pois além de serem fáceis de operar, oferecem diversos recursos para a segurança do operador. A vida útil de tal ferramenta é bastante longa, enquanto os engenheiros japoneses cuidaram de uma configuração decente que permite expandir o escopo de trabalho disponível.
- Bosch É outra, agora uma empresa alemã, que se tornou conhecida graças às ferramentas elétricas, bem como aos eletrodomésticos. A vantagem de escolher esta marca em particular é que a Bosch oferece uma ampla gama de outras ferramentas e acessórios que são mutuamente compatíveis. Por exemplo, um aspirador de pó de construção pode ser conectado a uma conexão de serra especial, para que a ordem possa ser mantida na oficina. Esses produtos também são apreciados pela alta precisão dos cortes, bem como pelo baixo nível de ruído. Ao mesmo tempo, alguns consumidores reclamam da escolha bastante modesta de discos de corte, o que restringe um pouco a gama de materiais disponíveis para corte.
- Ryobi - a empresa não é tão conhecida, já que até a sua gama de produtos não é tão grande, mas em termos de serras circulares sem fio, consegue deixar para trás muitos concorrentes eminentes. Ao criar a linha, os desenvolvedores se preocuparam em garantir a máxima precisão de corte, e isso foi conseguido, entre outras coisas, devido aos cabos mais ergonômicos. No entanto, com todas as vantagens, as unidades da marca são frequentemente criticadas por seu baixo consumo de energia e incapacidade de resolver tarefas em escala industrial.
- Metabo, de acordo com muitos amantes do trabalho manual, produz serras decentes sem distorções para melhor ou para pior. É geralmente aceito que é desta marca que muitas serras se saem melhor com cortes oblíquos, enquanto a ferramenta tem um número máximo de rotações muito alto para seu peso dentro de cinco quilogramas.
A ferramenta também é altamente considerada por sua boa compatibilidade com todos os tipos de dispositivos adicionais, como um aspirador de pó ou uma régua. Para uma construção profissional séria, pode não ser suficiente, mas para o trabalho em madeira como um hobby, isso é até um pouco demais.
Critérios de escolha
Ao decidir sobre a escolha de uma serra circular sem fio, preste atenção a uma série de características que podem tornar uma compra lucrativa e quase inútil.Primeiro, pense sobre quais são as necessidades e os materiais para os quais você precisa dessa ferramenta. Para cada um dos materiais principais, são produzidos modelos separados, não é recomendado o uso de nenhum deles para outra finalidade que não a pretendida - você pode simplesmente quebrar a unidade.
Lâmina grande pode ser usada para cortar materiais grossosmas precisa de um motor mais potente e uma bateria grande para girar rapidamente, o que aumenta muito o custo e o peso da ferramenta. É lógico supor que, se você duvida da necessidade de cortar materiais especialmente espessos no futuro, não vale a pena comprar um modelo "com margem".
De acordo com a profundidade máxima de corte, todas as serras circulares são divididas em três categorias principais, tais como:
- se você planeja cortar apenas materiais em folha e executar principalmente trabalhos pequenos, 40-50 mm de corte serão suficientes para você;
- ferramentas projetadas para um diâmetro de lâmina de serra de 50–65 mm são consideradas universais e mais difundidas - para uso doméstico, parece ser um estoque, mas pequeno;
- Serras sem fio com uma profundidade de corte máxima de mais de 65 mm são raras - elas precisariam de uma bateria grande e pesada para funcionar com eficácia, portanto, essas unidades geralmente são conectadas a uma tomada.
É geralmente aceito que um aumento na velocidade de rotação do disco tem um efeito positivo não apenas na produtividade, mas também na uniformidade das bordas - em velocidades mais altas, a probabilidade de ruptura do material é menos provável. No entanto, na verdade, essas características de desempenho são quase mais influenciadas pelas especificidades da escolha do próprio disco, que deve ter o número ideal de dentes da forma correta.
À medida que a velocidade aumenta, o aquecimento do próprio disco e do material é frequentemente observado, o que em alguns casos pode danificar a peça de trabalho, por isso é melhor escolher serras com velocidades ajustáveis. A serra circular parece ser um mecanismo bastante simples, mas mesmo nela havia lugar para certas tecnologias "inteligentes". Entre as opções de baterias, sua distribuição não é tão ampla, mas em muitos casos podem fornecer um serviço inestimável.
As serras circulares sem fio podem ser equipadas com as seguintes funções:
- a função de velocidade constante ajuda a manter uma velocidade estável ao cortar material irregular, o que torna a serra menos propensa a emperrar e o corte é mais preciso;
- a partida suave evita solavancos na partida em altas velocidades, o que permite um desgaste não tão intenso do motor;
- a proteção contra sobrecarga capta o momento em que a carga da ferramenta atinge uma extensão alarmante e desliga o motor para evitar sua combustão;
- a presença de um freio no motor aumenta a segurança de operação da unidade não só para a ferramenta em si, mas também para o operador.
A placa de base ideal para serras sem fio é feita de fundição de liga leve, que são caracterizados por alta resistência e baixo peso. Idealmente, a ferramenta deve ter um ajuste de corte chanfrado com uma ampla gama de ângulos. Um trilho guia, que ajuda a alcançar a precisão máxima ao cortar uma folha, muitas vezes não é incluído com uma serra específica, mas esse acessório geralmente está disponível em uma versão universal e pode ser adquirido separadamente. Devo dizer também sobre uma característica que muitos iniciantes não prestam atenção - estamos falando sobre a conveniência e ergonomia das alças.
Visto que a serra circular sem fio é boa precisamente pela sua portabilidade, raramente é usada na oficina mais conveniente, o que significa que a ferramenta terá que ser mantida suspensa, possivelmente por muito tempo.
Ao mesmo tempo, a ferramenta incluída, que caiu de suas mãos ou se desviou da trajetória especificada, pode causar ferimentos graves, portanto, alças convenientemente localizadas, que são ideais em termos de espessura, são ideais para sua empunhadura - muito critério importante para escolher uma serra.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da serra circular sem fio Ryobi.
O comentário foi enviado com sucesso.