Características de macetes de madeira
A palavra "macete", apesar de seu som ornamentado, denota o nome de um martelo especial de madeira para carpintaria. O nome deste instrumento é derivado da palavra "cue". Portanto, os eslavos há muito chamam de bastão ou clava. Agora, os malhos não são feitos apenas de madeira, mas também vêm em vários formatos e tamanhos.
Esta é uma ferramenta necessária no arsenal de qualquer artesão doméstico em situações onde golpes fortes e ao mesmo tempo suaves são necessários no processamento do material.
Como funciona o instrumento?
O martelo consiste em uma parte marcante (percussor) e uma alça (alça). O percussor vem em uma variedade de formas e materiais, dependendo da aplicação. A alça é presa ao orifício em forma de cone na cabeça de modo que a parte impactante não caia durante a operação. Na maioria das vezes, o cabo de um martelo é feito dos seguintes elementos:
- árvores de madeira dura, por exemplo, sorveira, bétula, freixo, bordo, ligadura;
- os atacantes são feitos de madeira espessa e viscosa, por exemplo, olmo, carpa;
- borracha durável ou fluoroplástico (polímero altamente resistente).
Característica
Marretas de madeira são a chamada versão clássica desta ferramenta. Eles são usados para dar forma a várias estruturas em trabalhos de montagem e desmontagem. Marretas com um percussor de madeira têm um impacto mais nítido e preciso do que um percutor de borracha. Esse martelo de madeira é fácil de fazer em casa.
Para proteção contra mofo, apodrecimento, ressecamento, os batedores e os cabos das marretas são cobertos com óleo de linhaça.
A forma
A parte impactante de um macete de madeira, dependendo das funções desempenhadas, pode ter diversos formatos.
- Cabeça redonda. É utilizado para processos de montagem e endireitamento. Por exemplo, com esse tipo de martelo, amassados no metal são endireitados. Além disso, esses malhos são frequentemente necessários para o assentamento de lajes e pedras de pavimentação.
- Superfície de impacto retangular. É usado para cinzelar o material junto com um cinzel e um cinzel. Também é adequado para coberturas e costuras, realizando juntas permanentes por meio de costuras de costura.
- Forma quadrada. O objetivo de tal atacante é cobrir e dobrar.
Tipos e escopo de sua aplicação
Na maioria das vezes, os martelos de madeira são usados pelos que trabalham na carpintaria, junto com um cinzel e um cinzel, pois seus cabos contêm um anel de crimpagem. Marretas de madeira são de vários tipos.
- Marceneiros. Eles têm lados volumétricos planos. O percutor desses martelos é plano de um lado com uma superfície plana de percussão, do outro - arredondado. As extremidades são cortadas em um ângulo de 6 a 7 graus em relação ao eixo da alça e não são paralelas a ele. A alça é fixada na frente do atacante, onde a borda arredondada está localizada. Essas ferramentas são usadas para entalhar com um cinzel ou cinzel para cortar os cortadores.
- Serralheiros ou funileiros. Esses martelos têm um percutor em forma de retângulo. A alça arredondada tem um ligeiro estreitamento de um dos lados. Nesta parte, é feito um corte e uma cunha é inserida. Esses malhos são usados para processar chapas de metal, para endireitar e dobrar.
- Girando. Todas as peças desse martelo de madeira são feitas em um torno. É recomendado para o mesmo trabalho que um macete de chaveiro.
Dimensões e peso
O padrão para o tamanho desses martelos é um martelo de moldagem com percussores de borracha (GOST 19645-74).O instrumento clássico tem 30 centímetros de comprimento e pesa cerca de 300 gramas. Se você sistematizar uma ampla gama de tarefas onde o impacto de um martelo de madeira é necessário, então para trabalhos finos é comum escolher marretas pequenas, para as grossas - elas devem ser maiores. Assim, martelos feitos de madeira pesando até 300 gramas são usados para vários processamentos de produtos de madeira, e para endireitar (endireitar irregularidades) de metal, uma ferramenta com peso superior a 1 kg é necessária.
O comprimento do cabo também é muito diferente, mas deve-se levar em conta que quanto maior for, mais forte será o golpe.
Segredos do uso correto
O princípio de trabalhar com um martelo não é muito diferente de usar um martelo convencional. Mas esse negócio tem seus próprios segredos para o seu uso correto, a saber:
- se você tem pouca experiência com este instrumento, comece com toques simples e avalie cuidadosamente o resultado;
- uma condição importante para o uso de alta qualidade de um martelo é o contato do percussor da ferramenta ao longo de todo o seu comprimento com o material a ser processado; se esta regra não for seguida, permanecerão amassados no metal;
- se for necessário alinhar chapas de metal com espessura insignificante, certifique-se de usar substrato de madeira, pois equalizará o excesso de esforço aplicado;
- ao usar um martelo com um cinzel e cinzel, golpeie com uma força calculada com precisão, caso contrário, muito material em excesso será cortado;
- ao colocar os ladrilhos, não bata com força nos cantos, use apenas batidinhas leves para nivelar a superfície.
Dicas de compra
Para escolher o martelo de madeira de qualidade certa, você deve ler atentamente as seguintes dicas de artesãos experientes:
- se você tem uma grande quantidade de trabalho de carpintaria, escolha uma ferramenta com um martelo de madeira;
- preste atenção à madeira de que é feita a cabeça, pois a superfície de impacto deve ser de madeira densa e viscosa (bétula, carvalho, faia, bordo, pêra);
- idealmente, o pino de disparo e o cabo do martelo devem ser feitos de diferentes espécies de árvores, o que reduzirá significativamente o impacto do golpe durante a operação;
- inspecione cuidadosamente a aparência do martelo, não compre uma ferramenta de madeira com uma superfície mal acabada;
- dê preferência aos malhos de linhaça.
O macete é uma ferramenta simples, barata e altamente versátil. Se, no momento da compra, você estudar cuidadosamente não só a aparência, mas também as características técnicas de um martelo de madeira, então esse produto durará muito tempo. O martelo o ajudará sempre onde for necessário agir com força sobre qualquer objeto sem danificar sua superfície.
Para informações sobre como fazer um macete com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.