Tudo sobre mini serras circulares
Os artesãos profissionais têm de realizar um trabalho impressionante de carpintaria. É por isso que é muito mais conveniente para eles usar serras circulares estacionárias. Quanto aos artesãos domésticos, que raramente encontram trabalhos desse tipo, eles realmente não precisam dessa ferramenta e precisam de muito espaço para ela. Mini-serras circulares perfeitas são muito procuradas hoje em dia.
Vale a pena considerar com mais detalhes quais qualidades e recursos têm essas ferramentas práticas e atenciosas.
Descrição
Atualmente, a gama de ferramentas para profissionais e amadores é muito rica e marcante em sua diversidade. Os consumidores se deparam com a mais ampla escolha de dispositivos para realizar quase qualquer trabalho.
As serras circulares, feitas em formato mini, foram destacadas como um nicho separado há relativamente pouco tempo. No território da Federação Russa, esses dispositivos interessantes e funcionais apareceram pela primeira vez sob a marca Rotorazer. O nome especificado ainda é aplicado a uma classe semelhante de ferramentas elétricas hoje.
A popularidade da serra circular compacta não tardou a chegar.
O rápido crescimento da demanda se deve não só às excelentes características funcionais e técnicas dessas ferramentas, mas também às suas dimensões modestas, que não requerem muito espaço livre. É permitido armazená-los em casa.
O Rotorazer é um instrumento de foco estreito. Ele é um representante de uma nova geração e pode substituir perfeitamente uma serra circular clássica ou lixadeira... Esses dispositivos são relevantes para o trabalho doméstico e profissional. Freqüentemente, o uso de um rotorizador é utilizado em várias oficinas onde os móveis são montados em série. Uma pequena serra circular pode facilmente substituir equipamentos volumosos, pois não é menos funcional.
Isso é o que a minisserra é diferente - ela pode substituir muitas outras ferramentas importantes que são freqüentemente usadas em vários trabalhos. Muitas vezes, é escolhido como um substituto para máquinas-ferramentas profissionais.
Além disso, esta ferramenta multitarefa é muito conveniente de usar. A maioria das mini-serras modernas são equipadas com cabos confortáveis e outras pequenas coisas para a conveniência do mestre.
Poucas pessoas sabem que a marca Rockwell se tornou a pioneira na nova geração de ferramentas domésticas. Há mais de 15 anos, a marca lançou a primeira mini serra circular Versa Cut. Sua constituição era em muitos aspectos semelhante à do bom e velho moedor. Esta serra circular da Rockwell foi apresentada em vários modelos funcionais. Cada um foi caracterizado por excelente desempenho e desempenho de segurança. O kit incluía um bom invólucro de tipo sólido.
Com a ajuda desse modelo, tornou-se possível cortar uma variedade de materiais, o que teve um sério impacto na popularidade dessa ferramenta. Logo, dispositivos semelhantes encontraram seu nicho no mercado europeu, mas sob a marca Worx.
Depois de um tempo, pequenas serras circulares começaram a aparecer em muitos pontos de venda em todo o mundo. Nas lojas, costumam ter uma prateleira separada para eles, uma vez que são representantes de um nicho distinto de produtos semelhantes.
Características de design
Ao escolher a serra circular ideal que atenda a todas as suas necessidades, é importante considerar suas características de design. Vale a pena se familiarizar com eles com mais detalhes usando o exemplo de uma conveniente serra circular.
A principal unidade de trabalho desta ferramenta popular é uma lâmina de serra especial com dentes. Ele começa a se mover graças a um pequeno motor elétrico. Na maioria dos dispositivos modernos, esse disco está localizado na frente de toda a estrutura.
Os fabricantes de hoje fazem lâminas de serra em uma ampla variedade de tipos de aço. Todos eles possuem os dentes necessários para serrar. A sua forma, de acordo com as regras e normas, deve corresponder ao material que se pretende processar.
Para madeira, eles não devem ser os mesmos que para metal. Para cortar materiais de estrutura sólida com uma serra circular em miniatura, soldas de metal duro especiais estão presentes em seus dentes.
Como resultado, todos os procedimentos de trabalho são realizados muitas vezes mais rápido. A linha de corte é ligeiramente irregular.
Para que o mestre tenha seguro contra ferimentos graves no processo de execução de todos os trabalhos, a própria lâmina de serra é protegida por um invólucro especial. Na maioria dos casos, a parte superior da caixa é fixada com segurança ao máximo. No processo de embutir os espaços em branco, a parte inferior começa a subir. O motor deste dispositivo está alojado em um corpo em miniatura que se integra perfeitamente à alça.
Os modelos de pequeno porte geralmente são feitos em uma caixa de plástico. E também uma série de peças emborrachadas estão sempre presentes nele.
O dispositivo está equipado com um pequeno botão de início. Na maioria dos casos, ele está localizado na alça. Para unidades grandes, a alça está na parte superior, para minicirculares - na parte traseira. A localização especificada da alça torna a pequena serra mais manobrável e fácil de transportar.
As serras circulares são frequentemente complementadas com uma plataforma de suporte especial. Graças a este equipamento, o mestre não consegue segurar o peso da ferramenta, e o posicionamento da serra neste caso é mais preciso e verificado.
Visualizações
Não pense que as mini-serras são representadas por apenas um modelo padrão. Na verdade, muitos tipos diferentes dessa ferramenta podem ser encontrados à venda hoje. Será possível encontrar a opção ideal para qualquer trabalho.
Vale a pena considerar em detalhes quais tipos de pequenas circulares existem e como elas diferem umas das outras.
Manual
Esta ferramenta tem um design e estrutura bastante complexos. Normalmente, esses tipos de ferramentas são projetados para trabalhar com materiais bastante finos e maleáveis.
Usando-os, é permitido realizar as seguintes tarefas:
- serrar uma árvore movendo-se ao longo das fibras;
- serrar uma árvore entre as fibras;
- cortar várias subespécies de madeira (incluindo materiais como MDF, laminado e cartão);
- cortar metal com uma estrutura fina e macia.
Essas ferramentas possuem as seguintes características:
- têm um tamanho muito modesto, o que os torna fáceis de usar e de mover de um local para outro;
- são leves (este indicador raramente ultrapassa a marca de 2 cm);
- via de regra, esses modelos têm baixa potência;
- o tamanho da lâmina da serra em serras manuais é pequeno;
- a profundidade de corte desta ferramenta também não é muito profunda.
Recomenda-se comprar uma ferramenta com propriedades e recursos listados semelhantes para cortar madeira fina, bem como perfis de metal macio. Para esses materiais, esse dispositivo é ideal. Quanto às matérias-primas mais densas, é improvável que uma pequena circular manual seja capaz de lidar com elas e pode causar sérios danos.
Disco
A mini serra circular também tem um design bastante complexo. A parte principal desta ferramenta é um disco projetado para cortar vários materiais.Este elemento possui dentes especiais e é acionado por meio de um motor elétrico. Essas ferramentas são boas porque geralmente são equipadas com várias funções adicionais que são muito úteis durante determinados trabalhos.
Essas adições incluem o seguinte:
- a capacidade de ajustar a profundidade de corte - para isso existe a possibilidade de deslocamento da metade cortante do disco em relação à base de impulso do dispositivo;
- remoção de poeira e aparas - em uma série de modelos da ferramenta, há um tubo de ramificação especial necessário para conectar um aspirador de pó de tipo industrial (tal revisão é especialmente relevante quando se trata de trabalhos de reparo em grande escala, a fim de evitar que a poeira se acumule em outras peças de mobiliário );
- proteção contra desligamento acidental - Freqüentemente, para iniciar uma serra circular para madeira, é necessário apertar dois botões sequencialmente;
- operação contínua (sem pausas) - Esta adição útil é útil se você planeja fazer cortes bastante longos que levam muito tempo.
Tabletop
Caso contrário, essa serra circular é chamada de estacionária. É multifuncional e muito conveniente de usar. Além disso, essa máquina pode ser feita com as suas próprias mãos, que é o que muitos artesãos domésticos fazem. Claro, a unidade especificada ocupará mais espaço livre, mas também em termos de suas funções será mais produtivo.
É mais conveniente trabalhar com esses aparelhos, pois eles não se cansam das mãos. O mestre pode cortar as peças que precisa por muito tempo sem procurar suporte.
Recarregável
Como as baterias modernas de alta capacidade têm dimensões impressionantes, elas dificilmente cabem no pequeno estojo de uma minicircular. Uma bateria espaçosa não se encaixa neste design. É necessário levar em consideração o fato de que o funcionamento dessas ferramentas é bom na medida em que você não pode ficar perto de locais onde há fontes de eletricidade.
Os modelos de bateria também são bons porque seu proprietário pode estocar uma bateria extra. Este último permitirá estender o tempo de operação da unidade.
Dispositivos de bateria são ruins apenas porque o tempo de operação é limitado. Em qualquer caso, a bateria acabará um dia, especialmente se você usar a técnica muito ativamente nas configurações máximas.
Visão geral do modelo
Hoje, existem muitos modelos populares e produtivos de pequenas serras circulares. Eles são muito populares, pois diferem em funcionalidade e pequenas dimensões. Vale a pena considerar uma pequena classificação dos modelos mais populares.
Habilidade
Bons instrumentos de classe econômica são produzidos sob a marca Skil. Eles apresentam um ajuste de 10 mm e uma lâmina de serra de grande diâmetro (89 mm). Este instrumento popular pode facilmente suportar cargas impressionantes, pois é de acabamento da mais alta qualidade.
Os produtos Skil podem ser facilmente comparados com itens caros de marcas mais famosas e grandes. Eles estão focados não apenas no uso doméstico, mas também no uso mais sério.
Muitos fabricantes de móveis recorrem a essas ferramentas porque elas apresentam o mais alto desempenho e não exigem reparos constantes.
Um dos modelos mais populares da marca Skil é o modelo 5330. Este instrumento é ideal como profissional.
No entanto, também tem desvantagens, como:
- peso impressionante;
- não a melhor ergonomia;
- alto custo com certeza - mesmo para a serra mais simples, você terá que pagar pelo menos 2 mil rublos.
Makita
Makita HS300DWE é uma pequena circular da categoria universal. Ele é projetado isoladamente de outros tipos de tecnologia semelhante. É uma adição independente às linhas de produtos mais avançadas e profissionais. Este espécime é leve - cerca de 1,5 kg.
Quanto à potência do Makita HS300DWE - a média aqui chega a cerca de 1400 rpm.
Deve-se notar que este modelo é muito popular. Ela não tem críticas irritadas na rede, como outras cópias semelhantes. Makita HS300DWE é adquirido não apenas por amadores, mas também por artesãos profissionais. A potência e a qualidade deste modelo permitem que seja usado em uma ampla variedade de trabalhos.
Dremel
A exigente Dremel Saw Max DSM20 é versátil. É adequado para metal, azulejos e até madeira. Nas lojas, você pode encontrar esse tipo de equipamento em diferentes níveis de acabamento. A aclamada Dremel Saw Max DSM20 atrai clientes com sua confiabilidade, durabilidade e excelente qualidade. É por isso que muitos artesãos eminentes o compram.
Quanto às desvantagens deste poderoso dispositivo, elas incluem o seguinte:
- dimensões modestas de equipamento adicional;
- falta de círculos de mecha especiais (recomenda-se o uso de peças universais).
"Rotorizador"
As serras compactas "Rotorizer" estão entre as mais populares e exigidas. Foram eles que se tornaram fiadores da popularidade de muitos outros modelos de equipamentos semelhantes. A principal vantagem dessas cópias é que têm custo democrático e baixo peso. Eles podem ser transferidos perfeitamente de um lugar para outro sem nenhum esforço extra.
O tamanho do disco "Rotorizer" também pode ser diferente. Por exemplo, os modelos em que este elemento tem um diâmetro de 55 mm são considerados um dos mais comuns. Nesse caso, o ninho de pouso terá aproximadamente 11 mm e o peso será de 1,3 kg.
Muitos dos modelos do Rotorizer (China) são muito mais baratos do que seus análogos. Devido ao seu peso leve, funcionalidade invejável e ampla distribuição, esses modelos podem ser chamados de um dos mais populares com segurança.
No entanto, esses espécimes são caracterizados não apenas por pontos positivos, mas também por pontos negativos. Os últimos incluem os seguintes indicadores:
- discos pequenos - esses modelos possuem discos de serra de pequeno raio que estão sujeitos a um desgaste rápido e inevitável;
- profundidade de corte pequena - este indicador é de apenas 12 mm (não será possível serrar adequadamente nem mesmo uma folha de aglomerado);
- nível de potência modesto - para opções semelhantes, este parâmetro é mais impressionante (aproximadamente 2-3 vezes);
- o corpo e os acessórios deste modelo não podem se orgulhar de um desempenho impecável.
Todas as desvantagens listadas podem parecer para alguns consumidores significativas e repulsivas para compra. Se considerarmos esses modelos objetivamente, eles são simplesmente “chineses” médios.
Avaliações de tais produtos são em sua maioria positivas. Os compradores gostam da boa qualidade, acabamento e custo dos produtos finais... Além disso, eles estão amplamente disponíveis e amplamente disponíveis.
Critérios de seleção de disco
O disco para a minicircular deve ser selecionado corretamente e vários critérios são importantes.
- O número de dentes. Observe o número de dentes no disco. Seu número afetará a qualidade das peças cortadas e a velocidade de corte. Quanto menos dentes, mais tempo demorará este ou aquele trabalho. Deve-se ter em mente que o indicador ideal é um diâmetro de 20 mm (existem modelos de até 85 mm à venda).
- Parâmetros do material a ser cortado... Se a separação de matérias-primas densas for planejada, é recomendado o uso de placas suplementadas com soldas de liga dura. Esses dispositivos são mais caros, mas podem durar mais e com melhor desempenho.
- Tipo de disco baseado na potência do motor. O nível de potência do motor influencia a seleção de uma lâmina de serra adequada. Por exemplo, recomenda-se comprar discos com ângulo negativo com grande número de dentes para equipamentos planejados para operação em ordem de "pico".
- Tamanho do disco externo... Certifique-se de acompanhar este parâmetro da lâmina de serra selecionada. Este indicador não deve exceder os indicadores do invólucro. Se esta regra for violada, a ferramenta pequena será menos conveniente e, se necessário, será muito difícil fixá-la em uma placa especial.
Como fazer isso sozinho?
Você pode fazer uma mini serra circular com suas próprias mãos. Uma ferramenta caseira pode ser igualmente útil e prática, se bem feita. É muito importante primeiro preparar desenhos corretos e precisos com todas as dimensões e parâmetros especificados. Tendo um esquema pronto em estoque, fazer uma pequena serra pode parecer muito simples e rápido.
Eles fazem dispositivos semelhantes com diferentes ferramentas, por exemplo, com uma furadeira.
Para fazer essa ferramenta de forma independente para a casa, você deve seguir a seguinte sequência de trabalho:
- estoque em chapas de aço (3 mm), recorte alguns quadrados 45x50 cm;
- marque a janela para a lâmina da serra com um tamanho de 25x200 mm; corte com uma esmerilhadeira e alinhe as bordas com uma lima;
- faça 4 furos na base da circular, devendo o diâmetro ser cerca de 6 mm, para prender o aparelho ao tampo da mesa;
- coloque a placa sobre uma folha com janela, centralize e faça 2 furos para instalação dos pinos de serra;
- faça furos de 5 mm para os pinos de montagem da serra e prepare a rosca;
- fixe os pinos de modo que haja cerca de 1 mm da borda da parte frontal; agora eles precisam ser soldados na parte frontal;
- além disso, você precisará marcar mais 4 furos em cada folha de metal para consertar os racks; para este último, não é necessário fazer rosca, os pinos são soldados somente na parte superior da base metálica;
- prenda as porcas em ambos os lados da folha de metal abaixo;
- fazer com o tubo de perfil elementos de suporte para o "cordeiro" ao qual a régua será fixada;
- é permitido fazer uma régua de um canto de 32 mm e um par de peças recortadas de uma tira de aço com uma largura de 40 mm;
- faça ranhuras para "cordeiros" na tira;
- soldar as tiras à peça de canto por meio de soldagem;
- certifique-se de que todas as peças estão no lugar; desmonte a estrutura e depois pinte.
O resultado é uma pequena mesa circular. Sem pressa. A pressa excessiva pode interferir seriamente nesse trabalho.
Certifique-se de verificar a qualidade da construção durante o trabalho para eliminar certos defeitos a tempo.
Para obter informações sobre como fazer uma mini-serra circular com uma furadeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.