Tudo sobre o ciclo
Muitos artesãos novatos querem saber o que é um ciclo, que trabalho pode ser executado com tal ferramenta. A principal área de aplicação desta ferramenta é o tratamento de superfície de madeira e parquete, modelagem de navios, mas é adequada apenas para trabalhos bastante delicados. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como escolher um raspador manual, como usá-lo e fazer você mesmo.
O que é isso?
Um raspador é uma ferramenta manual, que é um raspador em miniatura com um cabo e uma lâmina cortante afiada, posicionado perpendicularmente à superfície a ser limpa durante a operação.
A ferramenta em miniatura cabe confortavelmente na palma da sua mão. Dependendo da largura e forma da lâmina, superfícies planas ou volumétricas de objetos podem ser processadas. O raspador mais conhecido é a ferramenta usada na instalação de pisos de parquete. Sua característica distintiva é a remoção da camada mínima da superfície da madeira - as aparas têm espessura não superior a 0,04-0,08 mm.
Outros trabalhos podem ser feitos com loops.: preparar esquis, pranchas de snowboard, pranchas de surf, criar modelos de barcos. distribuir marcenaria e parquete ciclos com diferentes âmbitos. Além disso, existem opções de curva - sem alça. A versão moderna do ciclo é uma ferramenta mecanizada, com a ajuda da qual o revestimento antigo é removido dos pisos de parquete.
Ao usar esse raspador, o trabalho prossegue com muito mais rapidez e eficiência.
O principal material para a fabricação de ferramentas para raspagem de marcenaria é o aço carbono. A espessura padrão da faca chega a 1,5 mm, seu ângulo de afiação é de 45 graus, como um avião. Para as variedades de parquet, são usados aço graus 7HF, 9HF, U7GF, U8 e outros, massas fenólicas comprimidas ou madeira de lei natural (carvalho, faia, carpa, bordo, freixo) são usados para os cabos. Neste caso, a afiação da lâmina é realizada em um ângulo de 25-30 graus.
Ciclo de vidro usado para limpar aquários, superfícies de janela. Na verdade, neste caso, são raspadores clássicos que removem a sujeira mecanicamente.
A forma da lâmina da ferramenta pode ser:
- retangular;
- triangular;
- trapezoidal;
- "Pescoço de cisne";
- ovóide.
No trabalho com madeira, a raspagem é feita exclusivamente no mesmo sentido das fibras do material. Isso evita a formação de rebarbas e outros defeitos na superfície.
Objetivo da ferramenta
O principal objetivo do raspador de mão é raspar a superfície do material... Funciona um pouco como uma lixa, mas executa tarefas com maior intensidade. Ao encaixar peças em miniatura, é essa ferramenta que permite obter o ajuste mais confortável. É conveniente para eles trabalharem em uma área de superfície limitada, para remover camadas finas de madeira nos cantos - onde uma máquina especial não pode alcançar.
Até recentemente, a questão de por que um ciclo é necessário era feita principalmente por carpinteiros ou proprietários de pisos de parquete. Hoje a aplicação dessa ferramenta é muito mais ampla. Por exemplo, os padrões sem alças ainda são usados hoje em pequenos trabalhos de carpintaria.
Loops encaracolados amplamente utilizado para modelagem de navios ao criar vários elementos de formas complexas. Esses aparelhos são vendidos, inclusive, apenas em lojas especializadas, voltadas para um trabalho extremamente minucioso com o material.
Embora o ciclo para parquet seja considerado uma ferramenta insuficientemente eficaz, às vezes é a única saída ao restaurar pisos de parquet antigos em condições que não permitem o uso de processamento mecânico.
Ciclo de marceneiro necessários para o processamento da madeira. Também pode ser usado para remover o adesivo das juntas do material. É insubstituível no processamento de madeira com uma estrutura de fibra complexa e multidirecional. Ao contrário das ferramentas de retificação, a raspagem não leva à formação de poeira fina que obstrui os poros do material. Em seu design moderno, esta ferramenta é absolutamente insubstituível, mesmo para grandes volumes de trabalho.
O ciclismo com ferramentas manuais também está em alta no esqui. É aqui que sua capacidade de cortar as camadas mais finas de material sem danificar profundamente sua estrutura se torna especialmente importante. Com a ajuda do ciclismo, você pode facilmente trazer esquis de fibra de vidro de volta à vida, adicionar características de velocidade e suavidade de deslizamento a eles.
Com a ajuda de uma bicicleta, você pode limpar facilmente a parafina velha e a graxa, sem arriscar danificar a própria estrutura do esqui.
Como escolher?
Ao escolher um ciclo, vale considerar que o principal critério neste é finalidade do instrumento... Por exemplo, para modelos de parquete e marcenaria, até o ângulo de afiação será diferente. Não confie em promessas promocionais também. Ciclo elétrico muito provavelmente será um esmeril de superfície comum, o que não tem nada a ver com o raspador clássico. De maior interesse para um artesão familiarizado com carpintaria são as seguintes opções para raspadores de mão.
- Retangular. São carpintarias, para superfícies lisas. As dimensões padrão são 50 × 100 mm.
- Formada ou "com pescoço de cisne". Eles são usados no processamento de peças redondas ou curvas, para entalhe em madeira, criação de perfis.
- Quadro. Usado para criar padrões decorativos originais em gesso. Esses ciclos têm uma ponta triangular ou em forma de coração e são fáceis de usar. Eles também podem ser usados para raspar a camada de tinta de superfícies verticais e horizontais.
- Parquet. Pega curva, com bordo de ataque arredondado e rebarba obrigatória. Essas ferramentas são montadas em almofadas especiais para duas mãos para ajudá-lo a trabalhar com mais rapidez e segurança em grandes áreas em uma superfície plana.
Não presuma que o ciclo é barato. De fato, as opções de pintura plástica de baixo custo com lâminas substituíveis custarão 1.000 rublos ou menos. Um bom modelo de duas mãos de uma marca conhecida custará 7 vezes mais. Opções encaracoladas sem alça podem ser compradas em conjuntos a partir de 1.500 rublos, as de metal custam cerca de 3.000.
Não é recomendado escolher ciclos baratos em lojas online chinesas. Os riscos de adquirir um produto de baixa qualidade aqui tendem a ser 100%.
Como fazer isso sozinho?
Loop caseiro remove as camadas superficiais de madeira tão bem quanto sua contraparte industrial. É claro que, na era das ferramentas elétricas, seus equivalentes portáteis ficam em segundo plano. Mas se você estudar o assunto mais de perto, poderá entender: O ciclo é ainda relevante para a colocação de blocos de parquetes embutidos e outras obras que requeiram cuidado e atenção aos detalhes.
Para fazer você mesmo, basta seguir as instruções simples passo a passo.
- Prepare os materiais. O conjunto mínimo é uma lâmina de faca ou serra velha, placa de palete, impregnação de proteção e lixa para esmerilhar. A peça de madeira selecionada para o cabo deve ser mais larga do que a peça de metal e longa o suficiente para caber confortavelmente na palma da sua mão.
- Uma peça em branco triangular ou trapezoidal é cortada de metal... A borda frontal é afiada em um ângulo de 45-50 graus com um corte de 100-110 graus, uma rebarba é formada nela - uma rebarba para raspagem. Melhor usar uma ferramenta de diamante.
- Um cabo de ferramenta com uma base larga é desenhado e cortado de um pedaço de madeira. O elemento de corte será montado nele. A superfície é lixada com ferramenta manual ou elétrica. O acabamento é feito com lixa 100.
- Com um paquímetro você precisa medir a espessura da futura lâmina... Faça um corte na borda plana inferior da ferramenta. Sua profundidade não deve ser superior a 1/2 da altura da lâmina
- Insira um laço no orifício resultante... Se necessário, fixe a parte de corte adicionalmente.
- Cubra a alça composição protetora e decorativa.
Seguindo essas instruções, todo artesão doméstico será capaz de criar uma bicicleta simples com suas próprias mãos com os materiais mais acessíveis. Além do mais, raspador mais simples para madeira pode ser feito de uma placa de metal triangular com um cabo soldado e uma ponta de madeira. A ferramenta triangular é afiada em todos os lados com uma inclinação para um dos lados. Os cantos estão alinhados. Além disso, a base é soldada no centro, um suporte de madeira é colocado sobre ela - e a bicicleta está pronta para funcionar.
No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com as instruções para fazer uma bicicleta com suas próprias mãos.
Obrigado! Eu descobri o que é essa coisa.
O comentário foi enviado com sucesso.