Cortadores de parafusos: o que são, tipos e aplicação
O cortador de parafusos é uma ferramenta igualmente necessária para a execução de trabalhos em várias áreas da atividade produtiva, como um martelo ou uma pá. Considere as variedades, classificação, características da escolha e ajuste deste instrumento.
O que é isso?
Um cortador de parafuso, ou, como também é chamado, um cortador de pino, é uma ferramenta de propósito especial para cortar produtos de metal e hastes de metal - acessórios. O cortador de parafuso é semelhante em aparência a um alicate de corte de metal baseado no conceito de um mecanismo de alavanca dupla. Existem diferentes tipos desta ferramenta:
- Alicate de reforço para metal com alavanca manual mecânica;
- tesouras de vergalhão com acionamento hidráulico;
- cortador de parafuso tipo final, conveniente para trabalho doméstico, por exemplo, ao cortar fio.
A gama de aplicações para esta ferramenta varia desde o uso doméstico (em uma garagem, em uma área de jardim) a opções profissionais, por exemplo, para trabalhos de resgate. Além disso, esta ferramenta é usada em oficinas de desmontagem ou fabricação de peças, em canteiros de obras para trabalhar com acessórios e em oficinas industriais.
Deve-se ter em mente que o próprio nome da ferramenta, que se enraizou entre as pessoas, corresponde apenas a uma das possibilidades de seu uso, mas não corresponde à sua finalidade - os parafusos raramente são cortados com essas tesouras .
Com muito mais frequência, essas tesouras funcionam em reforços, arames, hastes de aço. No entanto, esse nome está tão arraigado no cortador de parafusos que é usado tanto por pessoas comuns quanto por profissionais.
Especificações e classificação
O cortador de parafusos, por ser a ferramenta mais versátil, não sofre inúmeras modificações técnicas, pois o princípio de funcionamento é praticamente o mesmo para todos os tipos. Portanto, o tipo de extremidade corresponderá a cortadores de fio comuns; O cortador de parafuso pneumático difere do hidráulico apenas por usar pressão de ar em vez de óleo. Neste caso, o cortador de parafuso hidráulico funcionará no princípio da pressão do óleo no pistão, usando uma estação de bombeamento instalada (ou estacionária), e o cortador de parafuso pneumático usará o compressor.
É comum distinguir várias classificações desta ferramenta, dependendo do campo de aplicação:
- manual (mecanizado);
- profissional (grande);
- reforçado (equipado com sistema hidráulico ou cabos longos);
- recarregável;
- fim;
- pneumático;
- dielétrico.
O princípio de operação é o mesmo independentemente da classificação, porém, cada ferramenta possui uma densidade de potência e método de transmissão diferentes. Por exemplo, existem cortadores de parafuso manuais com um duplo triângulo ou acionamento hidráulico, onde a haste do cilindro é conectada à parte móvel da cabeça de corte.
Os profissionais incluem os tipos de alicate de corte especializados em uma determinada área de aplicação. Assim, por exemplo, o cortador de parafuso para operações de resgate será equipado com um motor elétrico a bateria e acionamento hidráulico para acelerar as operações de resgate. Também terá peso e dimensões pequenos, levando em consideração as especificidades do campo de aplicação, mas não perderá força neste caso.Outro exemplo é o cortador de parafuso dielétrico, que, além dos revestimentos padrão nas alças, irá isolar completamente a tensão no fio de aço cortado, possuindo proteção especial, que também leva em consideração as especificidades da aplicação.
Visualizações
As seguintes modificações de cortadores de parafuso são mais comumente usadas.
Cortador de parafuso manual (mecanizado), que é uma tesoura com acionamento por alavanca. O dispositivo permite combinar dois mecanismos de alavanca no design (Fig. 1, 2): a cabeça do alicate com as pontas cortantes conectadas de forma articulada à barra transversal e as alças-ombros longos conectados pelas pontas.
As alças de tal cortador de parafuso são conectadas no lado da conexão articulada com a cabeça das mandíbulas, que forma um mecanismo de alavanca dupla.
Devido à diferença de ombro, uma boa relação de transmissão é criada. Com esta disposição do mecanismo, a força é transmitida das alças para as pinças da cabeça de corte, o que determina um pequeno curso, mas dá um momento de transmissão significativo ao objeto a ser cortado.
Os cabos desta ferramenta são feitos de aço e geralmente são protegidos por almofadas de borracha. As pinças são feitas de aço, endurecido por correntes de alta frequência. A borda das mandíbulas de corte é simetricamente afiada em um ângulo agudo, então seria mais correto chamar essa ferramenta de pinças em vez de tesouras de vergalhão.
A aresta de corte (mandíbulas) pode ser de dois tipos:
- angular, em que o eixo da cabeça é distribuído em um ângulo relativo do eixo das alças;
- linhas retas em que o eixo da cabeça coincide com o eixo das alças.
As características dos cortadores de parafuso manuais são determinadas por dois indicadores:
- cabos longos;
- a seção transversal máxima permitida da haste, que "pega" esta ferramenta.
O comprimento das alças do cortador de parafuso manual pode ser de 200 a 1115 mm. Se o comprimento das alças for de até 200 mm, esta ferramenta é classificada como uma ferramenta de bolso. Os cortadores de parafuso com mais de 350 mm são classificados como grandes e são divididos de acordo com a escala em polegadas. Portanto, essa ferramenta pode ter um comprimento de 14/18/24/30/36/42 polegadas.
Ao mesmo tempo, o tipo de alicate de corte com comprimento total de 18 a 30 polegadas (600 mm, 750 mm, 900 mm), que possui uma cabeça de corte em aço-liga e um revestimento protetor especial para trabalhar com tipos de aço puro, é chamado de reforçado.
Cortador de parafuso manual operado hidraulicamente (Fig. 3) baseia-se na ação do mesmo princípio da alavanca que a mecânica, porém o principal esforço ao trabalhar com ela é direcionado ao bombeamento do cilindro hidráulico com o qual esta ferramenta está equipada. Depois que o pistão do cilindro é colocado em movimento, uma pressão é criada dentro dele, o que aciona o pistão do cortador. A relação de transmissão, ao contrário de um cortador de parafuso manual convencional com um mecanismo de duas alavancas, é muito maior neste caso e, portanto, este tipo de cortador de parafuso não precisa de cabos de ombro longos.
A afiação da parte inferior da cabeça do alicate é feita de acordo com o mesmo princípio da tesoura, ou seja, a parte móvel da cabeça é afiada de um lado, e a parte fixa é feita em forma de cortante. placa com bordas. A localização das mandíbulas do alicate fica em diferentes planos de projeção, por isso o cortador de parafuso hidráulico funciona como uma tesoura, cortando a haste.
Com base nessas características, fica claro que o cortador de parafusos com acionamento hidráulico pode ser merecidamente denominado tesoura hidráulica (Fig. 4).
Tesouras hidráulicas com pressão manual aplicada ao pistão do cilindro podem ser chamadas de reforçadas, uma vez que as forças aplicadas são reduzidas ao mínimo devido à hidráulica. Uma vantagem adicional do design é seu peso relativamente baixo. A força é transmitida por meio do cabo da ferramenta, ao qual está fixada uma saída do pistão localizada dentro do cilindro. Um cortador de parafuso hidráulico manual tem uma superioridade perceptível sobre um parafuso de alavanca dupla convencional, mas perde em desempenho para uma ferramenta equipada com uma bomba de óleo.
Para que o cortador de parafuso hidráulico funcione com a estação de bombeamento, é necessário um suprimento adicional de óleo da bomba. Este tipo de tesoura é conectada à estação de bombeamento por meio de uma mangueira de alta pressão. Uma característica do conjunto completo do cortador de parafuso hidráulico inclui cabeças substituíveis de diferentes tipos de pinças, o que torna esta ferramenta universal. O princípio de funcionamento é o mesmo de um cortador de parafusos hidráulico manual, porém o esforço principal no material a ser cortado é gerado pela pressão que surge ao bombear o cilindro com o abastecimento de óleo de uma bomba de óleo ou estação de bombeamento .
Cortador de parafuso eletro-hidráulico - a versão mais avançada de tesouras para cortar reforços de metal. Uma bomba de óleo elétrica é construída neste tipo de cortador de parafuso, que fornece óleo para o cilindro por meio de uma mangueira de alta pressão. Para trabalhar com este tipo de cortador de parafusos, é necessária uma rede elétrica, embora haja uma modificação para trabalhar em locais que não estão equipados com fiação elétrica, que é dotada de bateria. O cortador de parafuso eletro-hidráulico, como seu irmão mais modesto, é equipado com acessórios substituíveis para trabalhar em várias condições.
Como escolher?
Você não deve economizar no tipo de cortador de parafuso mais barato. Isso pode causar ferimentos e danos irritantes ao instrumento. O cortador de parafuso deve ser escolhido após estudar conscientemente a próxima frente de trabalho com ele. Para trabalhar em uma fazenda, modelos comuns de ponta e bolsos de alicates com alças de até 30 cm de comprimento são adequados.Para o trabalho em uma oficina, é melhor comprar uma tesoura hidráulica do tipo mecânico.
Deve-se ter em mente que a ferramenta deve ser utilizada corretamente, ou seja, no momento da compra é importante avaliar corretamente a gama de capacidades de um determinado dispositivo.
Os pontos de definição ao escolher um cortador de parafuso são:
- âmbito de aplicação;
- seção transversal máxima do metal a ser cortado;
- preço.
Na loja, antes de comprar um cortador de parafuso, você deve prestar atenção a várias nuances:
- quando as alças estão fechadas, não deve haver espaço entre as pinças;
- você não deve comprar um cortador de parafuso com cabos tubulares ocos - tal ferramenta não durará muito;
- uma ferramenta com cabos de aço de ferramenta, bem como um mecanismo de dobradiça, terá o melhor desempenho.
Classificação e modificações
Existe um grande número de fabricantes nacionais e estrangeiros deste tipo de instrumento.
- Os mais populares são os cortadores manuais de parafusos da marca Matriz (China) com um preço de 600 a 1500 rublos, dependendo do comprimento das alças de suporte.
- A ferramenta de produção nacional da marca não é menos popular. "Techmash", cujo limite de preço é ligeiramente superior ao do fabricante chinês. Porém, não há necessidade de focar no custo atrativo do produto chinês, por ser inferior em qualidade à marca nacional.
- Outro fabricante não menos popular de alicate de corte no mercado é a marca nacional "Zubr"... A um preço não muito alto, esta empresa oferece para uso doméstico uma alicate de corte em liga especial de aço com conectores forjados com cabos dielétricos.
- Cortador de parafuso reforçado de marca alemã StailerMaster pode agradar com a qualidade do conector e pinças, também feitas de uma liga especial. Os preços deste fabricante são bastante razoáveis considerando as exigências do mercado europeu.
- As marcas Fit, Knipex, Kraftool você também pode encontrar modelos de cortadores de parafuso para trabalho individual e industrial.
Aplicativo
Antes de começar a trabalhar com o cortador de parafusos, é necessário prepará-lo com cuidado: você deve verificar a integridade dos componentes mecânicos, o cilindro da direção hidráulica, a mangueira de alta pressão, bem como os terminais da bateria.
Ao trabalhar com qualquer tipo de cortador de parafuso, é necessário seguir uma série de regras específicas que permitem usar a ferramenta de forma eficaz e reduzir o nível de ferimentos ao trabalhar com ela:
- ao cortar um metal ou uma haste (incluindo os arcos das fechaduras), é necessário estabilizar a sua posição original tanto quanto possível e evitar que a ferramenta se mova da marca desejada;
- se você usar um cortador de parafusos para desmontar uma estrutura articulada, é necessário levar em consideração a possibilidade de queda de partes da estrutura e pré-fixá-las adicionalmente;
- o resultado de trabalho mais produtivo pode ser alcançado tendo uma ferramenta adicional disponível para trabalho auxiliar.
Se necessário, o cortador de parafuso pode ser ajustado para ajustar o plano dos cortadores usando o mecanismo de dobradiça.
Para isso, os cabos da ferramenta são criados e a lacuna formada no processo de trabalho é eliminada usando um mecanismo de dobradiça e uma barra transversal.
Regras operacionais
É obrigatório realizar o trabalho com roupas especiais, sempre com luvas e óculos, visto que existe a possibilidade de espalhamento dos elementos do reforço de corte. Os sapatos devem ser justos e oferecer uma boa proteção para os pés. Se o trabalho com o cortador de parafusos for realizado em altura, é necessário fixar o cabo de segurança a um forte elemento de metal que não esteja envolvido no trabalho ou na desmontagem. Os cabos da ferramenta devem estar secos.
Não deixe a ferramenta ao ar livre após o trabalho. É melhor armazenar o cortador de parafuso em uma área fechada e seca. Não sobrecarregue o cortador de parafuso - você deve estudar inicialmente a potência máxima permitida definida para cada modificação. Você não deve usar esta ferramenta nos tipos de trabalho para os quais não se destina. Depois de terminar o trabalho, o cortador de parafusos deve ser limpo de sujeira e pequenos detritos devem ser impedidos de entrar no mecanismo. Os modelos hidráulicos de alicate de corte são especialmente "caprichosos" a esse respeito. Arranhões no espelho do pistão, por exemplo, danificam rapidamente o sistema hidráulico.
As recomendações fornecidas neste artigo irão ajudá-lo a escolher a ferramenta certa, como um cortador de parafusos, que é necessária em muitos tipos de trabalho, e também a trabalhar com ela corretamente.
Em seguida, assista ao vídeo de revisão do cortador de parafusos Zubr.
O comentário foi enviado com sucesso.