Cortadores laterais: tipos e suas características

Cortadores laterais: tipos e suas características
  1. O que é isso?
  2. Tipos e suas características
  3. Top models
  4. Sutilezas de escolha
  5. Dicas de uso

Os cortadores laterais são uma ferramenta popular e são amplamente utilizados por DIYers e profissionais. Sua popularidade se deve à eficácia de seu aplicativo, bem como à facilidade de uso e ao baixo custo.

O que é isso?

Os cortadores laterais são uma das variedades de alicates e pertencem à categoria de ferramentas de montagem e montagem. Eles são dispostos de forma simples e consistem em um cabo, uma mola de retorno e mandíbulas de corte com uma disposição lateral. As alças são interligadas por meio de uma dobradiça reforçada que pode dar às mandíbulas um deslocamento mais suave. A mola de retorno está localizada entre as alças e é responsável por retornar os lábios à sua posição original após a mordida.

A principal diferença entre os cortadores laterais e os cortadores finais é que as mandíbulas das pinças são perpendiculares ao cabo e os cortadores laterais são paralelos ou ligeiramente inclinados.

Os requisitos para a ferramenta estão claramente definidos no GOST 28037-89 e implicam no uso de classes de aço U7, U7A e 8xF para sua produção. Neste caso, as arestas de corte devem ter uma dureza de 55,5 a 61 HRC de acordo com Rockwell, o tamanho da folga permitida entre as arestas de corte não deve exceder 0,1 mm, e a folga diametral articulada não deve ser superior a 0,5 mm em cada lado. A força ao abrir as mandíbulas também é regulada pela norma estadual e deve estar entre 9,8 N. 200 mm - 0,4 mm.

O princípio de funcionamento dos cortadores laterais baseia-se no princípio de funcionamento da alavanca, no qual, devido à diferença nos comprimentos dos cabos e lábios, torna-se possível comprimi-los com maior força. O escopo da ferramenta inclui necessidades domésticas e reparos profissionais e trabalhos de construção. Assim, os cortadores laterais são amplamente utilizados para a instalação de redes elétricas, constituídas principalmente por fios de alumínio e cobre com tensão de até 1000 V, bem como para o corte de metais finos, plásticos e até reforços de aço.

Tipos e suas características

A principal característica da classificação dos cortadores laterais é a sua especialização. De acordo com este critério, a ferramenta é convencionalmente dividida em 4 grupos, cada um com suas próprias qualidades de trabalho e finalidade.

Padrão

Este tipo de cortador lateral representa o grupo de ferramentas mais numeroso e destina-se ao corte de fios e fios de até 2,3 mm de diâmetro. A vantagem dos modelos padrão é a ampla disponibilidade para o consumidor, baixo custo e uma grande variedade, representada tanto por marcas conhecidas mundialmente quanto por modelos de orçamento de empresas pouco conhecidas.

As desvantagens desta espécie incluem a impossibilidade de a ferramenta interagir com materiais de maior dureza e a frequente ausência de revestimento isolante nos cabos, o que impossibilita a sua utilização na instalação de redes elétricas.

Reforçado

Os cortadores laterais elétricos são projetados para realizar trabalhos de serralheria e montagem de maior complexidade e pertencem à categoria de ferramentas profissionais. Para a fabricação de elementos de corte de tais modelos, aço carbono extremamente forte de alto endurecimento é usado, e as arestas de corte são frequentemente equipadas com machos vitoriosos ou de metal duro.Isso permite que eles manuseiem chapas de metal e vergalhões finos com facilidade.

Alta voltagem

Este tipo de cortador lateral tem uma especialização bastante restrita e destina-se à execução de trabalhos elétricos. Os instrumentos nesta categoria são divididos em dois subtipos. A primeira inclui modelos em que as alças são totalmente confeccionadas em material dielétrico, o que permite operação em redes com tensões de até 1000 V. Na segunda, apenas a trança das alças tem efeito dielétrico, o que limita o escopo de seu uso a exclusivamente linhas de baixa tensão. Ambos os tipos de cortadores laterais elétricos são equipados com batentes de proteção que separam o cabo das bordas de trabalho.

Os batentes evitam que a mão escorregue da alça e toque os lábios que estão em contato com a eletricidade.

Mini alicate de corte

Cortadores laterais pequenos são usados ​​ativamente por instaladores de equipamentos de rede, especialistas em rádio-eletrônica, reparadores de computadores, TVs e outros equipamentos eletrônicos. Eles diferem das contrapartes grandes em tamanho miniatura, mandíbulas longas e estreitas e baixo peso. Essa ferramenta é projetada para executar trabalhos em locais de difícil acesso que não podem ser alcançados com modelos em tamanho real.

Top models

O mercado moderno de ferramentas de encaixe e montagem apresenta uma ampla gama de cortadores laterais. Seguem abaixo os modelos mais comuns e demandados que recebem grande número de críticas positivas e são os mais vendidos das lojas online especializadas.

  • Modelo alemão reforçado Kraftool 2202-6-18 z01fabricado em Taiwan, é classificado como uma ferramenta profissional e é projetado para fio e corte de fio. As mandíbulas de trabalho são feitas de aço cromo vanádio, o que permite que os cortadores laterais lidem com chapas, pregos e reforços finos. O comprimento da ferramenta é 180 mm, peso - 300 g.
  • Modelo de Taiwan Jonnesway P8606 é um representante de um grupo de ferramentas padrão e é projetado para realizar trabalhos domésticos, de montagem e de reparo. Os cortadores laterais são equipados com um cabo ergonômico confortável de dois componentes, têm 240 mm de comprimento e pesam 240 g.
  • Modelo da marca alemã Matrix Nickel 17520, fabricado na China, pertence a ferramentas elétricas e é projetado para trabalhar com materiais de alta dureza. As arestas de corte são adicionalmente endurecidas com corrente de alta frequência, razão pela qual são caracterizadas por uma maior resistência ao desgaste e uma longa vida útil. O modelo não possui revestimento dielétrico e, portanto, não pode ser utilizado para trabalhos elétricos. O comprimento do produto é 160 mm, peso - 230 g.
  • Alicate lateral Z 18006 200mm Prof. elec. Wiha 38191 made in Germany pertence ao tipo de alta tensão e foi projetado para operar em redes elétricas com tensões de até 1000 V. Os cabos são feitos de material dielétrico e equipados com batente de proteção. O produto é equipado com o sistema BiCut, que permite dobrar a força de mordida, facilitando a mordida de parafusos e pregos.

Para a fabricação de mandíbulas semicirculares, utiliza-se aço estampado para ferramentas, que passou por endurecimento por indução, e a junta dinâmica proprietária da Wiha é capaz de transferir as forças manuais para a peça de trabalho da maneira mais eficiente possível. Os cabos de duas peças são dotados de um revestimento antiderrapante, o comprimento do produto é de 200 mm e o peso chega a 350 g.

  • Mini cortadores laterais Kroft 210115 é uma ferramenta compacta com comprimento de 105 mm e peso de 60 G. O modelo lida bem com linha, hastes e arame e é amplamente utilizado em eletrônica. O aço carbono de alta resistência é usado para a fabricação de mandíbulas de trabalho e os cabos são equipados com tampas sintéticas antiderrapantes, que evitam que a ferramenta escorregue das mãos. O produto é fabricado na Rússia.
  • Mini cortadores laterais licota diagonal Também foram concebidos para trabalhos delicados e podem cortar facilmente um fio de aço com diâmetro de 1,2 mm, um fio de cobre com um diâmetro de 1,6 mm e um cabo eléctrico com uma secção transversal de 2 mm.

Sutilezas de escolha

O critério de definição para escolher os cortadores laterais é o seu propósito. Assim, na hora de comprar uma ferramenta para atividades profissionais, é preferível optar por um modelo multifuncional reforçado, que, além da capacidade de morder materiais duros, pode ser utilizado na realização de trabalhos elétricos. Ao mesmo tempo, deve ser lembrado que para trabalhar em linhas de alta tensão selecione apenas as ferramentas com um cabo feito inteiramente de materiais dielétricosjá para a instalação de linhas de baixa tensão bastará uma malha isolante especial. Se o modelo for escolhido para trabalhar em uma oficina doméstica e não envolver o trabalho com cabos grossos, acessórios de metal e chapas de metal, seria mais conveniente não pagar a mais e comprar um modelo padrão barato.

O próximo critério de seleção é a qualidade do produto. Ao comprar uma ferramenta, é imperativo verificar a firmeza dos lábios e certificar-se de que as folgas das dobradiças e o deslocamento diametral não excedem os padrões especificados pela GOST. Caso contrário, as esponjas agarrarão de forma desigual o fio ou fio e, em vez de morder o material, irão amassá-lo. Você também precisa prestar atenção à ergonomia. Isso é especialmente importante ao escolher uma ferramenta de fiação. É imprescindível pegar o cortador lateral na mão e avaliar o quão confortável ele fica na palma da mão, bem como verificar o funcionamento da mola de retorno e o curso do mecanismo de dobradiça.

Dicas de uso

Apesar da aparente simplicidade, os cortadores laterais são ferramentas com gume afiado e, se usados ​​de forma inadequada, podem danificar a pele das mãos. Portanto, para um uso mais confortável e seguro, você deve seguir algumas recomendações:

  • ao morder o fio e o fio, os cortadores laterais devem ser mantidos estritamente em ângulos retos com a superfície de trabalho;
  • antes de realizar trabalhos de instalação da rede elétrica com cortadores laterais não dotados de proteção dielétrica, certifique-se de que a rede esteja desligada da rede elétrica;
  • ao trabalhar com cortadores laterais, é melhor segurar o cabo por cima, caso contrário, existe a possibilidade de danificar os dedos;
  • ao trabalhar com um cabo de seção transversal grande, a mordida deve ser realizada por meio de uma reentrância especial localizada atrás dos lábios de corte;
  • é proibido usar alicates como alicate e remover pregos martelados com a ajuda deles;
  • se, durante o reparo da linha de baixa tensão, não houver cortadores laterais dielétricos disponíveis, mas a instalação ainda for necessária, pode-se envolver os cabos de uma ferramenta convencional com fita isolante.

Com o uso regular, a lâmina de corte das mandíbulas torna-se cega rapidamente. E se a afiação de cortadores laterais profissionais deve ser realizada por especialistas usando equipamentos de alta precisão, então os modelos domésticos podem ser afiados em casa. Portanto, para afiar as pinças por conta própria, você precisará de uma lixa comum ou de uma barra de afiação. Os cortadores laterais são suavemente girados com o lado posterior em relação à esmeril até que a aresta de corte adquira um brilho de aço característico.

O principal ao usar cortadores laterais é lembrar que mesmo os modelos profissionais de potência não se destinam ao corte de estruturas de aço.

A principal área de aplicação da ferramenta continua sendo os fios e fios de alumínio e cobre. Isso deve ser levado em consideração no planejamento dos trabalhos de instalação e em cada caso específico, utilizar uma ferramenta estritamente destinada a isso.

Para obter informações sobre como afiar os cortadores laterais corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário