Visão geral dos tipos de ripas decorativas e sua instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Dimensões (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Recursos de instalação
  6. Como pintar as ripas?
  7. Decoração de rack no interior

Existem muitos materiais de decoração de parede no mercado hoje. As ripas decorativas são muito procuradas, as quais são oferecidas em uma grande variedade, cada uma das opções apresentadas tem suas próprias características e vantagens únicas. Como resultado, o revestimento é bonito e ecológico. Existem vários critérios pelos quais você pode escolher lâminas decorativas, bem como certas regras que devem ser seguidas durante a instalação.

Peculiaridades

As ripas decorativas são produtos naturais que respeitam o meio ambiente, pelo que não prejudicam o meio ambiente nem a saúde humana. No entanto, deve-se notar que algumas espécies de madeira raramente podem causar uma reação alérgica. As principais vantagens desse material são a estética do acabamento, que é o resultado. Uma variedade de composições de qualquer forma e volume são criadas a partir dele. É importante notar que nenhuma ferramenta ou equipamento especial é necessário durante o revestimento.

O processamento da madeira, a partir da qual as estruturas são geralmente criadas, é bastante simples e fácil, com o qual até um iniciante pode lidar.

Para prolongar a vida útil e preservar a aparência estética, a raça é tratada com uma solução especial que protege o material de podridão, mofo e insetos. Este procedimento não afeta de forma alguma o aspecto estético do verniz. Os especialistas podem criar um revestimento a partir de tintas e vernizes para obter um belo design do material de acabamento, além disso, permitem enfatizar a textura natural da madeira.

Uma vantagem importante das ripas decorativas é a possibilidade de repintura, portanto, se desejar, depois de um tempo, pode-se mudar a tonalidade ou escolher uma cor diferente para o revestimento da parede. No que diz respeito às propriedades operacionais, é importante observar o fornecimento de isolamento acústico e térmico.

Os produtos de madeira são altamente resistentes a danos mecânicos. As ripas decorativas são adequadas não só para revestimento interno, mas também para revestimento externo, razão pela qual são frequentemente utilizadas para o design de varandas. Os consumidores são atraídos pelo custo acessível do material, pela capacidade de escolher o tipo de ripas, para que você possa criar um projeto de parede exclusivo em casa.

Variedades

Madeira sólida

As ripas são feitas de uma grande variedade de espécies de madeira: pinho, carvalho, bétula, tília, etc. Abeto vermelho e pinho são os mais nodosos, por isso têm uma textura simples. Esses projetos são usados ​​com mais frequência em camarins e varandas. Esses produtos são totalmente polidos e tingidos com óleo, para que tenham uma aparência nobre. As características distintivas dos painéis WPC são o brilho acetinado e a textura suavizada.

Reiki de aglomerado laminado é considerado orçamentário. Quanto ao carvalho, tem uma textura "calma", mas é um dos tipos de madeira mais nobres. Os produtos de cinza têm um padrão diferente, por isso deve-se ter em mente que as lamelas não ficarão iguais, enquanto a beleza é garantida. Se você deseja um revestimento natural com um jogo de textura, você pode escolher essa raça com segurança. O freixo tem a mesma dureza do carvalho.

Se falamos de lariço, os especialistas recomendam a escolha da Sibéria, pois tem um padrão pronunciado, bela cor âmbar e textura contrastante. Além disso, o material pode ser tingido com óleo, escolhendo-se qualquer cor. Os amantes de uma textura peculiar escolhem a faia, cujo padrão é o mais natural possível.

Deve-se notar que tais ripas são as mais homogêneas, o que é uma grande vantagem.

De uma placa de mobília

Este material é usado em duas versões. O escudo é colado a partir de pedaços de largura e comprimento, lembrando um mosaico. Diferentes tipos de madeira são usados ​​para a fabricação de tais escudos. Ao procurar ripas desse material, certifique-se de que não haja emendas na parte frontal, caso contrário, o produto não terá um aspecto natural. O ripado maciço é muito procurado, sendo de alta qualidade e durabilidade. A principal desvantagem é o custo elevado, mas esse investimento se justifica plenamente.

Fabricado em MDF, folheado a madeira

As ripas folheadas de MDF, que pareceriam esteticamente agradáveis ​​e elegantes, não são tão fáceis de encontrar, além disso, são muito mais caras do que produtos de madeira maciça. A estratificação do material requer um equipamento especializado que custa muito dinheiro, portanto, tais ripas só podem ser encontradas em grandes fábricas. Os produtos feitos de MDF são chamados de buffels e apresentam muitas vantagens.

Em primeiro lugar, devido à estrutura, o material é mantido de forma estável mesmo em alta umidade e mudanças de temperatura. O folheado é uma camada fina de madeira natural, por isso pode ser colado em extremidades arredondadas. Um produto em MDF folheado a qualquer madeira, para que todos possam realizar o seu sonho decorando o seu interior com um material tão bonito. As ripas são produzidas em comprimentos de 3 m, sendo extremamente difícil encontrar produtos com grandes dimensões. É muito importante examinar cuidadosamente a condição do material para ter certeza de que é um MDF folheado de verdade.

Plástico e Alumínio

As ripas de plástico são chamadas de decorativas e costumam ser usadas para decorar tetos. As ripas de plástico são frequentemente laminadas com filme de PVC, também podem ser revestidas com tinta e verniz, mas não podem ser estratificadas. Além disso, na fabricação de trilhos, utiliza-se alumínio ou aço galvanizado, graças ao qual são produzidas estruturas ocas.

Os produtos de metal parecem elegantes e lacônicos, por isso são frequentemente usados ​​no interior de um loft.

Dimensões (editar)

Quanto às dimensões, considera-se que a opção mais aceitável é 40x20 mm, porém, hoje é possível solicitar um produto com quaisquer parâmetros dependendo da vontade do cliente. Se estamos falando de faixas decorativas, os tamanhos ideais são 40x20, 30x30 e 50x20 mm, para divisórias de rack, os parâmetros 80x30, 100x40, 80x50 mm são mais adequados. Mas se uma solução não padronizada for necessária, o fabricante pode atender a qualquer solicitação do cliente.

Espectro de cores

A popularidade das lâminas decorativas deve-se não só à grande variedade de materiais com que são feitas as estruturas, mas também à gama de cores, tão vasta que qualquer pessoa pode escolher algo original para a decoração de interiores. Cada um tem suas preferências em cores e tons, além disso, o estilo do interior deve ser levado em consideração.

Por exemplo, se for um loft, a melhor opção seriam as ripas decorativas cinza ou brancas que se encaixassem perfeitamente na imagem geral. Deve-se notar que os produtos são brilhantes e foscos, ambos têm uma aparência incrível e fácil de manter.

Recursos de instalação

Para instalar uma faixa decorativa, é necessário prepará-la com cuidado. Para fazer isso, a superfície é tratada com um anti-séptico, mas primeiro você precisa ter certeza de que é suficientemente plana. Em seguida, um primer é usado, após o qual você pode começar a pintar. É necessário escolher cuidadosamente a cor inicialmente, pois após a instalação da estrutura, o acesso a ela será limitado.

As ripas devem ser coladas ao teto ou parede, de forma que a superfície fique perfeitamente plana. Certifique-se de que não há defeitos, depressões ou saliências.Se houver um problema, os especialistas recomendam o uso de compensado à prova d'água, com o qual você pode fazer o alinhamento expresso. Além disso, é muito mais fácil prender o trilho a esse material.

Você pode usar pregos líquidos ou cola para parquet, que fazem um excelente trabalho. A instalação não leva muito tempo se você preparar todas as ferramentas e materiais com antecedência e, em seguida, simplesmente seguir as instruções detalhadas.

Se você não quiser colar, você pode usar parafusos autorroscantes escareados, no entanto, após a instalação, você precisará de uma massa para selar os orifícios.

Há uma grande demanda por um método que requer uma barra de suporte que vem com as ripas. Parafusos auto-roscantes também são usados ​​aqui, o trilho é colocado com uma ranhura com cola. Este método consiste em um fecho giratório, que permite instalar com segurança a estrutura decorativa e não se preocupar com chapéus salientes. Se as venezianas forem retroiluminadas, você pode escolher qualquer um dos métodos listados e obter um resultado de alta qualidade.

Como pintar as ripas?

Se as ripas de madeira forem instaladas, mas não ficarem satisfeitas com a tonalidade, pode-se pintar. mas é preciso selecionar com cuidado o material para o revestimento, pois existem muitas opções no mercado, mas nem todas são ótimas para solucionar esse problema. Antes da pintura, a superfície deve ser preparada com misturas especiais. Existem no mercado tintas para madeira bastante apreciadas. Com a ajuda deles, você pode refrescar a superfície, mas pode esquecer a textura natural da rocha.

Você pode pegar tintas a óleo, mas elas exalam um odor tóxico desagradável e demoram muito para secar. Portanto, esta composição deve ser escolhida exclusivamente para a pintura de estruturas para uso doméstico. Os esmaltes alquídicos são muito mais procurados para revestimentos externos. A textura da base será enfatizada pelo filme que permanece na superfície. Além disso, devido a essa composição, o risco de deformação da madeira natural é reduzido. Os revestimentos são duros e resistentes ao desgaste, mas têm vida curta.

A melhor escolha seriam tintas à base de água, que são adequadas como revestimento para ripas decorativas. As composições são oferecidas em uma ampla gama de cores, para que você possa incorporar qualquer ideia de design.

Mas se quiser preservar a textura natural e não esconder a textura da madeira, deve-se prestar atenção aos vernizes. Essas formulações são baseadas em diferentes resinas, algumas naturais e outras sintéticas. Para a dissolução, são utilizadas substâncias que determinam as propriedades básicas do material. O filme que se forma após o revestimento é transparente, portanto, enfatiza a textura da rocha. As composições de verniz podem ser à base de água, poliuretano e acrílico.

Decoração de rack no interior

Hoje, projetos de interiores exclusivos estão sendo criados usando as ripas decorativas descritas acima. Graças a esses designs, você pode criar um clima no ambiente, combinar harmoniosamente todos os objetos e enfatizar sua própria individualidade e gosto. As ripas são adequadas para decorar paredes e tectos nos mais diversos ambientes, seja hall de entrada, quarto, casa de banho ou cozinha. Além disso, graças a esses produtos, você pode zonear o espaço perfeitamente ou usá-los para substituir grades antigas.

Se falamos sobre o zoneamento de uma sala com ripas decorativas, elas têm muitas vantagens. Por exemplo, os produtos transmitem luz, mas ao mesmo tempo dividem perfeitamente o ambiente em partes. Esta solução é ideal para um pequeno apartamento, onde se pretende dividir visualmente a sala de jantar e a cozinha, ou fazer um escritório ou diferenciar uma casa de banho e uma sanita.

Buffels são uma ótima solução para decoração de casa. Você também pode ocultar os fios da TV na parede com ripas, consertar prateleiras com pinturas, pendurar vasos de flores, etc.Se falamos de cozinha, muitas pessoas criam uma parede de ripas que vai chamar a atenção sobre si mesma, além disso, vai destacar favoravelmente uma determinada área da sala. Esses produtos podem ser feitos com iluminação embutida, que parecerá original e elegante.

Assim, é seguro dizer que estes designs são universais no interior, uma vez que podem caber em qualquer design.

1 comentário
Alexandre 25.09.2021 16:14
0

Na minha opinião, o melhor material para esses produtos é o MDF. É estável e não seca. No caso de madeira de imitação, é preferível usar folheado de madeira natural.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário