Variedades de ripas de piso e sua instalação
Apesar da variedade de tipos de piso, a madeira é sempre popular entre os proprietários de casas e apartamentos na cidade, permitindo-lhes criar um revestimento de piso ecologicamente correto a partir de ripas. Aqueles que vão colocar um piso com tal material por conta própria devem compreender os tipos de tais lâminas e a tecnologia de sua colocação. As ripas de piso de diferentes tipos têm seus próprios tamanhos padrão, cujo conhecimento ajudará a comprar a quantidade certa de material e a instalar corretamente o revestimento de madeira.
O que é isso?
Uma tira de piso é uma peça de madeira processada em uma fresadora, que possui ranhuras nas extremidades, com a ajuda das quais as ripas são colocadas no piso. Há uma ranhura de um lado e uma crista do outro. A crista do trilho próximo a ela é fixada na ranhura da placa adjacente, e a crista desta placa na ranhura da vizinha.
Isso cria uma estrutura de piso de madeira uniforme. As ripas são de madeira de elevada qualidade, sem nós e outros defeitos que, durante o funcionamento, podem fender e criar fissuras nas tábuas do pavimento. A madeira tem altas características ambientais:
- cria um microclima confortável e seguro na casa;
- se mantém bem aquecido;
- não causa alergias;
- tem uma aparência atraente.
As desvantagens das ripas de sexo são insignificantes em comparação com suas características positivas. Uma tábua de chão de boa qualidade, se instalada corretamente, é usada por muito tempo.
A variedade de tipos de madeira que se utilizam para a produção de tal ripa permite a sua utilização tanto para o pavimento final como para o pavimento áspero, sobre o qual é então aplicado o revestimento.
Do que eles são feitos?
As ripas do piso são feitas de madeira bastante densa, bem processada e com longa vida útil. As ripas do piso são divididas em vários tipos. Dependendo do tipo de ripa de piso, uma ou outra madeira maciça é usada:
- Carvalho;
- Pinho;
- lariço;
- cinza;
- aspen;
- amieiro;
- porca.
A faixa de piso é dividida em vários tipos de placas:
- usual;
- parquete;
- terraço;
- afiado.
O tipo convencional de piso de madeira, bem como a tábua de bordar usada para criar o contrapiso, são feitos de pinho. Para tábuas de parquete, geralmente são usados carvalho caro e madeira de freixo. O deck é feito de lariço, que tem maior resistência à umidade.
Pinho
O mais acessível são as ripas normais de piso de pinho. É uma madeira barata com boas características de desempenho. Não é necessário secar o pinho muito tempo antes de processar.
Ao processar com meios especiais, pode ser dada uma sombra de espécies de madeira caras - carvalho, nogueira ou freixo. Ao mesmo tempo, esse material será barato.
Larício
O deck de lariço tem maior durabilidade. Ao mesmo tempo, o lariço se presta bem ao processamento e não tem medo da umidade. O larício só fica mais forte com o tempo, o que aumenta o valor dessa laje de piso. Não tem medo dos efeitos da umidade, decomposição e pragas devido à sua resina natural, portanto, tal tira de piso não requer tratamento anti-séptico especial.
As ripas de lariço têm uma tonalidade vermelha característica, que não muda com o tempo. Esse material natural exala um cheiro agradável de madeira, que tem propriedades medicinais. Você pode usar esse material para arranjar pisos em instalações residenciais, bem como em locais com altos níveis de umidade.
Carvalho
Um tipo de reiki de elite que não tem medo de quaisquer influências agressivas. O piso de carvalho retém perfeitamente o calor, possui características de isolamento acústico, propriedades bactericidas e excelente aparência. O ripado de carvalho não tem medo de umidade e danos mecânicos. O fungo do molde não aparece nele. Essa placa é cara, mas o investimento vale a pena, já que o revestimento das ripas de carvalho vai durar várias décadas, mantendo seu visual atraente.
De outros
Às vezes, o ripado é feito de madeira menos durável: amieiro, freixo, nogueira, choupo, tília. Essa matriz é menos durável, mas se adapta bem ao processamento e tem altas características ambientais. Essas ripas podem ser usadas para pisos de berçários, casas de banho ou sauna, onde a carga no chão não é tão grande quanto em aposentos. Não é recomendado usá-los para revestir pisos em áreas de alto tráfego.
Ao usar ripas de piso de tília, será necessário tratá-las com um anti-séptico para protegê-las de fungos, mofo e pragas.
Dimensões (editar)
Ao escolher, deve-se levar em consideração o comprimento, a espessura e a largura da prancha. A vida útil do revestimento de madeira e sua resistência ao estresse dependem disso. O comprimento do trilho é ajustado ao comprimento da sala. Em uma casa de campo, recomenda-se o uso de placas de 35-50 mm de espessura. 35 mm é considerada a espessura ideal para um piso de madeira em residências. Se houver um aumento da carga no revestimento do piso, é melhor usar opções com uma espessura de 50-70 mm. Essas pranchas são geralmente usadas para arranjar ginásios, teatros, pistas de dança.
Abaixo estão as dimensões das ripas para salas de diferentes comprimentos.
A largura deve ser selecionada com uma pequena margem, de modo que seja suficiente para o polimento periódico do revestimento de madeira, com o qual se restaura sua aparência original. Não use ripas muito largas, pois elas se deformam rapidamente e podem entortar. As placas estreitas são consideradas mais fortes e duráveis. A largura dessas ripas depende do tipo de material. As dimensões mais comuns são placas com largura de 110 a 160 mm.
Recursos de estilo
As ripas de piso com uma ranhura e uma espiga podem ser facilmente instaladas no revestimento do piso inserindo corretamente os fechos nas ranhuras. Esse material permite a instalação independente do piso em uma varanda ou em uma sala em quase um dia. Se o cortador não processou a borda das tábuas do piso, criando ranhuras e pinos, então esse trilho terá que ser fixado com parafusos ou pregos nas toras.
Se houver fixadores nas laterais das placas, você não precisará usar parafusos autorroscantes durante a instalação. Isso cria um acabamento de madeira perfeito, sem cabeças de pregos ou parafusos. Com esta instalação de pisos, os parafusos auto-roscantes são usados apenas para fixar a faixa do primeiro piso.
Durante a instalação, as tábuas de ripas devem ser colocadas transversalmente ao movimento. Isso os impedirá de dobrar, pois com o caminhar constante ao longo do comprimento da prancha, eles começam a dobrar muito em breve.
O piso de ripas deve ser colocado da parede oposta, colocando as tábuas ao longo do movimento. A fixação da primeira placa, cuja lingueta encostará na parede, é realizada com parafusos auto-roscantes em um ângulo de 45 graus. Uma chave de fenda encaracolada é mais adequada para aparafusar, o que ajudará a aprofundar a cabeça do parafuso na madeira tanto quanto possível. Quando instalado corretamente, o piso de madeira ficará muito bem em qualquer interior.
O que pode ser usado para cobrir as venezianas?
As ripas de madeira feitas de madeira maciça cara geralmente não são pintadas com tinta. O piso de carvalho ou lariço possui um pigmento natural característico que não precisa ser pintado. Nem é recomendável cobrir essas placas com verniz. Eles geralmente são reciclados ou esfregados com cera, o que cria uma camada protetora sem penetrar na estrutura de uma gama valiosa, como tintas e vernizes sintéticos.
Você pode pintar ripas de pinho, que são baratas e têm um tom natural claro. Com a ajuda de um tratamento especial, os fabricantes dão ao piso de pinho tons de espécies de madeira caras. Nesse caso, você não precisa usar tintas. As placas deste tipo são geralmente revestidas com verniz acrílico, que protege sua textura contra danos mecânicos.
Se desejar, você pode pintar tábuas baratas feitas de ripas de pinho não pigmentadas de um tom claro, dando ao piso uma aparência envelhecida artificialmente. Ao escolher as ripas certas, você pode instalar independentemente pisos de madeira duráveis e ecológicos. Eles darão ao interior residencial um sabor único e criarão um microclima saudável na casa.
Você pode descobrir mais sobre as características de colocação de ripas de piso no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.