Partições de rack: ideias de zoneamento de ambiente
As partições de rack são uma forma única de zoneamento interno. Com o material deste artigo, você descobrirá o que são, quais são suas características. Além disso, veremos como selecioná-los e instalá-los corretamente.
Peculiaridades
As partições de rack para salas de zoneamento são a concretização da técnica de design para dividir o espaço em zonas funcionais separadas... Externamente, é uma partição feita de trilhos fixados na parte superior e inferior.
Dependendo do projeto, eles podem diferir no tipo de fabricação e funcionalidade.
As divisórias feitas de ripas são fáceis de instalar e podem ser desmontadas conforme necessário. Eles implicam na substituição de elementos individuais.
Eles também:
- diferem em uma ampla variedade de tamanhos;
- cabem bem em salas de tamanhos diferentes;
- transformar visualmente e sombrear o espaço;
- criar o efeito de amplitude, variar em configuração;
- fornecer livre circulação de ar;
- mascarar as falhas no layout;
- ecologicamente correto, não possui compostos tóxicos;
- fácil de processar, fornecer decoração de superfície;
- adequado para fácil auto-zoneamento.
Visão geral da espécie
As divisórias de rack são diferentes (com fixação independente, inserções, barra transversal, prateleiras, tipo de instalação convencional e inclinada).
Eles podem ter diferentes seções, padrões e padrões, bem como a densidade dos elementos.
Outras modificações têm uma moldura, a parte interna da qual é preenchida com vidro comum, fosco ou colorido e elementos de entalhe.
- Pelo tipo de processamento, eles são divididos em pintado, laminado e perfurado... Os produtos do primeiro tipo são revestidos com tinta, o que aumenta sua resistência à umidade. As cercas laminadas são cobertas por um filme térmico especial. As contrapartes perfuradas implicam a conexão de elementos por meio de padrões.
- Pelo tipo de localização, as modificações são estacionário e móvel (móvel). Variedades estacionárias não permitem uma mudança de posição. As contrapartes móveis são distinguidas pela presença de uma base de quadro ou quadro. Esses modelos são projetados para pequenos espaços. As partições estacionárias podem delimitar escadas e locais próximos a elas, introduzindo uma organização discreta no espaço.
No caso de um plano aberto, são uma boa solução para separar a área de dormir, separam os corredores, denotam as áreas da cozinha.
- As divisórias interiores são uma forma original de projetar apartamentos sem portas.
- Além disso, as divisórias feitas de ripas são frameless, instalado por muitos anos.
- Por tipo de transformação, as modificações são deslizante, dobrável, transformável. As divisórias deslizantes permitem alterar a percepção do espaço, zoneando temporariamente a divisão a pedido da família. Dependendo da variedade, são simples e duplos. As opções verticais dobráveis são relevantes para uso em apartamentos pequenos. Os modelos conversíveis combinam as funções de modelos deslizantes e dobráveis. Eles são deslocados e estendidos conforme necessário. Eles podem ser usados para isolar o espaço de salas de jantar, grupos de jantar, áreas de recreação, cantos de hóspedes, janelas salientes.
Materiais (editar)
As divisórias de ripas decorativas são feitas de diferentes materiais (madeira, MDF, aglomerado laminado, metal).O tipo de material determina as características estéticas e de desempenho dos produtos. Pelo tipo de elemento, o produto é dividido em 3 grupos.
- Folheado... As lâminas folheadas da parede e do teto são feitas de MDF ou GVL com base em um painel. São esteticamente agradáveis, possuem alta capacidade acústica (o material absorve o eco do som). Na fabricação, são utilizados 2 tipos de MDF: sob o filme e folheado. O primeiro é adequado para o zoneamento de interiores econômicos.
A contraparte folheada é boa porque retém as características externas da árvore, mas pesa menos e resiste melhor à deformação. Essas lâminas não conduzem durante a operação de longo prazo, elas são ocas por dentro.
- De madeira... Os de madeira são feitos de diferentes tipos de madeira (pinho, freixo, carvalho, lariço), bem como vigas coladas. Eles são naturais e esteticamente agradáveis. No entanto, a madeira tende a rachar durante o uso. Eles precisam de cuidados regulares.
Eles podem ser pintados combinando as cores dos corantes para combinar com o conceito geral de design.
- Colado as ripas são compostas por muitas peças de comprimento e largura idênticos. Possuem estrutura multiplamente reforçada, o que proporciona rigidez e estabilidade geométrica.
- Metálico... Variedades de metal são feitas de aço galvanizado ou alumínio.
Eles são considerados seguros e práticos.
No entanto, nem sempre se adaptam ao interior, pois nem sempre podem criar um ambiente confortável e acolhedor. Sua escolha deve ser abordada com especial cuidado.
Recomendações de seleção
Ao escolher partições de slat, você deve levar em consideração uma série de nuances.
- É necessário calcular corretamente as dimensões dos elementos e da estrutura geral como um todo... O produto não deve obstruir a área livre. É importante escolher as dimensões de forma a criar o efeito da leveza do espaço.
- Além disso, você precisa escolha a espessura certa, durabilidade, funcionalidade e capacidade de carga dependem disso... Por exemplo, as opções com prateleiras devem ser mais duráveis e grossas. Ao fazer o pedido, você precisa prestar atenção aos tamanhos, formas e tonalidades padrão.
- Você pode escolher sua opção não apenas de acordo com o sortimento disponível no catálogo do vendedor... Muitas empresas se oferecem para solicitar produtos feitos sob medida. É necessário encomendar partições somente após a seleção final do tipo de construção. A escolha da variedade depende das preferências do cliente.
- Os modelos fixos são bons em durabilidade, os sistemas deslizantes e dobráveis são aceitos por quem não gosta da monotonia no design de interiores. O tipo de transformação pode ser diferente. O comprador pode escolher opções de divisórias que se abrem em cascata, compartimento, livro, acordeão. Existem também opções que se abrem com base no princípio das portas giratórias. Os modelos radiais são caracterizados por um contorno curvilíneo.
Regras de instalação
Apesar da facilidade de instalação, a instalação de divisórias de ripas decorativas requer conhecimentos adequados.
- Inicialmente, são feitas marcações no piso e no teto, indicando os locais de fixação. Para isso, utiliza-se uma rosca ou nível de laser, marcando os pontos de fixação do 1º e do último elemento. Você pode usar giz ou lápis.
- Para fazer a partição ficar o mais reta possível, nível e linha de prumo são usados na marcação... Após a marcação, os orifícios são feitos nos quais as âncoras são colocadas. Em seguida, é feita e fixada uma moldura de madeira ou alumínio com guias. Depois disso, eles estão engajados na fixação de cada trilho. Após a conclusão da instalação, proceda aos acabamentos necessários.
- A instalação de partições estacionárias implica instalação de suportes (piso, teto, às vezes parede). Ao instalar sistemas de rack deslizante e dobrável, mecanismos de roletes e guias são usados. Neste caso, são levados em consideração o tipo de forro e as características de fixação dos elementos.
Nem todas as estruturas são adequadas para instalação em um teto falso, pois isso vai estragar o revestimento de filme.
A instalação muitas vezes é simplesmente impossível de fazer onde você deseja, devido às peculiaridades do layout da maioria dos apartamentos domésticos.
Opções de design de interiores
Oferecemos 10 exemplos de design de interiores de sucesso usando divisórias de ripas.
- Recepção de zoneamento de open space com separação de zonas de dormitório e cozinha. O uso de estruturas horizontais de tonalidade contrastante.
- Uma solução lacônica para a designação visual da área da cozinha. Escolha de lâminas de cores claras para combinar com a mesa do fone de ouvido.
- Separação parcial das áreas de lazer / quartos e corredor criando uma divisória interior.
- Acentuando o espaço do dormitório na passarela. Divisória com design retroiluminado permitindo o acesso à cama pelos dois lados.
- Um exemplo de instalação de lâminas verticais e horizontais, como estrutura única na designação da área da cozinha.
- Opção de zoneamento de espaço aberto criando partições de ripas de grande porte. Departamento de cantina.
- Divisão visual do espaço em áreas de cozinha e sala. A escolha da cor das lâminas para combinar com as fachadas dos armários de chão.
- O projeto original de zoneamento em uma grande área. Instalação de múltiplas divisórias com ripas horizontais e caixilhos de madeira.
- Um exemplo de uso de ripas brancas para zoneamento de espaço de escritório. Criação do efeito ar.
- Zoneamento do espaço studio-convidado, instalação de divisória junto ao sofá e parede com TV.
O comentário foi enviado com sucesso.