Tudo sobre trilhos de parede
Quem tem espaço suficiente, boa imaginação e gosto atípico pode animar o seu interior com um produto feito de carris (buffels). Essa técnica chama a atenção, ajuda a zonear a sala. As faixas decorativas não só decoram as paredes, como também são utilizadas para construir divisórias leves, permeadas de ar e luz.
Vantagens e desvantagens
O material ripado transforma a parede de forma surpreendente, transformando uma superfície imperceptível em um objeto decorativo espetacular. Os designers são atraídos pelas pranchas porque são capazes de ajustar, mudar e enobrecer o ambiente. A vantagem do material reside no seu efeito no interior.
- A presença de ripas é fácil de denotar design moderno ou ecológico. Nas correntes clássicas e históricas, eles na verdade não são usados.
- Se você precisa criar um interior geometricamente rígido, uma grande parede é escolhida para o tema de ripas. Buffels ritmicamente repetitivos em grandes números criam um senso de ordem, estabilidade e integridade.
- Outra vantagem das pranchas no ajuste de ambientes é sua capacidade de "esticar" o espaço e "elevar" os tetos. Para fazer isso, as linhas de decoração devem ser colocadas verticalmente. Se você precisar reduzir visualmente a altura da sala, as tábuas da parede são dispostas horizontalmente.
- Com a ajuda de uma decoração de ripas contrastantes, você pode destacar a área de trabalho, infantil ou de jantar.
- Buffels decorados com foco podem redirecionar a vista para a TV, pinturas na parede, cabeceira da cama.
- O uso de ripas confere leveza e leveza ao interior. A decoração das réguas com strass, pedras, superfícies espelhadas estreitas ajudam a realçar a extravagância. Faixas de iluminação instaladas entre os buffels enriquecem ainda mais a parede decorada e aprofundam o efeito de zoneamento.
- A próxima vantagem das graciosas ripas de madeira é a capacidade de "pacificar" a brutalidade do concreto, pedra, tijolo, com os quais alguns interiores ficam supersaturados. Em contraste, as madeiras quentes e refinadas estabilizam a percepção visual de ambientes ásperos.
- Bafelli manipula perfeitamente o espaço com geometria complexa, proporções irregulares. As ripas, colocadas de certa forma, nivelam e dinamizam o ambiente caótico da sala.
- A estrutura de ripas também esconde facilmente todas as falhas nas paredes.
Infelizmente, além das vantagens, também existem várias desvantagens da decoração da prancha:
- não se adapta a todos os estilos de interior;
- o acabamento em ripas "consome" parte do espaço, por isso raramente é usado em salas pequenas;
- poeira se acumula nas lacunas entre as placas e, portanto, o objeto de decoração requer cuidados especiais.
Materiais (editar)
Para a decoração de interiores da casa, os materiais naturais quentes são mais adequados - madeira ou produtos em seu lugar de MDF, aglomerado. As ripas de metal são usadas em interiores com um viés industrial ou urbano.
De madeira
As ripas de madeira nas paredes são as mais eficazes para criar um interior espetacular e aconchegante. A madeira é quente e agradável ao tato, é amiga do ambiente e modula boas energias. Buffels montados na parede vêm em uma ampla variedade de padrões e cores, permitindo que combinem com qualquer design.
A desvantagem da madeira é sua capacidade de resposta à umidade e altas temperaturas.Em um caso, ele incha, no outro, ele seca e racha.
Para evitar isso, você não deve decorar as superfícies do banheiro ou paredes equipadas com radiadores com tábuas.
Deve-se notar que apenas variedades de árvores macias e baratas, por exemplo, pinheiros, abetos, são sensíveis às mudanças de temperatura e umidade. Quanto maior a dureza da madeira, mais resistente ela é à secagem, intumescimento, esforços mecânicos. Nossos ancestrais construíram navios de madeira e nada aconteceu com eles na água. E hoje você pode encontrar banheiras de design feitas de madeira maciça em interiores caros.
As espécies de árvores mais difíceis são encontradas em climas equatoriais. Das variedades nacionais, você pode escolher materiais de carvalho, faia, bétula da Carélia, acácia. Também vale a pena prestar atenção ao larício. Com o passar dos anos, endurece tanto que é impossível cortar e serrar mesmo com equipamentos modernos.
Quem deseja ter uma parede decorada confiável e durável deve estar disposto a pagar o preço adequado.
De aglomerado laminado
Painéis de partículas laminados são usados para a produção de ripas. As versões folheadas são utilizadas com uma grande variedade de padrões e cores, repetindo a superfície da madeira natural. Buffels feitos de aglomerado são bastante resistentes, mantêm bem sua forma. Mas eles não se prestam bem para fresamento e gofragem, eles não serão capazes de incorporar projetos de design especiais.
O material não pode ser montado com parafusos auto-roscantes; podem ocorrer fragmentos. As ripas são fixadas às paredes com cola especial.
É indesejável o uso de aglomerado em casas de banho, uma vez que tal estrutura não durará muito tempo. Mas esse material tem o custo mais fiel e está à disposição de todos.
Fabricado em MDF
O custo dos produtos de papelão (MDF) é maior do que o papelão, mas menor do que a madeira natural. As características de desempenho, respectivamente, do material estão em um nível médio. O MDF folheado pode imitar qualquer espécie de árvore, mesmo as mais exóticas.
As venezianas são duráveis, não se deformam em condições de oscilações de temperatura e são gofradas, o que permite a realização de trabalhos de autoria.
O material é resistente a danos, é fácil de montar na parede, mas é melhor não usar esses buffels em ambientes com alta umidade.
De outros
Hoje o mercado da construção é representado por uma grande quantidade de material de acabamento em ripa. Papelão, MDF e buffels clássicos de madeira são populares, mas não os únicos produtos com os quais você pode construir um interior bonito e incomum. Sugerimos prestar atenção a uma série de materiais.
- Planken. Pranchas de madeira nobres atraentes que diferem das pranchas convencionais por extremidades arredondadas ou chanfradas em todos os lados.
- Thermowood. A madeira que passou por tratamento químico, térmico e mecânico recebeu características aprimoradas e duráveis. O Reiki feito desse material é usado para equipar banheiros, banheiras e até edifícios de rua.
- Ripas de metal. Um material de rack semelhante é usado em designs de alta tecnologia, minimalismo, loft, techno e industriais. O aço é revestido com compostos anticorrosivos. Você pode comprar lamelas cobertas com papel alumínio. As tiras de metal resistem bem a flutuações de temperatura, umidade e choques mecânicos, são confiáveis e duráveis.
- Gesso. Para decoração de parede, são usados painéis de gesso que imitam a ondulação do rack. Harmonizam-se bem com o resto da decoração do quarto, diferindo deles apenas na estrutura da superfície.
- Plástico. Usado para decorar um banheiro, cozinha, banheiro. Os painéis de plástico, produzidos em relevo ripado, melhoram a geometria da divisão, tornam-na austera e lacónica.
Dimensões (editar)
As dimensões das ripas dependem do parâmetro da parede, da metragem da sala e do conceito de design. É melhor decorar um pequeno fragmento da superfície com pequenos buffels graciosos.Em uma área de grande escala, você pode usar detalhes grandes e expressivos.
Normalmente, uma parede completamente para decoração de rack é dada em quartos espaçosos. Qualquer tipo de material ficará bem aqui - metal, gesso, madeira. Para trabalhos de acento comuns, você pode escolher lamelas com espessura de 20 mm e largura de 20-25-30-40 mm.
Opções de decoração de parede em quartos diferentes
As empresas de construção produzem uma grande variedade de tipos de ripas, a partir das quais pode criar uma decoração encantadora nas paredes, utilizando materiais semelhantes à madeira, bem como tiras de metal brancas e pretas. Se você colocar padrões nas placas ou decorar a parede com iluminação, ela se tornará duplamente atraente. Sugerimos usar exemplos para considerar as opções de produtos de cremalheira e pinhão no interior das salas.
Sala de estar
Em grandes salas de estar, a decoração buffel é usada como uma parede de destaque, uma divisória de zoneamento ou como um elemento que ajusta o tamanho e a forma da sala. Olhando para os exemplos de decorações de ripas, você pode ver como eles mudam o interior.
- O projeto da sala é totalmente composto de material de acabamento de madeira - laminado, planken, vigas de madeira, ripas. A direção das listras habilmente forma um espaço volumétrico e geometricamente verificado.
- Uma divisória leve separa discretamente o corredor do quarto.
Quarto
Esta sala precisa de um material natural, macio e quente. A decoração é composta por tábuas de madeira finas, calmas e harmoniosas. A alternância monótona de linhas ajuda a relaxar e adormecer. Considere que tipo de quartos existem no design do rack.
- Pranchas pretas alinhadas na parede cinza atrás da TV definem o tom de todo o interior, criando um espaço moderno e elegante.
- O local de dormir na sala é realçado com dois tons de chocolate de buffels. Uma iluminação bem pensada aprimora de forma artística a textura das paredes.
Cozinha, sala de jantar
Deve haver espaço suficiente na cozinha para sacrificar uma parede pela beleza. Usando ripas, consegue-se uma decoração leve e expressiva. Particularmente conveniente é o método de dividir a cozinha e a sala de jantar com uma divisória linear translúcida.
- Para a decoração da sala de jantar, as ripas são aplicadas nas paredes e no teto. Os buffels, espaçados em intervalos diferentes, criam um padrão geométrico, adicionando efeito a um design personalizado.
- O arranjo diagonal das ripas formava um painel inusitado em uma das paredes da cozinha.
Corredor
No corredor, a presença de tábuas parece especialmente orgânica. Você pode pregar ganchos neles, equipando um cabide improvisado, pendurar um espelho, mudando a geometria de linhas retas para um círculo. Aqui estão algumas fotos como exemplo:
- as dimensões de um pequeno corredor são habilmente batidas com longas ripas e espelhos;
- um cabide de madeira feito de tábuas também é uma parede divisória.
Sacada
Na varanda, usando trilhos, você pode tentar brincar com o espaço, ampliá-lo ou esticá-lo, dependendo da configuração da extensão. A foto mostra como a varanda da cremalheira e do pinhão está mudando.
- Com a ajuda de faixas horizontais, foi feita uma tentativa de aumentar visualmente a largura da loggia. Prateleiras decoradas e fotos emolduradas adicionam volume a uma parede plana.
- A parede e o teto de ripas desempenham um papel importante no interior elegante da varanda aberta. Eles são apoiados por cadeiras elegantes com um design de linha.
Montagem
Para decorar a parede de uma das salas com ripas, basta fazer um esboço e convidar especialistas para instalar os buffels. Mas se você tem confiança em suas próprias habilidades, você pode tentar prender as tábuas com suas próprias mãos, sem ajuda externa.
Para fazer isso, primeiro descubra onde a fiação elétrica passa na parede para não quebrá-la durante a instalação. Em seguida, compram materiais, escolhem um dos métodos de fixação e começam a trabalhar.
Por meio de fixação
O primeiro passo é alinhar as paredes perfeitamente.Pode simplificar significativamente as suas ações se a instalação das lâminas não for feita na própria parede, mas sim sobre um fundo de contraplacado, que é aparafusado com parafusos auto-roscantes, tendo previamente revestido a superfície com cola para parquet. Buffels são "plantados" na mesma cola, além de prendê-los nas laterais com grampos de cabelo. A instalação de trilhos usando uma fixação contínua é bastante simples e está ao alcance de um mestre novato.
Os aspectos negativos desse método incluem a necessidade de furar as paredes e a violação da integridade dos trilhos. A tampa do parafuso auto-roscante penetra fundo no material e, para ocultá-lo, os plugues são selecionados por cor.
O problema é que você pode não encontrar uma cor adequada e, com o tempo, os plugues começam a cair.
Fechos ocultos
A instalação começa com a preparação da parede - marcações de todos os elementos são aplicadas a uma superfície plana. Nos locais onde serão fixados os trilhos, as peças embutidas são aparafusadas. Buffels são plantados neles, preliminarmente untados com cola.
O método oculto de fixação é mais meticuloso e complicado, mas graças a ele a parede parece perfeita. Durante a instalação, nenhuma habilidade com a ferramenta é necessária e, o mais importante, a integridade dos trilhos não é violada.
As desvantagens incluem a dependência do resultado da qualidade da cola, que pode falhar. Desta forma, as ripas grandes não podem ser fixadas e, com o tempo, podem cair. A instalação deve ser realizada em uma superfície plana que garanta uma adesão confiável.
Exemplos no interior
Estruturas de ripas incríveis transformam completamente uma sala para qualquer finalidade. Isso pode ser visto com exemplos.
- A sala de estar marrom é dominada por graciosas ripas. Em seu ambiente, móveis e lâmpadas realmente se dissolvem.
- Corredor de cremalheira lacônica.
- Divisórias com ripas verticais e horizontais.
- A parede original da sala.
- O design de ripas dá a impressão de uma sala "rolante".
- Uma parede de tábuas impressionantemente forrada.
As ripas são diversas em cor, textura, tamanho e material, podendo ser dispostas de diferentes maneiras. Se o design permitir, introduza-os com ousadia no interior, dando asas à imaginação - a divisão só vai tirar partido disso.
Artigo legal! Obrigado!
O comentário foi enviado com sucesso.