O que são ripas de madeira e onde são utilizadas?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como eles fazem isso?
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários
  6. Nuances de escolha
  7. Dicas de montagem

A madeira é um material de acabamento ideal. Características únicas e alta decoratividade atraem designers e artesãos. A madeira é fácil de manusear e dela são feitas coisas muito interessantes. A textura natural será uma excelente decoração de interiores. O Reiki é fácil de instalar, então essa decoração pode ser feita mesmo sem especialistas.

O que é isso?

As ripas de madeira são placas de arestas finas com bordas processadas. Eles são geralmente usados ​​como um material adicional para revestimento de quadros, decoração de interiores e construção de várias estruturas. Externamente, é apenas uma barra retangular fina e longa. A instalação das ripas de madeira pode ser feita em qualquer condição. Para fixação, são usados ​​alfinetes, pregos, alfinetes, parafusos e outros fixadores. Às vezes, o material simplesmente gruda.

Métodos de fixação combinados são usados ​​para uma montagem segura.

Existem algumas vantagens das ripas de madeira.

  • Baixa condutividade térmica. Mesmo com geadas persistentes na rua, uma casa feita com esse material pode ser aquecida rapidamente.
  • Peso leve. Ao construir uma casa, você pode dispensar o reforço adicional da fundação e da estrutura. Isso economiza não apenas finanças, mas também tempo.
  • Remove o excesso de umidade. Essa decoração na sala permite normalizar o microclima.
  • Longa vida útil. Mesmo em más condições, o rake vai durar muito tempo. A árvore pode resistir a vários ciclos de congelamento e descongelamento sem danos visíveis. O tratamento adicional com impregnações e preparações protetoras prolonga ainda mais a vida útil.
  • Preço. Essa madeira tem um preço razoável. Construir uma casa ou decorar um quarto será barato.
  • Uma estrutura de teto suspenso feita deste material pode ser instalada mesmo em uma base irregular. O espaço entre o teto torna mais fácil colocar a ventilação e a fiação.

Como eles fazem isso?

O Reiki é cada vez mais usado em design de interiores. Normalmente, a madeira é feita de madeira maciça ou MDF. Além disso, a primeira opção é mais comum. A madeira de coníferas é usada com mais frequência. Os espaços em branco de boa qualidade são selecionados primeiro. A árvore deve ser seca em uma câmara especial por 1,5-2 meses. As peças são serradas em máquinas especiais e lixadas de todos os lados até obter lisura absoluta. De acordo com a GOST, o trilho acabado tem um teor de umidade de 6 a 10%, o que o torna forte e resistente à deformação.

Após um ciclo completo, as qualidades decorativas podem ser melhoradas. Para isso, as ripas são pintadas com qualquer composição adequada. Como resultado, o ancinho se torna bonito e durável. E também o processamento é realizado com preparações protetoras - esse material não é afetado por insetos, fungos e outras bactérias.

A madeira tratada também não tem medo de água e fogo, não apodrece.

Visão geral da espécie

Tipos de madeira padrão são usados ​​para cortar as ripas. As coníferas são acessíveis e práticas, entre elas o pinheiro é mais durável. Você pode encontrar madeira serrada. Normalmente, estão à venda ripas de madeira maciça, mas também existem emendas, com nós recortados.

De acordo com o grau de processamento, existem vários tipos de trilhos.

  • Aparado... O material é serrado de todos os lados. Geralmente tem um nível bastante alto de umidade na faixa de 18-22%.Utilizado como material auxiliar na construção. O nível de umidade das venezianas restringe significativamente o escopo de uso.
  • Aplainado... O material também é afiado, mas adicionalmente seco a 10-14% de umidade. Após a secagem, a máquina de alta velocidade remove a camada superior de madeira. Como resultado, a madeira se torna mais lisa e a geometria melhora. O material mais seco pode ser usado em todas as áreas. Especialmente popular na decoração e fabricação de móveis.

O custo do material depende de sua qualidade original. Dependendo disso, o trilho pode ser usado para resolver certos problemas. Existem vários tipos de madeira serrada.

  • "Extra" (zero). O trilho é feito de madeira pura e uniforme. Sem defeitos ou núcleos de nó.
  • "Um primeiro). 1,5 m pode conter um nó, 2 fissuras cegas e o mesmo número de bolsas de resina.
  • "B" (segundo). Pode ter vestígios de pequenos danos mecânicos. De acordo com as normas, são 4 nós por 1,5 m, 2 bolsas e o mesmo número de fissuras cegas, 1 mancha de cor contrastante.
  • “C” (terceiro). Pode conter todos os defeitos da classe anterior. Listras de cores contrastantes também são permitidas.

A última classe contém falhas bastante perceptíveis e raramente é usada. No entanto, o campo de aplicação não depende apenas da qualidade do material de origem. Vários formatos também podem ser usados. Inicialmente, o trilho é retangular, com laterais retas. Dependendo da finalidade, fixadores podem ser feitos nele ou elementos decorativos podem ser adicionados. O trilho clássico pode ter ranhuras e encaixes para uma conexão perfeita. A madeira para construção geralmente é retangular, sem cortes. Outras opções de perfil geralmente são decorativas. A grade pode ser redonda ou semicircular, ondulada com um padrão impresso.

Normalmente, a decoração principal da madeira serrada é a textura natural. Depende do tipo de madeira que foi utilizada na fabricação. Algumas qualidades e propriedades também dependem da espécie. Dentre as opções decíduas, destaca-se a ripa de carvalho. É forte, atraente, durável e bastante caro. Em condições de alta umidade, a madeira de lariço é usada. Essa árvore não escurece e não emite resina. A ripa de faia é forte e sólida. A madeira desta espécie é higroscópica e não é usada em ambientes com muita umidade.

Ripas decorativas de teca e bambu, adequadas para decoração.

Dimensões (editar)

O trilho é fabricado em um ambiente industrial. De acordo com o GOST, existem certos tamanhos padrão. O comprimento é geralmente de 2-3 metros, mas com a largura e a espessura, tudo é muito mais interessante e variado. Madeira fina tem dimensões de 5x20 mm, 10x20 mm, 10x30 mm e 10x40 mm. As opções mais comuns são 20x40 mm e 20x20 mm.

Outros tamanhos podem ser encomendados diretamente do fabricante, já que as opções atípicas 15x30 mm e 8x18 mm são frequentemente utilizadas para decoração. Normalmente, o material ainda é estreito e fino. O trilho de montagem é mais maciço para maior resistência.

Formulários

O uso de ripas de madeira é limitado apenas pela imaginação de um mestre ou designer. É amplamente utilizado na construção, fabricação de móveis e decoração de interiores. Ao mesmo tempo, combina bem com outros materiais. O trilho pode ser usado em muitos casos.

  • Decoração interna e externa. Combina bem com iluminação de fundo e permite fácil ventilação.
  • Torneamento para diversos materiais de revestimento.
  • Tira de acabamento para pisos ou tetos de alvenaria.
  • Arranjo de uma moldura leve.
  • Instalação e fabricação de caixilhos de janelas e portas.
  • Dispositivo de telhado.
  • Construção e decoração de banhos, saunas, banhos turcos. Também pode ser utilizado na construção de outros edifícios.
  • Fabricação de móveis.
  • Decoração de gazebos, toldos ou varandas.
  • Arranjo de caixas de luz.
  • Fabricação de recipientes e caixas.
  • Em bruto para a produção de rodapés e acessórios.

Nuances de escolha

Uma ripa de madeira de alta qualidade permite decorar uma divisão rapidamente e durante muitos anos. Além disso, o material pode ser usado não só para piso ou teto. O Reiki permite que você faça o zoneamento da sala. Escolha madeira dura com um revestimento protetor.

Para chão

As ripas do piso podem ser em pinho, cedro e abeto. O larício e o carvalho serão muito caros, mas esse tipo de piso será durável e durará mais de uma dúzia de anos. As lâminas coníferas são bastante macias, portanto, têm uma vida útil mais curta. Raças caras são usadas como acabamento, envernizado. Aqui estão as diretrizes básicas de seleção que permitirão que você escolha um material não só para o piso, mas também para a decoração da parede.

  • O designer deve ser consultado. Um especialista ajudará você a escolher o tamanho ideal e o método de instalação com base nas características da sala e do interior.
  • A cor pode variar ligeiramente de lote para lote. Isso se deve ao fato de que a madeira natural simplesmente não pode ser a mesma. Se este momento for fundamental, então você pode usar lâminas pintadas.
  • Um esboço preliminar deve ser traçado. Isso permitirá que você entenda em que lugar e quantas vezes o trilho entrará em contato com vários elementos da parede. Faz sentido usar madeira sem ranhura onde ficará contígua a uma saída ou outro objeto.
  • É importante fazer as medições corretas. Recomenda-se comprar material com pequena margem. Isso evitará uma instalação problemática.
  • Se as venezianas forem instaladas em intervalos, isso também precisa ser calculado.

Para teto

Este tipo de teto tem altas propriedades decorativas. Neste caso, não há necessidade de nivelar a base antes da instalação. Você pode escolher qualquer raça, a seu critério. O principal é que o carril é de alta qualidade, caso contrário existe o risco de se partir. Vale a pena escolher com base na finalidade da divisão e nas características do interior. Deve-se ter em mente que a altura dos tetos deve ser impressionante. O trilho vai "roubar" alguns centímetros. Vale a pena fazer esses revestimentos em salas espaçosas.

Se você planeja fazer uma cobertura contínua, precisará de madeira com ranhuras e pontas. A instalação é simples e rápida e o resultado é incrível. Às vezes, as ripas são simplesmente suspensas, deixando lacunas.

Neste último, os dispositivos de iluminação são facilmente instalados, os tubos de ventilação estão sendo ajustados. Neste caso, são utilizadas ripas retangulares padrão sem cortes.

Dicas de montagem

O Reiki não é apenas prático, mas também bonito. A instalação oculta é geralmente usada no chão. Para fazer isso, as ripas têm pontas e ranhuras que se encaixam perfeitamente. Normalmente, o material de acabamento é colado ao trilho de montagem. O resultado é um belo revestimento monolítico.

Um método bastante popular de organizar o teto é com vigas abertas... Porém, durante a instalação, vale a pena fazer tudo de acordo com as regras para que a estrutura seja confiável. Um belo interior é obtido com ripas nas paredes.

Nesse caso, vale a pena seguir os conselhos de artesãos experientes.

  • Não instale os trilhos imediatamente após a compra. É necessário primeiro espalhá-los dentro de casa e deixá-los por pelo menos 5-7 dias. Durante este tempo, o material se adapta totalmente às condições externas.
  • A lima é correta se as ripas estiverem abaixo da base do teto.
  • Nas paredes, primeiro você precisa fazer uma caixa de material confortável. As ripas já podem ser fixadas a esta estrutura.
  • Recomenda-se a fixação do teto com parafusos autorroscantes galvanizados. Portanto, com o tempo, a ferrugem definitivamente não aparecerá, mesmo em uma sala com alta umidade.
  • Ao instalar de cima para baixo, você pode usar um grampeador de construção. Os grampos são presos às ranhuras em um determinado ângulo. Nesse caso, é importante que os fechos entrem na tira. Caso contrário, o próximo pico simplesmente não entrará no lugar certo.
  • Se a instalação for feita de baixo para cima, o primeiro trilho pode ser combinado com o segundo por meio de um parafuso autoatarraxante. O próximo hardware é inserido no topo da madeira.Neste caso, a tampa do parafuso auto-roscante deve ficar ao nível do espinho.

A instalação correta da madeira permite que você torne o revestimento mais durável e resistente ao desgaste. A instalação oculta é considerada a mais atraente. Nesse caso, em geral, as juntas são invisíveis.

Na fabricação de revestimentos decorativos com vãos, a fixação ocorre diretamente nas vigas de montagem. Partições também são feitas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário