Qual é a diferença entre nabos e rabanetes?

Contente
  1. Diferenças visuais
  2. Como o sabor difere?
  3. Características do cultivo de safras
  4. Aplicativo

O nabo e o rabanete são duas raízes que a humanidade começou a cultivar há vários séculos. Os jardineiros modernos continuam a cultivar ambos os vegetais. Externamente, eles têm algumas semelhanças. Para não confundir as culturas, é necessário familiarizar-se com as particularidades de cada uma delas.

Diferenças visuais

O nabo e o rabanete pertencem à família do repolho. Eles podem ser anuais e bienais. Cada vegetal possui um vegetal de raiz carnudo, engrossado e comestível, enriquecido com muitas vitaminas B1, D2 e ​​C. Apesar das semelhanças óbvias, existem algumas diferenças entre os dois vegetais de raiz. Em primeiro lugar, as diferenças visuais devem ser destacadas. Para entender qual raiz está na frente de seus olhos, você precisa prestar atenção ao formato. Os nabos são planos na maioria dos casos. Algumas variedades produzem raízes redondas ou ovais, mas ainda apresentam algum achatamento. O rabanete também é redondo ou oval, mas nunca será plano. A principal diferença está na forma.

Para distinguir os vegetais de raiz uns dos outros, você também pode olhar para sua cor.... Na maioria das vezes, os nabos são amarelos claros, mas também existem variedades que produzem raízes brancas. A casca do rabanete é geralmente de cor preta. Mas pode surgir confusão se um rabanete Daikon ou Margelanskaya for tomado como espécime. Aqui, a cor da pele será branca ou verde claro. O rabanete tem caules bastante poderosos, que podem atingir 1 metro de altura. A folhagem é densa, as folhas em forma de louro. O nabo tem caules ainda maiores, pois costumam atingir 1,5 m de comprimento e a folhagem é densa e abundante.

Como o sabor difere?

Se você ainda puder ver algumas dúvidas em sua aparência, então se você provar os vegetais de raiz, será muito difícil confundi-los. A polpa de nabo é sempre doce... O rabanete, ao contrário, tem um gosto amargo bastante acentuado. "Daikon" e "Margelanskaya" têm um sabor mais delicado, mas ainda assim há uma nitidez neles. O uso culinário nesses casos também será diferente. O rabanete é adequado para comer cru, para preparar snacks frios e saladas.

Praticamente não existem receitas culinárias em que seja necessário tratamento térmico para o rabanete. Vale ressaltar que em qualquer caso, o rabanete não é cortado em cubos ou tiras, mas ralado. Por outro lado, os nabos são geralmente tratados termicamente, mas o consumo cru não está excluído.

As opções mais populares são rabanete assado, ensopados, ensopados e purê de batata.

Características do cultivo de safras

A diferença entre as duas culturas de raízes está nas condições de crescimento e no momento. Se falamos de nabos, eles podem ser plantados no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve. Este período geralmente cai em meados ou no final de abril. Mas dependendo da região e das condições climáticas, as datas de desembarque podem mudar em uma ou outra direção.

O Turnip não é particularmente exigente em relação à partida, no entanto, tem alguns requisitos:

  • prefere áreas ensolaradas;
  • adora regar abundantemente, mas sem muita perseverança para evitar o apodrecimento;
  • no processo de crescimento, esta cultura de raiz exigirá desbaste.

Um ponto importante: a safra de nabo pode ser colhida não uma, mas duas vezes por ano. As sementes da segunda colheita são cultivadas no início ou meados de julho.Novamente, o tempo é individual, dependendo das condições climáticas em um determinado ano e região. Com a correta organização do local, bem como com a observância da rotação de culturas, pode-se obter uma boa colheita de nabos na sua parcela pessoal.

O rabanete é plantado um pouco depois da safra anterior de raízes. Portanto, para variedades de verão, o início ou meados de maio é mais adequado. Variedades de inverno começam a ser preparadas e plantadas em campo aberto em julho. O rabanete é despretensioso no atendimento e no local de implantação no terreno. Como o principal cuidado para esta cultura de raiz, apenas rega suficiente é necessária, bem como a remoção de ervas daninhas em tempo hábil.

As variedades de rabanete de inverno devem ser removidas em setembro, antes que as primeiras geadas comecem a aparecer.

Apesar das diferenças de sabor e aparência, ambas as plantas pertencem à família do repolho, o que significa que estão sujeitas às mesmas doenças. Considere as pragas mais comuns que atacam nabos e rabanetes.

  • Pulgas vermelhas... A praga ataca nabos e rabanetes durante o período de crescimento, fazendo um grande número de pequenos orifícios nas copas. Como resultado do ataque dessa praga, o crescimento fica mais lento e, como resultado, a quantidade e a qualidade da safra diminuem.
  • Mosca do repolho... Os adultos também fazem furos no topo. Mas são as larvas dessa praga que causam danos específicos. Eles estão localizados diretamente no solo e comem as próprias raízes.
  • Wireworm... Não com frequência, mas essa praga também pode atacar os frutos do nabo e do rabanete.

A podridão cinzenta é outra doença comum nesses vegetais de raiz. Vale ressaltar que uma doença ocorre já na fase de armazenamento. Se for feito de maneira errada ou se a vida útil aumentar muito, a podridão cinzenta começará a se espalhar, cobrindo mais e mais raízes todos os dias.

Muitas hortaliças são suscetíveis ao oídio. Nabo e rabanete não estão incluídos na lista de exceções, de modo que o oídio pode aparecer absolutamente neles em qualquer período de crescimento e desenvolvimento.

Aplicativo

O uso principal e mais difundido dessas duas culturas de raízes era precisamente na culinária.... São utilizados como ingrediente principal e adicional na preparação de pratos das mais diversas cozinhas. Esses vegetais podem ser consumidos por adultos e crianças, mas existem algumas contra-indicações. É melhor recusar comê-los se houver hipersensibilidade, que pode ser a principal causa do aparecimento de uma reação alérgica... O nabo pode e até deve ser consumido por mulheres grávidas, pois contém as vitaminas e minerais necessários. Mas o uso de rabanete em diferentes fases da gravidez é estritamente proibido. O fato é que esse vegetal pode provocar um aumento do tônus ​​do útero, o que pode levar ao aborto ou parto prematuro.

As raízes são usadas ativamente não apenas na culinária, mas também na medicina. O rabanete é recomendado como profilaxia de doenças do trato gastrointestinal, cálculos biliares, problemas renais. Para quem tem problemas de digestão, é melhor parar de comer nabos. Combinado com o mel natural de abelha, este vegetal possui excelentes propriedades antiinflamatórias.

Para não confundir nabos com rabanetes, é preciso atentar para a cor da casca e o formato da raiz. E para finalmente se convencer da sua opinião, você precisa provar o vegetal de raiz.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário