O que é um rabanete e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita e armazenamento de safras
  7. Fatos interessantes

Pode ser importante para os jardineiros saber o que é um rabanete, sua aparência e a qual família pertence. Vale a pena entender as características do rabanete branco, rabanete rosa, outras espécies e variedades, com como cultivá-lo. Um tópico separado é o plantio de sementes de rabanete, bem como uma descrição dos frutos dessa planta.

descrição geral

O rabanete é uma das culturas mais antigas que encontraram aplicação na prática de jardinagem em diferentes países. Sabe-se que já no século 10 DC era cultivada tanto no Sudoeste Asiático como nas regiões mediterrâneas. Foi estabelecido que o rabanete tem formas anuais e bienais. Basicamente, com raras exceções, o vegetal é uma das raízes alongadas que visualmente se assemelham a um fuso ou cilindro. Os caules podem ser simples ou ramificados.

O gênero rabanete pertence à família do repolho, eles são crucíferos. Em termos de taxonomia, essa cultura está próxima de:

  • repolho comum;
  • rabanete;
  • levkoy;
  • bolsa de pastor;
  • mostarda.

As folhas do rabanete têm uma estrutura pinada ou pinada dissecada. E também os contornos de um instrumento como uma lira são adivinhados nele. As sépalas retas alongadas têm uma forma geométrica obtusa. As pétalas parecem um largo oval inverso, muitas vezes comparado a um calêndula alongado. Eles são coloridos em:

  • Branco;
  • amarelo;
  • tons violeta-púrpura.

Os ovários são formados em hastes extremamente curtas. A coluna não está clara. Bilobed em estigmas é característico, mas é muito fraco. É interessante notar que do ponto de vista botânico, o fruto do rabanete não é uma raiz vegetal, mas uma vagem cilíndrica que termina em um bico alongado. As sementes são um cruzamento entre um ovo e uma bola simples.

A pátria do rabanete são os países asiáticos. Pesquisas arqueológicas sugerem que ela foi cultivada pela primeira vez no Mediterrâneo. O sistema radicular usual de uma cultura de jardim é do tipo bastonete e altamente ramificado.

A estrutura da flor também é muito interessante. É dividido em 4 pétalas. As bordas dessas pétalas são ligeiramente arredondadas. As flores em si são geralmente amarelas ou brancas. Existem espécimes rosa, lilás e, em casos raros, roxos. A seção transversal da flor tem 1,8 a 4 cm de diâmetro. As flores estarão localizadas em cachos oblongos e soltos nas bordas dos ramos herbáceos. A flor do rabanete geralmente ocorre no início do verão.

O tipo de arranjo das folhas é muito interessante. No rabanete selvagem, a folhagem é organizada de acordo com o próximo esquema. Suas próprias folhas são lira-pinadas. O lobo apical é invariavelmente grande. Existem 4 a 6 lóbulos não dentados. A formação de inflorescências racemosas é característica.

Na descrição morfológica do rabanete, é importante que seu caule crescendo verticalmente cresça até 0,5 m. Os próprios caules são redondos, mas também têm alguma semelhança com a lanceta. Quase todos os espécimes têm vários ramos que se estendem desde o caule principal, mas às vezes pode não se ramificar. A raiz não se ramifica, atinge um comprimento relativamente curto e em uma idade jovem é representada por uma roseta basal.

Somente após a formação dessa roseta a haste será arrancada. As espécies selvagens florescem no final da primavera ou na primeira década de junho. Ele produz flores com uma seção transversal de cerca de 2,5 cm. Em outras espécies deste gênero, a aparência externa da flor é significativamente diferente, o que é uma característica distintiva importante.A forma de vida de todos, em geral, é rabanete - herbáceo bienal ou anual.

Tipos e variedades

O rabanete branco desempenha um papel importante na prática diária dos jardineiros. É usado ativamente tanto na culinária quanto na área médica, o que aumenta a relevância de seu cultivo. O rabanete branco pode ser uma safra anual e bienal. Sua longa subespécie é mais conhecida como daikon. As raízes atingem um comprimento de 0,6 m.

Esta é uma planta completamente despretensiosa. Nota-se um agradável sabor doce. A produtividade é 2,5-3 kg. A vegetação dura até 60 dias. Na roseta daikon, 12 a 40 folhas aparecem com uma forte dissecção.

Tipo Minovashi É um rabanete de meia temporada. Sua carne se estica bem. Os frutos podem ser armazenados por muito tempo. Em forma, eles se assemelham a um cilindro alongado em comprimento. Em condições de clima quente e seco, a cultura se desenvolve de forma bastante eficaz. Entre as colheitas e a maturação total, uma média de 65 a 70 dias se passam.

Daikon Dubinushka adequado para cultivo em terreno aberto e protegido. De 60 a 75 dias se passam entre a semeadura e a maturação técnica. A cultura da raiz pesa de 0,75 a 2,2 kg. A produção comercializável é de 500 a 750 centners por 1 ha.

As características gustativas desta variedade são muito elevadas.

Imperador Daikon É um híbrido típico de primeira geração. Uma safra de meia estação forma uma roseta decídua semi-ereta. Neste caso, 2/3 das raízes estão normalmente localizadas no subsolo. A descrição oficial insiste na imunidade desta variedade a danos por quilha e floração. As raízes individuais do imperador podem pesar de 0,58 a 0,61 kg. A coleta de 1 m2 é geralmente 4,2-4,4 kg.

Sementeira ou rabanete de jardim - cultura não menos significativa do que o daikon. Por padrão, ele tem um ciclo de desenvolvimento de um ou dois anos. A altura típica é de até 0,9 m. O que normalmente é chamado de "rabanete" ou "rabanete", na verdade - formas anuais de rabanete de semeadura. Com esta opção, são formadas raízes brancas ou vermelhas de tamanho médio.

Rabanete semeado no sentido estrito dá grandes raízes pretas. Seu sabor amargo é muito mais rico. A raiz possui uma estrutura pecíola. As mudas desenvolvem-se perfeitamente a + 20 ... 25 graus.

Deve ser lembrado que em qualquer caso, esta espécie se refere a plantas com longas horas de luz do dia.

Entre os melhores tipos de culturas para a horta, o rabanete rosa aparece merecidamente. A massa de suas raízes é de 0,25-0,34 kg. Seu nome deve-se à cor do núcleo da raiz. A origem exata da variedade é desconhecida, embora a hibridização tenha sido sugerida.

Em todo caso, tal planta é despretensiosa e dá uma colheita saborosa, sua polpa é invariavelmente suculenta e densa.

O rabanete amarelo é principalmente a variedade Zlata. A maturação é atingida aproximadamente 20 dias após a germinação. As raízes têm um formato esférico expressivo. Eles contêm uma polpa delicada e extremamente suculenta em seu interior. Em média, a massa de uma única fruta é de 23 g.

Além da coloração fora do padrão, Zlata tem uma fertilidade decente. As raízes estão sempre alinhadas. Sua apresentação é sempre decente.

Esta cultura cresce melhor em solo leve e úmido. A germinação das sementes é possível mesmo em baixas temperaturas.

Este vegetal às vezes também tem uma cor roxa. Normalmente toca apenas a casca, mas dentro da polpa invariavelmente tem um tom branco neve. O formato da raiz é redondo ou oval, sua casca é sempre lisa. O rabanete melancia também pode ser chamado de rabanete roxo, com uma nota esverdeada mesclada com a cor branca da casca.

Esta casca é visivelmente dura. Debaixo dela está uma rica polpa de framboesa. O sabor desta variedade é ligeiramente picante, o vegetal pesa 0,1-0,2 kg. As raízes das raízes amadurecem relativamente cedo, em apenas 60-70 dias. Mas eles não podem ser armazenados por muito tempo por razões técnicas.

Passando para o rabanete preto, você definitivamente deve considerar a variedade Murzilka. Amadurece em 90-100 dias, mas é muito bom no inverno.A seção das raízes é de 8 a 10 cm e sua massa será igual a 0,21-0,3 kg. Em condições normais, a preservação até a primavera é garantida.

Variedade de meia temporada Nochka adequado para cultivo privado e industrial. Suas raízes são arredondadas e regulares. A cor é sempre muito rica. Há uma leve nota de picante no paladar.

Não é difícil guardar e transportar a colheita.

A Rainha de Espadas, como Murzilka, é boa para uso no inverno. Suas raízes têm a forma de um cilindro pontiagudo. Eles pesam entre 0,35 e 0,5 kg. A carne clara está escondida sob a densa pele negra. A produtividade chega a 6 kg por 1 m2.

Rabanete Grayvoronskaya - casta antiga com maturação tardia. Essa cultura é cultivada em solo solto. Precisa de uma camada arável profunda. Nota-se um sabor pungente expressivo. Não é difícil guardar a colheita desta variedade até a primavera.

O rabanete uzbeque não é uma planta, mas uma das receitas.

Aterrissagem

É possível semear sementes de variedades precoces de frutos pequenos já em abril ou mesmo em março, desde que o tempo esteja favorável. Mas isso é feito apenas no sul da Rússia, e na zona intermediária e ao norte, você terá que fazer de forma diferente. O rabanete de amadurecimento precoce é plantado na junção de abril e maio. As variedades tardias devem ser plantadas na primeira quinzena de julho. Recomenda-se que você escolha áreas que recebem sol o maior tempo possível durante o dia.

Melhor usar cumes de argila arenosa fértil ou argila. Na maioria das vezes, é um húmus leve com uma acidez de 6 a 7 na escala de pH. Antes do plantio, o solo é cavado a uma profundidade de 0,2-0,25 m. Lá vale a pena adicionar 20 kg de composto de alta qualidade misturado com cinzas de madeira. Após a adição, a massa é misturada e nivelada.

As sementes devem ser aprofundadas em 1,5-2 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 20-40 cm. Os vãos entre os furos são de 10-15 cm. Se for necessário maximizar a produtividade, a densidade de semeadura é aumentada. Em seguida, as mudas fracas são desbastadas.

Rabanetes podem ser plantados ao lado de cebolas e batatas. Tomates e até milho também são bons companheiros para ela. A pré-imersão em solução de permanganato insaturado é incentivada, embora não seja necessária. O solo acima das sementes é ligeiramente compactado e regado abundantemente. Para evitar danos causados ​​por insetos, as plantações são imediatamente pulverizadas com cinzas ou tabaco transformado em pó.

Cuidado

  • Rega. A irrigação do rabanete deve ser feita regular e sistematicamente. Por 1 sq. m usar pelo menos 10 litros de água. As plantas plantadas na primavera são regadas a cada 6-7 dias. Mas se você planeja usar a cultura para semear no futuro, é o suficiente para se limitar a 3-4 regas por estação de cultivo. Mais frequentemente, este procedimento só é realizado quando o tempo está muito quente.
  • Top dress. A fertilização deve ser planejada levando em consideração o momento do amadurecimento. As primeiras variedades podem ser alimentadas duas vezes. Tanto na hora de desenrolar a segunda folha, quanto uma semana depois, apenas misturas de nitrogênio devem ser utilizadas.

As variedades tardias precisam ser alimentadas com formulações complexas semanalmente. Os fertilizantes são colocados semanalmente.

Doenças e pragas

A ferrugem branca pode aparecer se a temperatura for de cerca de 15 graus, ou se for extremamente instável. É mais provável se chover com frequência, se houver neblina e orvalho. Para combater esta doença, use "Ridomil-Gold" ou "Folikur". Em casos simples, utiliza-se enxofre coloidal diluído em água ou solução de permanganato. Em dias quentes, tome cuidado com o oídio. Ameaças também são representadas por peronospora, keela, vários tipos de podridão e bacteriose.

O rabanete pode ser atacado por:

  • pulga crucífera;
  • mosca do repolho;
  • borboleta branca (ou melhor, suas lagartas);
  • insetos crucíferos;
  • traças do repolho;
  • escaravelhos da flor de estupro.

Colheita e armazenamento de safras

O rabanete é colhido no verão ou no outono. O período específico é determinado pelo momento em que a safra foi plantada e como eles vão usá-la. Na região de Moscou, você pode adiar a coleta de raízes para o início de novembro. Nos Urais, a colheita deve ser concluída até 10 de outubro, no máximo. E na Sibéria e no Extremo Oriente, é melhor não adiar os trabalhos até 25 de setembro.

O armazenamento de longo prazo só é possível ao selecionar tubérculos de tamanho médio. As peles com riscos e ranhuras não são permitidas. Todos os espécimes com vermes e apodrecimento são imediatamente jogados fora. O rabanete é armazenado dentro de casa a uma temperatura de pelo menos zero grau. Umidade acima de 85% também deve ser evitada.

Os vegetais de raiz colhidos não devem ser armazenados perto de frutas. Mas cenouras e batatas serão ótimas companhias. A inspeção da colheita deve ser feita a cada 2 ou 3 semanas. Se houver algum problema, as frutas são descartadas imediatamente.

As colheitas podem ser armazenadas em caves e porões. Lá, todas as aberturas são cobertas com redes para evitar que os roedores se alimentem. Fungos e outros microorganismos prejudiciais são derrotados pela desinfecção. A sala deve ter paredes secas, os requisitos de secura também se aplicam ao recipiente utilizado. Mas a secagem excessiva do ar é inaceitável. Muitas vezes, por causa disso, você ainda tem que arranjar baldes de água.

Não é possível armazenar rabanete em uma varanda aberta. Apenas loggias são adequadas, onde as condições são monitoradas ao longo do ano. Cobertores velhos e outros pedaços de tecido semelhantes podem ser usados ​​para proteger contra o resfriamento excessivo. Não armazene raízes sujas do solo.

Sob estrita observância das condições normais, eles podem permanecer sem perda de propriedades por até 9 meses.

Fatos interessantes

O rabanete já era muito apreciado pelos antigos egípcios. Nos tempos antigos, sua autoridade culinária também era muito grande: o serviço de tal produto era feito estritamente em pratos de ouro. Embora na Rússia esta planta seja apreciada por suas raízes, em outras tradições culinárias, o uso de folhas novas pode ser praticado. Os parentes botânicos próximos do rabanete são os brócolis e a couve-flor. As raízes podem ser comidas cozidas ou fervidas.

Na natureza, o rabanete é encontrado nas regiões temperadas da Ásia e da Europa. E também, já na forma de cultura agrícola, é conhecida nos países africanos e na América do Norte. A semeadura, ou jardim, de rabanete na natureza é desconhecida. Este produto tem um valor energético extremamente baixo, o que o torna muito popular para perda de peso. O próprio nome do vegetal remonta à palavra grega que significa "cresce rapidamente".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário