Qual é a aparência de um daikon e como cultivá-lo?
Hoje em dia, nem todo jardineiro sabe a aparência de um daikon e como cultivá-lo corretamente. Até agora, esta planta, que tem frutos bastante grandes, não é tão difundida em nosso país como um rabanete comum. No entanto, a demanda por uma cultura única está crescendo, levando em consideração suas propriedades benéficas, máxima facilidade de cuidado e aumento da produtividade.
O que é esse vegetal?
Esta planta é uma hortaliça, que pertence à subespécie da semeadura do rabanete e, portanto, do repolho.... O próprio termo "daikon", traduzido do japonês, significa "grande raiz". Além disso, o vegetal é chamado de rabanete branco e rabanete chinês. É de origem asiática e muito procurada na China e no Japão.
As principais características desse tipo de rabanete são as seguintes:
- tendo em conta a variedade, a forma das raízes pode ser cilíndrica ou redonda;
- as variedades puras e híbridas apresentam frutos brancos e verdes claros, respectivamente;
- dependendo da variedade varietal, o peso das raízes pode ser de 500 ga 2-3 kg (mas os especialistas japoneses também cultivam espécimes recordes, cujo peso excede 15 kg);
- o comprimento e o diâmetro dos frutos chegam a 60 e 10 cm, respectivamente;
- não há amargor pronunciado aqui, como no rabanete comum;
- em paralelo, frutas com polpa suculenta e levemente adocicada apresentam aroma delicado e muito agradável;
- indicadores de rendimento - de 5 a 10 kg de cada quadrado do jardim;
- leva em média 60-70 dias para amadurecer a safra após o plantio;
- não apenas as frutas, mas também as copas são comestíveis e amplamente consumidas na alimentação;
- daikon é despretensioso para a composição e qualidade do solo, no entanto, a preferência é dada a solos soltos e férteis.
Uma das principais características é boa resistência à geada, já que a planta é capaz de tolerar uma diminuição do termômetro até a marca de -4 graus. A vida útil das frutas chega a 2 meses.
Daikon é uma cultura que pertence à chamada categoria de dias curtos. A época de plantio ideal é final de julho ou início de agosto.
As melhores variedades
As variedades da "grande raiz" que existem hoje são classificadas de acordo com certas características. Ao mesmo tempo, a lista de pontos-chave inclui o tempo de amadurecimento, os parâmetros das próprias culturas de raízes, bem como indicadores de rendimento. Dadas as estações de cultivo, os japoneses distinguem 4 grupos de variedades:
- "Aki" - outono;
- "Fuyu" - inverno;
- "Haru" - primavera;
- "Natsu" é verão.
Agora vamos considerar as variedades mais populares adequadas para cultivo na Rússia, incluindo a região de Moscou e toda a faixa do meio.
- "Sasha" - variedade de maturação precoce com raízes arredondadas e ligeiramente alongadas, com peso de 0,2 a 0,4 kg. O rendimento é de 4-5 kg por quadrado de jardim.
- "Minovashi" - espécies de maturação precoce, caracterizadas por frutos grandes (até 1,5 kg). Têm forma cilíndrica, pele branca e sabor suave. A exuberante folhagem utilizada na alimentação também é uma das características. O rendimento é de até 13 kg e 2 safras são colhidas por temporada.
- "Tamanho russo" - outro híbrido de maturação precoce, cujo tempo de maturação não é superior a 45 dias. As raízes são bastante longas e pesadas (podem atingir 0,6 me 2 kg). Produtividade - de 5 a 10 kg.
- "Imperador" - Varietal com raízes vermelhas brilhantes na forma de pingentes.O período de amadurecimento é em média de 60 a 75 dias, e a produtividade é de 4 kg por metro quadrado de plantio.
- "César" - daikon de meia estação com frutos cilíndricos brancos. O rendimento da variedade é de 3 a 5 kg por quadrado. A principal desvantagem é que a colheita não é armazenada por mais de 3 semanas.
Também vale a pena prestar atenção ao híbrido. "Framboesa néctar F1", que é uma variedade de seleção japonesa, única em aparência e sabor. É considerada a mais doce das espécies de maturação precoce.
A estação de crescimento, da semeadura à colheita, é de 50 a 60 dias.
Nuances de aterrissagem
Existem duas maneiras de cultivar daikon: mudas e sementes. Em qualquer caso, deve ser lembrado que os canteiros precisam ser cavados a uma profundidade que exceda a baioneta da pá. Essas operações são realizadas no outono (para a semeadura na primavera) ou na primavera (se a decisão for de semear em julho ou agosto). Também é importante adicionar composto ou húmus suficiente ao solo escavado para melhorar a aeração.
Paralelamente, jardineiros experientes usam complexos de fertilizantes de fósforo e potássio, que têm um efeito positivo na formação de copas saudáveis e nas próprias raízes. Se o plantio for realizado em solo ácido, vale a pena adicionar desoxidantes eficazes, como farinha de dolomita e cinzas.
Ao escolher um bom local para um daikon, é importante levar em consideração quais culturas foram anteriormente cultivadas nele.... Como a prática tem mostrado, este vegetal cresce bem onde seus antecessores foram as batatas, representantes da família das leguminosas, os pepinos, assim como o endro, a alface, a cebola e o alho.
É altamente indesejável plantar uma planta depois de seus parentes. Estamos falando de rabanetes, rabanetes e repolho.
Sementes
Antes de usar a semente, é recomendado um pré-tratamento para prevenir doenças comuns à maioria das crucíferas. Agricultores experientes preferem evitar o uso de produtos químicos neste caso. Uma das técnicas populares e eficazes é o endurecimento com um chuveiro de contraste. Para fazer isso, imediatamente antes de semear, você precisará:
- despeje água a uma temperatura de 45-46 graus por 20 minutos;
- coloque em água fria (de 0 a 3 graus);
- mande para a geladeira por um dia.
A fase preparatória também inclui a gradagem de uma cama pré-preparada para se livrar do mato. A semeadura é realizada em sulcos rasos, localizados a intervalos de 0,5 m. Ao mesmo tempo, as sementes são enterradas por 3-4 cm. A propósito, alguns jardineiros preferem o método de nidificação.
Fileiras e buracos são borrifados com terra e cobertos com aparas de madeira, que efetivamente repelem as pragas. Os primeiros tiros aparecerão em 5-7 dias. O desbaste das plantações é realizado após a formação de 2 folhas verdadeiras. Com o esquema de nidificação, um dos brotos mais fortes é deixado em cada saída e o restante é removido ou transplantado. Ao semear em linhas, deixe um intervalo entre as plantas de 30-35 cm.
Mudas
O primeiro passo é preparar os recipientes, cuja profundidade deve ser de 10-12 cm. Semear sementes para mudas e cuidar delas é o seguinte:
- encher recipientes com substrato (turfa e solo de jardim são tomados em partes iguais);
- plantar sementes, enterrando-as 15-20 mm no solo (várias peças por vaso);
- regar as mudas e fazer um abrigo transparente;
- areje as plantações diariamente por meia hora, removendo a película ou vidro;
- regar as mudas moderadamente;
- desbaste assim que duas folhas verdadeiras são formadas;
- belisque os brotos fracos, deixando um espécime forte;
- fazer curativos complexos;
- comece a endurecer as mudas após três semanas (o tempo para "caminhadas" deve ser aumentado gradativamente).
Você pode transferir o material de plantio para um local permanente quando a temperatura não cair abaixo de +10 graus. O transplante envolve as seguintes etapas:
- preparar furos, cuja profundidade deve ser de 8-10 cm (os intervalos entre os furos e as linhas são feitos de 0,2 a 0,3 e de 0,4 a 0,6 m, respectivamente);
- regar as mudas algumas horas antes da transferência;
- derramar os poços preparados com água morna, cujo consumo é de um litro para cada poço;
- transferir as mudas para os poços junto com os torrões de terra;
- polvilhe e compacte cuidadosamente;
- cubra o patamar.
Recursos de cuidados
Obviamente, o volume e a qualidade da safra dependerão diretamente de como as regras da tecnologia agrícola são seguidas. Neste caso, estamos falando sobre as nuances do plantio de uma hortaliça e sobre como cuidar dela em todos os estágios de crescimento e desenvolvimento das raízes.
É importante notar que o cultivo deste rabanete japonês e chinês não envolve nenhum método incomum.
Rega
A cultura descrita requer irrigação regular e suficientemente abundante. Mas, ao mesmo tempo, é muito importante não exagerar nos procedimentos de irrigação para evitar a estagnação destrutiva da umidade. Neste contexto, é altamente recomendável ter em mente os seguintes pontos-chave.
- Se o método de muda foi escolhido, então a partir do momento em que o material é plantado até um local de crescimento permanente, deve-se regar com um consumo de água de 1-2 baldes por quadrado.
- Intervalos de irrigação são 2-3 dias.
- O momento ideal para a implementação de medidas agrotécnicas é noite... Em climas quentes, jardineiros experientes aconselham regar a safra no início da manhã.
- Rega pára após o amadurecimento completo da colheita.
Top curativo
Inicialmente, é importante observar que a maioria dos curativos são aplicados no solo na fase de preparo para o plantio do daikon. As plantas jovens, plantadas em solo fértil, dispensam fertilizantes adicionais. Se estamos falando de solo empobrecido, então, ao afrouxar, será necessário adicionar aditivos minerais periodicamente. É importante levar em consideração as seguintes nuances.
- O cultivo da variedade descrita de rabanete em campo aberto fornece a introdução de nutrientes apenas duas vezes ao longo da temporada.
- A planta responde ativamente ao uso de matéria orgânica... Se houver necessidade de fertilizar o plantio, a irrigação por lama é aplicada com sucesso. Uma alternativa seria uma infusão de ervas (fermentada). É importante que os fertilizantes sejam aplicados no início da estação de crescimento ativa.
- Aproximadamente no meio da estação de cultivo a introdução de sulfato de potássio ou superfosfato.
A propósito, os complexos minerais são totalmente capazes de substituir as cinzas.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Não é nenhum segredo que, depois de regar, os canteiros ficam ativamente cobertos de ervas daninhas. Portanto, após cada umedecimento do solo em áreas com daikon, será necessário afrouxá-lo. Ao mesmo tempo, é importante não virar a terra, ou seja, levantá-la com cuidado para garantir o acesso total de ar e água ao sistema radicular. Você pode usar enxadas e enxadas para isso, bem como ancinhos comuns.
Mas se as ervas daninhas ainda aparecem no plantio, então a remoção de ervas daninhas é indispensável. Você pode remover pessoas indesejadas manualmente ou usando uma ferramenta de jardim.
O procedimento deve ser executado o mais cuidadosamente possível. É melhor remover as ervas daninhas dos canteiros depois de umedecidos.
Doenças e pragas
Várias infecções e parasitas podem causar danos significativos à cultura. As seguintes pragas representam o maior perigo para o rabanete chinês.
- Pulgas sacrais - pequenos insetos que roem passagens reais nas copas. Como a prática tem mostrado, as cinzas são um meio eficaz de controle de pragas. Ele precisa ser espalhado pelo site.
- Colher de jardim, lagartas que causa danos irreparáveis às copas do rabanete chinês e pode destruir toda a planta, também é frequentemente encontrada nos canteiros. Você pode lidar eficazmente com as lagartas usando uma solução rosa claro de permanganato de potássio.
- Pulgão - uma praga, cujas hordas enfraquecem o daikon tanto quanto possível, sugando todos os seus sucos. Esses ataques, na ausência de medidas adequadas, podem resultar na morte de plantas. Você pode se livrar de pulgões de maneira rápida e eficaz borrifando as plantações com infusão de urtiga.
- Lesmas - parasitas glutões capazes de destruir rapidamente as copas e as próprias frutas. Quando as lesmas atacam, o tratamento com cinzas de madeira ajudará a salvar a colheita.
Acredita-se que o tipo de rabanete descrito não seja suscetível a doenças. Na esmagadora maioria dos casos, as condições desfavoráveis e as graves violações das regras de tratamento das colheitas tornam-se a fonte de problemas.
Em primeiro lugar, é importante evitar o alagamento do solo, que provoca o desenvolvimento de bacteriose mucosa na segunda fase do ciclo vegetativo. Além disso, as derrotas daikon são possíveis:
- doença sentida;
- perna preta;
- mosaico;
- bacteriose do tipo vascular e quilha.
A prática de longo prazo provou que medidas preventivas tomadas em tempo hábil e com competência são os meios mais eficazes. Para prevenir vírus e infecções fúngicas, você deve:
- optar pelas variedades varietais mais resistentes às doenças, tendo em conta as características da região;
- desinfetar qualitativamente as sementes;
- remova as ervas daninhas a tempo e totalmente;
- lutar contra pragas;
- limpe cuidadosamente os canteiros de resíduos de plantas.
Colheita e armazenamento de safras
A cultura descrita atinge sua maturidade técnica no período de 40 a 70 dias a partir do momento do plantio das mudas ou semeadura. Claro, o momento aqui é diretamente determinado pelas características varietais. No contexto da colheita e seu posterior armazenamento, os seguintes pontos-chave devem ser destacados.
- 6-7 dias antes da coleta é necessário pare de regar completamente.
- Após o amadurecimento das raízes, a colheita deve ser imediatamente colhida, pois, estando no solo por muito tempo, as frutas perderão rapidamente suas qualidades e sabor essenciais.
- Desenterre o rabanete em um clima quente e ensolarado.
- Do solo solto, o daikon é cuidadosamente puxado para fora pelas folhas. Se o solo for argiloso, será necessário usar uma pá.
- Antes de enviar para armazenamento, a safra colhida deve secar ao sol por alguns dias.
- O Daikon é armazenado em sacos ou caixas. É importante colocá-los em um local fresco (leituras ótimas do termômetro são de 0 a +5 graus), mas ao mesmo tempo um local seco é obrigatório (de 50 a 70% de umidade).
Os horticultores experientes aconselham polvilhar os frutos com musgo ou areia para prolongar o prazo de validade.
Se as condições apropriadas forem fornecidas, o daikon pode ser armazenado por 1-2 meses. Ao mesmo tempo, os frutos mantêm o sabor e a apresentação durante o período especificado. Ponto igualmente importante é que após a colheita, é necessário escavar a área com a retirada obrigatória de todos os resíduos vegetais. Também vale a pena considerar que a cultura por uma estação de crescimento relativamente curta consegue esgotar significativamente o solo.
O comentário foi enviado com sucesso.