Qual é a aparência do rabanete preto e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Diferenças de rabanete verde
  3. Variedades populares
  4. Tâmaras de semeadura
  5. Preparando-se para pousar
  6. Como plantar corretamente?
  7. Cuidado
  8. Doenças e pragas
  9. Colheita e armazenamento
  10. Dicas úteis para o cultivo

O rabanete é um dos vegetais mais populares, quase todos os residentes de verão estão engajados em seu cultivo. Hoje vamos falar sobre as características dessa cultura e dar recomendações para o plantio e cuidados adequados.

descrição geral

O rabanete preto é uma cultura anual de vegetais da família do repolho. Esta é uma das culturas mais antigas. Foi cultivado pela primeira vez no continente eurasiático, de onde rapidamente se espalhou para os Estados Unidos.

A planta é despretensiosa, pode crescer e desenvolver-se com sucesso em uma variedade de substratos e em quaisquer condições naturais e climáticas.

No primeiro ano após o plantio, as plantas formam raízes fortes, bem como folhas de raízes em forma de roseta. No segundo, cresce um caule ereto com 50-60 cm de altura, posteriormente, formam-se inflorescências e, em seguida, vagens com sementes. As lâminas das folhas são dissecadas, a parte superior alargada, estreitando-se à medida que se aproxima do solo. Sua cor é verde brilhante, com um pronunciado tom oliva. A superfície parece áspera e áspera. As flores são pequenas, de quatro pétalas. Eles são formados no caule e coletados em uma escova. Os tons são claros, pastéis.

Apenas frutas são comidas. Eles têm uma forma ligeiramente alongada ou redonda. O diâmetro da cultura da raiz é de 5 a 12 cm, o peso varia de 250 ga 1,5-2,5 kg. A polpa é branca por dentro, muito suculenta, de estrutura bastante densa. Contém uma elevada concentração de óleo essencial de mostarda e muitos fitoncidas, pelo que o sabor do vegetal é picante, com um amargo pronunciado. A pele é densa, negra.

Diferenças de rabanete verde

Muitos estão interessados ​​em como o rabanete preto difere do verde. A diferença mais óbvia é a aparência. Em uma variedade a casca é marrom, quase preta, na outra é verde. A polpa do rabanete preto é branca, suculenta, distingue-se por um gosto amargo acentuado e dureza excessiva. O rabanete verde tem um sabor neutro e mais suave. Ao mesmo tempo, não tem nenhum sabor amargo, por isso é mais usado na culinária.

Quanto às propriedades benéficas, segundo este critério, a liderança confiante pertence ao vegetal preto. Contém uma quantidade maior de oligoelementos e vitaminas valiosos, é capaz de destruir bactérias patogênicas, pelo que é amplamente utilizado no tratamento de resfriados e infecções virais. Ao mesmo tempo, o produto não é recomendado para pessoas com patologias do trato gastrointestinal. Existem menos componentes valiosos no rabanete verde, mas absolutamente todos, sem exceção, podem comê-lo.

A única contra-indicação para o uso deste vegetal de raiz é a intolerância individual.

Variedades populares

Todas as variedades existentes de rabanete preto diferem na duração do armazenamento e no período de amadurecimento. As melhores variedades incluem o seguinte.

  • "Preto de inverno"... A variedade mais famosa que é cultivada há mais de uma década. As raízes deste vegetal são carregadas com minerais, óleos essenciais e vitaminas nutritivas. Em termos de propriedades curativas, esse rabanete é comparável à cebola e ao alho. A espécie tem maturação tardia, do momento do plantio até a plena maturidade, leva de 85 a 105 dias. O formato do fruto é redondo, o peso vai de 200 a 500 g, a casca é preta, lisa. A polpa é crocante, densa, o sabor é acentuadamente picante.

Possui boa qualidade de conservação, podendo ser armazenado por muito tempo.

  • "Murzilka"... Uma variedade de maturação tardia, o tempo do plantio até a maturação total leva de 90 a 100 dias. Os frutos são bastante grandes, com 7-10 cm de diâmetro e pesando 200-350 G. A casca é áspera, cinza escuro, quase preta. A polpa não é picante, suculenta.

Em condições adequadas de armazenamento, mantém suas características de sabor até abril.

  • "Chernavka"... Variedade de maturação tardia, amadurece em 100-105 dias. As raízes são grandes o suficiente, arredondadas, pesando até 350 g. A casca é áspera, áspera e de cor escura. A polpa é bastante suculenta, crocante, de sabor adocicado, com uma borda afiada.

Este rabanete tem uma comercialização excepcional e, portanto, muitas vezes é cultivado para uso comercial.

  • "Noite"... A variedade nacional, a meia temporada, da semeadura à colheita leva de 70 a 90 dias. As raízes são redondas, regulares, com uma pele negra intensa. Peso - 250-350 g, a polpa é muito suculenta, forte. O sabor é fraco.

Até 3-4 kg de safra podem ser colhidos de cada metro quadrado, o que tolera bem o transporte e o armazenamento de longo prazo.

  • "Mulher Negra". Espécie de inverno com amadurecimento de 70 a 95 dias. Os frutos são alongados, grandes, pesando até 350 G. A casca é preta, a polpa é creme clara. O sabor é ligeiramente amargo.
  • "Dragão negro"... Uma variedade precoce de rabanete preto, amadurece em 55-60 dias. O sabor é ligeiramente picante, dietético. Os frutos são cilíndricos, pontiagudos na parte inferior. Comprimento - 13-18 cm, peso - 150 a 200 G. A casca é preta, lisa e uniforme. A polpa é forte, mas bastante suculenta.

Pode ser armazenado por muito tempo sem perder suas características de sabor. Adequado para armazenamento no inverno.

  • "Curador". Produto de seleção nacional, amadurece em 75-90 dias. As raízes são elípticas, redondas, pesando até 350 G. A casca é preta, a polpa é branca, o amargor é médio. A variedade é famosa por seu alto rendimento. Até 5 kg de safra podem ser colhidos em um metro quadrado da área semeada. Armazena bem durante todo o inverno.

Tâmaras de semeadura

As sementes de rabanete preto podem ser semeadas ao ar livre em terreno aberto ou em estufa: isso depende diretamente das condições ambientais e climáticas da região de cultivo. Você pode plantar rabanete preto em todo o país, enquanto a época de semeadura para diferentes regiões é diferente. A temperatura ideal para o plantio é de + 13-15 graus. No entanto, as sementes podem germinar tão cedo quanto 3-5 graus. É por isso que o rabanete não tem medo de geadas, quando o termômetro cai inesperadamente para zero.

Na parte central do nosso país, a cultura de raízes é plantada na última década de março ou na primeira década de abril. Nas regiões Sul, as obras podem ser realizadas em meados de março. Na Sibéria e nos Urais, o plantio é feito em junho.

Preparando-se para pousar

O rabanete preto é uma cultura muito despretensiosa, não requer cuidados especiais. No entanto, a criação de condições favoráveis ​​aumenta muitas vezes a qualidade e a quantidade da colheita. Com a escolha certa do local e o preparo pré-semeadura das mudas, podem-se cultivar raízes muito grandes, suculentas e saborosas.

Um lugar

O melhor de tudo é que o rabanete preto cresce em um local bem iluminado pelo sol, onde o acesso aos raios solares é aberto durante todo o dia. Se a área for sombreada, a falta de iluminação causará esmagamento da fruta e deterioração do sabor. Nesse caso, o canteiro do jardim pode ser soprado pelos ventos: a planta pode suportar correntes de ar.

Os precursores vegetais ideais são legumes, cenouras, tomates, pepinos e batatas. Mas plantar rabanete depois de nabo, rabanete, nabo e repolho é indesejável. O não cumprimento dos requisitos de rotação de culturas está repleto de doenças fúngicas. Se você não conseguir encontrar outro local, deverá tratar a terra com preparações fungicidas e inseticidas.

Conselho: o cultivo de cebolas ou malmequeres nos corredores dá um bom efeito. Com seu cheiro forte, eles espantam lesmas e insetos.

O solo

O rabanete preto pode crescer e se desenvolver com sucesso em qualquer solo, as únicas exceções são substratos salgados e acidificados. Solo cinzento ou argiloso é o mais adequado para esta cultura. O solo deve atender aos seguintes requisitos:

  • ser solto, bem drenado, arejado e absorvente de umidade;
  • o meio precisa de um neutro ou ligeiramente alcalino.

Solos ácidos devem primeiro ser diluídos com cal a partir de uma proporção de 200 g por metro quadrado de terra. Como alternativa, você pode adicionar um pouco de giz, farinha de dolomita ou cascas de ovo esmagadas.

Importante: você não deve plantar rabanetes em terras com alto nível de lençol freático. Eles devem estar localizados a não mais de 50 cm da superfície do local.

A preparação das camas começa no outono. Para fazer isso, é necessário limpar a área de pedras, raízes de ervas daninhas e galhos. Cavar é um elemento obrigatório da tecnologia agrícola. Se a terra estiver empobrecida, é necessário adicionar húmus ou esterco. A cinza de madeira é um fertilizante universal para solos de todos os tipos; é adicionada à taxa de 500 g / m². m. É aconselhável adicionar turfa e areia de rio ao solo argiloso: isso o tornará mais leve.

Se a preparação para o outono não foi realizada, a fertilização pode ser aplicada na primavera. Por 1 sq. vou precisar de:

  • matéria orgânica - 2-3 kg de composto ou húmus;
  • minerais - 10 g cada de nitrato de potássio, ureia e superfosfato.

Importante: você não pode usar estrume. Ele cria condições favoráveis ​​para a reprodução da microflora patogênica. Além disso, leva à perda de sabor nas raízes.

Material de plantio

O rabanete é propagado por sementes. Não é necessário germiná-lo primeiro, pois não tolera bem o transplante e pode ser danificado. Isso leva a rendimentos mais baixos. Para melhor germinação, as mudas são submetidas ao preparo preliminar. Inclui várias etapas.

  • Calibração e classificação... Antes do plantio, as sementes são inspecionadas e todas as danificadas, com indícios de podridão, são descartadas. Você também precisa jogar fora as sementes quebradas e muito pequenas. Todos os demais são verificados quanto à viabilidade: para isso, são colocados em solução salina por 5-10 minutos. As sementes que nascem estão vazias, não servem para o plantio.
  • Desinfecção... Mudas obtidas em seu jardim ou compradas de proprietários privados devem ser anti-sépticas. Para isso, o material de plantio é colocado em uma solução rosa claro de permanganato de potássio por 10-15 minutos. Isso matará os esporos dos fungos e evitará o desenvolvimento de infecções.
  • Ativação... Para acelerar a germinação das sementes, antes do plantio, elas são envoltas em gaze úmida e borrifadas com uma solução de estimulador de crescimento de um borrifador. Quando as mudas estiverem inchadas, você pode movê-las para um terreno aberto.

Como plantar corretamente?

Imediatamente antes do plantio, o canteiro é cavado a uma profundidade de 25-30 cm e são formados sulcos. É aconselhável orientá-los para o oeste. As sementes são colocadas a uma profundidade de 2-3 cm com um passo de 15-20 cm, o espaçamento de linha recomendado é de 25-30 cm. Se você plantar o rabanete mais perto, as raízes em crescimento terão falta de nutrientes e água, então o os vegetais acabarão sendo pequenos e insípidos.

O plantio envolve alguns passos simples.

  1. O sulco formado é coberto com adubo, húmus ou turfa.
  2. A terra é ligeiramente irrigada e socada com uma tábua.
  3. As sementes são colocadas nas covas de plantio, observando o intervalo necessário.
  4. A cama é borrifada com terra e novamente regada abundantemente. No topo do terreno, polvilhe com cinza triturada e cubra com filme.

Se todas as ações forem realizadas corretamente, as primeiras entradas aparecerão dentro de uma semana. Nesta fase, é melhor substituir o filme por um tecido não tecido e deixar por mais 7 a 10 dias.

Importante: o trabalho de plantio deve ser realizado em tempo nublado.

Cuidado

O rabanete não requer cuidados especiais. Tudo que ela precisa é regar regularmente, afrouxar e remover as ervas daninhas em tempo hábil.

Rega

Como qualquer raiz vegetal, o rabanete requer rega regular. É melhor usar água parada ou água da chuva para isso. A irrigação deve ser feita no início da manhã ou à noite após o pôr do sol, quando não há sol quente. A rega deve ser gota a gota ou chuva, caso contrário, um poderoso jato lavará o solo.

Na primeira vez após o surgimento dos rebentos, a rega é efectuada em dias alternados. Assim que os rebentos atingem 8-10 cm, a irrigação é reduzida para 1-2 vezes por semana para variedades de maturação precoce e 2-3 vezes para variedades de maturação tardia. Porém, em qualquer caso, você deve se concentrar no clima e nas condições do solo: se o solo secar rapidamente, a rega é feita com mais frequência. É importante não deixar que o coma de terra seque e apareça uma crosta: nessas condições, as raízes tornam-se amargas.

Para reter a umidade no solo, eles recorrem à cobertura morta: lascas, turfa, húmus ou grama cortada servem.

Afrouxamento e afinamento

É muito importante proteger os canteiros de ervas daninhas: isso evita o aparecimento de pragas... Além disso, as ervas daninhas tiram do solo os micronutrientes necessários para o crescimento e a formação dos frutos do rabanete. É por isso que no dia seguinte após a rega, o solo deve ser solto sem falta, caso contrário a crosta que aparece vai bloquear o acesso do ar aos frutos.

É dada especial atenção ao desbaste. O espessamento excessivo das plantações torna-se um ambiente confortável para os insetos e também aumenta o risco de desenvolver infecções fúngicas. O primeiro desbaste é realizado na fase de aparecimento de duas folhas verdadeiras: são retirados os rebentos mais fracos, deixando uma distância entre os sãos de 7 a 9 cm. Um mês depois, repete-se o tratamento, desta vez 15-18. cm são deixados entre as plantas.

Top curativo

A fertilização do rabanete preto é realizada duas vezes durante a estação de crescimento. Para isso, apenas fertilizantes minerais são usados. O uso de matéria orgânica leva à formação ativa de raízes adventícias, bem como à deformação de raízes.

O primeiro curativo superior é aplicado no estágio 4 do folheto, o segundo - após 14-20 dias. 3 semanas antes da maturação final, o jardim é fertilizado com potássio: este tratamento ajuda a melhorar as características gustativas do vegetal. A cinza de madeira dá um bom resultado nesta fase.

O tiro torna-se um dos problemas mais comuns no cultivo do rabanete. Nesse caso, a planta começa a florescer antes que a raiz seja formada.... Depois disso, a esperança de uma boa colheita não vale mais a pena. Isso acontece se a planta se desenvolve em um ambiente desconfortável. Na maioria das vezes, o motivo é falta de luz, falta de umidade ou solo inadequado.

Para evitar atirar, você deve seguir as regras básicas da tecnologia agrícola:

  • proteger as plantas de temperaturas abaixo de +4 e acima de +30 graus;
  • manter a umidade do solo;
  • fornecer horas de luz do dia no nível de 14-16 horas.

Doenças e pragas

No processo de desenvolvimento, um rabanete pode encontrar várias doenças.

  • Oídio... Uma flor esbranquiçada aparece nas placas das folhas, que posteriormente muda de cor para marrom escuro. Logo as folhas murcham e morrem. Já que o tratamento usa a droga "Topázio".
  • Keela... Causa danos às raízes, como resultado, a folhagem seca e a cultura da raiz para de se desenvolver. O tratamento com água sanitária ou cinza de madeira pode salvá-lo de adversidades.
  • Podridão da raiz. É expressa no aparecimento de manchas escuras próximas à base do fruto, bem como nos pecíolos. A doença causa o amolecimento de todos os fragmentos da planta e o aparecimento de mofo. A droga "Trichodermin" pode matar o fungo.
  • mosaico... A doença mais perigosa do rabanete preto é o mosaico. É uma doença viral que não responde ao tratamento. Quando os primeiros sinais aparecem, todos os frutos doentes devem ser destruídos imediatamente.

As pragas não causam menos problemas.

  • Lesmas... Durante o dia, eles se escondem e à noite comem áreas salientes de raízes e copas. Se o inimigo não for eliminado a tempo, em questão de dias ele pode destruir todas as plantas jovens.O maior efeito contra ele é dado pelas drogas "Slizneed" e "Thunderstorm".
  • Traça do repolho. Um inseto marrom claro que põe ovos nas folhas jovens. Para salvar a planta, é necessário remover manualmente as larvas e limpar as placas das folhas com uma solução de sabão em pó.
  • Belyanka... Este inseto põe seus ovos no topo, e as larvas que deles surgem começam a roer as folhas. Como resultado, as partes acima do solo são deformadas e cobertas por orifícios. Pulverizar uma solução de mostarda e pimenta vermelha, bem como polvilhar o espaçamento das linhas com cinza de madeira, pode ajudar a planta.

Para se livrar das pragas, costuma-se recorrer a inseticidas. No entanto, seu uso na fase de formação fetal é indesejável, portanto, é melhor prevenir a doença. Para fazer isso, você precisa cumprir as regras de prevenção:

  • conformidade com a rotação de culturas e padrões agrícolas;
  • compra de mudas de variedades altamente resistentes;
  • desinfecção preliminar de sementes e solo;
  • escavação profunda da terra no outono.

Colheita e armazenamento

As variedades no início e no meio da estação produzem no meio do verão, as últimas precisam ser colhidas em outubro, antes que chegue a primeira geada. Não vale a pena atrasar a colheita, pois no caso de chuvas prolongadas, a manutenção da qualidade dos frutos se deteriora significativamente.

O rabanete maduro é cuidadosamente retirado do solo ou retirado com um forcado. A seguir, é necessário cortar as pontas, deixando apenas os pecíolos de 1,5-2 cm de comprimento, só os frutos não danificados são adequados para armazenamento, são arejados e secos naturalmente.

Uma geladeira é adequada para acomodação de curto prazo. As raízes são colocadas em um saco, certificando-se de fazer orifícios para ventilação. Para o inverno, o rabanete é colocado em uma adega a uma temperatura de + 2-3 graus e uma umidade de 80-85%. Se a temperatura for mais alta, os frutos começarão a germinar. Os recipientes são adequados para o armazenamento, cada camada de rabanete deve ser polvilhada com serragem.

Importante: nem todas as variedades são adequadas para armazenamento de longo prazo. As variedades de maturação média e tardia são as mais longas. Por exemplo, "Skvirskaya black", "Winter round black" e "Gaivoronskaya": sua qualidade de conservação chega a 200 dias.

Dicas úteis para o cultivo

E para concluir, daremos várias recomendações de jardineiros experientes.

  • É indesejável semear sementes sem ativação e encharcamento prévios. Nesse caso, mesmo com tecnologia agrícola adequada, a germinação será significativamente reduzida.
  • Se a colheita da raiz não está crescendo, você precisa fazer o balanço. Após esse tratamento, as raízes param de dar brotos laterais, e toda a energia da planta é gasta na formação das raízes.
  • Se aparecerem rachaduras, é necessário aumentar significativamente o volume de água durante a irrigação.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário