Tudo sobre rabanetes

Contente
  1. descrição geral
  2. História de origem
  3. Comparação com rabanete
  4. Variedades
  5. Aterrissagem
  6. Cuidado
  7. Problemas crescentes
  8. Fatos interessantes

O rabanete é um dos vegetais mais populares que os jardineiros e os residentes de verão cultivam em seus quintais. O fato é que comer rabanete é muito benéfico para a saúde. Ele remove as toxinas do corpo, tem um efeito antiinflamatório e enriquece o corpo com vitaminas. O rabanete é consumido fresco, utilizado no preparo de saladas, cujo sabor o vegetal confere um sabor picante.

descrição geral

O rabanete é um vegetal famoso que pertence à família das crucíferas. O nome botânico da cultura vegetal é Raphanus sativus var. Sativus. A cultura da raiz é redonda ou oblonga, dependendo da variedade. O sabor é doce, com amargor, às vezes picante.

A planta pertence à classe dicotiledônea. Possui sistema radicular suficientemente desenvolvido. A raiz, como a própria fruta, está diretamente no solo. Dependendo da variedade, a fruta pode ser oval ou redonda. Os espécimes individuais crescem para uma forma cilíndrica.

Eles parecem bastante atraentes devido à agradável cor da pele rosa-framboesa. Por dentro, a polpa é branca ou cremosa, moderadamente macia, suculenta o suficiente.

A parte aérea da cultura são os topos. Os caules são retos, as folhas são ovais, bastante grandes. Os tops jovens são macios. Com o tempo, torna-se mais grosso, espinhos insignificantes aparecem nas hastes.

Rabanete tem 94% de água. 100 g do produto contém apenas 16 kcal. As características da composição são as seguintes:

  • proteína - 1 g;
  • gorduras - 0,1 g;
  • carboidratos - 2 g;
  • fibra - 2 g.

Entre as vitaminas neste vegetal estão presentes: B9, C, K e algumas outras. Com base na composição, podemos concluir que o rabanete é bom para o corpo humano. Ajuda a combater a obesidade, tem um efeito negativo sobre a inflamação e doenças fúngicas e também previne o desenvolvimento de diabetes.

O vegetal contém açúcares indigeríveis: estaquiose, verbascose e rafinose. Devido à sua presença, algumas pessoas apresentam sintomas desagradáveis ​​após comer rabanetes, por exemplo, arrotos, desconforto estomacal, gases. Para evitar isso, você pode refogar o rabanete na água um pouco antes de usar.

Para pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal, o rabanete não é recomendado mesmo em pequenas quantidades. Os ácidos orgânicos e os óleos de mostarda são especialmente perigosos neste caso.

História de origem

Originalmente, o rabanete crescia na natureza na China e no Japão. Este vegetal foi mencionado há vários séculos. Os habitantes da Grécia Antiga e do Egito também conheciam o rabanete. Mas nos países europeus, eles começaram a crescer e comê-lo apenas no século XVI. Depois, tornou-se incrivelmente popular em restaurantes franceses e depois foi vendido para outros países. E isso aconteceu graças a Marco Polo, que, voltando de uma viagem à China, trouxe consigo sementes de rabanete. As sementes foram trazidas para a Rússia por Peter I. Isso só aconteceu no século XVII.

Agora, os jardineiros modernos estão tentando cultivar vegetais em seus quintais. Aparece como um dos primeiros vegetais frescos de cada estação. Durante o verão, alguns conseguem obter 2-3 colheitas.

Comparação com rabanete

O rabanete é um tipo de rabanete. Eles têm semelhanças no sabor: cada um tem um amargor insignificante.Além disso, a composição química é quase idêntica.

Apesar das muitas semelhanças, ainda existem algumas diferenças. A diferença está principalmente no tamanho das raízes. Rabanete é mais miniatura nesse aspecto. O rabanete também se distingue pela cor da casca: pode ser preta ou branca. Os rabanetes são sempre rosa ou carmesim. Mas recentemente, as variedades com casca branca tornaram-se cada vez mais populares.

Variedades

Um grande número de variedades já foi cultivado. Cada um deles tem características especiais, com base nas quais os jardineiros fazem sua escolha. As variedades mais populares são as seguintes.

  1. "Duro" - os vegetais de frutos grandes e arredondados atingem 9 cm de diâmetro, sendo a parte interna constituída por uma polpa branca, suculenta e de estrutura bastante densa. Existem notas doces no paladar. O período de maturação é de aproximadamente 25 dias após a semeadura.
  2. "Early red" É outra variedade igualmente popular. Suas características distintivas: frutos grandes, pesando até 15 g, polpa incomum rosa pálido. Esta variedade pode ser armazenada por um curto período em local escuro e fresco e ainda mantém o seu sabor original.
  3. "Zlata" - uma variedade que se parece muito com um rabanete. A pele é amarela suja e contém polpa branca. Os frutos são crocantes. Difere na despretensão no atendimento, é capaz de suportar por muito tempo o período de estiagem.
  4. "Ramposh" - raízes brancas de forma alongada. Eles são distinguidos por um gosto amargo pronunciado. O período de maturação dessa variedade é médio, variando de 35 a 40 dias.
  5. "Presto" - variedade de maturação precoce que produz pequenos frutos redondos. Difere no início do amadurecimento. Este período é de apenas 15-18 dias.

Estas estão longe de todas as variedades, mas apenas as mais populares. A escolha depende das preferências e requisitos individuais.

Aterrissagem

As sementes de rabanete são plantadas em terreno aberto ou em estufa. O tempo de plantio depende da região de cultivo, bem como das condições climáticas. Na maioria dos casos, esse período ocorre em meados ou no final de abril.

Recomenda-se preparar a cama antes da semeadura. O local deve ser bem iluminado, protegido de correntes de ar. O rabanete prefere solos macios e fertilizados com níveis normais de acidez.

O canteiro deve ser bem cavado, sulcos rasos feitos a uma distância de 10-15 cm um do outro, e as sementes devem ser semeadas. Polvilhe por cima com uma pequena camada de solo fértil. Poço de água.

Cuidado

É necessário cuidado integral para obter uma boa colheita. Inclui procedimentos básicos: rega, cobertura morta, afrouxamento.

Rega

A rega deve ser feita frequentemente no início, depois o número de regas deve ser reduzido. Se o tempo estiver chuvoso, não é recomendável regar, pois o excesso de umidade provocará a formação de podridões e também atrairá pragas.

Mulching

Recomenda-se cobrir o solo entre os sulcos. Isso é necessário para manter o nível de umidade e também para se aquecer. A camada de serragem não deve ser muito grossa, pois neste caso as plantações podem ser simplesmente emaranhadas.

Abrigo

Se os rabanetes foram plantados em clima frio, recomenda-se fazer um abrigo. A estufa mais comum serve. Se faz sol lá fora, recomenda-se retirar o polietileno ou pelo menos arejá-lo.

Alguns jardineiros optam por cultivar vegetais em uma estufa. É uma decisão acertada, pois neste caso a colheita será boa e antecipada.

Problemas crescentes

Conforme já mencionado, os rabanetes não requerem nenhum cuidado especial além dos procedimentos padrão. Mas ainda podem surgir alguns problemas no processo de cultivo. Vamos considerá-los com mais detalhes.

  1. Se você não aplicar cobertura morta e cobrir, os rabanetes podem infectar-se com oídio. Nesse caso, praticamente toda a safra ficará estragada.Se isso acontecer, é necessário interromper imediatamente a rega, equipar uma estufa e remover as áreas afetadas. Produtos químicos não podem ser usados, pois os frutos os absorvem.
  2. Ataque de pragas. Entre os mais comuns deles: urso, lesmas, vermes. Deve-se tentar retirá-los manualmente, monitorar a acidez do solo. Do urso, pode-se polvilhar o jardim com uma mistura de querosene e areia de rio. O inseto não tolera esse cheiro, por isso vai contornar o local.
  3. Com má germinação de sementes, você deve pensar em mudar a variedade e também verificar se todas as condições necessárias são atendidas em cada etapa.

O cuidado correto e oportuno é a chave para uma boa colheita.

Fatos interessantes

O rabanete é um vegetal popular, também porque existem muitos fatos interessantes sobre ele.

  1. Rabanetes foram cultivados na Estação Espacial Internacional para fins de pesquisa. O período de amadurecimento lá é o mesmo que na Terra - 30-45 dias.
  2. Na Rússia, costumam comer rabanete fresco, enquanto na França costuma ser fervido e até mesmo usado para fazer uma sopa festiva.
  3. Você pode se livrar de hematomas com suco de rabanete. Basta espremê-lo da raiz vegetal em um guardanapo e aplicá-lo na área machucada.
  4. Existem até referências a rabanetes em livros de sonhos. Portanto, a maioria deles afirma que cultivar rabanetes em um sonho é a realização de desejos.

O rabanete é um vegetal bastante interessante e saudável. A cultura não requer cuidados especiais, o que significa que todos podem cultivá-la.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário