Cultivo de rabanete
O cultivo de rabanetes é um processo bastante simples, acessível até mesmo para iniciantes em jardinagem. É possível realizá-lo não só em campo aberto e fechado, mas também em casa.
Como crescer ao ar livre?
Na maioria das vezes, os rabanetes ainda são cultivados no jardim, uma vez que este método não requer aquecimento adicional e iluminação das plantações. O plantio das lavouras pode ser realizado a partir do momento em que a temperatura do ar se aquece até +5 graus, o que corresponde a meados de abril. Porém, um plantio tão precoce deve ser acompanhado da proteção dos canteiros com uma película densa que crie um efeito estufa. Se a temperatura subir para +15 graus, o vegetal não precisará de proteção adicional, mas amadurecerá em menos tempo. Alguns jardineiros preferem plantar a safra em lotes, mantendo um intervalo de 7 dias, o que lhes permite colher regularmente as raízes maduras.
De acordo com as exigências da tecnologia agrícola, a cultura precisa de um local bem iluminado, protegido de correntes de ar. Os rabanetes não devem ser colocados em canteiros onde anteriormente viviam repolho, rabanete, nabo ou outras plantas crucíferas. A planta vai precisar de solo solto com baixa acidez (de 7 a 7,4 unidades).
O pH reduzido é normalizado pela adição de cinzas de madeira. Além disso, se apenas alumina estiver presente no local, ela deve ser extraída com turfa e areia.
Para rabanete no jardim, são preparados sulcos especiais com uma profundidade de cerca de 3 centímetros. Eles devem estar separados por 15 centímetros um do outro. As depressões são irrigadas, após o que são preenchidas com sementes, cujo intervalo entre as quais chega a 3 centímetros. O terreno no local é alisado, ocultando-se o material de plantio, a seguir é coberto com húmus e, se necessário, coberto com uma película transparente.
As características de cuidado da colheita enfatizam a importância da irrigação regular. A frequência da rega é determinada em função das condições do solo - deve ser úmido, mas sem excesso, provocando processos de putrefação. É importante lembrar que devido à ingestão insuficiente de umidade, os frutos racham e tornam-se amargos, e a própria planta direciona todos os seus esforços para a não mais necessária acumulação de massa verde. Se o canteiro foi escavado com a adição de turfa, composto e areia no outono anterior, então um adubo de cobertura será suficiente para a safra durante toda a temporada. Uma mistura de solo inadequada requer fertilização mais frequente.
Se a parte aérea das mudas tiver uma cor ligeiramente verde, a cultura exigirá complexos contendo nitrogênio. Frutos de tamanho pequeno, mas bons verdes indicam que uma mistura contendo potássio e fósforo é mais adequada para rabanetes. Os canteiros podem ser polvilhados com cinza de madeira, após o que podem ser abundantemente irrigados, e os corredores podem ser derramados com excrementos de galinha diluídos e diluídos. Uma infusão de ervas, fermentada ao sol por vários dias, também é adequada.
Regularmente, os canteiros terão que ser desbastados para que haja um vão de 3 a 10 centímetros entre as raízes, dependendo do diâmetro do rabanete... É necessário remover não apenas as amostras doentes e danificadas, mas também aquelas que estão enfraquecidas ou congeladas durante o desenvolvimento. O desbaste é permitido a partir do momento em que algumas folhas são amarradas nos brotos.
Se necessário, as plantas são capinadas e, após regar, o solo deve ser afrouxado para que o sistema radicular receba o oxigênio necessário. O procedimento deve ser realizado com muito cuidado para não prejudicar o desenvolvimento das raízes.
Deve-se citar a possibilidade de pré-crescimento de mudas de uma cultura, que depois só terão que ser transportadas para campo aberto. Variedades de maturação precoce que são resistentes a lançar flechas são as mais adequadas para este método. A semeadura é realizada em fevereiro-março ou de agosto a setembro. O material desinfetado e pré-embebido é plantado em uma mistura de solo leve e nutritiva e coberto com filme plástico ou vidro. Depois que os brotos aparecem, eles são endurecidos por alguns dias e, em seguida, colocados no fogo. Se necessário, pouco antes do pouso em terreno aberto, um pick é realizado.
Crescendo em uma estufa
A tecnologia para o cultivo de rabanetes em uma estufa é semelhante.... Para o solo interno, é comum escolher variedades que não tenham medo de alta umidade e também sejam capazes de se desenvolver em condições de pouca luz. A semeadura é realizada mais cedo do que em comparação com o terreno aberto, especialmente se a estufa tiver um sistema de aquecimento - você pode começar já em fevereiro. Para a cultura, são preparados canteiros profundos que podem acomodar a raiz de uma planta, chegando a atingir 25 centímetros de comprimento. Racks cheios de recipientes ou estruturas especiais de cassete também são adequados. O material de plantio é pré-embebido em solução de manganês a 1%. O solo do jardim também é irrigado com um líquido semelhante.
Para crescer com sucesso, os rabanetes precisam ser mantidos a 18 graus durante o dia e 10 graus à noite. A rega pode ser realizada todos os dias e a cada 3-4 dias - o modo exato depende da situação. É permitido o uso apenas de água aquecida para este fim. Você pode fertilizar a cultura com nitrato de amônio, superfosfato, sulfato de sulfato ou húmus.
O estrume fresco não é adequado como fertilizante, pois pode provocar queimaduras no sistema radicular.
Como crescer em casa?
Se você plantar rabanetes em recipientes na varanda ou mesmo no parapeito de uma janela, poderá aproveitar a colheita o ano todo. No entanto, será certo escolher a variedade que é projetada para tais condições específicas - "Campeão", "16 dias" ou "Diego".
Condições
Se o cultivo da safra for realizado no peitoril da janela da janela sul, os recipientes com as sementes plantadas podem ser colocados nela já em janeiro. No caso de ocorrerem janelas voltadas para oeste ou leste, o desembarque deverá ser adiado até fevereiro. É extremamente importante para um vegetal que as horas de luz do dia sejam cerca de 12 horas. Em caso de iluminação insuficiente, lâmpadas especiais virão em socorro, e no verão, com excesso de luz, a colheita da raiz deverá ser escondida sob uma lona escura das 17:00 até a manhã. A temperatura ideal para rabanetes é +18 graus.
Os caminhos
Somente material saudável é adequado para o plantio. Os grãos de cor marrom devem ser selecionados, uma vez que uma tonalidade cinza indica que o prazo de validade foi excedido. Sementes adequadas são lançadas na água, após o que aquelas que flutuam são completamente jogadas fora. As sementes que vão para o fundo são então mantidas por cerca de 20 minutos em uma solução de permanganato de potássio a 1%. A mistura de solo para rabanete é preparada a partir de solo comum ou turfa na quantidade de 2 partes, 4 partes de húmus e 1 parte de areia... Também é tratado com manganês ou aquecido ou congelado.
Diretamente para o cultivo de hortaliças, costuma-se usar cassetes ou bandejas especiais, copos plásticos ou recipientes comuns. Eles devem ter profundidade suficiente para que a camada de terra preenchida seja de 35 centímetros e haja espaço na parte superior para preencher o solo. Como esses recipientes são muito difíceis de encontrar na primeira loja que encontrar, você também pode usar garrafas de plástico, em cada uma das quais será colocada uma semente. Os óvulos não são adequados para esta cultura, pois têm dimensões insuficientes.
Em um recipiente cheio de terra com orifícios já feitos, é feito um buraco cuja profundidade não ultrapassa 1,5 centímetros. Depois que a semente é colocada nele, resta apenas nivelar a superfície para esconder o material. O canteiro caseiro é regado e coberto com película aderente até o aparecimento das primeiras folhas.
Rega
Regar rabanetes crescendo em casa deve ser moderadamente, esperando que o solo seque. No verão, a superfície pode ser borrifada com um borrifador, mas tomando cuidado para que nenhuma gota caia nas folhas. A rega deve terminar bom afrouxamento e amontoamento da terra na área dos caules.
Top curativo
7 dias após o aparecimento das folhas, propõe-se alimentar a cultura com um complexo mineral. Os grânulos se dissolvem na água e são usados para molhar o solo, sendo que cada colher de sopa terá que ser diluída em 10 litros de água.
Termos de amadurecimento
O tempo de maturação da cultura depende muito das características da variedade.... Por exemplo, o rabanete maduro ultra-precoce da variedade "18 dias" cresce literalmente aos trancos e barrancos - você pode colher as raízes depois de 3 semanas. Aliás, também é famoso por seu bom rendimento - até 2,5 quilos de cada metro quadrado. O híbrido "F1 infantil" também cresce rapidamente - em 16 dias. Demora cerca de um mês para que as variedades de maturação precoce amadureçam. Assim, colhendo vegetais suculentos redondos, "Calor" é obtido após 20-25 dias, e "Polinka" agrada com a colheita ainda mais cedo, após 3 semanas.
Para variedades de meia temporada, leva um pouco mais de tempo: 22 dias para rabanete e 3 semanas para Zlata. O rabanete de maturação tardia amadurece de 1 a 1,5 meses. A prontidão da fruta para a coleta é determinada pelo seu tamanho - o diâmetro deve ser de pelo menos 2,5 centímetros.
A propósito, a vida útil da cultura em si é de apenas um ou dois anos.
Doenças e pragas
Como o rabanete cresce muito rapidamente, esse curto período geralmente passa sem doenças. Porém, em alguns casos, a fruta ainda está coberta de muco e apresenta um odor desagradável. Este problema é resolvido de forma fácil e simples - processando as camas com 1% de líquido Bordeaux. Se as lâminas das folhas ficarem amarelas, secarem ou murcharem, é recomendável tratá-las com leite de limão. A infusão de cebola ajuda a lidar com o escurecimento e o encaracolamento dos caules.
Se o topo da planta murchar e as raízes ficarem cobertas de crescimentos, o problema está na quilha - uma doença fúngica que se desenvolve em solo ácido. Além disso, a cultura pode sofrer de podridão branca, que prejudica as características do fruto, oídio, que cobre as folhas com uma flor esbranquiçada de odor específico, e mosaicos que deformam o arbusto.
Para evitar tais problemas, as camas são regularmente tratadas com cinzas ou pó de tabaco.
As pragas mais comuns incluem traças do repolho, moscas e mariposas, besouros de pulgas e clickers. As pulgas crucíferas cobrem as lâminas das folhas com buracos. Para combatê-los, o solo do jardim é regularmente solto e polvilhado com pó de pimenta vermelha. A mosca do repolho estraga os frutos, criando sulcos e entalhes. A distribuição do pó do tabaco, combinada com as cinzas, ou uma mistura de mostarda e pimenta moída, ajuda a eliminar as larvas desta praga. Lesmas e caracóis comem o topo da planta.
Para que os insetos não cheguem ao jardim, são preparadas armadilhas com conchas amassadas ou suspensas fitas autoadesivas.
Possíveis problemas
O sabor amargo da cultura da raiz surge da irrigação insuficiente do arbusto em crescimento, e o aparecimento de polpa fibrosa indica temperatura excessiva do solo ou irrigação irregular.
A cultura vai para a flecha devido ao espessamento das plantações. O motivo também pode ser o uso de variedades de flores durante a estação quente. As cavidades nos frutos são formadas devido ao uso de matéria orgânica fresca ou irrigação insuficiente.
O rabanete se estende para cima quando falta luz. Neste caso, apenas uma coisa pode ser feita - instalar dispositivos de iluminação adicionais. Em alguns casos, verifica-se que o arbusto esticou devido a temperaturas muito altas. O crescimento da massa verde com desenvolvimento insuficiente da cultura da raiz é o resultado de um excesso de nitrogênio introduzido.
O comentário foi enviado com sucesso.