Tudo sobre sementes de rabanete

Contente
  1. Como eles se parecem?
  2. Como crescer?
  3. Como montar?
  4. Armazenar
  5. Preparação

É impossível saber tudo sobre sementes de rabanete, pois na natureza existem inúmeras variedades criadas por criadores e criadores. Têm diferentes cores, tamanhos e tempos de maturação. Existem raízes que são redondas, oblongas e achatadas, de sabor forte ou macio, de maturação precoce, média e tardia, com cores que variam do vermelho ao branco. Os híbridos têm várias vantagens, mas mantêm suas propriedades apenas na primeira geração. As variedades convencionais permitem que você colete sementes em casa e receba vitaminas precoces imediatamente após o período de inverno.

Como eles se parecem?

A descrição das sementes certamente começa com as características de uma planta, anual ou bienal, que pertence à família do repolho. Um delicioso vegetal de raiz com um rico conteúdo de componentes úteis é cultivado e consumido em diferentes países da comunidade mundial, portanto, os grupos japoneses, chineses e europeus são convencionalmente distinguidos. As características territoriais não significam que existam restrições ao cultivo.

Cada jardineiro escolhe uma variedade por vários motivos: tempo de maturação, duração do cultivo, método de semeadura, forma, cor e sabor. Além da tradicional cor de pele vermelha, você pode encontrar no jardim o branco, o rosa, o roxo e o amarelo. O tempo de amadurecimento relativamente curto é uma grande vantagem da cultura de raízes. Sua complexa estrutura, proporcionada pela natureza, visa a preservação da espécie e a formação de sementes. Para fazer isso, ele tem:

  • uma raiz forte que penetra nas camadas profundas do solo para acumular componentes valiosos;
  • uma estrutura complexa (exceto para a raiz, folhas e uma roseta, que são alimentadas a partir de uma colheita de raiz, um órgão de armazenamento);
  • um rebento de floração que começa imediatamente após a sua maturação final;
  • flores que dão frutos curtos, que contêm futuros frutos crucíferos de pequeno porte.

As sementes de rabanete estão contidas em vagens maduras com no máximo 7 cm de comprimento. Eles são descritos como pequenos grãos acastanhados, convencionalmente ovais. Dependendo da variedade, podem ser claros ou pretos, pequenos e ligeiramente maiores. A quantidade em um pacote pode ser menor ou maior do que a quantidade declarada em 8 a 10 peças.

O tamanho pequeno dita suas próprias nuances de coleta em casa, armazenamento e plantio.

Como crescer?

Saber de onde vêm as sementes de um vegetal popular não é suficiente para obter uma colheita de alta qualidade. Existem pelo menos três condições que ajudarão a garantir a germinação e preservação das qualidades da variedade que você gosta. E você definitivamente deve se lembrar deles:

  • o rabanete não deve pertencer a híbridos (eles não retêm as características parentais e são extremamente relutantes em germinar);
  • você precisa escolher entre duas opções para obter sementes de alta qualidade (preferencialmente transplante);
  • a planta deve ser isolada de outras plantas crucíferas, caso contrário, ocorrerá a polinização cruzada e a raiz desejada não poderá mais ser obtida.

Na prática dos produtores de vegetais, dois métodos de obtenção de vegetais saudáveis ​​são comuns - com ou sem transplante de plantas. Por exemplo, na produção industrial, eles administram perfeitamente sem mover a mãe (selecionada para a coleta de sementes). Isso economiza custos quando precisa ser colhido em grandes quantidades para o plantio na próxima temporada.

No entanto, o método de não plantio tem desvantagens significativas - o risco de polinização cruzada, maturação prolongada (até 150 dias) do material de plantio, a incapacidade de selecionar plantas-mãe da mais alta qualidade, com germinação garantida e a preservação de características varietais atraentes .

O método de transplante é mais trabalhoso, mas em comparação com os bônus recebidos, esse inconveniente é considerado insignificante. É indicada para jardineiros que colhem e ocupam a área com outra safra, com maturação tardia ou antes do inverno, se for compatível com o plantio após crucíferas.

Ao separar o rabanete desenterrado, você pode selecionar as raízes mais atraentes e completas, com propriedades pronunciadas da variedade (tamanho, textura, forma, resistência - esses são os critérios principais). Eles estão devidamente preparados para o plantio. - a folhagem é cortada, mas sobra um caule curto (cerca de 3 cm). Encurtado para 4 cm e coluna vertebral.

Imediatamente após o alerta, o rabanete-mãe é plantado a uma distância de até meio metro de outros exemplares. Jardineiros experientes dizem que uma boa planta-mãe pode fornecer sementes para um agricultor com pequenos volumes de plantio por vários anos. A principal condição para obtenção dos benefícios é a coleta, o beneficiamento e o plantio no mesmo dia, caso contrário a planta perderá a viabilidade e não se empenhará na continuidade do gênero.

Os bônus que o jardineiro trabalhador recebe valem o tempo e o esforço. Todos os três obstáculos para obter material de plantio doméstico podem ser evitados: o período de amadurecimento é reduzido em um mês, a sobre-polinização pode ser evitada e as plantas-mãe mais adequadas podem ser selecionadas.

Como montar?

Regar, remover ervas daninhas e amarrar as sementes em tocos de pequeno diâmetro pode facilitar a colheita. Não devemos esquecer o monitoramento para a detecção de pragas. Assim que um pulgão ou pulga crucífera for encontrado, o tratamento com inseticida será necessário.

O amadurecimento aproximado dos frutos ocorre no início do outono. É impossível determinar com mais precisão se é no início, meio ou final de setembro - muito depende da variedade e do momento do transplante de líquor. O jardineiro tem uma maneira confiável de encontrar o caminho - os frutos mudam de cor. Do verde passam para tons claros, castanhos ou amarelos com uma textura seca.

Resta apenas cortar o rebento com vagens. Se houver vários deles, amarre-os em um cacho e seque-os em uma sala quente com umidade mínima e boa aeração. Para isso, são utilizados vários locais - desde o sótão e o telheiro à cozinha, loggia ou apenas uma varanda envidraçada.

Em casa, as sementes são obtidas de uma forma padrão, testada repetidamente:

  • as vagens são separadas das hastes (você pode usar um podador para essa finalidade);
  • são triturados em um recipiente fundo até que se obtenha uma massa aproximadamente homogênea e, a seguir, despejados com água cuidadosamente;
  • os resíduos que flutuaram na superfície são removidos e a água filtrada por gaze;
  • são lavados com água e colocados sobre superfície adequada para a secagem.

Avaliações de jardineiros falam sobre a economia e a racionalidade da coleta doméstica.

Um pouco de tempo e esforço dá apenas a partir de um licor-mãe seco a quantidade que pode ser obtida comprando 5 sacos de sementes (cerca de 20 g) no armazém.

Armazenar

A vida útil pode ser aumentada realizando processamentos adicionais - após a secagem dos resultados do procedimento, separar, guardar as sementes grandes ou deixá-las passar por um jato de ar para retirar pequenos detritos e sementes inadequadas para o plantio. Os rabanetes do futuro são mantidos em um material natural - um saco de papel, saco de algodão, linho ou lona. São armazenados em um recipiente por vários anos, o principal é não entupir o saco ou a embalagem até quebrar, deixando espaço para que o ar penetre e derrame, evitando que as sementes se esmaguem e grudem.

Se o resultado da atividade for uma quantidade significativa de sementes, não se aborreça e distribua para os vizinhos. A germinação de sementes de rabanete persiste por vários anos (até 6-7).

Sem o menor medo, você pode semear no ano passado e anteontem. O principal é fornecer-lhes as condições de armazenamento adequadas:

  • o local deve ser seco e fresco (mas não frio, o ar gelado é inaceitável);
  • a luz do sol não deve penetrar nele (você pode usar uma prateleira de armário ou uma caixa de papelão fechada);
  • o contêiner é disposto em uma fileira;
  • a embalagem ou saco deve conter o nome da variedade e o ano da colheita das sementes.

Jardineiros experientes notam que durante os primeiros 2-3 anos as sementes retêm uma excelente germinação. Sua extração pode ser feita no inverno, o principal é armazenar adequadamente as células de rainha secas. A exigência do recipiente deve-se à necessidade de aeração permanente. Polietileno e outros materiais poliméricos não são adequados para armazenar sementes. O armazenamento em uma sala úmida ou iluminada é inaceitável. Alguns residentes de verão usam envelopes de papel para isso que atendem a todos os requisitos, não ocupam muito espaço e não criam problemas para fixar as informações.

Preparação

Apesar das alegações de que as sementes de rabanete retêm a capacidade de germinar por muito tempo, é recomendado que sejam testadas para germinar sem falhar. Este é um procedimento simples que não requer esforço nem tempo. As sementes são colocadas sobre um pano úmido ou sobre uma fita e mantidas por 10 dias em temperatura ambiente. Basta calcular a quantidade de rosa e a quantidade que não responde ao calor e à umidade para resolver o problema da aptidão para o plantio. Se uma quantidade insignificante surgir, então é hora de comprar novo material ou remover os recipientes com data de coleta posterior.

Os rabanetes são plantados com sementes secas, embeber por várias horas antes do plantio dá uma colheita alguns dias antes, mas aumenta a probabilidade de morte em caso de frio recorrente. Há também o ponto de vista oposto dos entusiastas desse processo, que têm certeza de que isso é simplesmente necessário.

No mercado, você encontra soluções com molibdênio, prata, boro ou sais que ajudam a aumentar a imunidade, a sobrevivência, protegem a planta de fungos e até estimulam o crescimento de sementes velhas de rabanete.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário