- Autores: Andrea Schieder, Holanda
- Sinônimos de nomes: CELESTA
- Ano de aprovação: 2009
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Forma de folha de roseta: vertical
- Sai: obovado, verde acinzentado
- Pecíolo: com uma ligeira coloração de antocianina
- A forma: arredondado
- Coloração: Vermelho
- Peso, g: 18-23
Os amantes de uma verdura tão antiga como o rabanete sempre reservam uma cama no jardim para plantar sua raiz favorita. Uma das variedades populares é o híbrido Celeste de meia temporada, criado por especialistas holandeses e capaz de crescer em qualquer condição climática.
História de criação
Rabanete Celeste é um híbrido de primeira geração criado pelos criadores da empresa holandesa Enza Zaden Beheer B. V. em 2006. A autoria é da bióloga Andrea Schieder. Entrou para o Registro Estadual de variedades de rabanete aprovadas em 2009. O vegetal é cultivado em diferentes regiões da Rússia: do Centro ao Extremo Oriente. Eles cultivam rabanetes em pequenos canteiros de jardim e em campos agrícolas. A semeadura é realizada tanto em campo aberto como protegido.
Descrição da variedade
O híbrido holandês é uma planta com um poderoso tipo de roseta vertical. As copas são de comprimento médio, atingindo 30-35 cm de altura, planta caracterizada por ser compacta, folhagem verde-acinzentada de forma obovada com superfície lisa da placa, além de pecíolos fortes com leve coloração antocianina. É importante notar que o rabanete é resistente tanto aos brotos quanto à floração.
Características da aparência da planta e das raízes
O híbrido pertence à espécie de fruto médio. As raízes amadurecem alinhadas, com aparência atraente, o que cativa os agricultores e horticultores que cultivam vegetais para fins comerciais. O peso médio do rabanete varia de 18 a 23 gramas, às vezes 25. O formato do vegetal é correto, redondo, o diâmetro chega a 5 cm, a raiz madura é uniformemente colorida de vermelho vivo. A casca dos tubérculos é fina, tenra, de superfície lisa e brilhante, sem irregularidades e outras imperfeições.
O rabanete colhido pode ser transportado por longas distâncias, bem como armazenado por muito tempo. Em um local fresco e escuro, os vegetais são armazenados por até 2-3 semanas.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O rabanete holandês se destaca entre os parentes pelo excelente sabor. A polpa branca como a neve tem uma estrutura delicada, densa, crocante e suculenta, sem aguadas, vazios e fibras. O sabor dos tubérculos é equilibrado: uma doçura agradável acompanha as notas agudas que conferem sabor picante ao vegetal. A pele do rabanete é macia, não rígida.
Os tubérculos colhidos são ideais em saladas de vegetais, são adicionados a pratos frios, são usados para decorar sanduíches. Além disso, a variedade é adequada para a produção de vigas.
Maturação
O rabanete holandês Celeste pertence à classe média. Do momento da germinação total até o amadurecimento das raízes suculentas, apenas 23-25 dias se passam. O surgimento de brotos e o amadurecimento dos frutos são amigáveis, então você pode colher a safra em 1-2 vezes. Se desejar, várias colheitas de rabanete podem ser realizadas durante o verão.
Produção
O híbrido é declarado um híbrido de alto rendimento se você seguir as regras de cuidado padrão. De 1 m2 de plantio, você pode obter até 1,5-1,7 kg de tubérculos suculentos. Em um ambiente favorável, o rendimento é maior - até 3-3,5 kg de rabanete.
Crescendo e cuidando
Rabanetes são cultivados por semeadura direta no solo.Para isso, é preparado com antecedência um local onde são feitos sulcos rasos, onde as sementes são semeadas. A distância entre as linhas não deve ultrapassar 15 cm. A profundidade de semeadura da semente é de 1 a 2 cm. Normalmente, as sementes são espalhadas a uma distância de 5 a 7 cm, o que não permitirá o desbaste durante o cultivo.
A melhor época para plantar rabanetes é considerada final de abril ou início de maio, quando a temperatura já se estabilizou e as geadas de retorno foram deixadas para trás. Os horticultores experientes plantam rabanetes onde antes eram cultivados pepinos, tomates, legumes e batatas. O indicador de temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento do rabanete é de + 22-25 graus.
Imediatamente após o plantio, é necessário cobrir os canteiros com lutrasil, que irá acelerar a germinação, além de fornecer proteção contra a invasão de uma mosca primaveril.
A tecnologia agrícola vegetal consiste em procedimentos padrão: rega regular com água decantada, cobertura 2 semanas após a germinação, afrouxamento e remoção de espaçamentos entre fileiras, o que melhora a permeabilidade ao ar e passagem de umidade, prevenção de vírus e infestações de insetos.
Ao cultivar rabanetes em uma estufa, a cobertura morta será necessária usando palha picada misturada com húmus.
Requisitos de solo
O rabanete holandês é exigente quanto à qualidade e ao valor nutricional do solo. As raízes são plantadas em solo estruturado, solto, fértil, leve e úmido, com acidez neutra ou baixa. Em solos ácidos e alagados, o rabanete cresce mal, praticamente não dá frutos. As hortaliças são freqüentemente plantadas em margas leves e margas arenosas.
Condições climáticas exigidas
Devido à sua boa resistência ao estresse, o rabanete Celeste tolera facilmente as flutuações de temperatura, pequenas ondas de frio e calor. Os vegetais são plantados em uma área limpa, onde há bastante sol, luz e calor. Além disso, os rabanetes não gostam de umidade excessiva e ventos frios.
Resistência a doenças e pragas
O vegetal possui excelente imunidade a muitas doenças virais e fúngicas. Além disso, o híbrido é resistente ao míldio, flacidez e rachaduras. A podridão fúngica se desenvolve apenas quando o regime de irrigação é violado.