- Autores: Vinogradov Z.S., Saprykin A.E.
- Ano de aprovação: 2007
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Forma de folha de roseta: semi-vertical
- Sai: obovado, verde amarelado
- Pecíolo: com coloração de antocianina
- A forma: arredondado
- Coloração: Vermelho
- Peso, g: 23-25
- Cor da polpa: Branco
O rabanete, antes de outras plantas, agrada aos jardineiros domésticos com uma colheita. Semeia-se precocemente e amadurece rapidamente, razão pela qual é tão procurada, apesar da sua especificidade gustativa. A variedade Duro Krasnodarskoe é uma das mais apreciadas em nosso país devido ao seu excelente sabor e cultivo despretensioso.
Descrição da variedade
Duro Krasnodarskoe pertence a variedades de alto rendimento, de propósito universal. Pode ser cultivado durante todo o ano em estufa sem interrupção. Ele também tem um bom desempenho ao ar livre em túneis sob agrofibra. Existem várias vantagens que o tornam muito popular:
frutos grandes que não racham por falta de umidade;
sem cor;
armazenado na geladeira por cerca de um mês;
não é particularmente exigente quanto à composição do solo;
capaz de amadurecer várias vezes por temporada;
plantado na primavera e no outono;
alto nível de produtividade;
bom gosto, maciez da polpa;
sobe uniformemente, amadurece a pilha.
Em campo aberto, esta variedade é plantada de abril a outubro de diferentes formas: em fileiras largas, no método de uma linha. Quanto às deficiências da variedade, ainda não foram identificadas outras significativas.
Características da aparência da planta e das raízes
As características visuais da fruta são as seguintes:
forma redonda de uma bola;
Cabeça chata;
diâmetro de cerca de 8-10 cm;
a cor é vermelha, a ponta é esbranquiçada;
a pele é lisa, uniforme;
o peso varia de 23 gramas;
a carne é branca.
A planta própria se estende por até 25 cm, tem uma roseta ereta, com pecíolo de antocianina.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O rabanete desta variedade contém muitos oligoelementos e vitaminas úteis, por isso é recomendado para uma dieta saudável. O Duro é desprovido do gosto amargo comum, por isso pode ser usado mais ativamente na culinária. O sabor deste rabanete é muito macio, adocicado sem aspereza específica, mas com um toque acentuado. É adequado para consumo fresco e após tratamento térmico. A polpa é branca, crunches, bastante densa, mas tenra, suculenta. Ideal para saladas com legumes, okroshka, servidas com pratos de carne. E você também pode usar tops Duro, é adequado para sopas - frias e quentes. Armazena bem, permanece elástico por muito tempo.
Maturação
Você pode semear rabanetes desta variedade várias vezes por temporada, mesmo durante todo o ano, portanto, o momento do evento é bastante variável. Amadurece muito rápido, depois de cerca de 25 dias já será possível fazer a primeira safra. O período máximo de maturação é de 1 mês. De referir que a duração pode variar para mais ou para menos, tendo em conta as características climáticas da região e as condições meteorológicas da estação.
Produção
Os jardineiros apreciam este tipo de rabanete por seus bons indicadores de produção. Normalmente, uma média de 2,6 a 3,4 kg é coletada em um metro quadrado. A quantidade depende do terreno, solo, alfabetização de atendimento. O rabanete é armazenado por cerca de um mês na geladeira.
Crescendo e cuidando
Esta variedade se sente melhor a uma temperatura de 16 a 20 graus, mas as flutuações na direção do aumento não afetam negativamente a produtividade, desde uma abordagem competente para a tecnologia agrícola. Para começar, escolha o local certo para o plantio, se tomates, couves, leguminosas, morangos crescerem por perto, isso é muito bom para esta variedade. Mas você não deve plantar Duro próximo a cebolas, pepinos, e também não deve escolher o solo onde as crucíferas costumavam crescer.
O solo ideal para esta variedade é solto, mas se você estiver pronto para capinar com frequência, o tipo de solo não importa muito. Os rabanetes duros crescem melhor em áreas bem iluminadas ou em um lugar quente, por exemplo, em uma estufa. O cultivo deve incluir uma série de atividades obrigatórias.
Rega. É realizado regularmente, conforme necessário, quando a terra seca. Você não pode exagerar com a umidade, caso contrário, a colheita da raiz começará a apodrecer. Para um metro quadrado de plantio, bastam 10 litros de água ou um pouco mais.
Remoção de ervas daninhas. Outra parte importante do cuidado, é realizada após a hidratação. As ervas daninhas devem ser removidas com cuidado para não danificar as raízes do rabanete jovem.
Fertilizante. Esta variedade é alimentada durante o crescimento com compostos nitrogenados complexos. Superfosfato, salitre e cinzas são bem adequados. Elimine o estrume, pois afeta negativamente o sabor do Duro.
Se você plantou rabanete grosso, deve ser ralado de forma que haja pelo menos 5 cm de espaço entre os brotos. Os frutos maduros são colhidos imediatamente, não é possível compostá-los no solo, pois isso piora o sabor do rabanete, a casca não fica com um aspecto muito estético.
Resistência a doenças e pragas
Como essa variedade é famosa por sua boa imunidade, muitas doenças não têm medo dela. Mas se o cultivo é inadequado, os cuidados são inadequados, o risco de doenças é muito alto. A maioria dos problemas pode ser resolvida identificando os sinais a tempo.
Amortecimento, bacteriose. Regar moderadamente, vaporizar o solo e tratar as sementes antes da semeadura podem ser considerados preventivos.
Oídio. É importante observar a rotação de culturas, processar sementes e isolar de plantas que muitas vezes sofrem desta doença.
Keela. Para se livrar de protuberâncias e folhas lentas, você precisa regar a planta com uma solução de cal.
Escuridão de raízes. Manchas cinza-azuladas nos frutos são uma desculpa para remover todas as plantas doentes e desinfetar o solo. A rega é reduzida.
Ferrugem branca. É importante realizar o tratamento com composições fungicidas atempadamente.