Como plantar rabanetes?
Rabanete é uma pequena raiz vegetal... Este bebê é encontrado em quase todas as geladeiras ou em qualquer canteiro de jardim. A planta é despretensiosa no cuidado, no entanto, tem um sabor brilhante que a diferencia de suas contrapartes. Os amantes do rabanete notam o grão de pimenta sutil e a pungência revigorante inerente à maioria dos vegetais de raiz.
Cronometragem
Para plantar rabanetes corretamente, é preciso cuidar das condições favoráveis para as sementes. O estado de sua colheita futura depende diretamente disso. A planta se desenvolve mais harmoniosamente em temperaturas de 15 a 20 graus. Você não deve aumentá-lo, pois é muito provável que os topos comecem a se desenvolver muito rapidamente. Isso está repleto do fato de que a fruta ficará muito menor e perderá todo o sabor. No início da primavera, quando o solo se afastou da geada, as plantas jovens podem ser semeadas. Já em abril, os brotos devem ficar em campo aberto, porém, nas regiões mais quentes do país, por exemplo, no Kuban, os brotos são plantados em meados ou no final de março. É necessário levar em consideração as mudanças bruscas do tempo, para ser cauteloso com geadas repentinas e severas. Rabanete não gosta de frio e temperaturas extremas.
Além disso, rabanetes são plantados no outono. Os rebentos são colocados em terreno aberto antes mesmo da primeira geada. Via de regra, estamos no final de agosto ou no início de setembro. Isso é feito para que a planta tenha tempo para se acostumar com as condições do ambiente e para dar a sua colheita. Normalmente, os frutos amadurecem em meados de outubro. Rabanetes são plantados na estufa não antes do final de setembro, pois as condições do ambiente são muito mais favoráveis e econômicas.
Por isso, só é possível completar a coleta de frutas maduras no início de novembro. No entanto, uma planta com efeito de estufa precisa de regulação de umidade e calor. É necessário manter condições estáveis para que o rabanete não estrague.
Onde plantar?
Antes de plantar, vale preparar o local onde vai crescer o rabanete. Com a escolha errada, a planta corre o risco de não criar raízes, e você ficará sem uma rica colheita para este ano. As características da variedade e seus requisitos devem ser levados em consideração. Recomenda-se que todos os pré-requisitos sejam atendidos para obter bons resultados.
Ao mesmo tempo, não se esqueça das características climáticas da sua região, já que para alguns essa cultura não é pretendida e aí piora muito. Portanto, primeiro leia as recomendações de jardineiros experientes e decida sobre a variedade e as datas de plantio.
O solo
Prepare o local antes de plantar. Este deve ser um local bem iluminado e protegido do vento e de outras condições adversas.... O rabanete adora solo solto, portanto, cuide de seu estado antes de plantar os brotos. Deve ser desenterrado de maneira adequada, saturando-o com uma quantidade suficiente de oxigênio. Nesse substrato, é muito mais fácil para uma planta crescer e criar raízes, fortalecendo-se e ganhando força. Assim, o rabanete vai se acostumar rapidamente a um novo lugar e frutificará mais rápido.
O solo não deve ser caracterizado por alta acidez, pré-neutralizá-lo... Para isso, um procedimento de calagem é usado. Ajudará a reduzir a acidez às vezes, o que sem dúvida beneficiará a planta. Se o solo for escasso para substâncias minerais ou orgânicas, vitaminas e outros oligoelementos, os fertilizantes serão uma verdadeira bênção para o jardineiro. Eles vão economizar safras futuras e melhorar as condições da terra para plantio futuro.
Para tubérculos, é melhor fertilizar o solo com húmus, pois saturará o solo com todas as substâncias necessárias e não o tornará muito vigoroso e concentrado, enquanto o estrume não é adequado para tais fins.
Um lugar
O lugar certo é a chave para uma boa colheita... Para rabanetes, é extremamente importante escolher um bairro favorável, pois algumas plantas não se dão bem no mesmo jardim. Sem saber disso, você pode cometer muitos erros que negam completamente o interesse no futuro cultivo desta cultura. Portanto, o rabanete cresce bem depois de tomates ou batatas. Essa vizinhança enriquecerá o solo para o desenvolvimento da cultura de raízes e ajudará a crescer e se desenvolver muito mais rápido. No entanto, se nabo, repolho ou rabanete cresceram no local antes do rabanete, a colheita pode não atender às suas expectativas. Nesse caso, você deverá selecionar outro local mais favorável.
Este fator desempenha um dos papéis mais importantes na horticultura. Portanto, nunca deve ser ignorado. O site deve ser preparado com antecedência. Assim, um local destinado à semeadura na primavera é preparado a partir de setembro. Em primeiro lugar, você precisa desenterrar todo o solo e, em seguida, fertilizá-lo com cuidado. Durante o inverno, terá tempo para ser enriquecido com todos os elementos necessários e estará pronto para a semeadura. Para que o rabanete cresça e se desenvolva harmoniosamente, basta fertilizar apenas a camada superficial do solo, já que seu sistema radicular não é muito profundo. Em média, é suficiente preencher oligoelementos até uma profundidade de 30 cm.
Preparação de sementes
Antes de plantar rabanetes em campo aberto, as sementes passam por várias etapas de preparo preliminar.... Deixe este vegetal ser despretensioso, mas a realização de procedimentos especiais aumenta as mudas várias vezes. Em primeiro lugar, o jardineiro se depara com a tarefa de selecionar o material certo. Nem todas as sementes são destinadas ao plantio, portanto, as que não servem para aproveitá-las devem ser descartadas. O material deve ser grande, sem danos visíveis ou mofo. Amostras podres e pequenas devem ser descartadas imediatamente, pois não são adequadas para o plantio. As sementes devem ser frescas, no ano passado ou mais não devem ser plantadas. Com grande probabilidade, eles não germinarão ou a porcentagem de brotos será extremamente pequena. A preparação das amostras para o plantio começa no inverno. Recomenda-se armazenar o material selecionado em local seco e sem acesso à luz solar.
Depois de coletar as amostras, sementes podem ser embebidas... Este procedimento é opcional, mas tem um efeito benéfico na qualidade e na quantidade da colheita futura. Ele permite que os brotos se desenvolvam em um ambiente confortável antes de entrar em campo aberto. Nesse momento, a planta tem tempo para ficar mais forte e criar raízes, o que torna mais fácil suportar condições climáticas e climáticas mais severas. A germinação das sementes não é realizada apenas em água. Graças à ciência, muitos preparativos diferentes estão disponíveis para o jardineiro para este procedimento. Eles aceleram o crescimento do sistema radicular e permitem que o broto receba nutrição adicional, o que acelera o desenvolvimento posterior.
Para realizar o procedimento, é necessário pegar um pequeno pedaço de gaze ou tecido de algodão... É nele que as sementes ficarão embebidas. Em seguida, as amostras são embrulhadas e umedecidas em abundância com água ou solução para acelerar o crescimento. As proporções para diluição do medicamento encontram-se na embalagem do produto. Após 12 horas, as sementes são retiradas, estando aptas para o plantio. Você deve primeiro secar as sementes em um pano seco, mas não é recomendado deixá-las ao sol ou em uma sala muito abafada. As sementes ensopadas não devem mais ser armazenadas em nenhum caso, mas é recomendável plantá-las imediatamente. Se isso não for feito a tempo, todo o material que você preparou se deteriorará e você não poderá mais semeá-lo. Você só precisa comprar novas amostras e começar de novo.
Esquemas e regras de pouso
Rabanetes não requerem muito espaço. Esta planta só precisa de um pequeno pedaço de terra para dar uma boa colheita. A distância entre os furos com sementes não deve ultrapassar 4 a 5 centímetros, o suficiente para que as mudas não interfiram no crescimento umas das outras e ganhem força. Para fazer o plantio correto da raiz é necessário escavar com antecedência os sulcos para o plantio, que podem ser bastante estreitos. O principal é deixar uma passagem conveniente entre os sulcos, o que facilitará muito o processo de coleta dos vegetais. A profundidade a que os rabanetes devem ser semeados raramente ultrapassa 2 centímetros. Este plantio permitirá que a planta cresça mais rápido.
Uma boa maneira de colocar sementes é plantando em papel higiênico. As sementes são embrulhadas em papel e enterradas superficialmente no solo. Por ser facilmente decomposto, esse material não interfere na germinação das sementes, mas apenas acelera o crescimento. Esse dispositivo é fácil de obter e usar, mas dá bons resultados. Antes de plantar as sementes, é recomendável escolher o fertilizante certo. Deve conter muitos oligoelementos úteis que irão enriquecer o solo, tornando-o mais fértil. As sementes previamente embebidas germinam cerca de 5-7 dias.
Demora 40-45 dias para amadurecer totalmente os frutos.
Mais cuidados
Rabanete não tolera vizinhança próxima... Pode danificar significativamente o sistema radicular da planta. Isso está repleto de uma estrutura heterogênea do feto, perda do paladar, mutação externa ou, em casos extremos, a morte do rebento. Para evitar este tipo de problema, recomenda-se plantar as sementes a uma curta distância uma da outra. Isso ajudará as plantas a não interferir no crescimento do sistema radicular de suas vizinhas. No entanto, pode acontecer que o plantio fique muito denso. Existe um método radical de luta para resolver este problema. Para limpar o plantio do excesso de crescimento, é necessário retirar as mudas menores após a rega. Ao mesmo tempo, é recomendável deixar apenas os brotos maiores e mais saudáveis. Isso economizará o espaço de que suas plantas precisam.
A parte mais sensível e importante do rabanete é a raiz. A principal tarefa do jardineiro é a sua preservação. Mas uma fruta madura é uma peça saborosa e acessível para as pragas. Uma das principais ameaças é o urso. Não é difícil para esse inseto chegar perto da raiz e destruí-la completamente. Existem muitas maneiras de manter o feto intacto. Na maioria das vezes, o veneno é usado para exterminar o urso. Não representa uma ameaça para os humanos, mas é destrutivo para as pragas. Como regra, é colocado durante o plantio junto com o fertilizante. Em primeiro lugar, o parasita o absorve e não tem mais tempo de chegar ao feto.
As próprias folhas da planta também estão em risco. Eles podem estar sujeitos a ressecamento, perda de cor ou forma e formação de mofo. Infelizmente, com cuidado impróprio, esta é uma ocorrência bastante comum. Para curar um arbusto doente, primeiro você precisa se livrar das folhas infectadas. Depois disso, outras plantas devem ser examinadas para a ocorrência de infecção. As áreas afetadas são tratadas com água e sabão ou um medicamento especializado.
Se o tratamento não funcionar, o rebento doente é completamente arrancado para evitar uma epidemia e a morte de toda a colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.