Tudo sobre a rocha concha da Crimeia

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Marcando
  4. Onde é usado?

Em nossa análise, falaremos sobre a rocha concha da Crimeia. É um material ecológico com características de alto isolamento acústico e térmico. É activamente utilizado na construção de caixilharia para edifícios residenciais, na construção de vedações, estradas, bem como na colocação de alicerces.

Peculiaridades

Como você sabe, a maioria dos materiais de construção passa por várias etapas de processamento a partir de matérias-primas naturais. Então, o tijolo vermelho passa pela queima, o concreto aerado é endurecido em autoclave e os blocos de concreto são obtidos pela mistura de argamassa de cimento e filler mineral.

Talvez o único material pronto para uso em sua forma original seja a rocha de concha.

É um acúmulo de fragmentos de conchas e moluscos antigos. Ao longo de milhões de anos, eles se acumularam no fundo de oceanos antigos e se transformaram em rocha sólida. Tudo o que resta para as pessoas é apenas desenterrá-lo e cortá-lo em blocos separados.

Separe partes esmagadas e inteiras de conchas de moluscos são fixadas juntas com cimento de cal, devido a esta composição química, esta pedra adquire uma série de características úteis:

  • estrutura porosa fornece parâmetros de difusão elevados;
  • a presença de iodo e sal na composição química da rocha satura o ar com compostos benéficos à saúde, exibe pronunciadas propriedades antibacterianas;
  • a rocha da concha tem radiação de fundo zero;
  • tem uma capacidade de filtragem aumentada;
  • não corrói nem apodrece.

O material possui as seguintes características físicas:

  • condutividade térmica - 0,3-0,8 W / m2;
  • resistência ao gelo - 25 ciclos;
  • densidade do material - cerca de 2 100 kg / m3, absorção de água - 15%.

O rakushnyak da Criméia é produzido em blocos de 380x180x180 mm, cada um pesando de 15 a 25 kg.

Os depósitos mais famosos da rocha concha da Crimeia estão localizados em Sake. É extraído com tecnologia aberta sem custos especiais de energia, razão pela qual o preço de venda desses blocos no campo é bastante baixo. Porém, com o afastamento da pedreira, o preço da rocha de concha aumenta muitas vezes, pois o custo do transporte se soma ao custo do material.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de usar o calcário de casca da Crimeia são inegáveis:

  • sob a influência do oxigênio, a rocha concha não oxida e não reage com nenhuma outra substância, ela pertence a substâncias inertes;
  • não derrete, não inflama sob a influência de temperaturas elevadas, não emite fumos tóxicos;
  • devido à presença de elementos úteis na estrutura química, cria um microclima cicatrizante, satura o ar com partículas iônicas e o desinfeta;
  • é processado com as ferramentas mais convencionais, graças às quais os blocos podem ter várias formas;
  • é altamente resistente a fatores naturais adversos;
  • caracterizado por alta resistência;
  • os poros fornecem alto isolamento térmico e acústico e, além disso, liberam condensado do ambiente para o exterior;
  • o material não transmite radiação;
  • tem uma textura única, apresentada em mais de 10 cores naturais.

Devido às suas características operacionais elevadas, o casco da pedreira Saki é frequentemente utilizado para a construção de edifícios, sendo amplamente utilizado para o acabamento de todos os tipos de estruturas.

Usando a rocha de concha como material de construção básico, você pode ter certeza absoluta de que o resultado será capaz de agradá-lo por muitas décadas com sua força, resistência e estética.

No entanto, existem sutilezas aqui e algumas limitações que você precisa estar ciente.

  • A rocha de concha tem uma capacidade de carga relativamente baixa, portanto, é mais frequentemente usada em construções baixas.
  • O material não segura fixadores com firmeza, principalmente blocos da marca M15. Para lidar com esse problema, você precisa usar apenas os fixadores mais modernos.
  • Não existe um padrão de geometria nos blocos de rocha concha, pois quando a pedra é minerada nem sempre as formas e dimensões exatas são obtidas - aqui desvios de alguns centímetros são permitidos.
  • Alta absorção de água. Para se livrar desse inconveniente, o material das paredes da casca deve ser devidamente protegido do lado de fora, tratado com impregnações especiais hidrorrepelentes, isolado e gesso. Antes de passar para a decoração interior do edifício de fachada, é necessário realizar o isolamento e a decoração completa da fachada. Se essa etapa for negligenciada, os proprietários terão que lidar com a umidade do ambiente e o aumento dos custos de aquecimento durante o inverno.

Marcando

  • A mais leve é ​​considerada uma pedra marcada M10. Sua carga calculada em cada pedra é muitas vezes maior do que a necessária para criar a colocação da fileira inferior do edifício em dois andares. Isso significa que mesmo os módulos de construção com os parâmetros de densidade mais baixos têm um fator de segurança de pelo menos 10 vezes.

Na prática as pedras M10 e M15 são usadas na construção de moradias, pois as rochas cascas caem durante o transporte e o carregamento. Isso inviabiliza economicamente o trabalho, uma vez que o consumo de bens e o tempo de instalação da estrutura aumentam muitas vezes. No entanto, para a construção de cercas, banheiros, anexos e pisos de sótão, essa solução pode ser a ideal.

  • A marca de marisco M25 pesa 15 kg. Este material possui parâmetros médios de resistência, porosidade e resistência. Em caso de queda, a pedra pode se quebrar em 2 componentes. Suporta facilmente pisos de concreto armado. É comumente usado para a construção de edifícios de 2 a 3 andares. É amplamente exigido para a formação de divisórias em edifícios residenciais de vários andares a partir de um monólito.
  • O invólucro mais denso e pesado é a marca M35, a massa de um bloco é 23-26 kg. Este é um material denso e bastante pesado, não racha mesmo quando cai. É amplamente utilizado na disposição de fundações e caves, sendo procurado para a construção dos primeiros pisos de edifícios de vários pisos. No entanto, o M35 tem um custo bastante alto, por isso não é usado com frequência.

Onde é usado?

Rakushnyak, da Crimeia, encontrou aplicação na indústria de construção, embora o cálculo do consumo de material necessário não seja difícil.

Um bloco padrão tem dimensões de aproximadamente 18x18x38, cada metro quadrado de superfície exigirá 30 módulos típicos ao realizar a alvenaria de construção em um tijolo, ao assentar em meio tijolo, apenas 18 blocos são necessários. Para a construção de casas baixas na zona climática média, a largura das paredes em um bloco será suficiente. Ao instalar a parede em meio tijolo, o edifício precisará de isolamento adicional.

Um bloco pode substituir 8-10 tijolos de argila, então a instalação é muito rápida e fácil, não requer habilidades especiais e ferramentas especiais.

As paredes de rocha da concha são capazes de suportar todos os tipos de pisos - aço, concreto armado e madeira. Mas se você quer morar em uma casa que não agride o meio ambiente, a preferência deve ser dada a vigas de madeira. Mas em áreas sismicamente desfavoráveis, vale a pena usar estruturas monolíticas de concreto armado.

No processo de execução de obras, muitas vezes há necessidade de processamento adicional de calcário, confecção de lintéis, colocação de vigas ou elementos de bandagem. O processamento do calcário é bastante simples, por isso todos os elementos necessários podem ser cortados com a serra doméstica mais comum.

Alguns proprietários deixam as paredes internas de concha sem acabamento. Esta solução estilística permite enfatizar o conceito de casa ecológica e a conexão entre o lar e a natureza.

No entanto, os especialistas recomendam deixar apenas parte da parede sem revestimento, todas as outras superfícies devem ser revestidas com gesso cartonado ou gesso.

Para conhecer os benefícios da casca de rocha e a construção de casas a partir dela, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário