Como fazer um receptor de rádio com as próprias mãos?
Um receptor de rádio montado automaticamente inclui uma antena, uma placa de rádio e um dispositivo para reproduzir o sinal recebido - um alto-falante ou fones de ouvido. A fonte de alimentação pode ser externa ou embutida. O intervalo aceito é dimensionado em kilohertz ou megahertz. A transmissão de rádio usa apenas frequências de quilo e megahertz.
Regras básicas de fabricação
Um receptor caseiro deve ser móvel ou transportável. Os gravadores soviéticos VEF Sigma e Ural-Auto, o mais moderno Manbo S-202, são um exemplo disso.
O receptor contém um mínimo de elementos de rádio. São vários transistores ou um microcircuito, sem levar em conta as partes anexadas ao circuito. Eles não precisam ser caros. Um receptor de transmissão que custa um milhão de rublos é quase uma fantasia: este não é um walkie-talkie profissional para militares e serviços especiais. A qualidade da recepção deve ser aceitável - sem ruídos desnecessários, com a capacidade de ouvir o mundo todo na banda de HF durante a viagem entre países, e em VHF - para afastar-se do transmissor por dezenas de quilômetros.
Precisamos de uma escala (ou pelo menos uma marca no botão de sintonia) que permite estimar qual intervalo e qual frequência está sendo ouvida. Muitas estações de rádio lembram os ouvintes da frequência com que estão transmitindo. Mas repetir 100 vezes por dia, por exemplo, "Europa Plus", "Moscou 106,2" não está mais na moda.
O receptor deve ser resistente à poeira e umidade. Isso fornecerá o corpo, por exemplo, de um alto-falante potente, que possui inserções de borracha. Você também pode fazer esse caso sozinho, mas é hermeticamente selado de quase todos os lados.
Ferramentas e materiais
Como consumíveis serão necessários.
- Um conjunto de peças de rádio - a lista é compilada de acordo com o esquema selecionado. Precisamos de resistores, capacitores, diodos de alta frequência, indutores caseiros (ou bobinas no lugar deles), transistores de alta frequência de baixa e média potência. A montagem nos microcircuitos tornará o dispositivo de pequeno porte - menor que um smartphone, o que não se pode dizer do modelo do transistor. No último caso, um fone de ouvido de 3,5 mm é necessário.
- A placa dielétrica da placa de circuito impresso é feita de materiais descartados que não são condutores.
- Parafusos com porcas e arruelas de pressão.
- O caso - por exemplo, de um antigo alto-falante. A caixa de madeira é feita de compensado - você também precisará de cantos de móveis para ela.
- Antena. Telescópico (é melhor usar um já pronto), mas um pedaço de fio isolado serve. Magnético - enrolamento automático no núcleo de ferrite.
- Fio de enrolamento de duas seções transversais diferentes. Uma antena magnética é enrolada com um fio fino e as bobinas dos circuitos oscilatórios são enroladas com um fio grosso.
- Cabo de alimentação.
- Transformador, ponte de diodo e estabilizador em um microcircuito - quando alimentado pela tensão da rede elétrica. Um adaptador de energia embutido não é necessário para energia de baterias recarregáveis do tamanho de uma bateria normal.
- Fios internos.
Instrumentos:
- alicate;
- cortadores laterais;
- um conjunto de chaves de fenda para pequenos reparos;
- serra para madeira;
- serra de vaivém manual.
Você também vai precisar de um ferro de solda, bem como um suporte para ele, solda, breu e fluxo de solda.
Como montar um receptor de rádio simples?
Existem vários circuitos de receptor de rádio:
- detector;
- amplificação direta;
- (super) heterodino;
- no sintetizador de frequência.
Receptores com dupla e tripla conversão (2 ou 3 osciladores locais no circuito) são usados para trabalho profissional nas distâncias ultralongas máximas permitidas.
A desvantagem do receptor do detector é a baixa seletividade: os sinais de várias estações de rádio são ouvidos simultaneamente. A vantagem é que não há fonte de alimentação separada: a energia das ondas de rádio que chegam é suficiente para ouvir a transmissão sem alimentar todo o circuito. Em sua área, pelo menos um repetidor deve transmitir - na faixa de frequências longas (148-375 kilohertz) ou médias (530-1710 kHz). Se você estiver a 300 km ou mais de distância, é improvável que ouça qualquer coisa. Deve ser silencioso - é melhor ouvir a transmissão em fones de ouvido com impedância alta (centenas e milhares de ohms). O som será quase inaudível, mas será possível distinguir a fala e a música.
O receptor do detector é montado da seguinte maneira. O circuito oscilante consiste em um capacitor variável e uma bobina. Uma extremidade se conecta a uma antena externa. O aterramento é fornecido através do circuito predial, tubos da rede de aquecimento - para a outra extremidade do circuito. Qualquer diodo RF é conectado em série com o circuito - ele separará o componente de áudio do sinal RF. Um capacitor é conectado ao conjunto resultante em paralelo - ele suavizará a ondulação. Para extrair informações sonoras, uma cápsula é usada - a resistência de seu enrolamento é de pelo menos 600 ohms.
Se você desconectar o fone de ouvido do DP e enviar um sinal para o amplificador de som mais simples, o receptor do detector se tornará um receptor de amplificação direto. Ao conectar à entrada - ao loop - um amplificador de radiofrequência da faixa MW ou LW, você aumentará a sensibilidade. Você pode se afastar do repetidor AM em até 1000 km. Um receptor com o detector de diodo mais simples não funciona na faixa (U) HF.
Para melhorar a seletividade do canal adjacente, substitua o diodo detector por um circuito mais eficiente.
Para fornecer seletividade no canal adjacente, você precisa de um oscilador local, um mixer e um amplificador adicional. O heteródino é um oscilador local com circuito variável. O circuito receptor heteródino funciona da seguinte maneira.
- O sinal vem da antena para um amplificador de radiofrequência (amplificador de RF).
- O sinal de RF amplificado passa pelo mixer. O sinal do oscilador local é sobreposto a ele. O mixer é um subtrator de frequência: o valor LO é subtraído do sinal de entrada. Por exemplo, para receber uma estação em 106,2 MHz na banda FM, a frequência do oscilador local deve ser 95,5 MHz (10,7 restantes para processamento posterior). O valor de 10,7 é constante - o mixer e o oscilador local são sintonizados de forma síncrona. A incompatibilidade desta unidade funcional levará imediatamente à inoperabilidade de todo o circuito.
- A frequência intermediária resultante (IF) de 10,7 MHz é fornecida ao amplificador de IF. O próprio amplificador desempenha a função de um seletor: seu filtro passa-banda corta o espectro do sinal de rádio para uma banda de apenas 50-100 kHz. Isso garante seletividade no canal adjacente: na faixa de FM densamente compactada de uma grande cidade, as estações de rádio estão localizadas a cada 300-500 kHz.
- IF amplificado - um sinal pronto para ser transferido da RF para a faixa de áudio. Um detector de amplitude converte o sinal AM em um sinal de áudio, extraindo o envelope de baixa frequência do sinal de rádio.
- O sinal de áudio resultante é alimentado para um amplificador de baixa frequência (ULF) - e então para um alto-falante (ou fones de ouvido).
A vantagem do circuito receptor (super) heteródino é a sensibilidade satisfatória. Você pode se afastar do transmissor FM por dezenas de quilômetros. A seletividade no canal adjacente permitirá que você ouça a estação de rádio de sua preferência, e não uma cacofonia simultânea de vários programas de rádio. A desvantagem é que todo o circuito requer fonte de alimentação - vários volts e até dezenas de miliamperes de corrente contínua.
Também há seletividade no canal de espelho. Para receptores AM (bandas LW, MW, HF), o IF é 465 kHz. Se na faixa MW o receptor estiver sintonizado em uma freqüência de 1551 kHz, ele "pegará" a mesma freqüência em 621 kHz. A frequência do espelho é igual a duas vezes o valor IF subtraído da frequência do transmissor. Para receptores FM (FM) operando na faixa VHF (66-108 MHz), o IF é 10,7 MHz.
Então, o sinal de um rádio de aviação ("mosquito") operando a 121,5 megahertz será recebido quando o receptor for sintonizado em 100,1 MHz (menos 21,4 MHz). Para eliminar a recepção de interferência na forma de uma frequência de "espelho", um circuito de entrada é conectado entre o amplificador de RF e a antena - um ou mais circuitos oscilatórios (bobina e capacitor conectados em paralelo). A desvantagem de um circuito de entrada multicircuito é a diminuição da sensibilidade e, com ela, da faixa de recepção, o que requer a conexão de uma antena com um amplificador adicional.
O receptor FM está equipado com uma cascata especial que converte FM em oscilações AM.
A desvantagem dos receptores heteródinos é que o sinal do oscilador local sem um circuito de entrada e na presença de feedback do amplificador de RF entra na antena e é reemitido no ar. Se você ligar dois desses receptores, sintonize-os na mesma estação de rádio e coloque-os lado a lado, próximos nos alto-falantes, ambos terão um leve assobio de mudança de tom. Em um circuito baseado em um sintetizador de frequência, o oscilador local não é usado.
Em receptores FM estéreo, um decodificador estéreo está localizado após o amplificador IF e o detector. A codificação estéreo no transmissor e a decodificação no receptor são realizadas usando tecnologia de tom piloto. Após o decodificador estéreo, um amplificador estéreo e dois alto-falantes (um para cada canal) são instalados.
Os receptores que não possuem função de decodificação estéreo recebem transmissão estéreo no modo mono.
Para montar os componentes eletrônicos do receptor, faça o seguinte.
- Faça furos na peça de trabalho para a placa do rádio, referindo-se aos desenhos (topologia, disposição dos elementos).
- Coloque radioelementos.
- Enrole as bobinas de loop e a antena magnética. Coloque-os de acordo com o diagrama.
- Faça os caminhos no quadro, referindo-se ao layout no desenho. As faixas são executadas por dentição e gravura.
- Solde as peças na placa. Verifique a exatidão da instalação.
- Soldar os fios na entrada da antena, fonte de alimentação e saída do alto-falante.
- Instale controles e interruptores. O modelo de faixa múltipla exigirá uma chave de várias posições.
- Conecte o alto-falante e a antena. Ligue a fonte de energia.
- O alto-falante mostrará o ruído de um receptor não sintonizado. Gire o botão de ajuste. Sintonize uma das estações disponíveis. O som do sinal de rádio deve ser livre de chiado e ruído. Conecte uma antena externa. Necessita de bobinas de ajuste, mudança de alcance. Bobinas de bloqueio são ajustadas girando o núcleo, e as sem moldura esticando e comprimindo as voltas. Eles precisam de uma chave de fenda dielétrica.
- Selecione a frequência extrema no modulador FM (por exemplo, 108 MHz) e mova as voltas da bobina heteródina (ela está localizada próxima ao capacitor variável) de forma que a extremidade superior da faixa do receptor receba o sinal do modulador.
Monte a caixa:
- Marque e corte madeira compensada ou plástico em 6 bordas do futuro corpo.
- Marque e faça os furos nos cantos.
- Viu uma grande lacuna redonda do alto-falante.
- Recorte as ranhuras da parte superior e / ou lateral para o controle de volume, chave liga / desliga, chave de banda, antena e botão de controle de frequência, guiado pelo desenho de montagem.
- Instale a placa de rádio em uma das paredes usando postes de parafuso tipo pilha. Alinhe os controles com os orifícios de acesso nas bordas adjacentes do corpo.
- Monte a fonte de alimentação - ou placa USB com bateria de íon de lítio (para mini rádios) - longe da placa principal.
- Conecte a placa de rádio à placa de fonte de alimentação (ou ao controlador USB e bateria).
- Conecte e prenda a antena magnética para AM e a antena telescópica para FM. Isole todas as conexões de fios.
- Se for feito um modelo de alto-falante, instale o alto-falante na borda frontal do gabinete.
- Usando cantos, conecte todas as bordas do corpo umas às outras.
Para a escala, gradue o botão de ajuste, coloque uma marca em forma de seta ao lado dela no corpo. Instale o LED para iluminação de fundo.
Recomendações para iniciantes
- Para não superaquecer diodos, transistores e microcircuitos, não trabalhe com ferro de soldar com potência superior a 30 watts sem fluxo.
- Não exponha o receptor à chuva, neblina e geada, vapores ácidos.
- Não toque nos terminais da parte de alta tensão da fonte de alimentação quando o dispositivo em teste estiver energizado.
Como montar um rádio com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.