Rádios: características, classificação e visão geral do modelo

Contente
  1. O que é isso?
  2. A classificação deles
  3. Visão geral do modelo

No século XX, a radiola se tornou uma verdadeira descoberta no mundo da tecnologia. Afinal, os fabricantes conseguiram combinar um receptor de rádio e um reprodutor em um único dispositivo.

O que é isso?

Radiola apareceu pela primeira vez no ano 22 do século passado nos Estados Unidos da América. Recebeu o seu nome em homenagem à planta - Radiola. Além disso, com esse nome, os fabricantes também começaram a produzir outros eletrônicos de consumo. No entanto, não foram lançados muitos modelos que combinassem um toca-discos e um receptor de rádio.

Quando tais dispositivos chegaram à URSS, eles não mudaram o nome, eles permaneceram como dispositivos de rádio.

Sua popularidade na União Soviética caiu na década de 40-70 do século passado. Isso porque os rádios de tubo, embora grandes, eram práticos e podiam ser instalados em qualquer sala. Desde meados dos anos 70 do século XX, a popularidade dos sistemas de rádio despencou. Afinal, neste momento começou a produzir gravadores de rádio, que eram mais modernos e compactos.

A classificação deles

Radiola em uma caixa combina um eletrofone e um receptor de rádio. Todos os rádios podem ser condicionalmente divididos em modelos portáteis, portáteis e fixos.

Portátil

Esses rádios são dispositivos estereofônicos, que também pertencem ao grupo de maior complexidade. Eles têm uma alça especial com a qual você pode carregá-los... A fonte de alimentação para esses modelos é universal. Quanto ao peso, graças aos pequenos altifalantes, assim como aos microcircuitos ergonómicos, será bastante fácil transportá-los mesmo para raparigas frágeis.

Estacionário

São modelos de consoles de lâmpadas de grandes dimensões e peso impressionante. Eles são projetados para operar em rede, por isso são chamados de em rede. Na maioria das vezes, os rádios fixos de primeira classe eram produzidos sobre pernas para torná-los mais fáceis de instalar. Alguns deles foram produzidos na Fábrica de Rádio de Riga. Entre eles, vale destacar rádio transistor "Riga-2", que era bastante popular na época.

Se falarmos sobre esses dispositivos, então eles geralmente incluem acústica, um amplificador e também um sintonizador. Quanto a este último, trata-se de uma unidade especial, cujo objetivo direto é receber e converter sinais de emissoras de rádio em frequências de áudio. Devido ao fato de existirem bandas MW, LW e HF disponíveis, esses rádios são muito populares entre aqueles que vivem em lugares muito distantes das estações de rádio.

Vestível

Esses dispositivos são mais frequentemente têm fonte de alimentação autônoma ou universal. Eles foram concebidos para que possam ser usados. Eles geralmente são pequenos em tamanho e igualmente leves. Em alguns casos, esses rádios pode pesar até 200 gramas.

Os modelos modernos podem ter configurações digitais e analógicas. Em alguns modelos, você pode até ouvir sons por meio de fones de ouvido.

É importante notar também que de acordo com a quantidade de faixas de freqüência que os canais de rádio recebem, podem ser banda única ou banda dupla.

Se falamos sobre fontes de alimentação, então eles podem ser autônomos ou universais. Além disso, o rádio também se distingue pela natureza do som. Alguns deles podem ser estereofônicos, outros mono. Outra diferença é a fonte do sinal. Dispositivos de retransmissão de rádio operam a partir de estações de rádio terrestre, enquanto dispositivos de satélite transmitem som por cabo.

Visão geral do modelo

Para saber um pouco sobre quais modelos merecem atenção hoje, vale a pena considerar a classificação dos rádios soviéticos e importados.

"SVG-K"

Um dos primeiros dispositivos é o modelo all-wave de console "SVG-K"... Foi lançado na Fábrica de Rádio Alexandrovsky no ano 38 do século passado. Foi feito com base em um receptor "SVD-9" de alta qualidade.

"Riga-102"

Em 69 do século passado, o rádio "Riga-102" era produzido na Fábrica de Rádio de Riga. Ela poderia receber sinais de diferentes alcances. Se falamos sobre as características técnicas de tal modelo, são as seguintes:

  • a faixa de freqüência de áudio é de 13 mil hertz;
  • pode operar a partir de uma rede de 220 volts;
  • o peso do modelo está na faixa de 6,5-12 kg.

"Vega-312"

Em 74 do século passado, um rádio estereofônico doméstico foi lançado na Berdsk Radio Plant. As características técnicas deste modelo são as seguintes:

  • a radiola pode operar com tensão de 220 volts;
  • a potência do dispositivo é de 60 watts;
  • a faixa de frequência longa é 150 kHz;
  • a faixa de ondas médias é de 525 kHz;
  • a faixa de onda curta é de 7,5 MHz;
  • o rádio pesa 14,6 quilos.

"Victoria-001"

Outro aparelho fabricado na Fábrica de Rádio de Riga é o rádio estéreo Victoria-001. Foi feito em dispositivos semicondutores.

Ele se tornou o modelo básico para rádios que funcionam inteiramente com transistores.

"Gama"

Este é um rádio tubo semicondutor, que teve uma instalação musical colorida feita na fábrica de Murom. Quanto às características técnicas, são as seguintes:

  • pode funcionar em uma rede de 20 ou 127 volts;
  • a faixa de frequência é de 50 hertz;
  • a potência do dispositivo é de 90 watts;
  • o rádio tem três velocidades, que são 33, 78 e 45 rpm.

Se falamos sobre a configuração musical-colorida do dispositivo, então ele tem três listras. A frequência de sintonização do vermelho é 150 hertz, verde é 800 hertz e azul é 3 mil hertz.

"Rigonda"

Lançamos este modelo na mesma Fábrica de Rádio de Riga. Sua produção caiu em 63-77 anos do século passado. O nome foi dado ao rádio em homenagem à ilha fictícia de Rigonda. Serviu como protótipo para muitos rádios domésticos na União Soviética.

"Efir-M"

Este é um dos primeiros modelos da URSS, que teve a oportunidade operar em uma bateria de células galvânicas. Foi lançado em 63 do século passado na fábrica de Chelyabinsk. A caixa de madeira do dispositivo é feita em um estilo clássico. É complementado por uma capa do mesmo material. Você pode mudar os intervalos usando as teclas. O rádio pode funcionar com uma rede de 220 volts e com seis baterias.

"Juventude"

Este modelo de rádio foi produzido na Fábrica de Instrumentos Kamensk-Uralsky no ano 58 do século passado. Suas características técnicas são as seguintes:

  • a faixa de frequência é de 35 hertz;
  • o consumo de energia é de 35 watts;
  • o radiograma pesa pelo menos 12 quilos.

"Cantata-205"

Em 86 do século passado, um rádio transistor estacionário foi produzido na fábrica de Murom.

    Seus componentes principais são um toca-discos EPU-65, um sintonizador e 2 alto-falantes externos.

    As características técnicas deste rádio são as seguintes:

    • a faixa de frequência é de 12,5 mil hertz;
    • o consumo de energia é de 30 watts.

    "Serenade-306"

    Em 1984, este rádio transistor foi produzido na fábrica de rádio de Vladivostok. Ela tinha a habilidade de ajustar suavemente o som e o tom. Sua faixa de frequência é de 3,5 mil hertz e o consumo de energia é igual a 25 watts. O disco da base giratória pode girar a 33,33 rpm. O radiograma pesa 7,5 kg. Na mesma fábrica em 92 do século XX, foi produzida a última fita de rádio "Serenade RE-209".

    Se falarmos sobre hoje, então modelos semelhantes ao rádio mais recente são produzidos na China. Dentre eles, vale destacar o aparelho Watson PH7000... Agora, a popularidade do rádio não é tão grande quanto no século passado.Porém, há quem sinta saudades daqueles tempos e da tecnologia que então se produzia e por isso a compram. Mas para que tal compra não decepcione, vale a pena escolher entre os melhores modelos.

    Revisão do rádio "Symphony-Stereo", veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário