Rádio Makita: prós, contras e programação
A Makita é conhecida por muitas pessoas principalmente pelas ferramentas que produz. No entanto, a mesma empresa também está envolvida na produção de receptores de rádio, que apresentam vantagens e desvantagens. Lidar com essas sutilezas e estudar a escalação é extremamente importante.
Vantagens e desvantagens
Os rádios Makita vêm em uma ampla variedade de modelos. Existem até dispositivos com função de lanterna adicional. As lâmpadas nesses modelos brilham bem e o som da transmissão de rádio é bastante nivelado. Ao descrever outros modelos de rádios da marca, os consumidores são muito mais críticos. Costuma-se dizer que a única vantagem sobre modificações menores é um volume ligeiramente aumentado e transmissão de sinal via AUX.
O design dos rádios Makita é satisfatório para a maioria das pessoas. Parece que os engenheiros abordaram sua seleção com o máximo de cuidado possível. Mas os problemas com a retenção de carga fraca também não podem ser ignorados.
No entanto, muitos usuários não têm essas dificuldades e, muitas vezes, avaliações positivas do equipamento Makita. Alguns consumidores mencionam algumas pequenas falhas (por exemplo, com o dobramento da antena), que não prejudicam muito a impressão geral.
Visão geral do modelo
Em primeiro lugar, o rádio a bateria merece atenção. Makita MR051... O dispositivo só pode operar com uma bateria "barril" proprietária de íon de lítio de 10,8 V. Os projetistas cuidaram do sistema de controle moderno e da clareza expressiva do display instalado. A conexão de equipamentos de terceiros é feita através do AUX-IN. Um sistema de áudio embutido de um par de alto-falantes é fornecido.
Outros recursos são os seguintes:
conector de fone de ouvido universal;
reprodução de transmissões FM, AM;
a capacidade de trabalhar até 2 horas no volume máximo;
peso 0,49 kg;
gancho especial para pendurar facilmente o receptor.
Da mesma forma (com base na bateria) funciona e Makita MR052. O dispositivo está equipado com um sintonizador digital AM / FM. As informações sobre a recepção atual são exibidas no visor de cristal líquido. Propriedades:
conexão de fones de ouvido é fornecida;
trabalho autônomo é apoiado por 25-30 horas;
gancho especial para pendurar;
bateria e sistema de carregamento não estão incluídos no pacote;
a sintonização manual da frequência é rápida e fácil;
10 predefinições de sintonizador.
Ao escolher um rádio de construção da Makita, algumas pessoas prestam atenção a BMR103B. O dispositivo é alimentado por uma bateria de íon de lítio. Na banda AM, o receptor capta frequências de 0,522 MHz a 1,629 MHz. Na faixa de VHF, a banda de processamento é padrão - de 87,5 a 108 MHz. Dimensões 0,261x0,164x0,302 m, e a massa do receptor de rádio é 4,6 kg.
Não é muito confortável de usar, mas você pode colocá-lo em um canto em um canteiro de obras.
Como escolher?
No geral, os rádios Makita funcionam muito bem. E em termos de design, como mencionei, eles podem dar vantagens a muitas outras marcas. Mas você ainda precisa escolher um produto com cuidado antes de comprar. E a primeira consideração aqui será a massa do dispositivo, bem como suas dimensões. Um receptor volumoso pode ser muito difícil de transportar para onde você precisar. O próximo ponto importante é a sensibilidade ao trabalhar na recepção.
Quanto menor o número na seção correspondente da documentação técnica, mais fraco é o sinal que o dispositivo pode receber. mas a seletividade também é de grande importância, ou seja, a capacidade de compensar a influência de transmissores poderosos operando em ondas "adjacentes". Os receptores decentes têm seletividade de canal adjacente de pelo menos 60 dB. Se atingir 100 dB, já é um excelente indicador para equipamento de rádio não profissional.
Em termos de potência, esta figura indica a intensidade do som emitido pelos alto-falantes embutidos. Recomenda-se escolher os receptores mais potentes possíveis. Mesmo que você não precise ouvi-los no volume máximo, é até bom - haverá menos estresse nos componentes principais. Portanto, a tecnologia durará mais e a audição do usuário não será afetada. Para qualquer dispositivo funcionando com bateria, o consumo de corrente também é crítico.
Sim, dificilmente será possível reduzi-lo ao mínimo. Mesmo assim, reduzir este indicador permite que você use o receptor por mais tempo com uma única carga. Infelizmente, a mesma seletividade não é indicada nos documentos anexos. Mas as informações sobre os parâmetros sujeitos à certificação (potência de saída, sensibilidade e consumo de corrente) devem estar lá. Mais uma nuance - vale a pena procurar para que os próprios usuários gostem do rádio.
Portanto, você deve primeiro comprá-lo individualmente, de acordo com seu gosto. Também vale a pena decidir sobre a preferência por dispositivos fixos ou portáteis. Os primeiros são geralmente mais funcionais. Mas o último permite que você ouça programas em quase todos os lugares adequados. Atenção: os amantes da radiodifusão estrangeira precisam adquirir equipamentos capazes de receber ondas de rádio longas e médias.
Por último, mas não menos importante, você deve prestar atenção às funções adicionais. O mini jack permite que você ouça as transmissões recebidas com fones de ouvido em vez de alto-falantes. Os receptores digitais mais avançados são tradicionalmente equipados com uma interface Bluetooth. O leitor de cartão permitirá que você reproduza arquivos em mídia SD.
Usando a interface USB, você pode conectar não apenas cartões flash comuns, mas também smartphones e outros dispositivos.
Veja a análise de rádio abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.