Rádios digitais: recursos, critérios de seleção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Princípio da Operação
  3. Características da espécie
  4. Revisão dos melhores modelos
  5. Como escolher?

Até o momento, os modelos digitais substituíram os receptores de rádio clássicos, que são capazes não só de funcionar com transmissão no ar, mas também de fornecer emissoras via Internet. Estes dispositivos são apresentados no mercado em um grande sortimento, portanto, na hora de escolhê-los é necessário levar em consideração as características básicas de desempenho. A presença de funções adicionais também desempenha um papel importante.

Peculiaridades

Um receptor de rádio digital é um tipo moderno de dispositivo que tem a capacidade de receber ondas de rádio com a reprodução subsequente de um sinal de áudio. Modelos modernos sintonizados com frequência digital também podem suportar MP3 e apresentam conectores dedicados, como AUX, SD / MMC e USB.

Todos os receptores de rádio diferem em características de design, eles podem não apenas receber o sinal, mas também digitalizá-lo, amplificá-lo e convertê-lo em outra forma, realizando uma filtragem na frequência.

As principais vantagens de tais dispositivos incluem:

  • busca automática de canais;
  • a presença de temporizador, relógio com alarme e canal de memória no projeto;
  • reprodução de som de alta qualidade;
  • adição com sistema RDS;
  • a capacidade de trabalhar com cartões flash e USB.

Além disso, os receptores digitais podem procurar estações em dois modos principais: automático (com a capacidade de gravar todas as estações encontradas na memória do dispositivo) e manual. Quanto às desvantagens, praticamente não há, a não ser pelos altos preços de alguns modelos.

Princípio da Operação

O rádio com sintonização de frequência digital funciona de maneira semelhante aos receptores de rádio convencionais, a única coisa que pode ser usada adicionalmente para a transmissão de rádio é a Internet. O princípio de operação deste dispositivo é bastante simples. A interação entre ele e as rádios se dá por meio de gateways especiais na Internet, portanto, não é necessário o uso de outros tipos de tecnologia (por exemplo, um computador). Uma lista de estações de rádio que são suportadas pelo gateway e adequadas para transmissão é gravada automaticamente na memória de rádio da Internet. Para ouvir suas rádios favoritas, o usuário só precisa trocar, como é feito em modelos simples com um sintetizador de frequência.

Atualmente, os fabricantes estão lançando modelos modernos de aparelhos que utilizam a versão streaming do formato WMA, com bit rate de até 256 Kbps, que permite receber rádios com alta qualidade Hi-Fi.

Para operar o rádio com o sintonizador, é necessária uma conexão de Internet de alta velocidade; locais de baixa largura de banda entre o gateway e o receptor não são permitidos.

Além disso, os modelos digitais têm a capacidade de processar um sinal no formato SDR. Acontece da seguinte forma: o dispositivo recebe sinais em tempo real, então, por meio de processamento de software, os transfere para uma frequência intermediária fixa. Devido a isso, uma alta sensibilidade em toda a faixa e seletividade é obtida.

Durante o processamento de sinais, cuja frequência não exceda 20-30 MHz, a velocidade de reprodução é de até 12 bits. A amostragem passa-banda é usada para processar sinais de alta frequência em dispositivos digitais. Ele permite que você ignore todas as restrições possíveis e converta sinais de banda estreita.

Características da espécie

Os receptores digitais são apresentados no mercado de tecnologia em uma grande variedade de espécies. Já à venda você pode encontrar modelos fixos (alimentados pela rede elétrica) e portáteis, cada um com as seguintes características de desempenho.

  • Receptor estacionário... Distingue-se pelo seu peso pesado e dimensões sólidas, mas fornece um excelente sinal e ótimo som. Esses dispositivos geralmente vêm com faixa FM estendida, memória interna e som estéreo. Os receptores de bloqueio de estação fixa são fáceis de usar e adequados para os amantes da música.
  • Receptor portátil de alta sensibilidade... Em comparação com os modelos fixos, tem um tamanho compacto, baixo peso e está equipado adicionalmente com uma fonte de alimentação autônoma. O rádio portátil com sintonização digital de frequência geralmente é comprado para viagens a chalés de verão e para viagens. Ao escolher esse modelo, você precisa prestar atenção à presença de um tipo duplo de fonte de alimentação: da rede elétrica e das baterias.

Além disso, os rádios digitais diferem entre si e na forma como são alimentados, distinguindo entre recarregáveis, bateria e modelos de rede. A última opção é muito popular, pois pode fornecer som de alta qualidade.

Os receptores de rede são muito mais caros do que os receptores operados por bateria, mas muitos fabricantes oferecem modelos econômicos que qualquer pessoa pode comprar.

Revisão dos melhores modelos

Dando preferência a uma ou outra versão de um receptor digital, você deve prestar atenção a muitos indicadores, o principal deles é considerado um preço aceitável e de alta qualidade. Os melhores modelos de receptor que receberam muitas críticas positivas incluem os seguintes dispositivos.

  • Perfeo Sound Ranger SV922. É um dispositivo portátil com recepção muito boa e transmissão de alta qualidade, possui um reprodutor de MP3 em miniatura e uma caixa de plástico durável que pode suportar atividades físicas pesadas. O produto é produzido com um alto-falante, que fica localizado na parte frontal do painel e oculto sob uma grade de metal. Além disso, o design fornece conectores para trabalhar com cartões microSD e uma unidade flash. Além disso, há também um display LED elegante que mostra as informações de que você precisa. A memória de tal rádio pode armazenar até 50 estações, cujo alcance é varrido tanto no modo manual quanto automaticamente. As vantagens do dispositivo: tamanho compacto, som de alta e de alta qualidade, operação de longo prazo.

Desvantagens: a luz de fundo da tela não pode ser desligada para economizar bateria ao usar o rádio fora da cidade.

  • Degen DE-26... Este receptor estrangeiro de ponta tem dimensões compactas e pode funcionar com estações de rádio nas bandas SW, MW e FM. O fabricante complementou o dispositivo com um sistema especial de Processamento de Sinal Digital, graças ao qual o sinal da estação é recebido sem interferência, estável e amplificado. O design também oferece um slot para instalação de cartões microSD, um display retroiluminado e uma antena telescópica. O rádio digital funciona com energia da rede elétrica e baterias. Prós: custo acessível, boa construção e belo design. Contras: a busca automática de ondas não é fornecida.
  • Ritmix RPR-151. Este modelo é produzido com alta sensibilidade e programas fixos, tem capacidade para trabalhar com todos os comprimentos de onda e arquivos MP3. O produto vem com uma bateria embutida de alta capacidade que permite levá-lo em viagens. Os alto-falantes do rádio são bastante altos e funcionam tanto em mono quanto quando os fones de ouvido estão conectados. Vantagens: busca rápida de ondas, custo acessível, longa vida útil.

Desvantagens: Às vezes, pode haver muito ruído durante a reprodução de arquivos de um cartão de memória.

  • HARPER HDRS-033. Este é um receptor profissional especialmente popular entre muitos amantes da música. O design pesa 2,2 kg, por isso é difícil levar um rádio desses com você em uma viagem.É produzido um receptor de rádio com escala de busca de estação, um amplificador de sinal digital, dois grandes alto-falantes e uma antena telescópica. Pode funcionar tanto com baterias como com rede, o corpo é feito de painéis de MDF.

Prós: um bom nível de sensibilidade, uma grande seleção de faixas de operação, um design semi-antigo original. Contras: tamanho grande.

  • Luxele RP-111. Difere em design elegante e compacidade (190 * 80 * 130 mm). O design tem um alto-falante frontal poderoso e um botão que controla o sintonizador. O dispositivo opera com uma ampla faixa de frequência, uma pequena lanterna também é fornecida no design, um carregador adicional está incluído na embalagem, de modo que o receptor pode ser usado tanto estacionário quanto em versão portátil. O dispositivo vem com bandejas para dois tipos de cartão - microSD e SD, um conector de fone de ouvido conveniente e uma antena retrátil para estabilidade de sinal.

Vantagens: design original, som alto. Desvantagens: botão muito sensível para procurar estações de rádio, por isso é inconveniente procurar ondas.

Além dos modelos acima, as seguintes novidades podem ser distinguidas separadamente.

  • Makita DMR 110. Este rádio digital opera com energia da rede elétrica e baterias de íon de lítio e oferece suporte aos formatos digitais FM, AM e DAB. O produto é equipado com tela de cristal líquido e retroiluminação LED, o controle é feito por um regulador convencional e um prático teclado com botões. O receptor foi projetado para suportar condições adversas, é protegido contra umidade e poeira e possui classe de confiabilidade IP64. A programação pode ser feita através da porta USB, para cada faixa individual na memória do produto existem 5 slots. Vantagens: excelente qualidade, grande display informativo. Desvantagens: peso decente e alto custo.
  • Sangean PR-D14. Este é um dos receptores de rádio mais populares, caracterizado pelo baixo peso, dimensões compactas e excelente qualidade de construção. Todos os controles estão localizados no painel frontal, o dispositivo tem a capacidade de armazenar até 5 estações de rádio, que são trocadas entre si por botões numerados. O display do produto é de cristal líquido, monocromático, possui retroiluminação exclusiva.

Prós: estabilidade do sinal, boa montagem, facilidade de uso, longa vida útil, recursos adicionais, temporizador e relógio. Quanto aos pontos negativos, este modelo não os possui.

Como escolher?

Na hora de comprar um receptor digital, é preciso prestar atenção a muitas nuances, já que a duração de operação do aparelho e a qualidade de reprodução invejariam a escolha correta. Em primeiro lugar, você deve verificar como o receptor capta o sinal. Recomenda-se dar preferência a modelos com som nítido, que tenham a transmissão mais alta, sem interferências... Em seguida, você precisa decidir onde planeja usar o dispositivo com mais frequência: em casa ou em viagens. Neste caso, são selecionados modelos fixos ou portáteis. A primeira opção é considerada a melhor, pois se caracteriza pelo aumento da sensibilidade.

O alcance em que o receptor pode operar também desempenha um papel importante. A maioria dos dispositivos é capaz de suportar uma grade de transmissão a partir de 80 MHz, mas às vezes há lugares (fora da cidade, na natureza) onde a transmissão digital acaba sendo incompleta.

Portanto, os especialistas recomendam a compra de modelos que começam a operar em frequências a partir de 64 MHz.

Separadamente, vale saber se o rádio está equipado com um módulo DAB embutido, que é responsável por um funcionamento estável na busca de ondas. A qualidade do som também é considerada um indicador importante, já que a maioria dos aparelhos é produzida com apenas um alto-falante, que oferece reprodução em todas as frequências. Um modelo equipado com vários alto-falantes e um mini subwoofer é uma boa escolha.

Além de todos os itens acima, o rádio deve necessariamente ter conectores especiais para conectar dispositivos externos. É melhor escolher produtos com a capacidade de conectar uma unidade flash, eles podem ser usados ​​no futuro não apenas como um receptor de rádio, mas também como um pequeno centro de música. Não se esqueça da presença de saídas para conectar fones de ouvido.

Tudo sobre rádios, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário