Rádios: o que são e como escolher?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Visão geral da espécie
  4. Top models
  5. Como escolher?

Os rádios modernos são uma técnica prática e conveniente que é usada em casa, na natureza e em viagens longas. Existe um grande número de modelos de receptores modernos, por isso é muito importante saber como escolher o correto.

O que é isso?

Um receptor de rádio é um dispositivo que pode receber ondas de rádio seletivamente e, em seguida, reproduzir um sinal de áudio modulado de alta qualidade. Hoje existem dispositivos que captam a transmissão de rádio não no ar, mas na Internet - esses são os chamados receptores de Internet.

Uma vez que os dispositivos de transmissão de rádio doméstico são vendidos sem certificados obrigatórios, os fabricantes indicam apenas os pontos mais importantes na folha de dados.

Dentre eles, vale a pena atentar para parâmetros como consumo de corrente, sensibilidade e potência de saída.

Dispositivo e princípio de operação

Primeiro você precisa considerar em que consiste esse dispositivo, ou melhor, o que está dentro dele. Não há tantos detalhes no receptor de rádio:

  • em primeiro lugar, é um transistor usado para amplificar o som;
  • bobina indutiva necessária para o circuito oscilatório;
  • alto falante;
  • resistor;
  • capacidade variável;
  • antena - externa ou embutida;
  • unidade de energia.

Para entender como esse dispositivo funciona, você precisa entender como todas essas partes de um organismo interagem umas com as outras. Em primeiro lugar, as oscilações do campo eletromagnético criam uma corrente elétrica alternada na antena. Depois disso, todos os sinais são filtrados, apenas as informações mais úteis são destacadas.

Como resultado, o sinal recebido dessa forma é convertido em som, que é ouvido pelo ouvido humano.

Visão geral da espécie

Todos os rádios existentes diferem uns dos outros no tipo de operação. Por exemplo, alguns deles podem ser recarregáveis, outros - funcionam simultaneamente a partir da rede e em painéis solares. Além do mais, eles podem ser divididos de acordo com vários outros critérios.

Por propósito principal

Esta é a principal categoria para a classificação dos receptores de rádio, eles vêm em vários tipos.

  • Transmissão. A essência de seu trabalho está na transmissão de informações sonoras pelo ar ou por redes com fio.
  • Descoberta de direção. Em tais dispositivos, o rolamento é direcionado para a fonte de emissão de rádio.
  • Radar. Eles trabalham a partir de uma estação de radar.
  • Medindo. O principal objetivo desses rádios é medir seletivamente a potência dos sinais de áudio. Eles também são chamados de construção. Além disso, esses dispositivos têm várias funções adicionais - medição de modulação e análise espectral de sinais.

Por tipo de trabalho

De acordo com este princípio, os receptores de rádio podem ser divididos em:

  • radiotelégrafo ou exército;
  • fototelégrafo;
  • radiotelefone.

Pelo tipo de modulação

Existem apenas dois tipos de rádios do tipo modulação. Um deles é chamado de amplitude e é usado apenas em comprimentos de onda curtos. Esses receptores têm uma largura de banda de sinal estreita.

A modulação de frequência é usada para faixas de frequência mais amplas.

Esses receptores diferem dos dispositivos anteriores na qualidade do som.

Pela gama de ondas recebidas

De acordo com este princípio, os receptores de rádio são divididos em várias categorias.
  1. Onda longa. O alcance das ondas DV é de 700-2000 metros; tudo depende da potência do transmissor de rádio.No entanto, a qualidade do som de tais dispositivos não é particularmente agradável.
  2. Onda média. A faixa de frequência de tais receptores está entre 200-500 metros. A propagação do sinal de som depende inteiramente da hora do dia. À noite, as ondas são refletidas da ionosfera. Por esta razão, eles podem viajar facilmente vários milhares de quilômetros, o que não é possível durante o dia.
  3. Ondas curtas. A qualidade do som em tais receptores é superior. O sinal é transmitido igualmente bem tanto de dia como de noite.
  4. Ultra-shortwave. Existem dois tipos de tais dispositivos. VHF doméstico varia de 65 a 74 MHz. Mas HFs estrangeiros operam na faixa de frequência de 87 a 108 MHz. Esses rádios operam virtualmente sem interferência. Os modelos de alcance estendido permitem que você ouça música em uma ampla variedade de estações de rádio.

Com base no princípio de construir o caminho de recebimento

Existem várias opções para receber ondas de rádio, de acordo com este indicador, os receptores são divididos em vários tipos.

  1. Detector Os dispositivos mais simples. Na verdade, eles não precisam de uma fonte de energia, pois operam com a energia do sinal de rádio recebido.
  2. Rádios de amplificação direta. Esses são os receptores nos quais não há nenhuma conversão de frequência intermediária, e o sinal amplificado das estações de rádio vai diretamente para o detector.
  3. Heteródino eles chamam aqueles dispositivos nos quais o sinal de rádio é convertido em um sinal de frequência de áudio usando um gerador não muito poderoso. A frequência intermediária é zero.
  4. Regenerativo são chamados de receptores de rádio que têm feedback nos estágios de amplificação de frequência.
  5. Superheteródino. A operação de tais dispositivos é baseada na conversão do sinal recebido em um sinal IF e em sua amplificação posterior.

Por método de processamento de sinal

Existem duas opções para processamento de sinal por um receptor de rádio.
  1. Analog. O sinal capturado é amplificado e detectado. O ajuste é feito girando uma roda de ajuste dedicada.
  2. Digital. Controlado por processador. Graças a isso, a faixa de frequência permite que você ouça sons da mais alta qualidade.

Pela base do elemento usado

De acordo com este princípio, os dispositivos podem ser divididos em várias variedades.

  1. Luminária. Esses são os rádios mais simples.
  2. Transistor. Esse dispositivo possui uma tela de digitalização. Por isso, é bastante poderoso.
  3. Semicondutor. Esses rádios com fio conseguiram recentemente expulsar a maioria de todos os dispositivos eletrônicos do mercado de tecnologia. Eles fornecem alta qualidade e som alto.
  4. Microeletrônico. O diagrama de tais dispositivos está em um filme ou placa. Ele se encaixa em uma caixa de receptor não separável.

Por execução

A qualidade do sinal de rádio dos dispositivos depende diretamente do tipo de antena, bem como de características como seletividade e sensibilidade. As antenas, por sua vez, são divididas em internas e externas.

Já a antena externa possui diretividade circular. Isso permite que você receba um sinal de várias estações de rádio sem sintonização adicional. Antenas embutidas ou padrão podem receber um sinal em comprimentos de onda curtos e médios.

Eles podem funcionar bem perto de estações de rádio, mas não captam sinais à distância.

No local de instalação

Os rádios podem ser fixos e portáteis. O primeiro deles parece bastante sólido e tem o peso correspondente e as mesmas dimensões. Eles se distinguem por um som de alta qualidade. Normalmente, esses modelos são comprados para instalação em residências.

Os rádios portáteis diferem de outros dispositivos em seu tamanho compacto e baixo peso. Na maioria das vezes, eles são comprados para uma residência de verão ou para uma caminhada, porque podem ser facilmente carregados em uma pequena bolsa ou mochila.

A título de comida

Os rádios podem operar de diferentes fontes de energia.

  1. Na bateria. O produto é alimentado por uma bateria interna ou externa.
  2. De uma rede de 220 V. Dispositivos fixos geralmente têm uma fonte de alimentação interna e funcionam com alimentação CA.
  3. Da bateria. Esses receptores geralmente funcionam com baterias de vários tamanhos.

Alguns fabricantes produzem dispositivos que possuem um tipo combinado de fonte de alimentação. Eles são chamados de receptores de Internet e têm muito mais recursos do que os rádios normais. Além disso, a qualidade do som é de alto nível, independentemente de onde estejam localizados.

No entanto, esses dispositivos requerem uma conexão via satélite.

Top models

Os rádios modernos fabricados na Rússia não são inferiores em qualidade até mesmo aos aparelhos japoneses. Alguns deles estão equipados com um controle remoto, outros têm Bluetooth.

  • Sangean. Esta empresa foi fundada em 1974. A sua sede principal ficava nos Estados Unidos da América e também na Holanda. Agora os aparelhos são fabricados na China. Os rádios são de alta qualidade, possuem controle remoto, wi-fi.
  • Lyra. Os fabricantes nacionais também produzem equipamentos de alta qualidade. Esses dispositivos são produzidos na fábrica de rádio Izhevsk e atendem a todos os padrões.
  • Tecsun. Esta empresa chinesa foi fundada em 1994. Quase todos os receptores podem operar em frequências diferentes. Eles são considerados os mais sensíveis entre os concorrentes; tem dois alto-falantes.
  • Perfeo. Outro fabricante chinês que produz rádios. Normalmente, eles são comprados para caminhadas ou viagens. Eles são bastante simples, mas práticos.
  • "Sinal". Esses dispositivos são produzidos na Planta Eletromecânica Berdsk. Esse tipo de rádio complementa o Bluetooth e também um conector USB.
  • Eton. Os rádios americanos são protegidos contra umidade e poeira. Além disso, esses dispositivos all-wave são à prova de choque.

Como escolher?

    Antes de comprar um rádio, você precisa pensar sobre para que você precisa dele. Por exemplo, para uma residência de verão ou na cozinha, o melhor é comprar um modelo portátil que não ocupe muito espaço. Dispositivos de bolso estão disponíveis.

    No caso de desejar que o dispositivo tenha um som nítido e potente, você precisa voltar sua atenção para os receptores fixos. E também você precisa olhar para a qualidade do produto e comentários sobre ele. Isso o salvará de comprar algo sabidamente ruim.

    Não é necessário ir além do orçamento - receptores de qualidade agora são vendidos a um preço bastante baixo.

    Veja abaixo uma visão geral de um dos modelos.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário